Graduação | Licenciatura
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- ItemA exclusão da exclusão uma visão higienista dentro do sanatório Ebenézer no século XX em Campos do Jordão(UNISA, 2009) Ranieri, Laís InácioA cidade de Campos do Jordão foi se formando decorrente ao afluxo dos tísicos (tuberculosos) que ali chegavam para se tratarem por conta da climatoterapia, a cura através do clima. Conhecida como a cidade solidária, Campos do Jordão, na verdade, foi um local escolhido pela sociedade para a exclusão dos tísicos das cidades grandes, principalmente São Paulo. Quando chegavam para resgatar o que a doença havia lhes tirado (emprego, família e amigos), os tísicos encontravam uma nova exclusão na arquitetura dos sanatórios. Esse trabalho tem como o objetivo, explorar essa arquitetura no Sanatório Ebenézer em Campos do Jordão, e mostrar como os doentes do peito eram excluídos internamente pela sua estrutura, e como o sanatório já era elaborado com o propósito para esse tipo de exclusão interna.
- ItemA Participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Da neutralidade pró-Aliados em 1941 à guerra não declarada entre fevereiro e agosto de 1942(UNISA, 2009) Salafia, Anderson LuizO processo de envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial começou muito antes do rompimento de relações com as nações do Eixo, em janeiro de 1942. A partir do momento em que foi implantado o Estado Novo no Brasil, as relações comerciais com a Alemanha entraram em gradual declínio na medida em que teve inicio uma aproximação com os Estados Unidos. Tal aproximação, amparada em uma relação de amizade onde coube ao Brasil apoiar a política externa norteamericana, em troca do fortalecimento de sua liderança no cone sul, foi resultado da convergência de interesses entre os governos, que viam na expansão do nazismo uma ameaça ao Novo Mundo. Apesar de o Brasil apenas reconhecer a existência de um estado de beligerância com o Eixo em agosto de 1942, a partir do ano anterior já vinha atuando de maneira consciente com o esforço de guerra Aliado. Entre janeiro e fevereiro, os ataques contra a Marinha Mercante brasileira representaram uma guerra não declarada onde, frente á iniciativa dos submarinos inimigos, o Brasil passou a adotar ações militares que cada vez mais o distanciaram de uma postura de neutralidade. Pressionado pela revolta popular, o governo Vargas declarou guerra ao Eixo após uma série de ataques contra mercantes que navegavam ao largo da costa brasileira.
- ItemTransformações no Bairro de Santo Amaro: migrações e urbanização entre 1930 e 1935(UNISA, 2009) Santos, Ana Carla Pessoa dos; Matias, Helenice dos Santos Rosa; Sobrinho, Neilsen; Silva, Regina Miranda daAs transformações no bairro de Santo Amaro aconteceram principalmente a partir da década de 30, época em que houve a integração do município de Santo Amaro à cidade de São Paulo, nesta década também ocorreram fatos históricos como a Revolução de 32, em que os santamarenses se viram obrigados a lutar, deixando as comemorações do aniversário do município para vestir a farda, por conta dessa Revolução. Três anos depois, o decreto Nº 6.983 de 22 de fevereiro de 1935, extinguiu o município de Santo Amaro. Havia necessidade e interesse político em antecipar a anexação de Santo Amaro, um município vastíssimo, que não conseguia se auto sustentar e que devia 500 contos ao tesouro do Estado de São Paulo, sendo assimtornou-se um bairro da capital. A partir desse fato o principal instrumento para a urbanização do bairro de Santo Amaro foram a presença dos imigrantes que aqui estavam desde século anterior, e com seus ofícios trazidos da Europa, África e Ásia ocasionando um desenvolvimento cultural, econômico e político encontrados até hoje.
