Enfermagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Enfermagem por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 25
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA fé e o cuidado em enfermagem: qualidade de vida no processo saúde-doença(UNISA, 2016) Melo, Tatiane Souza deA fé se torna um mecanismo indispensável para a saúde integral do cliente, proporcionando a ele conforto e qualidade de vida. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo identificar a importância da religiosidade e fé no processo de saúde e doença, relacionando a religiosidade na assistência de enfermagem para melhorias e qualidade de vida no atendimento. Método: Trata-se de um estudo de revisão da literatura, nas bases de dados: Lilacs e Medline, com recorte temporal de 2011 a 2016. Resultados: Os estudos comprovam que a fé pode proporcionar efeitos positivos à saúde física e mental das pessoas e seus familiares. Seus benefícios vão desde a prevenção e tratamento até o enfrentamento de doenças, estabelecendo uma base para que os pacientes possam enfrentar diversas patologias, proporcionando conforto e alívio para o indivíduo. A fé se torna ferramenta fundamental na assistência para a equipe de profissionais que acompanham o tratamento. Além disso, as necessidades por compreensões caminham junto às responsabilidades de cada profissional que está inserido nesse contexto, isto é, cabe ao enfermeiro interpretar, compreender e contextualizar suas dimensões para aplicá-las em seu dia a dia, juntamente com suas competências, garantindo a integralidade na assistência. Nesse sentido, a formação profissional parece deficitária, uma vez que não aborda profundamente essa temática de cuidado. Considerações finais: Desta forma, podemos concluir que a espiritualidade/religiosidade e fé podem servir como catalizadores para o processo saúde-doença, de forma a garantir melhores prognósticos e qualidade de vida para o doente, bem como servir de alento para os familiares.
- ItemAcidentes domésticos decorrentes de quedas em crianças: ações de enfermagem(UNISA, 2016) Nascimento, Thaiany OliveiraAs crianças são o grupo mais vulnerável aos acidentes domésticos. Esse estudo tem como objetivo avaliar quais os grupos mais susceptíveis a sofrerem de lesões não intencionais decorrente de quedas, buscando identificar os motivos e as possíveis ações de intervenção para esses acontecimentos. Metodologia: Estudo de revisão bibliográfica com consultas em banco de dados online. Resultados: As crianças mais susceptíveis as quedas são as menores de 12 anos e a incidência é sempre maior para o sexo masculino. Os tipos e gravidades das lesões variam de acordo com a idade. Dentre todos os acidentes as quedas são o tipo de lesão com maior incidência. Conclusão: O enfermeiro por ser gestor possui total capacitação profissional de realizar planos de ação utilizando as ferramentas de gerenciamento e seguindo a teoria da melhoria contínua, porém para que as ações de prevenção sejam efetivas, devem ser trabalhadas com a participação ativa de todos, bem como o envolvimento dos profissionais de saúde de forma interdisciplinar.
- ItemAtuação do enfermeiro frente aos eventos adversos pós imunização na infância(UNISA, 2017) Silva, Valéria dos AnjosObjetivo: Descrever atuação do enfermeiro frente aos eventos adversos pós imunização na infância. Método: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, o levantamento bibliográfico abrangeu as publicações nacionais em enfermagem, nas bases de dados LILACS, BDENF e o Portal de Revista SCIELO, com recorte temporal de 2004 a mar/2017, foram identificados 9 artigos que compuseram a amostra do estudo, para complementação da pesquisa foi utilizado a Norma Técnica do Programa de Imunização e o Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós Vacinação. Resultados: Os eventos adversos são divididos em três categorias: locais, sistêmicos e de hipersensibilidade. Os locais são reações no local ou próxima ao sítio de administração e podem ocorrer após a aplicação de qualquer vacina são eles o abscesso frio e quente, dor, rubor, edema, eritema e vermelhidão. Os sistêmicos atingem o organismo como um todo, apresentam-se na forma de febre, sonolência, vômitos, choro persistente, irritabilidade, cefaléia, fadiga e convulsão. A hipersensibilidade, reações alérgicas e anafiláticas podendo-se apresentar urticárias generalizadas. Considerações finais: As principais atuações do enfermeiro frente a qualquer evento adverso consiste em identificar, investigar, notificar, padronizar condutas e acompanhar os desfechos dos eventos adversos pós imunização na infância.
