Enfermagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Enfermagem por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 25
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCuidados com a administração de medicamentos em centros de educação infantil(UNISA, 2015) Seiler, Bruna Marques NogueiraO presente estudo tem como objetivo descrever os cuidados e os eventos relativos a administração de medicamentos às crianças em creches publicas. Estudo descritivo transversal do tipo Survey com 41 gestores de creches de administração direta, indireta e conveniadas com a Secretaria Municipal de São Paulo. A análise empregou os testes de Cochan e Quiquadrado. A aderência à pesquisa foi igual nos três tipos de administração. O maior grupo etário atendido concentra-se entre 24 a 48 meses. A rede conveniada atende maior percentual de crianças menores de 12 meses (4,87%) comparadas às unidades direta e indireta e também encaminham mais crianças ao serviço de saúde e tem o maior percentual de crianças medicadas. Do total de crianças atendidas, 884 crianças (10,8%) foram medicadas no período de duas semanas. Destas, a maioria 711 (13,1%) foram nas creches conveniadas, seguido pelas indiretas 78 (7,6%) e pelas diretas 95 (5,7%). A análise dos dados permite afirmar que há uma diversidade de organização das unidades de educação infantil da região, no que se refere aos cuidados com a medicação e que requerem aprimoramento para garantir a segurança e bem estar das crianças.
- ItemInterveções do enfermeiro diante dos aspectos emocionais da criança hospitalizada(UNISA, 2015) Silva, Juliana AlvesA emoção é uma experiência subjetiva resultante de uma reação desencadeada por um estímulo ou pensamento e se manifesta em reações orgânicas e/ou sensações pessoais. O objetivo deste estudo é descrever os cuidados emocionais à criança hospitalizada e as competências dos enfermeiros para assisti-la e à sua família em suas demandas emocionais. Revisão de literatura indexada nas bases de dados LILACS e BDENF. Foram selecionados 10 artigos de pesquisas originais, em língua espanhola e portuguesa, sem definição de período. A análise resultou em duas categorias: A dimensão emocional do cuidado às crianças e As competências dos profissionais de enfermagem para o cuidado emocional à criança. Resultados: Os cuidados emocionais incluem a escuta da criança e da família para identificar suas necessidades e promover conforto, qualidade de vida; apoio espiritual, emocional e religioso. Isto demanda proximidade, disponibilidade, atenção, delicadeza, conhecer e realizar seus desejos desde que não lhe cause prejuízos. As competências do enfermeiro e de sua equipe iniciam com a capacidade de ser um ouvinte e observador atento e sensível às diversas expressões e indagações da criança e de sua família.
- ItemHerpes Zoster: afecção oportunista em paciente portador do HIV/AIDS(UNISA, 2015) Pinheiro, DafnaO objetivo da pesquisa é identificar as manifestações causadas pelo Herpes Zoster com enfoque na neuralgia pós-herpéticos (NPH) em pacientes com HIV/AIDS.O herpes zoster, é resultante da reativação do vírus varicela-zoster (VZV) em estado latente, ocorre em idosos, neoplasias, pessoas imunocomprometidas, portadores de doenças crônicas. Manifesta-se com erupção típica do herpes-zoster nas regiões torácica, craniana, cervical e lombo sacral, caracterizada por intensa dor. Este trabalho é uma revisão bibliográfica, de caráter descritivo, com pesquisa na BIREME para levantamento bibliográfico, na base de dados da Scielo, encontrados 15 artigos na língua portuguesa e selecionados 8 pertinentes ao tema, do período de 2004 a 2013. Discussão:O herpes zoster caracteriza-se por um pródromo de dores intensas, febre, mal-estar, cefaleia e o aparecimento de lesões pápulo vesiculares, pústulas e crostas, distribuídas na região inervada pelo dermátomo específico, que podem persistir por duas a três semanas. A incidência desta infecção é maior entre indivíduos HIV positivo do que entre os soronegativos. As manifestações mais ocorrentes são: a síndrome do ápice orbital, neuralgia pós-herpética (NPH) que pode ocorrer nas fases aguda, subaguda e crônica. O tratamento da NPH compreende o controle e alívio da dor com combinação de fármacos: antidepressivos tricíclicos; anticonvulsivantes,opióides, intervenções como: bloqueio neural; acupuntura e tratamento psicológico. Conclusão: A dor é o sintoma que mais aflige o paciente com HZ e a prescrição precoce de antivirais, acelera a cura das lesões cutâneas reduzindo a intensidade da dor. Descritores: Herpes zoster, neuralgia pós-herpética, dor, Síndrome da imunodeficiência adquirida.
