Graduação | Licenciatura
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação | Licenciatura por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 40
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRegulamento do TCC & Manual de orientação e formatação do artigo(UNISA, 2019) Ramacciotti, Bárbara LucchesiO TCC é um compoente curricular obrigatório dos cursos de graduação.
- ItemManual de estágio obrigatório supervisionado: modelos de relatórios(UNISA, 2019) Ramacciotti, Bárbara Lucchesi; Amed, Jussara Parada; Moriconi, Angélica; Fetz, FábioO Manual de Procedimentos tem por objetivo garantir as orientações necessárias para a adequada realização do Estágio Curricular Supervisionado pelos alunos do Curso de Filosofia.
- ItemO fenómeno da urbanização das cidades sob a ótica da industrialização(UNISA, 2020) Sousa, Paulo Renato da Silva; Almeida, Fábio Fetz de
- ItemReciclagem: um meio eficaz de contribuir com o meio ambiente(UNISA, 2020) Retondi, Jamila Clem de Oliveira Faria
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesO presente artigo é o trabalho de conclusão do curso de licenciatura em filosofia, no nível de graduação e tem como objetivo refletir sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia. Dessa maneira, buscou se contextualizar os desafios da educação na sociedade contemporânea e o papel da filosofia na formação dos discentes. O trabalho discorreu sobre os principais aspectos da filosofia do encontro, a biografia de Martin Buber e a atitude dialógica em sala de aula na relação professor e aluno. A metodologia utilizada constou na adoção da pesquisa bibliográfica e de fontes secundárias tais como livros, artigos e periódicos para levantamento dos dados. Os resultados demonstraram que a educação dialógica proposta por Buber visa superar as relações meramente coisificadas e mecanizadas da atualidade, com intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma nova comunidade global que valorize verdadeiros encontros entre pessoas e se torne mais humanizada.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO presente artigo sobre ensino de Filosofia visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (BNCC-EM) implementada em 2018, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas. Para desenvolver a pesquisa foram delimitados como objetivos: fazer um breve histórico sobre o ensino de filosofia; analisar as mudanças no ensino médio; examinar as contribuições da Filosofia para a formação dos indivíduos na contemporaneidade; verificar os desafios ainda existentes no que se refere às metodologias e currículos no ensino de Filosofia na atualidade. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica básica, com a análise de artigos de especialistas no tema e legislações que relativas a regulamentação do ensino de filosofia. Concluiu-se que a Filosofia contribui para a formação de indivíduos questionadores, que não aceitam passivamente as imposições das ideias ou conceitos. Contudo, essa atitude não interessa aos governos e classes dominantes e assim, a Filosofia vem sendo tirada dos programas escolares de maneiras explícitas e implícitas. No momento, as reformas educacionais e políticas públicas aprovadas e implementadas em 2018 mais uma vez colocaram o ensino filosófico como conteúdo de menor importância ao se descaracterizar a disciplina Filosofia e colocar os conteúdos como “estudos e práticas”. Cabe então, aos profissionais da área continuarem a luta pela valorização do trabalho filosófico despertando em cada aluno o senso crítico e buscando alternativas legais para que o retrocesso iminente não se perpetue.
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian Diniz
- ItemReciclagem: um meio eficaz de contribuir com o meio ambiente(UNISA, 2020) Retondi, Jamila Clem de Oliveira FariaO artigo pretende, a partir da fundamentação teórica utilizada, traçar uma breve discussão acerca do processo de reciclagem para contribuição do meio ambiente, devido a reaproveitamento que pode ser utilizado nesse método de reciclagem para incentivar a sociedade no ato.
- ItemDireitos Humanos: educação como direito fundamental e social do cidadão(UNISA, 2020) Silva, Juarez Sebastião Angelino daO estudo analisa o estado da arte na garantia da educação. Por meio de pesquisa bibliográfica em fontes que tratam deste tema, pretende-se demostrar que o acesso à educação também é um dos aspetos do direito humano fundamental que vem sendo conquistado ao longo dos anos.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO artigo visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina Filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas.
