Ebooks I Capítulos de Livros
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ebooks I Capítulos de Livros por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA saúde e seus determinantes sociais(Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, 2007) Buss, Paulo Marchiori; Pellegrini Filho, AlbertoEste artigo busca analisar as relações entre saúde e seus determinantes sociais, apresentando inicialmente o conceito de determinantes sociais de saúde (DSS) e uma breve evolução histórica dos diversos paradigmas explicativos do processo saúde/doença no âmbito das sociedades, desde meados do século XIX. Em seguida são discutidos os principais avanços e desafios no estudo dos DSS, com ênfase em novos enfoques e marcos de referência explicativos das relações ente os diversos níveis de DSS e a situação de saúde. Com base nesses estudos e marcos explicativos, discute-se, em seguida, uma série de possibilidades de intervenções de políticas e programas voltados para o combate às iniquidades de saúde geradas pelos DSS. Finalmente, são apresentados os objetivos, linhas de atuação e principais atividades da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde, criada em março de 2006, com o objetivo de promover estudos sobre os DSS, recomendar políticas para a promoção da equidade em saúde e mobilizar setores da sociedade para o debate e posicionamento em torno dos DSS e do enfrentamento das iniquidades de saúde.
- ItemSois como deuses: textos de teologia & literatura(Editora da UFGD, 2013) Ferraz, Salma; Marin, Jérri Roberto; Leopoldo, Raphael NovaresiSois como Deuses reúne textos de pesquisadores de Teologia e Literatura, especificamente daqueles que participaram do Simpósio de Teologia e Literatura: estudos comparados, realizado durante o III Simpósio Internacional sobre Religiosidade, Diálogos Culturais e Hibridações, que ocorreu em Campo Grande entre 21 e 24 de abril de 2009, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso de Sul (UFMS). Esta publicação vem se reunir às outras obras já publicadas de autoria de Salma Ferraz, abrangendo a grande área genericamente denominada de Teopoética.
- ItemMeu Quintal é Maior do que o Mundo(Afaguara, 2015) Barros, Manoel deA poesia de Manoel de Barros, nesta nossa conjuntura, nacional e humana em geral, é um maravilhoso filtro contra a arrogância, a exploração, a estupidez, a cobiça, a burrice — não se propondo, ao mesmo tempo, ensinar nada a ninguém, senão que à vida.
- ItemAdvances in noise-based testing of concurrent software(UNISA, 2015) Fiedor, J.; Hrubá, V.; Křena, B.; Letko, Z.; Ur, S.; Vojnar, T.Testing of concurrent software written in programming languages like Java and C/C++ is a highly challeng ing task owing to the many possible interactions among threads. A simple, cheap, and effective approach that addresses this challenge is testing with noise injection, which influences the scheduling so that different interleavings of concurrent actions are witnessed. In this paper, multiple results achieved recently in the area of noise-injection-based testing by the authors are presented in a unified and extended way. In particular, various concurrency coverage metrics are presented first. Then, multiple heuristics for solving the noise placement problem (i.e. where and when to generate noise) as well as the noise seeding problem (i.e. how to generate the noise) are introduced and experimentally evaluated. In addition, several new heuristics are proposed and included into the evaluation too. Recommendations on how to set up noise-based testing for particular scenarios are then given. Finally, a novel use of the genetic algorithm for finding suitable combi nations of the many parameters of tests and noise techniques is presented. Copyright © 2014 John Wiley & Sons, Ltd.
- ItemPedagogia da vida: um testemunho de formação humana(Editora Fi, 2017) Barreto, Alexandre FrancaNeste livro o autor traz o fruto de sua tese de doutorado. Seu objetivo foi apresentar o modo singular de educar o que vem vivendo há pouco mais de uma década e que intitula como Pedagogia da Vida. A obra está ancorada no pensamento reichiano e loweniano e é através de um estudo de caráter testemunhal que busca construir os fundamentos educativos desta pedagogia, que, apesar de privilegiar o lócus da formação no contexto profissional e universitário, não perde de vista a meta ideativa da formação humana, o aprimoramento da existência viva.
- ItemA Literatura Juvenil na Escola(Editora Unesp Digital, 2019) Antunes, BeneditoEste livro reúne ensaios escritos em diferentes momentos, mas que têm como eixo comum a literatura juvenil produzida no Brasil do final do século XX ao início do XXI e duas preocupações explícitas: de um lado, a discussão da possível especificidade da chamada literatura juvenil; de outro, o estudo das implicações de sua utilização no ensino. Como os textos procuram demonstrar, enquanto a produção literária voltada exclusivamente para o público infantil parece bem caracterizada e ocupa lugar definido na atividade leitora das crianças, a literatura juvenil é frequentemente associada a finalidades didáticas e encontra certa resistência por parte da comunidade acadêmica, que tende a considerá-la menor ou mesmo um mero produto de consumo.
- ItemHistória da Tatuagem no Brasil: corpos, técnicas e espaços em transformação(Editora da UFGD, 2020) Souza, Fernando Lucas Garcia deDesde a renovação historiográfica produzia pela História Cultural nos anos de 1970, novos objetos conquistaram a atenção do historiador. Mais especificamente a partir da década de 1980, uma História do Corpo ganharia também notoriedade entre as produções acadêmicas. Este livro, resultado da primeira pesquisa a tomar a tatuagem como objeto em um Programa de Pós-Graduação em História, se insere dentro destas transformações, que levaram e levam historiadores a procurar por novos objetos, movidos por inquietações novas, fruto das transformações de seu próprio tempo. Nesta publicação, a tatuagem é tomada como objeto de estudo. Procurando compreender o processo de transformação nas práticas dos tatuadores e nos espaços de tatuar, o autor mobiliza uma diversidade de fontes na tentativa de produzir uma interpretação do passado dê os primeiros passos na construção de uma História da Tatuagem no Brasil.
