Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas por Assunto "Botânica"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAbordagens de fisiologia vegetal: as principais características das plantas nos livros didáticos do Ensino Médio e sua importância no ensino e aprendizagem de Biologia(UNISA, 2021) Silva, Ana Paula Dill da; Ribeiro, Rodrigo Cezar
- ItemO conteúdo de botânica em livros didáticos do segundo ano do Ensino Médio(UNISA, 2021) Namen, Fernanda GarciaO estudo buscou conhecer a origem do livro didático e sua evolução junto ao ensino, e ao mesmo tempo buscou, na Biologia, conhecer a Botânica e suas áreas de estudo.
- ItemUma análise dos conteúdos de angiospermas apresentados em livros do ensino médio(UNISA, 2024) Christe, Juliana DalcicoO estudo das Angiospermas é de grande importância no Ensino Médio para o conhecimento do aluno, reconhecer as partes distintas de uma Angiosperma e suas funções, perceber a importância dos órgãos vegetativos e reprodutivo das plantas, compreender o funcionamento do transporte de seiva através dos vasos condutores, reconhecer as partes de uma raiz, bem como seus principais exemplares de classificação, entender a importância das flores no processo de polinização e fecundação, compreender a formação do fruto e da semente a partir da polinização, identificar os tipos de fruto de acordo com sua classificação, compreender a importância da semente na perpetuação da espécie do vegetal. Na Biologia o segmento que estuda o Reino Vegetal e que se divide em grandes áreas de estudo, como a fisiologia, a morfologia e a sistemática, subdivididas em vários ramos especializados, é chamado de Botânica. Nesse trabalho procurou-se avaliar o conteúdo sobre grandes grupos de angiospermas em três livros de ensino médio, onde será verificado a maneira como cada um trata este assunto, buscando o conhecimento para a melhor forma de ensino e aprendizagem deste tema no Ensino Médio. Foi usada a metodologia de comparação de imagens e ilustrações, linguagem dos textos, os tipos de exercícios propostos presentes nos livros didáticos. Após analise, a obra considerada mais adequada para o Ensino Médio, foi o livro 3 (LOPES, SÔNIA; Bio, volume 2, 3 ed, São Paulo: Saraiva, 2016).