- ItemAnálise do conteúdo de evolução em livros didáticos do ensino médio(Unisa, 2020) Marcrucci, Carla
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesO presente artigo é o trabalho de conclusão do curso de licenciatura em filosofia, no nível de graduação e tem como objetivo refletir sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia. Dessa maneira, buscou se contextualizar os desafios da educação na sociedade contemporânea e o papel da filosofia na formação dos discentes. O trabalho discorreu sobre os principais aspectos da filosofia do encontro, a biografia de Martin Buber e a atitude dialógica em sala de aula na relação professor e aluno. A metodologia utilizada constou na adoção da pesquisa bibliográfica e de fontes secundárias tais como livros, artigos e periódicos para levantamento dos dados. Os resultados demonstraram que a educação dialógica proposta por Buber visa superar as relações meramente coisificadas e mecanizadas da atualidade, com intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma nova comunidade global que valorize verdadeiros encontros entre pessoas e se torne mais humanizada.
- ItemDireitos Humanos: educação como direito fundamental e social do cidadão(UNISA, 2020) Silva, Juarez Sebastião Angelino daO estudo analisa o estado da arte na garantia da educação. Por meio de pesquisa bibliográfica em fontes que tratam deste tema, pretende-se demostrar que o acesso à educação também é um dos aspetos do direito humano fundamental que vem sendo conquistado ao longo dos anos.
- ItemGlobalização e seus efeitos na sociedade(UNISA, 2020) Farias, Lusilainde de Oliveira SouzaO artigo objetiva analisar os impactos trazidos pela globalização e apresentar seus pontos positivos e negativos.
- ItemEnsino de filosofia sob a perspectiva de Nietzsche(UNISA, 2020) Sá, Rejane dos Santos MagalhãesA pesquisa parte do problema: que quer dizer o lema tornar-se o que se é e como esta perspectiva filosófica de Nietzsche pode ser aplicada na prática pedagógica do ensino de filosofia visando à formação no discente do pensamento crítico, autônomo e criador de sentidos para a vida? Para responder ao problema da pesquisa, vamos examinar algumas hipóteses apresentadas por estudiosos da filosofia de Nietzsche e do tema ensino de filosofia. A análise do significado do lema tornar-se o que se é, tem como fonte primária o livro Ecce Homo: como alguém se torna o que é.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemRelevo do estado do Maranhão(UNISA, 2020) Cardoso, Declaudia PereiraO relevo é fruto do balanço entre agentes internos e externos e se aprofundará este estudo no estado de Maranhão, destacando principalmente o relevo por parte dos agentes externos.
- ItemTecnologia da informação e comunicação no ensino de biologia no ensino médio: aplicação no estudo de biologia celular(UNISA, 2020) Lima, José Euripedes Suliano deAtualmente é crescente a demanda da utilização da tecnologia nos diferentes contextos da sociedade, e a aproximação das mesmas no ambiente escolar, não é diferente. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) incorporam-se as práticas de ensino e aprendizagem e se adaptam à demanda social que prioriza a comunicação como processo de mediação educacional. Diante desse contexto, é imprescindível a importância e o uso dos livros didáticos nas escolas, sendo um material amplamente distribuído na educação básica sendo por muitas vezes, um dos principais recursos existentes nas salas de aula, definindo o que e de que forma serão trabalhados os temas em sala. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar os livros didáticos de Biologia quanto a implantação de estratégias das TIC no Ensino de Biologia, dando ênfase ao conteúdo de Biologia Celular. Para isso, foram analisados três livros didáticos acerca da presença ou indicação de TIC como ferramenta pedagógica aliada ao ensino de Biologia Celular. Os resultados demonstraram que o número de páginas que apresentam alguma indicação para TIC ainda são poucos e que existe uma carência de informações sobre tecnologias atribuídas ao conteúdo teórico dos livros analisados. Sendo assim, pode-se concluir que existe uma necessidade significativa de incorporar o ensino à tecnologia, utilizando as ferramentas tecnológicas como facilitadoras da aprendizagem.