- ItemConhecimento e cuidados do enfermeiro no desenvolvimento da fototerapia em recém-nascidos(UNISA, 2016) Silva, Telma Gomes daEste estudo teve como objetivo apresentar a partir de revisão da literatura, o conhecimento e cuidados adotados pela equipe enfermagem voltados ao recémnascido sobre fototerapia. Foi uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Virtual em Saúde, tendo como critérios de inclusão artigos, publicados entre 2006 a 2016, em português. Levantou-se 73 artigos, onde apenas cinco foram selecionados. Destes três pertenciam a base LILACS; quatro eram artigos originais; dois foram publicados em 2009; e três foram desenvolvidos por enfermeiros exclusivamente. A análise exploratória permitiu a construção de duas categorias temáticas: Na primeira categoria evidenciou-se lacunas no conhecimento direcionados ao aparelho de fototerapia; e na segunda categoria constatou-se que os cuidados mais desenvolvidos são voltados à proteção ocular, mudança de decúbito, controle da temperatura, entre outras. Constata-se que o objetivo deste estudo foi alcançado, embora a escassez de publicações.
- ItemCrises Hiperglêmicas Agudas: implicações para a assistência de enfermagem(UNISA, 2016) Rosa, Rouseni QueirozObjetivos: Apresentar características clínicas e terapêuticas atuais dasalterações hiperglicêmicas agudas erelacioná-las à assistência de enfermagem.Método: Revisão da literatura considerando as bases bibliográficas LILACS e SciELO, com uso de expressão “cetoacidose diabética”, “coma hiperglicêmico hiperosmolar”. Como critério de inclusão foram usados os seguintes filtros: recorte de 2006 a 2016; idioma português; tipo de documento, artigo. A amostra foi composta por 18 artigos, que atenderam aos objetivos da pesquisa.Resultados: Quanto as temáticas dos artigos: 44% aborda os aspectos clínicos e tratamentos em adultos; 33% aspectos clínicos e tratamento em pediatria; 22% aspectos relacionados à assistência de enfermagem. A investigação diagnóstica inclui análise laboratorial de bioquímica, gasometria arterial, cetonúria, osmolaridade plasmática, exame do ECG e rastreamento de infecção. Na implementação da terapêutica é necessário conhecimento da equipe sobre o processo patológico e acompanhamento das respostas pela análise laboratorial. A terapêutica inclui hidratação, insulinoterapia, adequação de eletrólitos, correção dos distúrbios de equilíbrio ácido- básico. As complicações mais frequentes são: hipoglicemia, hiperglicemia, sendo o mais grave o edema cerebral. Conclusão: Com o estudo foi possível concluir que os conhecimentos sobre o processo patológico, a monitorização laboratorial e os tratamentos indicados são imprescindíveis para uma assistência de qualidade. A enfermagem tem um papel relevante na assistência a esses pacientes, pois participa ativamente do processo terapêutico.
- ItemCuidados com a administração de medicamentos em centros de educação infantil(UNISA, 2015) Seiler, Bruna Marques NogueiraO presente estudo tem como objetivo descrever os cuidados e os eventos relativos a administração de medicamentos às crianças em creches publicas. Estudo descritivo transversal do tipo Survey com 41 gestores de creches de administração direta, indireta e conveniadas com a Secretaria Municipal de São Paulo. A análise empregou os testes de Cochan e Quiquadrado. A aderência à pesquisa foi igual nos três tipos de administração. O maior grupo etário atendido concentra-se entre 24 a 48 meses. A rede conveniada atende maior percentual de crianças menores de 12 meses (4,87%) comparadas às unidades direta e indireta e também encaminham mais crianças ao serviço de saúde e tem o maior percentual de crianças medicadas. Do total de crianças atendidas, 884 crianças (10,8%) foram medicadas no período de duas semanas. Destas, a maioria 711 (13,1%) foram nas creches conveniadas, seguido pelas indiretas 78 (7,6%) e pelas diretas 95 (5,7%). A análise dos dados permite afirmar que há uma diversidade de organização das unidades de educação infantil da região, no que se refere aos cuidados com a medicação e que requerem aprimoramento para garantir a segurança e bem estar das crianças.