- ItemA Formação Ética do Psicólogo: ambiente acadêmico e competência moral(Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2020) Bereta, Thaísa Angélica Déo da Silva.Esta obra aborda a problemática da formação em Psicologia, especialmente quanto à formação ética e moral para o exercício da profissão. Apresenta os conceitos, as diretrizes curriculares, a interdisciplinaridade, as metodologias ativas e o papel do professor; colaborando com a reflexão de estudantes de Graduação em Psicologia e em Educação, de docentes, de instituições educacionais e de conselhos de classe preocupados com a formação ética da Psicologia no Brasil. Ao abordar a formação ética do psicólogo, temos a visão das dimensões assumidas por esse saber científico, quer no relacionamento consigo mesmo, quer nas relações interpessoais, quer no posicionamento político com a sociedade ou, ainda, na possibilidade da construção de uma concepção crítica do entorno. No processo ensino-aprendizagem, os estágios supervisionados em Psicologia possibilitam a formação de profissionais com maior capacidade de integração entre teoria, técnica e prática. Integração essa que contribui para maior sensibilidade dos profissionais às demandas, à integralidade do outro e a seu papel social e ético.
- ItemPlano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas e agravos não transmissíveis no Brasil 2021-2030(Ministério da Saúde, 2021) Brasil. Ministério da Saúde; Secretaria de Vigilância em SaúdeAs doenças e agravos não transmissíveis (Dant) são responsáveis por mais da metade do total de mortes no Brasil. Em 2019, 54,7% dos óbitos registrados no Brasil foram causados por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e 11,5% por agravos. As DCNT, principalmente as doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes e doenças respiratórias crônicas, são causadas por vários fatores ligados às condições de vida dos sujeitos. Estes são determinados pelo acesso a: bens e serviços públicos, garantia de direitos, informação, emprego e renda e possibilidades de fazer escolhas favoráveis à saúde. Os principais fatores de risco comportamentais para o adoecimento por DCNT são: tabagismo, consumo de álcool, alimentação não saudável e inatividade física. Estes podem ser modificados pela mudança de comportamento e por ações governamentais que regulamentem e reduzam, por exemplo, a comercialização, o consumo e a exposição de produtos danosos à saúde. Os agravos não transmissíveis (violências e acidentes) também fazem parte do cenário de morbimortalidade da população. Mortes por violências estão fortemente relacionadas às desigualdades sociais, que podem ser determinadas pelo gênero, pela raça/cor da pele, pela classe social e pelo nível de escolaridade. Mulheres e homens negros e pardos são vítimas mais frequentes de mortes por causas violentas do que os brancos. Entre homens jovens, ocorrem três vezes mais mortes violentas de negros em relação aos brancos. As violências são a segunda causa de morte no Brasil e chegam a ocupar o primeiro lugar em alguns estados. Os acidentes, cuja principal representação são as lesões de trânsito, também têm importante peso no perfil epidemiológico de morbimortalidade da população brasileira. Apesar das reduções das taxas de mortalidade por lesões de trânsito no Brasil nos últimos anos, ainda são milhares de vidas perdidas, principalmente de jovens adultos economicamente ativos. Ademais, as lesões de trânsito envolvendo motociclistas ainda apresentam tendência crescente e estão interiorizadas no País. Chama atenção o grande número de lesões não fatais que causam incapacidades temporárias e permanentes. Estas impactam na renda familiar e na reinserção no mercado de trabalho, conferindo maior complexidade às consequências das lesões de trânsito. O plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, 2021-2030 (Plano de Dant), apresenta-se como diretriz para a prevenção dos fatores de risco das Dant e para a promoção da saúde da população com vistas a dirimir desigualdades em saúde. Cabem em seu escopo a criação e o fortalecimento de políticas e programas intersetoriais, a estratégia de organização de serviços em rede, a construção de governança de processos, a produção de informações direcionadas à tomada de decisão baseada em evidências, o controle social e a inovação na gestão, na pesquisa e nos serviços de saúde. O Plano foi elaborado com a contribuição de representantes das secretarias, das agências, dos institutos e das fundações ligadas ao Ministério da Saúde (MS), de gestores e trabalhadores da saúde dos municípios, dos estados e do Distrito Federal, de empresas privadas e setores do mercado, de pesquisadores e demais representantes da sociedade civil. Tais contribuições foram realizadas por meio de oficinas, reuniões, fórum e consulta pública. Este esforço coletivo fará parte da agenda da saúde nos próximos dez anos, em sintonia com a Agenda 2020-2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Plano também está com consonância com as recomendações mundiais com as recomendações mundiais e nacionais para prevenção das Dant e para a promoção da saúde. Espera-se que a agenda coletiva colocada pelo Plano de Dant possa otimizar a implementação das ações nele propostas. E, finalmente, acrescentar à gestão da vigilância em saúde recursos inovadores e arranjos institucionais favoráveis à participação social, à governança, à gestão compartilhada e às redes de cooperação e organização de ações e serviços de saúde.
- ItemEdge computing: as novas arquiteturas computacionais e aplicações na área médica(Athena, 2022) Cavadas, Leonardo; Cerceau, Renato; Cruz, Sergio Manoel Serra daNos últimos anos, a Edge Computing ganhou atenção, dos meios acadêmico e empresarial, por ajudar a desenvolver internet 5G e sistemas com o uso da Internet das Coisas, por exemplo. Esse paradigma de computação surgiu para resolver alguns problemas de latência levando o processamento e armazenamento para mais próximo do usuário, na borda da rede. Também há necessidade de preocupação de segurança das informações, principalmente, na área médica.