- ItemConhecimento e cuidados do enfermeiro no desenvolvimento da fototerapia em recém-nascidos(UNISA, 2016) Silva, Telma Gomes daEste estudo teve como objetivo apresentar a partir de revisão da literatura, o conhecimento e cuidados adotados pela equipe enfermagem voltados ao recémnascido sobre fototerapia. Foi uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Virtual em Saúde, tendo como critérios de inclusão artigos, publicados entre 2006 a 2016, em português. Levantou-se 73 artigos, onde apenas cinco foram selecionados. Destes três pertenciam a base LILACS; quatro eram artigos originais; dois foram publicados em 2009; e três foram desenvolvidos por enfermeiros exclusivamente. A análise exploratória permitiu a construção de duas categorias temáticas: Na primeira categoria evidenciou-se lacunas no conhecimento direcionados ao aparelho de fototerapia; e na segunda categoria constatou-se que os cuidados mais desenvolvidos são voltados à proteção ocular, mudança de decúbito, controle da temperatura, entre outras. Constata-se que o objetivo deste estudo foi alcançado, embora a escassez de publicações.
- ItemSistema de Informação Hospitalar: que diz sobre as causas sensíveis a atenção primária - Hipertensão e Diabetes(UNISA, 2016) Araújo, Celia MassagliO presente trabalho teve como objetivo descrever o perfil de internação dos hipertensos e diabéticos. Através de um estudo descritivo, a partir de dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), na cidade de São Paulo no ano de 2015.
- ItemDepressão Pós-Parto: intervenção de enfermagem no diagnóstico precoce(UNISA, 2016) Gomes, Kátia SilvaA gravidez e o parto são períodos de grandes transformações para as mulheres em todos os âmbitos da vida, trazendo mudanças fisiológicas, sócio culturais e principalmente emocionais. A depressão pós-parto vem aumentando segundo pesquisas e causando preocupação para a Saúde Pública.
- ItemPercepção do enfermeiro da estratégia de saúde da família frente às metas e qualidade no atendimento ao usuário(UNISA, 2016) Silva, Jaqueline de LimaO Ministério da Saúde estabelece aos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família o cumprimento de 40 horas semanais. Diante desta carga horária regem as metas de atividades estabelecidas. Porém, não apenas a produção deve ser levada em conta, como também os indicadores de qualidade no atendimento. Nesse contexto a presente pesquisa tem como objetivo identificar qual a percepção do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família frente às metas e qualidade no atendimento ao usuário. Trata-se de um estudo descritivo exploratório e transversal. A amostra constituiu-se de cinco enfermeiros de uma Unidade Básica de Saúde com Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, através de um questionário aplicado com oito questões. Os resultados do presente estudo permitiram verificar que os enfermeiros conhecem e souberam descrever o que é estipulado para o atendimento na ESF. Foi possível identificar que 60% dos enfermeiros consideraram que a meta se opõe a qualidade. E que as metas deveriam ser flexíveis conforme a demanda de cada território. Na temática desse estudo mostra-se a proposta do Programa Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ). Conclui-se que há necessidade de capacitações para os profissionais, para que possam discutir a importância de metas flexíveis, pensando na demanda do seu território. E orientação abordando a importância da visita do PMAQ, resgatando os objetivos do programa de avaliação da qualidade.