- ItemCuidados de enfermagem durante a aplicação de hiportemia terâpeutica em recém-nascidos(UNISA, 2017) Lima, Wilza Nascimento CorreiaO estudo pretende fortalecer a apropriação do conhecimento acerca do tema, ressaltando a importância de se adotar cuidados adequados e efetivos no procedimento de hipotermia terapêutica na prática a ser incorporada nos serviços especializados em neonatologia. O objetivo é identificar os cuidados de enfermagem durante a aplicação da hipotermia terapêutica em recém-nascidos.
- ItemDepressão Pós-Parto: intervenção de enfermagem no diagnóstico precoce(UNISA, 2016) Gomes, Kátia SilvaA gravidez e o parto são períodos de grandes transformações para as mulheres em todos os âmbitos da vida, trazendo mudanças fisiológicas, sócio culturais e principalmente emocionais. A depressão pós-parto vem aumentando segundo pesquisas e causando preocupação para a Saúde Pública.
- ItemEnfrentamento à violência contra a criança e o adolescente: o olhar da enfermagem ao plano de cuidados(UNISA, 2016) Nascimento, Miriam Silva doO presente artigo tem como objetivo analisar a aplicação do manual “Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências” e descrever o perfil epidemiológico de crianças e adolescentes vítimas de violência no país, através da consulta ao “Mapa da Violência 2012 de Crianças e Adolescentes do Brasil”. Com base no manual, objetiva-se também discorrer sobre as formas de manifestação da violência, destacar os principais eixos a serem aplicados na assistência necessária às crianças, adolescentes e suas famílias vítimas de violência, como o acolhimento, a detecção de sinais e sintomas, a notificação aos órgãos competentes e a construção do cuidado em rede, orientando a prática dos profissionais de saúde a ser realizada para a obtenção de um cuidado de maneira humanizada, integral, com o propósito de produção de saúde, garantindo o pleno desenvolvimento e a manutenção dos direitos da criança e do adolescente.
- ItemFatores relacionados com a restrição de crescimento intrauterino(UNISA, 2016) Nardi, Alessandra de MeloA restrição de crescimento intrauterino (RCIU) é o termo utilizado para designar as situações em que o feto não atinge seu potencial de crescimento. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica realizada através da seleção de artigos científicos e literatura dos últimos 10 anos, o banco de dados utilizados para a pesquisa foram Medline, Scielo, Lilacs e Bdenf.
- ItemHerpes Zoster: afecção oportunista em paciente portador do HIV/AIDS(UNISA, 2015) Pinheiro, DafnaO objetivo da pesquisa é identificar as manifestações causadas pelo Herpes Zoster com enfoque na neuralgia pós-herpéticos (NPH) em pacientes com HIV/AIDS.O herpes zoster, é resultante da reativação do vírus varicela-zoster (VZV) em estado latente, ocorre em idosos, neoplasias, pessoas imunocomprometidas, portadores de doenças crônicas. Manifesta-se com erupção típica do herpes-zoster nas regiões torácica, craniana, cervical e lombo sacral, caracterizada por intensa dor. Este trabalho é uma revisão bibliográfica, de caráter descritivo, com pesquisa na BIREME para levantamento bibliográfico, na base de dados da Scielo, encontrados 15 artigos na língua portuguesa e selecionados 8 pertinentes ao tema, do período de 2004 a 2013. Discussão:O herpes zoster caracteriza-se por um pródromo de dores intensas, febre, mal-estar, cefaleia e o aparecimento de lesões pápulo vesiculares, pústulas e crostas, distribuídas na região inervada pelo dermátomo específico, que podem persistir por duas a três semanas. A incidência desta infecção é maior entre indivíduos HIV positivo do que entre os soronegativos. As manifestações mais ocorrentes são: a síndrome do ápice orbital, neuralgia pós-herpética (NPH) que pode ocorrer nas fases aguda, subaguda e crônica. O tratamento da NPH compreende o controle e alívio da dor com combinação de fármacos: antidepressivos tricíclicos; anticonvulsivantes,opióides, intervenções como: bloqueio neural; acupuntura e tratamento psicológico. Conclusão: A dor é o sintoma que mais aflige o paciente com HZ e a prescrição precoce de antivirais, acelera a cura das lesões cutâneas reduzindo a intensidade da dor. Descritores: Herpes zoster, neuralgia pós-herpética, dor, Síndrome da imunodeficiência adquirida.
