Graduação | Licenciatura
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação | Licenciatura por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 108
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA exclusão da exclusão uma visão higienista dentro do sanatório Ebenézer no século XX em Campos do Jordão(UNISA, 2009) Ranieri, Laís InácioA cidade de Campos do Jordão foi se formando decorrente ao afluxo dos tísicos (tuberculosos) que ali chegavam para se tratarem por conta da climatoterapia, a cura através do clima. Conhecida como a cidade solidária, Campos do Jordão, na verdade, foi um local escolhido pela sociedade para a exclusão dos tísicos das cidades grandes, principalmente São Paulo. Quando chegavam para resgatar o que a doença havia lhes tirado (emprego, família e amigos), os tísicos encontravam uma nova exclusão na arquitetura dos sanatórios. Esse trabalho tem como o objetivo, explorar essa arquitetura no Sanatório Ebenézer em Campos do Jordão, e mostrar como os doentes do peito eram excluídos internamente pela sua estrutura, e como o sanatório já era elaborado com o propósito para esse tipo de exclusão interna.
- ItemA participação brasileira na segunda guerra mundial. Da neutralidade pró-Aliados em 1941 à guerra não declarada entre fevereiro e agosto de 1942(UNISA, 2009) Salafia, Anderson LuizO processo de envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial começou muito antes do rompimento de relações com as nações do Eixo, em janeiro de 1942. A partir do momento em que foi implantado o Estado Novo no Brasil, as relações comerciais com a Alemanha entraram em gradual declínio na medida em que teve inicio uma aproximação com os Estados Unidos. Tal aproximação, amparada em uma relação de amizade onde coube ao Brasil apoiar a política externa norteamericana, em troca do fortalecimento de sua liderança no cone sul, foi resultado da convergência de interesses entre os governos, que viam na expansão do nazismo uma ameaça ao Novo Mundo. Apesar de o Brasil apenas reconhecer a existência de um estado de beligerância com o Eixo em agosto de 1942, a partir do ano anterior já vinha atuando de maneira consciente com o esforço de guerra Aliado. Entre janeiro e fevereiro, os ataques contra a Marinha Mercante brasileira representaram uma guerra não declarada onde, frente á iniciativa dos submarinos inimigos, o Brasil passou a adotar ações militares que cada vez mais o distanciaram de uma postura de neutralidade. Pressionado pela revolta popular, o governo Vargas declarou guerra ao Eixo após uma série de ataques contra mercantes que navegavam ao largo da costa brasileira.
- ItemTransformações no Bairro de Santo Amaro: migrações e urbanização entre 1930 e 1935(UNISA, 2009) Santos, Ana Carla Pessoa dos; Matias, Helenice dos Santos Rosa; Sobrinho, Neilsen; Silva, Regina Miranda daAs transformações no bairro de Santo Amaro aconteceram principalmente a partir da década de 30, época em que houve a integração do município de Santo Amaro à cidade de São Paulo, nesta década também ocorreram fatos históricos como a Revolução de 32, em que os santamarenses se viram obrigados a lutar, deixando as comemorações do aniversário do município para vestir a farda, por conta dessa Revolução. Três anos depois, o decreto Nº 6.983 de 22 de fevereiro de 1935, extinguiu o município de Santo Amaro. Havia necessidade e interesse político em antecipar a anexação de Santo Amaro, um município vastíssimo, que não conseguia se auto sustentar e que devia 500 contos ao tesouro do Estado de São Paulo, sendo assimtornou-se um bairro da capital. A partir desse fato o principal instrumento para a urbanização do bairro de Santo Amaro foram a presença dos imigrantes que aqui estavam desde século anterior, e com seus ofícios trazidos da Europa, África e Ásia ocasionando um desenvolvimento cultural, econômico e político encontrados até hoje.
- ItemMulheres negras e trabalho: das forras da colônia às trabalhadoras negras da contemporaneidade(UNISA, 2019) Santos, Mayra Florêncio dos SantosO estudo das mulheres negras no universo do trabalho abrange dois. momentos distintos na História do Brasil, quais sejam, como trabalhadoras escravas e trabalhadoras livres, no pós-emancipação. Este estudo estabelece um diálogo entre o passado e presente a partir da história das mulheres negras, do lugar ocupado por elas no universo do trabalho brasileiro. O objeto de estudo implica pensar permanências que História permite identificar como possibilidade de problematização dos parâmetros de acesso das mulheres negras no mundo do trabalho na contemporaneidade. Para tanto, o estudo objetiva analisar a história das mulheres negras no mercado de trabalho e identificar historicamente os lugares por elas ocupados, as funções no universo do trabalho no passado e no presente. Assim, como metodologia, o estudo parte da pesquisa bibliográfica. Os resultados parciais mostram que silêncios, permanências e costumes intolerantes marcam a história das mulheres negras de ontem e de hoje. Sobre o lugar que as mulheres negras ocuparam no passado escravista e na contemporaneidade, indicadores sociais apontam para permanências históricas. Os estudos reiteram que o universo do trabalho continua a segregá-las, pois lhes restam, na maioria das vezes, ocupações em serviços domésticos e subalternizados como babás, cozinheiras, faxineiras, cuidadoras, passadeiras, muitas vezes, sem garantias trabalhistas. Logo, passado e presente se confundem na história das mulheres negras no Brasil. A história da mulher negra no mercado de trabalho evidencia permanências que remontam o período histórico em que eram trabalhadoras escravas, pois na atualidade os indícios históricos e sociais permitem considerar que, mesmo com mudanças significativas, elas ainda continuam a ocupar os mesmos postos.