- ItemProcesso de enfermagem nas atividades de estágio de enfermagem(UNISA, 2016) Lima, Elisângela PereiraO presente estudo tem como objetivo Identificar como se repercute a realização do Processo de Enfermagem nas atividades de estágio supervisionado, verificar a hipótese de que há associação entre a idade e a realização do Processo de Enfermagem e identificar fatores facilitadores e dificultadores na realização dessa atividade de estágio.
- ItemParto humanizado sobre a ótica das parturientes(UNISA, 2016) Conceição, Joelma Matias da SilvaTrata-se de uma revisão bibliográfica, realizada a partir da seleção de artigos científicos que abordam a produção nacional sobre o tema, assistência ao Parto humanizado. Objetivou-se em descrever as ações referentes ao parto humanizado e os sentimentos maternos relacionados à humanização do parto. Concluiu-se neste estudo que ainda há falhas na adesão desse sistema, e que a equipe de enfermagem tem como contribuir para este fim, pois a importância dessa adesão, conforme evidenciado nas pesquisas, reflete nos relatos de sentimentos das puérperas sobre uma boa evolução do trabalho de parto e parto.
- ItemEnfrentamento à violência contra a criança e o adolescente: o olhar da enfermagem ao plano de cuidados(UNISA, 2016) Nascimento, Miriam Silva doO presente artigo tem como objetivo analisar a aplicação do manual “Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências” e descrever o perfil epidemiológico de crianças e adolescentes vítimas de violência no país, através da consulta ao “Mapa da Violência 2012 de Crianças e Adolescentes do Brasil”. Com base no manual, objetiva-se também discorrer sobre as formas de manifestação da violência, destacar os principais eixos a serem aplicados na assistência necessária às crianças, adolescentes e suas famílias vítimas de violência, como o acolhimento, a detecção de sinais e sintomas, a notificação aos órgãos competentes e a construção do cuidado em rede, orientando a prática dos profissionais de saúde a ser realizada para a obtenção de um cuidado de maneira humanizada, integral, com o propósito de produção de saúde, garantindo o pleno desenvolvimento e a manutenção dos direitos da criança e do adolescente.
- ItemO perfil do acidente de trabalho no município de São Paulo nos anos de 2014 e 2015.(UNISA, 2016) Nobrega, Amanda GaldinoO presente trabalho tem como objetivo identificar o perfil do acidente de trabalho no Município de São Paulo.
- ItemUsuários de crack no Brasil: as dificuldades de acesso à redução de danos, provenientes das políticas contra as drogas no país(UNISA, 2016) Vasconcelos, Cintia de CarvalhoO presente estudo teve como objetivo descrever o perfil do usuário de crack, juntamente com a história e a evolução da droga no Brasil, levantar as formas de uso e as políticas de drogas no país.
- ItemCrises Hiperglêmicas Agudas: implicações para a assistência de enfermagem(UNISA, 2016) Rosa, Rouseni QueirozObjetivos: Apresentar características clínicas e terapêuticas atuais dasalterações hiperglicêmicas agudas erelacioná-las à assistência de enfermagem.Método: Revisão da literatura considerando as bases bibliográficas LILACS e SciELO, com uso de expressão “cetoacidose diabética”, “coma hiperglicêmico hiperosmolar”. Como critério de inclusão foram usados os seguintes filtros: recorte de 2006 a 2016; idioma português; tipo de documento, artigo. A amostra foi composta por 18 artigos, que atenderam aos objetivos da pesquisa.Resultados: Quanto as temáticas dos artigos: 44% aborda os aspectos clínicos e tratamentos em adultos; 33% aspectos clínicos e tratamento em pediatria; 22% aspectos relacionados à assistência de enfermagem. A investigação diagnóstica inclui análise laboratorial de bioquímica, gasometria arterial, cetonúria, osmolaridade plasmática, exame do ECG e rastreamento de infecção. Na implementação da terapêutica é necessário conhecimento da equipe sobre o processo patológico e acompanhamento das respostas pela análise laboratorial. A terapêutica inclui hidratação, insulinoterapia, adequação de eletrólitos, correção dos distúrbios de equilíbrio ácido- básico. As complicações mais frequentes são: hipoglicemia, hiperglicemia, sendo o mais grave o edema cerebral. Conclusão: Com o estudo foi possível concluir que os conhecimentos sobre o processo patológico, a monitorização laboratorial e os tratamentos indicados são imprescindíveis para uma assistência de qualidade. A enfermagem tem um papel relevante na assistência a esses pacientes, pois participa ativamente do processo terapêutico.