- ItemContribuições da educação ambiental no ensino médio: promovendo melhorias para o ensino(UNISA, 2020) Zambonini, Giulia LetíciaO objetivo da pesquisa é buscar conscientizar alunos do ensino médio por meio da Educação Ambiental, mostrando a realidade do desequilíbrio ambiental mundial. A história da destruição do meio ambiente já tem uma ampla trajetória e catástrofes no Brasil e no mundo. A temática Educação Ambiental (EA) tornou-se assunto mundial, mobilizando demandas e debates por décadas, tendo início em 1972, com conferências internacionais, como a Estocolmo. Diante da problemática mundial, no Brasil em 1999, criou a Política Nacional de Educação Ambiental que refere a obrigatoriedade da Educação Ambiental (EA) em todos os anos e modalidades de maneira interdisciplinar. Foi realizada uma revisão bibliográfica,as fontes de dados foram encontradas por meio das bases de dados bibliográficos: SCieLO (Scientific Eletronic Library OnLine), além de livros referenciados sobre o tema. A presente pesquisa reafirma a importância de ensinar aos alunos do ensino médio Educação Ambiental, contribuindo para futuros cidadãos conscientes, a fim de ajudar na preservação da natureza, que é seu lar.
- ItemGlobalização e seus efeitos na sociedade(UNISA, 2020) Farias, Lusilainde de Oliveira SouzaO artigo objetiva analisar os impactos trazidos pela globalização e apresentar seus pontos positivos e negativos.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesReflexão sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemAnálise do conteúdo de evolução em livros didáticos do ensino médio(Unisa, 2020) Marcrucci, Carla
- ItemEnsino de filosofia sob a perspectiva de Nietzsche(UNISA, 2020) Sá, Rejane dos Santos MagalhãesA pesquisa parte do problema: que quer dizer o lema tornar-se o que se é e como esta perspectiva filosófica de Nietzsche pode ser aplicada na prática pedagógica do ensino de filosofia visando à formação no discente do pensamento crítico, autônomo e criador de sentidos para a vida? Para responder ao problema da pesquisa, vamos examinar algumas hipóteses apresentadas por estudiosos da filosofia de Nietzsche e do tema ensino de filosofia. A análise do significado do lema tornar-se o que se é, tem como fonte primária o livro Ecce Homo: como alguém se torna o que é.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemRegulamento do TCC & manual de orientação e formatação do artigo(UNISA, 2020) Ramacciotti, Bárbara LucchesiO manual apresenta uma síntese das orientações gerais, do modelo e das regras de formatação (ABNT) que devem ser utilizadas na elaboração do TCC da licenciatura de Filosofia.
- ItemRelevo do estado do Maranhão(UNISA, 2020) Cardoso, Declaudia PereiraO relevo é fruto do balanço entre agentes internos e externos e se aprofundará este estudo no estado de Maranhão, destacando principalmente o relevo por parte dos agentes externos.
- ItemTecnologia da informação e comunicação no ensino de biologia no ensino médio: aplicação no estudo de biologia celular(UNISA, 2020) Lima, José Euripedes Suliano deAtualmente é crescente a demanda da utilização da tecnologia nos diferentes contextos da sociedade, e a aproximação das mesmas no ambiente escolar, não é diferente. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) incorporam-se as práticas de ensino e aprendizagem e se adaptam à demanda social que prioriza a comunicação como processo de mediação educacional. Diante desse contexto, é imprescindível a importância e o uso dos livros didáticos nas escolas, sendo um material amplamente distribuído na educação básica sendo por muitas vezes, um dos principais recursos existentes nas salas de aula, definindo o que e de que forma serão trabalhados os temas em sala. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar os livros didáticos de Biologia quanto a implantação de estratégias das TIC no Ensino de Biologia, dando ênfase ao conteúdo de Biologia Celular. Para isso, foram analisados três livros didáticos acerca da presença ou indicação de TIC como ferramenta pedagógica aliada ao ensino de Biologia Celular. Os resultados demonstraram que o número de páginas que apresentam alguma indicação para TIC ainda são poucos e que existe uma carência de informações sobre tecnologias atribuídas ao conteúdo teórico dos livros analisados. Sendo assim, pode-se concluir que existe uma necessidade significativa de incorporar o ensino à tecnologia, utilizando as ferramentas tecnológicas como facilitadoras da aprendizagem.