Comunicação Social | Jornalismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Comunicação Social | Jornalismo por Assunto "Cibercultura"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs desafios da divulgação científica no Youtube: como usar o entretenimento como ferramenta para informar sobre ciência(UNISA, 2016) Silva, Ricardo de AlmeidaDesde quando a internet passou a ser parte do nosso cotidiano, a sociedade mudou sua forma de consumir produtos culturais. Os efeitos dela também afetaram o jornalismo e a velocidade em que tudo ocorre mudou o tratamento das pautas. Essa rapidez levou o jornalismo científico a correr o risco de queda na qualidade da informação. Nesse cenário, jornalista passou a ter a concorrência de canais alternativos que fazem divulgação científica. Não necessariamente com viés jornalístico. O objetivo desta pesquisa é analisar um desses canais alternativos: o "Canal do Pirula", no YouTube. Onde serão verificados a capacidade de comunicação, características de jornalismo e elementos inerentes a comunicação e cultura do produto gerado pelo canal. Serão usados como referencial teórico autores como Anderson (2006), Dejavite (2006), Martino (2013), Levy (1999), Oliveira (2004) e Sagan (2009).
- ItemRock Nacional: da massa para o nicho(UNISA, 2016) Nascimento, Laner Siqueira doEste relatório tem como objetivo mostrar o atual status do rock nacional. Muito se diz que o gênero musical está “morto” no Brasil por haver poucas musicas ou bandas de rock no mainstream. Este trabalho busca trazer respostas, levantamentos e estudos realizados sobre o momento vivido pelo rock no país, mostrando que ele não está “morto”, mas sim fragmentado devido à necessidade de adequação ao ambiente das novas mídias. Além de um estilo musical, o rock, assim como qualquer outro estilo, gera mercado, em alguns momentos mais movimentado, assim como nas décadas de 1980 e 1990, e em outros menos movimentado, como nos anos 2000. Este relatório de pesquisa traz um olhar crítico sobre esse cenário, no contexto da era da comunicação digital, além de uma comparação com os outros estilos musicas, que, diferentemente de parte significativa do rock em seu auge, muitas vezes, baseiam-se em hits altamente comerciais, e esvaziados do apelo social e político.