- ItemObesidade na gestação e complicações para o feto(UNISA, 2016) Santos, Gabriela Batista ManzanO objetivo deste estudo foi de investigar e avaliar sobre a relação entre a obesidade gestacional que pode acarretar para a saúde materna e ao feto, quais riscos este concepto está exposto e qual prognóstico existe após o parto. A obesidade na gestação ocorre devido ao excessivo ganho ponderal de peso durante a gestação e com este aumento podem surgir alterações de saúde da gestante e para o feto. O recurso metodológico foi o levantamento bibliográfico, em que foram avaliados 12 artigos. A velocidade de ganho de peso vai impactar diretamente em um melhor prognóstico da gestação em si. Os estudos apontam a deficiência da assistência prestada as gestantes em relação a orientações e acompanhamento do peso, fazendo com que as gestantes sofram um excessivo ganho de peso ponderal. Devido inúmeras alterações existentes que podem acometer gestante e feto, o estudo levanta o aspecto e o papel do profissional de saúde quanto o acompanhamento nutricional de mulheres em idade fértil e gestantes, para que desta forma consiga apenas controlar o peso após a confirmação da gestação.
- ItemA fé e o cuidado em enfermagem: qualidade de vida no processo saúde-doença(UNISA, 2016) Melo, Tatiane Souza deA fé se torna um mecanismo indispensável para a saúde integral do cliente, proporcionando a ele conforto e qualidade de vida. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo identificar a importância da religiosidade e fé no processo de saúde e doença, relacionando a religiosidade na assistência de enfermagem para melhorias e qualidade de vida no atendimento. Método: Trata-se de um estudo de revisão da literatura, nas bases de dados: Lilacs e Medline, com recorte temporal de 2011 a 2016. Resultados: Os estudos comprovam que a fé pode proporcionar efeitos positivos à saúde física e mental das pessoas e seus familiares. Seus benefícios vão desde a prevenção e tratamento até o enfrentamento de doenças, estabelecendo uma base para que os pacientes possam enfrentar diversas patologias, proporcionando conforto e alívio para o indivíduo. A fé se torna ferramenta fundamental na assistência para a equipe de profissionais que acompanham o tratamento. Além disso, as necessidades por compreensões caminham junto às responsabilidades de cada profissional que está inserido nesse contexto, isto é, cabe ao enfermeiro interpretar, compreender e contextualizar suas dimensões para aplicá-las em seu dia a dia, juntamente com suas competências, garantindo a integralidade na assistência. Nesse sentido, a formação profissional parece deficitária, uma vez que não aborda profundamente essa temática de cuidado. Considerações finais: Desta forma, podemos concluir que a espiritualidade/religiosidade e fé podem servir como catalizadores para o processo saúde-doença, de forma a garantir melhores prognósticos e qualidade de vida para o doente, bem como servir de alento para os familiares.
- ItemO impacto do uso de cocaína e crack sobre a gestante e o feto, ações de prevenção e assistência de enfermagem(UNISA, 2016) Almeida, Elaine MariaO objetivo desse estudo foi descrever o impacto na gestante e no feto, causado pelas drogas cocaína e crack, e as principais ações de enfermagem para assistência. Trata-se de uma revisão bibliográfica, pesquisa de artigos científicos na Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando a base de dados eletrônica, ScIELO, e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Teses, Dissertações e consulta a sites e Órgão Oficiais na Internet. Foram encontrados 17 artigos na íntegra, e período de sua publicação entre 2008 e 2016. O perfil dessas usuárias são de cor parda, com baixa escolaridade e de baixa renda. Foram descritas as principais consequências para a mãe e para o feto devido ao uso dessas substâncias. Conclui-se que educação em saúde pode ajudar na cessação do uso de drogas durante o período gravídico, intervindo com uma equipe multidisciplinar, e apoio do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). O Agente Comunitário de saúde (ACS), também tem um papel muito importante na busca e identificação dessas gestantes.
