Pós-Graduação | Lato Sensu
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Navegando Pós-Graduação | Lato Sensu por Assunto "Música"
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- ItemA música e a neurociência no processo de desenvolvimento humano(UNISA, 2017) Campos, Simone Maria deEste artigo tem com finalidade mostrar a música no desenvolvimento humano, sua extensa representação neuropsicológica, com acesso direto à afetividade, controle de impulsos, emoções e motivação. Ela é mencionada como sendo capas de estimular a memória não verbal; um elemento de aplicação nas funções cerebrais, que envolve um armanezamento de símbolos organizados e que estimula a capacidade de retenção e memorização.
- ItemOficinas de música como um recurso do psicopedagogo para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com e sem deficiências(UNISA, 2018) Santos, Graziella Fernanda SouzaPor meio de uma revisão bibliográfica, o presente trabalho abordou as oficinas de música como um recurso lúdico do psicopedagogo, para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças, em especial, daquelas com deficiência. Compreende-se que há benefícios da música para o processo de ensino aprendizagem. Para isso, buscou-se descrever como se dá a aprendizagem, interligando ao processo os benefícios das oficinas de música. Por fim, discutiu-se como as oficinas de música, como um recurso lúdico, podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças, com e sem deficiência. Conclui-se que as oficinas de música podem contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial de um sujeito, principalmente daqueles com deficiências.
- ItemRecursos Expressivos em Arteterapia com Ênfase na Música: contribuição terapêutica para superação das dificuldades de aprendizagem(UNISA, 2017) Rodrigues, Marcia Corralero RosaNovos pressupostos epistemológicos na área da Educação vêm comprovando os aspectos subjetivos imbricados na relação ensinar/aprender. Tal postura psicopedagógica, levando em consideração a subjetividade do aprendente, busca superar os problemas de aprendizagem, auxiliando-o em seu processo de autoconhecimento e de construção de si mesmo e do conhecimento. Tais pressupostos, embasados em relevante produção científica em neurociência, vem trazendo maior compreensão quanto à forma como o sistema nervoso se estrutura, bem como seu funcionamento em pessoas com desenvolvimento global típico e atípico. O presente artigo busca correlacionar o “fazer artístico” em Arteterapia como uma ferramenta adicional na superação das dificuldades de aprendizagem, posto que tal proposta permite ao indivíduo um encontro entre consciente e inconsciente, onde lembranças, símbolos, ideias e emoções se manifestam ofertando rica oportunidade de compreensão, integração ou ressignificação. Em tal processo de construção pode a música favorecer a mobilização de emoções de modo a ampliar as possibilidades de ação em arteterapia e, por conseguinte, no processo de aprendizagem. Por meio da música como elemento mobilizador no fazer artístico poderá o sujeito percorrer caminhos que o levem a um criativo processo de individuação e estes a caminhos profícuos no processo de aprendizagem. O presente artigo se deve às experiências por mim vividas com canto-coral e instrumentos musicais. Tais experiências, sempre prazerosas, levaram-me a produzir o presente artigo com base em revisão bibliográfica através de artigos científicos, livros publicados, teses de doutorado, mestrado, internet, etc. Uma leitura crítica junto à bibliografia pertinente possibilitou confrontar os achados com a prática em consultório.