Filosofia
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Navegando Filosofia por Assunto "Trabalho de conclusão de curso"
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- ItemRegulamento do TCC & manual de orientação e formatação do artigo(UNISA, 2019) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino JoséEste Manual apresenta uma síntese das orientações gerais, do modelo e das regras de formatação (ABNT) que devem ser utilizadas na elaboração do TCC da Licenciatura de Filosofia da Universidade Santo Amaro. Para a redação do artigo utilize o template/modelo em Word disponibilizado na trilha. O resumo é um elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas em um único parágrafo. Deve sintetizar o tema e o subtema, o problema/pergunta da pesquisa, as hipóteses, justificativas do estudo, o objetivo, a metodologia e as partes/ tópicos do artigo. Evite frases longas e não se recorre a citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, fórmulas), ou siglas. Aparece na primeira página em Fonte Arial 12, espaçamento simples (1,0) e não deve ultrapassar 250 palavras. É seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho: palavras-chave, isto é, conjunto de termos que representam o conteúdo do documento. São atribuídas livremente, de acordo com a relação que o autor faz com o seu conteúdo (linguagem natural).
- ItemRegulamento do TCC & manual de orientação e formatação do artigo(UNISA, 2020) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino José: Este Manual apresenta uma síntese das orientações gerais, do modelo e das regras de formatação (ABNT) que devem ser utilizadas na elaboração do TCC da Licenciatura de Filosofia da Universidade Santo Amaro. Para a redação do artigo utilize o template/modelo em word disponibilizado na trilha. O resumo é um elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas em um único parágrafo. Deve sintetizar o tema e o subtema, o problema/pergunta da pesquisa, as hipóteses, justificativas do estudo, o objetivo, a metodologia e as partes/ tópicos do artigo. Evite frases longas e não se recorre a citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, fórmulas), ou siglas. Aparece na primeira página em Fonte Arial 12, espaçamento simples (1,0) e não deve ultrapassar 250 palavras. É seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho: palavras-chave, isto é, conjunto de termos que representam o conteúdo do documento. São atribuídas livremente, de acordo com a relação que o autor faz com o seu conteúdo (linguagem natural).
- ItemRegulamento do TCC & manual de orientação e formatação do artigo(UNISA, 2021) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino JoséEste Manual apresenta uma síntese das orientações gerais, do modelo e das regras de formatação (ABNT) que devem ser utilizadas na elaboração do TCC da Licenciatura de Filosofia da Universidade Santo Amaro. Para a redação do artigo utilize o modelo em Word disponibilizado na trilha. O resumo é um elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas em um único parágrafo. Deve sintetizar o tema e o subtema, o problema/pergunta da pesquisa, as hipóteses, justificativas do estudo, o objetivo, a metodologia e as partes/ tópicos do artigo. Evite frases longas e não se recorre a citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, fórmulas), ou siglas. Aparece na primeira página em Fonte Arial 12, espaçamento simples (1,0) e não deve ultrapassar 250 palavras. É seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho: palavras-chave, isto é, conjunto de termos que representam o conteúdo do documento. São atribuídas livremente, de acordo com a relação que o autor faz com o seu conteúdo (linguagem natural).
- ItemRegulamento e manual estágio obrigatório em filosofia(UNISA, 2019) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino JoséEste manual e regulamento tem por objetivo viabilizar a realização das atividades de estágio obrigatório e supervisionado dos discentes do Curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância, durante o período de isolamento social, determinado em legislação vigente, em função da situação epidemiológica da COVID-19. Em razão do distanciamento social no contexto da pandemia da COVID-19, no qual os discentes estão impossibilitados de realizar suas práticas de estágio, o Ministério da Educação (MEC), por meio do PARECER do Concelho Nacional de Educação - CNE/CP No: 5/2020 do Processo No: 23001.000334/2020-21 – dispõe sobre a possibilidade de realização da carga horária mínima anual de Estágio através de atividades não presenciais. No caso dos cursos de licenciatura ou formação de professores, as práticas didáticas vão ao encontro de um amplo processo de oferta de aprendizado não presencial à educação básica, principalmente aos anos finais do ensino fundamental e médio. Produz, assim, sentido que estágios vinculados às práticas na escola, em sala de aula, possam ser realizados de forma igualmente virtual ou não presencial, seja a distância, seja por aulas gravadas etc. (CNE/CP, 2020, p.17). A realização do estágio é essencial para a formação do licenciando, pois possibilita o desenvolvimento de competências de ensino-aprendizagem para a prática pedagógica, a interrelação teoria-prática e interação com a realidade educacional. Entretanto, diante do contexto da pandemia COVID-19, no qual os discentes estão impossibilitados de realizar suas práticas de estágio, o Curso de Filosofia desenvolveu uma proposta de planejamento didático, que incluí a produção de materiais didáticos. Trata-se de uma proposta dividida em dois blocos, que incluem a produção de 10 materiais de planejamento e didáticos, com 40 