Filosofia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Filosofia por Assunto "Metodologia"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnais I e II Semana de Filosofia(UNISA, 2021) Ramaccioti, BárbaraOs Anais da I e II Semana de Filosofia reúnem os resumos expandidos de alguns dos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos da Licenciatura em Filosofia da Unisa no ano de 2020, que tiraram nota igual ou maior que 9,0 (nove). Apenas os alunos que participaram dos eventos I e II Semana de Filosofia apresentando oralmente seus resumos tiveram seus trabalhos selecionados para esta publicação. Os TCCs apresentam o resultado de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre o tema geral Ensino de Filosofia e outros subtemas relacionados, tais como: a perspectiva de educação de algum filósofo, a educação em direitos humanos, questões didáticas e metodológicas etc. Dois resumos expandidos dos melhores TCCs aqui publicados também foram selecionados para participar do 23º Congresso de Iniciação Científica da Unisa, representando a Licenciatura em Filosofia. O projeto de pesquisa da aluna Rejane de Sá ENSINO DE FILOSOFIA SOB A PERSPECTIVA DE NIETZSCHE também foi selecionado para o PIBIC-UNISA, sendo contemplado com a bolsa de pesquisa PIBIC-CNPq, durante o ano de 2020. Os Anais da I e II Semana de Filosofia são publicados no Repositório da Licenciatura em Filosofia vinculado ao site da Biblioteca da Unisa, assim como os melhores TCC (artigos completos), dos alunos que obtiveram nota igual ou maior que nove (9,0). Os resumos expandidos aqui reunidos dão uma pequena mostra das pesquisas discentes e da produção acadêmica da Licenciatura em Filosofia da Unisa na área de Ensino de Filosofia, a qual tem se firmado como uma das principais áreas de pesquisa na pós-graduação de Filosofia no Brasil, conforme dados publicados em 2021 pela ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia). Além da apresentação dos resumos dos melhores TCCs, as Semanas de Filosofia contam com a participação de professores-pesquisadores da área de Ensino de Filosofia como palestrantes. A I Semana de Filosofia contou com a palestra “Escuta e diálogo na aula de filosofia”, proferida pelo prof. Dr. Fernando Bonadia da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). A II Semana de Filosofia contou com a palestra “Ensino de Filosofia: desafios no Ensino Médio”, proferida pela profa. Me. Marta Vitória de Alencar do Colégio Aplicação (CAP) da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo).
- ItemAnais: I e II semana de filosofia(UNISA, 2021) Ramacciotti, BárbaraOs Anais da I e II Semana de Filosofia reúnem os resumos expandidos de alguns dos melhores TCCs dos alunos da Licenciatura em Filosofia de 2020.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO artigo visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina Filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas.
- ItemFilosofia da educação e metodologias de ensino: o canto das sereias(UNISA, 2020) Campos, Mariano Henrique Maurício deO artigo trata do tema ensino de filosofia e do subtema metodologias de ensino, com foco no estudo das concepções pedagógicas. A hipótese do trabalho é de que existe uma relação de complementariedade entre as explicações filosóficas fundadas na pedagogia da essência e da existência e que as metodologias ativas, tão mencionadas atualmente nos estudos sobre práticas pedagógicas, representam uma concepção filosófica ultrapassada. Foram definidos como objetivos refletir sobre a interferências do pensamento filosófico sobre a construção de métodos de investigação do conhecimento e como isso pode impactar o ensino, além de buscar uma análise da filosofia da essência e a filosofia da existência como pressupostos fundamentais das maneiras de ensinar. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e a revisão da literatura, com foco em autores que abordaram filosofia da educação e ensino de filosofia. A conclusão é de que as práticas pedagógicas não constituem mera transmissão de conteúdos e vão além de mecanismos burocráticos que vislumbram o ensino de filosofia como salvação.
- ItemRegulamento e reunião do TCC de Filosofia: anexos 1 e 2(UNISA, 2022) Ramacciotti, Bárbara; Amed, Jussara Parada; Almeida, Fábio Fetz de; Moriconi, Angélica; Balbinot, Jovino JoséEste Manual apresenta uma síntese das orientações gerais, do modelo e das regras de formatação (ABNT) que devem ser utilizadas na elaboração do TCC da Licenciatura de Filosofia da Universidade Santo Amaro.