- ItemIdentidade cultural: a representação das mulheres gueixas no pós segunda guerra mundial(UNISA, 2019) Ferreira, Micaela SouzaA pesquisa realizou o estudo comparativo da constituição da identidade e da representação das mulheres gueixas no pós Segundo Guerra Mundial através da produção literária americana "Memórias de uma gueixa escrita por Arthur Golden e a biografia "Minha vida como gueixa: A verdadeira história de Mineko Iwasaki", escrita pela ex-gueixa Mineko Iwasaki juntamente com a jornalista americana Rande Brown. Por meio das duas narrativas problemática se centrou nas seguintes questões quem são as gueixas e como as duas obras evocam a identidade cultural que envolve esse universo? De que forma as visões de Golden e Iwasaki se diferem na composição representativa da antiga arte tradicional gueixa? Com que caráter as essas mulheres são retratadas no ocidente durante o pós Segunda Guerra Mundial? A pesquisa teve por objetivo analisar de modo critico o universo cultural que compõem o status identitário da gueixa por meio de duas perspectivas distintas e reconhecer o impacto imaginário dessa arte tradicional japonesa no ocidente pós Segunda Grande Guerra. Para o desenvolvimento metodológico o estudo partiu de uma análise comparativa das interpretações a respeito da figura da mulher gueixa, referente as duas obras anteriormente citadas, por meio da análise do conceito de identidade cultural elaborado por Stuart Hall bem como pelos ideais de Michel Foucault em relação à construção do discurso na formação disciplinar do corpo. A figura da gueixa, composta por suas tradições representativas, formadas através de um longo processo de construção fomentada pela criação de instituições próprias, chegando ao seu ápice no século XX, não acompanhou as mudanças mundiais com o pós Segunda Guerra Mundial desencadeando um desinteresse pela profissão artística, resultado este das múltiplas facetas identitária da pós-modernidade.
- ItemA mercantilização da imagem feminina: violência simbólica e pornografia no universo on-line(UNISA, 2019) Lima, Carina MenezesEste estudo analisa como a pornografia existente no universo on-line retrata a mulher, em específico, os blogs Testosterona e Xvideoporno usados como fonte para observar a representação do feminino. Examinando os problemas na maneira em que a pornografia afeta o universo feminino, no impacto que exerce na sociedade e compreendendo como a mercantilização da imagem feminina pode influenciar no comportamento social de homens com relação à representação da mulher, o estudo objetiva analisar como os conteúdos pornográficos retratam a mulher por intermédio de adjetivos mencionados nos blogs e consumidos por seu público de maioria masculina, considerado como público alvo dos sites consultados. O tratamento da fonte está fundado na Análise de Discurso a partir das categorias de análise 'mercantilização da imagem feminina' e 'violência simbólica' que norteiam o estudo para, assim, reconhecer a condição feminina e a violência simbólica geradas pela dominação masculina. Os resultados parciais obtidos esclarecem que a representação da mulher na pornografia é prejudicial para o universo feminino, pois a desqualifica e a subjuga. Os adjetivos atribuídos as significam como um objeto na relação exposta expressos nos títulos como, por exemplo, "Morena novinha gostosa de quatro". O adjetivo 'gostosa' se repete em muitos vídeos e demonstram a maneira com que a mulher é qualificada, vale dizer, como objeto e coisificada.