horas cada. As atividades programadas e os materiais didáticos, que devem ser produzidos pelos licenciandos, seguem as orientações dispostas no Parecer CNE/CP n. 5/2020, conforme se segue: Além de viabilizar a realização das atividades práticas dos estágios obrigatórios, garantindo a possibilidade de terminalidade do ensino superior no tempo de integralização do curso, o projeto proposto neste documento, pautado em atividades de extensão, contribui diretamente para: metodologias e estratégias de ensino aprendizagem; formação e capacitação docente; educação em direitos humanos; educação ambiental e sustentabilidade; desenvolvimento humano; educação em saúde; organizar ações de responsabilidade social imprescindíveis neste momento de prevenção estimular os acadêmicos matriculados na disciplina de estágio obrigatório nos cursos de bacharelado, licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica a elaborar materiais digitais;
- ItemRegulamento e manual estágio obrigatório em filosofia(UNISA, 2021) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino JoséEste manual e regulamento tem por objetivo viabilizar a realização das atividades de estágio obrigatório e supervisionado dos discentes do Curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância, durante o período de isolamento social, determinado em legislação vigente, em função da situação epidemiológica da COVID-19. Em razão do distanciamento social no contexto da pandemia da COVID-19, no qual os discentes estão impossibilitados de realizar suas práticas de estágio, o Ministério da Educação (MEC), por meio do PARECER do Concelho Nacional de Educação - CNE/CP Nº: 5/2020 do Processo Nº: 23001.000334/2020-21 – dispõe sobre a possibilidade de realização da carga horária mínima anual de Estágio através de atividades não presenciais. No caso dos cursos de licenciatura ou formação de professores, as práticas didáticas vão ao encontro de um amplo processo de oferta de aprendizado não presencial à educação básica, principalmente aos anos finais do ensino fundamental e médio. Produz, assim, sentido que estágios vinculados às práticas na escola, em sala de aula, possam ser realizados de forma igualmente virtual ou não presencial, seja a distância, seja por aulas gravadas etc. (CNE/CP, 2020, p.17). A realização do estágio é essencial para a formação do licenciando, pois possibilita o desenvolvimento de competências de ensino-aprendizagem para a prática pedagógica, a interrelação teoria-prática e interação com a realidade educacional. Entretanto, diante do contexto da pandemia COVID-19, no qual os discentes estão impossibilitados de realizar suas práticas de estágio, o Curso de Filosofia desenvolveu uma proposta de planejamento didático, que incluí a produção de materiais didáticos. Trata-se de uma proposta dividida em dois blocos, que incluem a produção de 10 materiais de planejamento e didáticos, com 40 horas cada. As atividades programadas e os materiais didáticos, que devem ser produzidos pelos licenciandos, seguem as orientações dispostas no Parecer CNE/CP n. 5/2020, conforme se segue: Além de viabilizar a realização das atividades práticas dos estágios obrigatórios, garantindo a possibilidade de terminalidade do ensino superior no tempo de integralização do curso, o projeto proposto neste
- ItemRegulamento e manual estágio obrigatório em filosofia (4.ed.)(UNISA, 2022) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino JoséEste manual e regulamento tem por objetivo viabilizar a realização das atividades de estágio obrigatório e supervisionado dos discentes do Curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância, durante o período de isolamento social, determinado em legislação vigente, em função da situação epidemiológica da COVID-19. Em razão do distanciamento social no contexto da pandemia da COVID-19, no qual os discentes estão impossibilitados de realizar suas práticas de estágio, o Ministério da Educação (MEC), por meio do PARECER do Concelho Nacional de Educação - CNE/CP Nº: 5/2020 do Processo Nº: 23001.000334/2020-21 – dispõe sobre a possibilidade de realização da carga horária mínima anual de Estágio através de atividades não presenciais. No caso dos cursos de licenciatura ou formação de professores, as práticas didáticas vão ao encontro de um amplo processo de oferta de aprendizado não presencial à educação básica, principalmente aos anos finais do ensino fundamental e médio. Produz, assim, sentido que estágios vinculados às práticas na escola, em sala de aula, possam ser realizados de forma igualmente virtual ou não presencial, seja a distância, seja por aulas gravadas etc. (CNE/CP, 2020, p.17). A realização do estágio é essencial para a formação do licenciando, pois possibilita o desenvolvimento de competências de ensino-aprendizagem para a prática pedagógica, a interrelação teoria-prática e interação com a realidade educacional. Entretanto, diante do contexto da pandemia COVID-19, no qual os discentes estão impossibilitados de realizar suas práticas de estágio, o Curso de Filosofia desenvolveu uma proposta de planejamento didático, que incluí a produção de materiais didáticos. Trata-se de uma proposta dividida em dois blocos, que incluem a produção de 10 materiais de planejamento e didáticos, com 40 horas cada. As atividades programadas e os materiais didáticos, que devem ser produzidos pelos licenciandos, seguem as orientações dispostas no Parecer CNE/CP n. 5/2020, conforme se segue: Além de viabilizar a realização das atividades práticas dos estágios obrigatórios, garantindo a possibilidade de terminalidade do ensino superior no tempo de integralização do curso, o projeto proposto neste