Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Compreensão da Realidade"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Teatro como recurso metodológico da aprendizagem em Literatura(UNISA, 2023) Soubrinho, Alice Mendes; Moura, Jaqueline Andrade; Rodrigues, Livia AparecidaO presente trabalho pretende demonstrar como o uso da literatura infantil e do teatro podem ser utilizados para a compreensão da realidade, destacando o processo histórico do conceito de infância ao decorrer dos anos e do início da literatura infantil brasileira com os pioneiros Olavo Bilac (apud VIEIRA, 2016) e Monteiro Lobato (apud GOMES, 2016); segundo Jean Piaget (apud PÁDUA, 2009 a partir dos 8 anos, a criança começa a ter os pensamentos lógicos concretos e nesta fase as singularidades da criança começam a aflorar. Sendo assim, é neste momento que os recursos literários são utilizados no processo de ensino-aprendizagem facilitando a compreensão da realidade dos alunos, em conjunto com a literatura infantil o teatro auxilia não apenas na compreensão da realidade, como auxilia no processo de dicção, expressão e respeito.