- ItemHistória, memória e devoção: as vozes do Rosário da Penha de França(UNISA, 2019) Moreira, Alessandra GuedesIdentificando um caminho ainda pouco investigado, o da liturgia musical das celebrações católicas aculturadas, este trabalho se caracteriza pela análise dos cânticos das celebrações da Igreja do Rosário dos Homens Pretos de Penha de França- na zona leste da cidade de São Paulo - tendo como objetivo entender como se dá o resgate da memória afetiva entre a população negra e seus ancestrais na atualidade, e de que forma os negros desta comunidade particular resgatam sua cultura ancestral como contribuição para as sociedades em que participam. Sendo assim, além de responder questões sobre a origem das irmandades leigas negras brasileiras ou mesmo investigar as práticas católicas dos africanos no Brasil Colonial, o estudo se destina exclusivamente a responder três problemas específicos: como a Irmandade dos Homens Pretos de Penha de França se preservou ao longo dos séculos XIX e XX, quais as ações que a comunidade da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França promove e como elas contribuem para a recuperação da memória afetiva dos negros e por fim como a liturgia musical das celebrações resgata a ancestralidade negra. O corpus documental para o desenvolvimento deste trabalho é composto pelos folhetos de cânticos entoados na celebração mensal da Igreja, que serão analisados partir das possibilidades de interpretação do processo histórico e do conceito de memória. Como resultado, espera-se identificar as relações estabelecidas no território religioso popular através de suas celebrações, características que podem remetera um passado que muitos pensavam não existir mais na cidade de São Paulo além de preservar e manter viva a memória ancestral, caracterizando este como um lugar de memória negra e identidade popular paulista.
- ItemProcesso de marginalização infantil e regulamentação do conceito de infância no brasil: uma análise do caso Bernardino (1888-1930)(UNISA, 2019) SILVA, Sangilly Pereira dos SantosEste estudo aborda as origens da regulamentação de infância no Brasil República e analisa o processo de marginalização da criança negra pobre entre1888-1930 a partir do caso Bernardino. Seu estudo permite observar que a arginalização decorre não apenas da falta de leis que fundamentem os direitos da criança. Para entender este processo buscamos uma história vista de baixo, partindo dos pormenores para entender como um o caso de Bernardino, garoto negro, pobre, preso aos 12 anos, colaborou para ampliar as normativas constitucionais sobre a infância na sociedade brasileira. Assim, analisar o processo marginalização infantil que levou a regulamentação do conceito de infância no Brasil a partir do caso Bernardino é o objetivo deste artigo. Trata se de um estudo de caso, com pesquisa documental em jornais, em específico, a legislação, como possibilita a microhistória. Os resultados parciais permitem considerar que o conceito de marginalização infantil se vincula aos conceitos de raça e classe. Contudo esta pesquisa identifica que o caso Bernardino foi de suma importância para que consolidação de normativas protetoras da criança considerando suas especificidades. O estudo permite observar que a criança negra e pobre é considerada naturalmente marginal, portanto, a noção de infância não está enraizada no sentimento da sociedade, principalmente quando se trata da criança negra e pobre. Por mais que haja mudanças nas legislações, o conceito de infância marginalizada se naturaliza como um correlato de criança negra.
- ItemO preço da liberdade: cartas de alforria na província de São Paulo (1880-1885)(UNISA, 2019) SOUZA, Bárbara Carolina SoaresEste Artigo visa demonstrar e compreender o processo de aquisição de Carta de Alforria no período colonial em São Paulo especificamente no município de Silveiras. Assim, pretende mensurar o quanto valia o preço da liberdade ceifada, porém, também refletir sobre o sentimento de alívio quando esta liberdade finalmente era reconquistada por negros e negras escravizados na época. Tratar e acompanhar esses fatos na Província de São Paulo na década de 1880 a 1885, partimos de uma visão histórica para compreensão e análise dos fatos de como era tratada a relação entre os senhores possuidores desses escravos e dos escravos. Demonstrar como esses cativos ganhariam novamente a liberdade. Esse estudo documental foca nas seguintes perguntas: Como eram feitos esses contratos entre patrão e escravo e de que forma era realizada essas negociações e se existia algum meio para comprar sua liberdade? Historicamente, como homens e mulheres escravizados faziam para conquistar a sua liberdade? Quais eram as leis que asseguravam os direitos dos escravos? A análise para realizar esse artigo foi utilizada uma sentença de carta de alforria disponível no Arquivo do Estado de São Paulo ARQ-SP como fonte de pesquisa. Trata da metodologia do Estudo de Caso. A Microhistória fundamenta a análise teórica, pois confere vislumbrar a figuras que passariam despercebidas pela História em uma escala individual.
- ItemO partido comunista e a vida privada das mulheres chinesas no período maoista(UNISA, 2019) Reis, Príscila NovaisO presente artigo, caracteriza-se pelo estudo da vida privada das mulheres chinesas ligadas ao Partido Comunista, no período Maoista compreendido entre 1949-1976 a partir do livro As boas mulheres da China, escrito pela jornalista Xinran. O estudo buscou entender a partir de uma perspectiva micro histórica, quais eram as funções das mulheres dentro do Partido Comunista Chinês, como o partido influenciava a vida privada dessas mulheres chinesas e como as mesmas mostravam-se leais a ideologia comunista. A pesquisa desta forma, objetiva analisar como o Maoismo afetava não somente o modo de conceber o mundo, mas também, toda a estrutura familiar dos chineses e qual foi a importância dos relatos contidos no livro de Xinran, em um dos momentos de maior perseguição política censura na China. Os resultados obtidos permitem considerar que apesar do discurso de igualdade entre géneros, as mulheres continuavam a ser subjugadas em nome da tradição chinesa, que segundo o novo modelo de governo vigente na China, deveria ser destruída.