- ItemReciclagem: um meio eficaz de contribuir com o meio ambiente(UNISA, 2020) Retondi, Jamila Clem de Oliveira FariaO presente artigo pretende, a partir da fundamentação teórica utilizada, traçar uma breve discussão acerca do processo de reciclagem para contribuição do meio ambiente, devido ao reaproveitamento que pode ser utilizado nesse método de reciclagem para incentivar a sociedade nesse ato e fazer uma boa ação
- ItemReciclagem: um meio eficaz de contribuir com o meio ambiente(UNISA, 2020) Retondi, Jamila Clem de Oliveira FariaO artigo pretende, a partir da fundamentação teórica utilizada, traçar uma breve discussão acerca do processo de reciclagem para contribuição do meio ambiente, devido a reaproveitamento que pode ser utilizado nesse método de reciclagem para incentivar a sociedade no ato.
- ItemContribuições da educação ambiental no ensino médio: promovendo melhorias para o ensino(UNISA, 2020) Zambonini, Giulia LetíciaO objetivo da pesquisa é buscar conscientizar alunos do ensino médio por meio da Educação Ambiental, mostrando a realidade do desequilíbrio ambiental mundial. A história da destruição do meio ambiente já tem uma ampla trajetória e catástrofes no Brasil e no mundo. A temática Educação Ambiental (EA) tornou-se assunto mundial, mobilizando demandas e debates por décadas, tendo início em 1972, com conferências internacionais, como a Estocolmo. Diante da problemática mundial, no Brasil em 1999, criou a Política Nacional de Educação Ambiental que refere a obrigatoriedade da Educação Ambiental (EA) em todos os anos e modalidades de maneira interdisciplinar. Foi realizada uma revisão bibliográfica,as fontes de dados foram encontradas por meio das bases de dados bibliográficos: SCieLO (Scientific Eletronic Library OnLine), além de livros referenciados sobre o tema. A presente pesquisa reafirma a importância de ensinar aos alunos do ensino médio Educação Ambiental, contribuindo para futuros cidadãos conscientes, a fim de ajudar na preservação da natureza, que é seu lar.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO presente artigo sobre ensino de Filosofia visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (BNCC-EM) implementada em 2018, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas. Para desenvolver a pesquisa foram delimitados como objetivos: fazer um breve histórico sobre o ensino de filosofia; analisar as mudanças no ensino médio; examinar as contribuições da Filosofia para a formação dos indivíduos na contemporaneidade; verificar os desafios ainda existentes no que se refere às metodologias e currículos no ensino de Filosofia na atualidade. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica básica, com a análise de artigos de especialistas no tema e legislações que relativas a regulamentação do ensino de filosofia. Concluiu-se que a Filosofia contribui para a formação de indivíduos questionadores, que não aceitam passivamente as imposições das ideias ou conceitos. Contudo, essa atitude não interessa aos governos e classes dominantes e assim, a Filosofia vem sendo tirada dos programas escolares de maneiras explícitas e implícitas. No momento, as reformas educacionais e políticas públicas aprovadas e implementadas em 2018 mais uma vez colocaram o ensino filosófico como conteúdo de menor importância ao se descaracterizar a disciplina Filosofia e colocar os conteúdos como “estudos e práticas”. Cabe então, aos profissionais da área continuarem a luta pela valorização do trabalho filosófico despertando em cada aluno o senso crítico e buscando alternativas legais para que o retrocesso iminente não se perpetue.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO artigo visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina Filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesReflexão sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia.
- ItemO fenômeno da urbanização das cidades sob a ótica da industrialização(UNISA, 2020) Sousa, Paulo Renato da Silva
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian DinizO presente trabalho visa uma melhor compreensão sobre o livro didático relacionado ao tema Peixes. Elaborou-se uma análise comparativa e qualitativa de três livros didáticos sobre o tema peixes, de modo que pode se observar que os livros analisados apresentam conteúdos com abordagem superficial sobre o tema, o que não compromete sua qualidade. Analisou-se ainda linguagem, imagens e figuras, exercícios e atividades práticas e se os livros versam sobre os peixes e seu registro fóssil, suas diferentes classes, radiação adaptativa, conquista do ambiente terrestre, anatomia e fisiologia. Desenvolveu-se um plano de aula relacionado ao tema Peixes, com uso do livro didático e apresentação de slides, o plano de aula é parte fundamental no trabalho e planejamento de aulas do professor uma vez que o mesmo norteia seu caminho docente na educação.