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Navegando Psicologia por Assunto "Capoeira"
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- ItemA capoeira angola como mecanismo de construção identitária(UNISA, 2021) Silva, Roziane Rodrigues daA capoeira angola tem origem africana e, surge como movimento de resistência aos processos escravagistas em forma de luta corporal, associada a características socioculturais peculiares africanas (como a movimentação ritmada, baseada em ataque-defesa, flexibilidade, força e resistência muscular bem como suas intersecções culturais a partir de práticas orais), neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é a compreensão da atuação da capoeira angola na construção de identidade nas esferas individual e coletiva. Sua importância se dá pela necessidade de sistematizar eixos teóricos de compreensão ao que concernem as perspectivas epistemológicas descolonizadas de África e Brasil (diáspora africana), que sejam capazes de promover reflexões para uma práxis que promova a resistência sociopolítica e a descolonização psíquica, ou seja, que possibilite a constituição de uma subjetividade revolucionária. Este estudo se caracterizou como uma pesquisa bibliográfica, pois partimos de publicações já existentes acerca do tema. A análise das diferentes dimensões propostas foram construídas com base em referências teóricas e metodológicas alicerçadas na concepção de sociedade de Marx, que basicamente divide a sociedade em duas classes, a dos que detém o poder dos meios de produção e a dos que vendem e/ou têm a sua força de trabalho explorada; no compromisso ético da Psicologia Social Crítica brasileira, que visa contribuir para a superação das situações de opressão e desigualdade; no método materialista-histórico-dialético, especialmente na forma em que foi apropriado por Vygotski, que revela a determinação social e histórica no psiquismo humano por meio da relação entre o indivíduo e o meio; na constituição de identidade elaborada pela Psicologia Sóciohistórica, que a coloca como resultante da atividade humana, mediada pela linguagem, pensamento e emoção; e, também, a partir de contribuições de literatura popular como manuscritos de mestres capoeiristas. A pesquisa demonstra que a prática da capoeira Angola historicamente tem forte relação com a luta de classes e neste sentido, constitui um importante movimento de constituição identitária aos pertencentes que compartilham da seguinte particularidade, como: elementos culturais de ancestralidades africanas através da transmissão de conhecimentos por meio do fator linguístico, de rituais, oralidade, musicalidade e corporeidade. De outro modo, tais conhecimentos possuem sentidos que contemplam o âmbito concreto e subjetivo, contribuindo de modo dinâmico a experiências e aprendizados aos praticantes nos aspectos físicos, mentais e espirituais e a assim, na constituição individual e coletiva dos capoeiristas. Por fim, a análise crítica da experiência de pertencimento de sujeitos capoeiristas, evidencia a potencialidade da capoeira angola enquanto mecanismo atuante em processos de autorreflexão crítica do sujeito em relação à sociedade, ao passo que emerge deste trabalho de pesquisa a necessidade de apontar-se para falta de produção cientifica desta temática, sobretudo na área da psicologia, que corrobore para ampliar produções de conhecimento afim da promoção de outros modelos de sociedade, pautados em perspectivas descoloniais e libertárias.