- ItemMarcos históricos da unidade de terapia intensiva no Brasil(UNISA, 2016) Oliveira, Sabrina Gomes deOs cuidados intensivos evoluíram a partir do reconhecimento das necessidades dos pacientes em risco de morte, que se beneficiariam com vigilância 24 horas por enfermeiros e médicos em áreas especificas. Objetivos: Resgatar a história da UTI e evidenciar a atuação da enfermagem nas primeiras UTIs do Brasil. Metodologia: Revisão da literatura. Resultados: Os estudos evidenciaram que o trabalho da enfermagem nas UTIs do Brasil evoluiu e conquistou espaço. A competência profissional, o conhecimento técnico e científico, conceitos e ideologias firmadas e desenvoltura no processo de atuar nesse setor complexo, vem sendo acompanhada. Entender a UTI pressupõe saber sua configuração e surgimento no Brasil, e como os profissionais nela se inseriram. Consideração final: Ressaltamos que a enfermagem interagiu, ganhou espaço tornando-se essencial à assistência ao paciente crítico nesse setor evidenciando, historicamente, a luta dos enfermeiros intensivistas para oferecer uma assistência adequada aos pacientes críticos e suas famílias.
- ItemAcidentes domésticos decorrentes de quedas em crianças: ações de enfermagem(UNISA, 2016) Nascimento, Thaiany OliveiraAs crianças são o grupo mais vulnerável aos acidentes domésticos. Esse estudo tem como objetivo avaliar quais os grupos mais susceptíveis a sofrerem de lesões não intencionais decorrente de quedas, buscando identificar os motivos e as possíveis ações de intervenção para esses acontecimentos. Metodologia: Estudo de revisão bibliográfica com consultas em banco de dados online. Resultados: As crianças mais susceptíveis as quedas são as menores de 12 anos e a incidência é sempre maior para o sexo masculino. Os tipos e gravidades das lesões variam de acordo com a idade. Dentre todos os acidentes as quedas são o tipo de lesão com maior incidência. Conclusão: O enfermeiro por ser gestor possui total capacitação profissional de realizar planos de ação utilizando as ferramentas de gerenciamento e seguindo a teoria da melhoria contínua, porém para que as ações de prevenção sejam efetivas, devem ser trabalhadas com a participação ativa de todos, bem como o envolvimento dos profissionais de saúde de forma interdisciplinar.
- ItemFatores relacionados com a restrição de crescimento intrauterino(UNISA, 2016) Nardi, Alessandra de MeloA restrição de crescimento intrauterino (RCIU) é o termo utilizado para designar as situações em que o feto não atinge seu potencial de crescimento. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica realizada através da seleção de artigos científicos e literatura dos últimos 10 anos, o banco de dados utilizados para a pesquisa foram Medline, Scielo, Lilacs e Bdenf.
- ItemAs práticas de enfermagem relacionadas à humanização do parto(UNISA, 2016) Miguel, Amanda Gabrielle de Aquino SilvaO presente trabalho teve por objetivo identificar na literatura científica brasileira as condutas de enfermagem diante da humanização dentro do trabalho de parto e identificar os resultados alcançados. Localizou-se 20 artigos, sendo que 13 atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. A pesquisa subdividiu-se em 3 categorias principais: História; Assistência; e Legislação. A análise revelou a importância assistencial do Enfermeiro neste processo de humanização, e o quanto foi relevante que se instituísse a Política do Parto Humanizado, pois entre outros benefícios ela deve permitir e estimular o exercício da cidadania feminina, resgatando a autonomia da mulher no parto. Conclui-se que a humanização do parto é uma excelente estratégia para transformar e melhorar a qualidade da atenção obstétrica.