- ItemHIV / AIDS na pessoa idosa: o desafio atual(UNISA, 2017) Maciel, Naiane Carla de BritoO objetivo desta pesquisa é identificar os fatores determinantes da infecção pelo vírus HIV/AIDS na pessoa idosa e as ações educativas preventivas propostas.
- ItemInterveções do enfermeiro diante dos aspectos emocionais da criança hospitalizada(UNISA, 2015) Silva, Juliana AlvesA emoção é uma experiência subjetiva resultante de uma reação desencadeada por um estímulo ou pensamento e se manifesta em reações orgânicas e/ou sensações pessoais. O objetivo deste estudo é descrever os cuidados emocionais à criança hospitalizada e as competências dos enfermeiros para assisti-la e à sua família em suas demandas emocionais. Revisão de literatura indexada nas bases de dados LILACS e BDENF. Foram selecionados 10 artigos de pesquisas originais, em língua espanhola e portuguesa, sem definição de período. A análise resultou em duas categorias: A dimensão emocional do cuidado às crianças e As competências dos profissionais de enfermagem para o cuidado emocional à criança. Resultados: Os cuidados emocionais incluem a escuta da criança e da família para identificar suas necessidades e promover conforto, qualidade de vida; apoio espiritual, emocional e religioso. Isto demanda proximidade, disponibilidade, atenção, delicadeza, conhecer e realizar seus desejos desde que não lhe cause prejuízos. As competências do enfermeiro e de sua equipe iniciam com a capacidade de ser um ouvinte e observador atento e sensível às diversas expressões e indagações da criança e de sua família.
- ItemMarcos históricos da unidade de terapia intensiva no Brasil(UNISA, 2016) Oliveira, Sabrina Gomes deOs cuidados intensivos evoluíram a partir do reconhecimento das necessidades dos pacientes em risco de morte, que se beneficiariam com vigilância 24 horas por enfermeiros e médicos em áreas especificas. Objetivos: Resgatar a história da UTI e evidenciar a atuação da enfermagem nas primeiras UTIs do Brasil. Metodologia: Revisão da literatura. Resultados: Os estudos evidenciaram que o trabalho da enfermagem nas UTIs do Brasil evoluiu e conquistou espaço. A competência profissional, o conhecimento técnico e científico, conceitos e ideologias firmadas e desenvoltura no processo de atuar nesse setor complexo, vem sendo acompanhada. Entender a UTI pressupõe saber sua configuração e surgimento no Brasil, e como os profissionais nela se inseriram. Consideração final: Ressaltamos que a enfermagem interagiu, ganhou espaço tornando-se essencial à assistência ao paciente crítico nesse setor evidenciando, historicamente, a luta dos enfermeiros intensivistas para oferecer uma assistência adequada aos pacientes críticos e suas famílias.
- ItemA morte fetal no munícipio de São Paulo na perspectiva do sistema de informação de mortalidade(UNISA, 2017) Pereira, Mayara RodriguesObjetivo: A pesquisa tem como objetivo descrever os óbitos fetais ocorridos no município de São Paulo, no período de 2010 e 2014, segundo as características das mães, conceptos e circunstancia da morte, mediante o manejo de dados segundo Sistema de Informação de Mortalidade. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de dados quantitativos disponíveis na base de dados do Sistema de Informação de Mortalidade. Resultados: No período estudado ocorreram 2089 óbitos fetais de mulheres residentes emde São Paulo. Entre 2010 e 2013 houve queda no número de ocorrências, voltando a crescer em 2014. Em relação às mães a faixa etária predominante é de 20 a 30 anos (35,9%), escolaridade de 08 a 11 anos (38,0%), sem história de perda anterior (49,4%), em sua maioria residente em área de maior exclusão social (62,8%). Os óbitos fetais ocorreram antes do parto em (75,6%) e a expulsão do feto foi por via vaginal em (58,2%) dos casos. O Comitê de Mortalidade Materna investigou (75,3%) desses óbitos. Em relação ao feto observou-se que os óbitos ocorreram entre 22 e 31 semanas de gestação (39,5%),de gestação única 76,1%), e (27,7%) com peso inferior a 1000 gramas. A hipóxia intrauterina (39,3%) efoi a causa mais frequentes dos óbitos fetais. Conclusão: Os óbitos fetais representam um evento importante que afeta predominantemente as mulheres menos favorecidas, residentes em áreas de maior exclusão social do município, ocorrendo mais frequentemente na segunda metade da gestação e devido a causas evitáveis.