- ItemAnálise do conteúdo de evolução em livros didáticos do ensino médio(Unisa, 2020) Marcrucci, Carla
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesO presente artigo é o trabalho de conclusão do curso de licenciatura em filosofia, no nível de graduação e tem como objetivo refletir sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia. Dessa maneira, buscou se contextualizar os desafios da educação na sociedade contemporânea e o papel da filosofia na formação dos discentes. O trabalho discorreu sobre os principais aspectos da filosofia do encontro, a biografia de Martin Buber e a atitude dialógica em sala de aula na relação professor e aluno. A metodologia utilizada constou na adoção da pesquisa bibliográfica e de fontes secundárias tais como livros, artigos e periódicos para levantamento dos dados. Os resultados demonstraram que a educação dialógica proposta por Buber visa superar as relações meramente coisificadas e mecanizadas da atualidade, com intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma nova comunidade global que valorize verdadeiros encontros entre pessoas e se torne mais humanizada.
- ItemDireitos Humanos: educação como direito fundamental e social do cidadão(UNISA, 2020) Silva, Juarez Sebastião Angelino daO estudo analisa o estado da arte na garantia da educação. Por meio de pesquisa bibliográfica em fontes que tratam deste tema, pretende-se demostrar que o acesso à educação também é um dos aspetos do direito humano fundamental que vem sendo conquistado ao longo dos anos.
- ItemGlobalização e seus efeitos na sociedade(UNISA, 2020) Farias, Lusilainde de Oliveira SouzaO artigo objetiva analisar os impactos trazidos pela globalização e apresentar seus pontos positivos e negativos.
- ItemEnsino de filosofia sob a perspectiva de Nietzsche(UNISA, 2020) Sá, Rejane dos Santos MagalhãesA pesquisa parte do problema: que quer dizer o lema tornar-se o que se é e como esta perspectiva filosófica de Nietzsche pode ser aplicada na prática pedagógica do ensino de filosofia visando à formação no discente do pensamento crítico, autônomo e criador de sentidos para a vida? Para responder ao problema da pesquisa, vamos examinar algumas hipóteses apresentadas por estudiosos da filosofia de Nietzsche e do tema ensino de filosofia. A análise do significado do lema tornar-se o que se é, tem como fonte primária o livro Ecce Homo: como alguém se torna o que é.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemRelevo do estado do Maranhão(UNISA, 2020) Cardoso, Declaudia PereiraO relevo é fruto do balanço entre agentes internos e externos e se aprofundará este estudo no estado de Maranhão, destacando principalmente o relevo por parte dos agentes externos.
- ItemTecnologia da informação e comunicação no ensino de biologia no ensino médio: aplicação no estudo de biologia celular(UNISA, 2020) Lima, José Euripedes Suliano deAtualmente é crescente a demanda da utilização da tecnologia nos diferentes contextos da sociedade, e a aproximação das mesmas no ambiente escolar, não é diferente. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) incorporam-se as práticas de ensino e aprendizagem e se adaptam à demanda social que prioriza a comunicação como processo de mediação educacional. Diante desse contexto, é imprescindível a importância e o uso dos livros didáticos nas escolas, sendo um material amplamente distribuído na educação básica sendo por muitas vezes, um dos principais recursos existentes nas salas de aula, definindo o que e de que forma serão trabalhados os temas em sala. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar os livros didáticos de Biologia quanto a implantação de estratégias das TIC no Ensino de Biologia, dando ênfase ao conteúdo de Biologia Celular. Para isso, foram analisados três livros didáticos acerca da presença ou indicação de TIC como ferramenta pedagógica aliada ao ensino de Biologia Celular. Os resultados demonstraram que o número de páginas que apresentam alguma indicação para TIC ainda são poucos e que existe uma carência de informações sobre tecnologias atribuídas ao conteúdo teórico dos livros analisados. Sendo assim, pode-se concluir que existe uma necessidade significativa de incorporar o ensino à tecnologia, utilizando as ferramentas tecnológicas como facilitadoras da aprendizagem.
- ItemReciclagem: um meio eficaz de contribuir com o meio ambiente(UNISA, 2020) Retondi, Jamila Clem de Oliveira FariaO presente artigo pretende, a partir da fundamentação teórica utilizada, traçar uma breve discussão acerca do processo de reciclagem para contribuição do meio ambiente, devido ao reaproveitamento que pode ser utilizado nesse método de reciclagem para incentivar a sociedade nesse ato e fazer uma boa ação