- ItemO impacto do uso de cocaína e crack sobre a gestante e o feto, ações de prevenção e assistência de enfermagem(UNISA, 2016) Almeida, Elaine MariaO objetivo desse estudo foi descrever o impacto na gestante e no feto, causado pelas drogas cocaína e crack, e as principais ações de enfermagem para assistência. Trata-se de uma revisão bibliográfica, pesquisa de artigos científicos na Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando a base de dados eletrônica, ScIELO, e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Teses, Dissertações e consulta a sites e Órgão Oficiais na Internet. Foram encontrados 17 artigos na íntegra, e período de sua publicação entre 2008 e 2016. O perfil dessas usuárias são de cor parda, com baixa escolaridade e de baixa renda. Foram descritas as principais consequências para a mãe e para o feto devido ao uso dessas substâncias. Conclui-se que educação em saúde pode ajudar na cessação do uso de drogas durante o período gravídico, intervindo com uma equipe multidisciplinar, e apoio do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). O Agente Comunitário de saúde (ACS), também tem um papel muito importante na busca e identificação dessas gestantes.
- ItemO perfil do acidente de trabalho no município de São Paulo nos anos de 2014 e 2015.(UNISA, 2016) Nobrega, Amanda GaldinoO presente trabalho tem como objetivo identificar o perfil do acidente de trabalho no Município de São Paulo.
- ItemO processo de trabalho do enfermeiro na sala de vacinação: uma revisão bibliográfica(UNISA, 2017) Santana, Marcela FontesO presente estudo tem como objetivo mostrar o processo de trabalho do enfermeiro na sala de vacinação que consiste em: assistir (orientar o usuário, realizar busca ativa dos faltosos e considerar o estilo de vida do indivíduo, favorecendo seu acesso aos serviços de saúde), administrar (prover condições adequadas de funcionamento, monitorar o trabalho da equipe, planejar as atividades de vacinação, avaliar e calcular o percentual de utilização, perda física e técnica de imunobiológicos, e manter registros nos impressos conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunização do Brasil), ensinar (educação continuada e promover a organização), pesquisar (acompanhar avanços tecnológicos pertinentes a sala de vacina, analisar de modo crítico as atividades realizadas, e estudar a qualidade da conservação dos imunobiológicos) e participar politicamente (realizar ações que garantam o acesso ao controle de doenças imunopreveníveis e buscar melhores condições de assistência).
- ItemObesidade na gestação e complicações para o feto(UNISA, 2016) Santos, Gabriela Batista ManzanO objetivo deste estudo foi de investigar e avaliar sobre a relação entre a obesidade gestacional que pode acarretar para a saúde materna e ao feto, quais riscos este concepto está exposto e qual prognóstico existe após o parto. A obesidade na gestação ocorre devido ao excessivo ganho ponderal de peso durante a gestação e com este aumento podem surgir alterações de saúde da gestante e para o feto. O recurso metodológico foi o levantamento bibliográfico, em que foram avaliados 12 artigos. A velocidade de ganho de peso vai impactar diretamente em um melhor prognóstico da gestação em si. Os estudos apontam a deficiência da assistência prestada as gestantes em relação a orientações e acompanhamento do peso, fazendo com que as gestantes sofram um excessivo ganho de peso ponderal. Devido inúmeras alterações existentes que podem acometer gestante e feto, o estudo levanta o aspecto e o papel do profissional de saúde quanto o acompanhamento nutricional de mulheres em idade fértil e gestantes, para que desta forma consiga apenas controlar o peso após a confirmação da gestação.
- ItemParto humanizado sobre a ótica das parturientes(UNISA, 2016) Conceição, Joelma Matias da SilvaTrata-se de uma revisão bibliográfica, realizada a partir da seleção de artigos científicos que abordam a produção nacional sobre o tema, assistência ao Parto humanizado. Objetivou-se em descrever as ações referentes ao parto humanizado e os sentimentos maternos relacionados à humanização do parto. Concluiu-se neste estudo que ainda há falhas na adesão desse sistema, e que a equipe de enfermagem tem como contribuir para este fim, pois a importância dessa adesão, conforme evidenciado nas pesquisas, reflete nos relatos de sentimentos das puérperas sobre uma boa evolução do trabalho de parto e parto.