Graduação | Licenciatura
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação | Licenciatura por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 64
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA exclusão da exclusão uma visão higienista dentro do sanatório Ebenézer no século XX em Campos do Jordão(UNISA, 2009) Ranieri, Laís InácioA cidade de Campos do Jordão foi se formando decorrente ao afluxo dos tísicos (tuberculosos) que ali chegavam para se tratarem por conta da climatoterapia, a cura através do clima. Conhecida como a cidade solidária, Campos do Jordão, na verdade, foi um local escolhido pela sociedade para a exclusão dos tísicos das cidades grandes, principalmente São Paulo. Quando chegavam para resgatar o que a doença havia lhes tirado (emprego, família e amigos), os tísicos encontravam uma nova exclusão na arquitetura dos sanatórios. Esse trabalho tem como o objetivo, explorar essa arquitetura no Sanatório Ebenézer em Campos do Jordão, e mostrar como os doentes do peito eram excluídos internamente pela sua estrutura, e como o sanatório já era elaborado com o propósito para esse tipo de exclusão interna.
- ItemA formação geográfica da cidade de São Paulo e seus aspectos econômicos e a degradação do meio ambiente(UNISA, 2021) Martins, Vanderlei AparecidoDentro da epistemologia da Geografia, buscamos seu campo de investigação para uma avaliação crítica abordando a visão da formação geográfica da cidade de São Paulo, sua economia e seu meio ambiente natural degradado.
- ItemA importância das artes visuais na educação infantil(UNISA, 2023) Silva, Ivonete MarcondesO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo chamar a atenção para a importância e a relevância do ensino das artes visuais na educação infantil. Uma vez que esse ensinamento está presente desde os primeiros anos dos alunos no ensino formal, mas que muitas vezes é visto apenas como uma forma de entretenimento e sem uma finalidade ou justificativa objetiva no aprendizado do indivíduo. Desse modo, o presente trabalho de conclusão de curso busca evidenciar a importância das artes visuais na educação infantil por meio de aspectos históricos e sociais, resultados de uma revisão bibliográfica de autores relevantes que pesquisaram sobre essa temática.
- ItemA importância do ensino de artes e o auxílio do desenho para o desenvolvimento infantil(UNISA, 2023) Ribeiro, Bruno de SouzaTodos os dias independentemente da situação econômica da família, todas as crianças aprendem, os produtos e materiais em grande parte das vezes são diferenciados e de modo geral quando podem, há sempre um novo modo de se brincar, aprender ou inventar alguma coisa. Este trabalho é importante para que futuros professores possam compreender a importância do desenho durante o período da educação infantil como meio eficaz para a construção do conhecimento essencial e desenvolvido pela própria criança, o desenvolvimento deste estudo se faz necessário uma vez que utilizar a arte se faz cada vez mais importante tendo em vista que os desenhos são utilizados há bastante tempo na educação infantil. Para desenvolver este estudo a pergunta problema foi: Qual a importância do ensino de artes para o processo de desenvolvimento na educação infantil? Dessa forma o objetivo principal deste estudo foi descrever sobre os benefícios advindos do estudo de artes e sua aplicação na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica e exploratória, segundo o método de revisão sistemática. Está pesquisa é qualificada como qualitativa tendo em vista que busca apresentar narrativas escritas ou faladas por outros autores e pesquisadores que fizeram estudos na área. Conclui- se que arte na educação infantil é base e fundamento no desenvolvimento da aprendizagem, a criança não nasce sabendo desenhar, mas ao longo do tempo vai se aprimorando e adquirindo novas habilidades na medida que vai passando pelas fases de conhecimento e que envolvem o desenho.
- ItemA inclusão escolar de crianças autistas: formação do profissional e concepções no contexto de metodologias e abordagens pedagógicas(UNISA, 2022) Alves, Elcilene de AraújoO expõe sobre a significância do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e objetiva compreender como ocorre a inclusão de crianças autistas na escola.
- ItemA música como ferramenta de aprendizagem na educação infantil: benefícios e aplicações(UNISA, 2023) Silva, Sabrina Thiane Veloso daEste trabalho aborda a importância da música como ferramenta pedagógica na educação fundamental, investigando seus benefícios educacionais, socioemocionais e criativos. Através de uma análise detalhada, examinamos como a integração da música no ambiente educacional pode melhorar o processo de aprendizagem, despertar o interesse dos alunos pelas matérias curriculares e promover o desenvolvimento integral. Além disso, exploramos as maneiras específicas pelas quais a música pode ser aplicada para aprimorar o desenvolvimento acadêmico, habilidades socioemocionais e criatividade dos alunos.
- ItemA Participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Da neutralidade pró-Aliados em 1941 à guerra não declarada entre fevereiro e agosto de 1942(UNISA, 2009) Salafia, Anderson LuizO processo de envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial começou muito antes do rompimento de relações com as nações do Eixo, em janeiro de 1942. A partir do momento em que foi implantado o Estado Novo no Brasil, as relações comerciais com a Alemanha entraram em gradual declínio na medida em que teve inicio uma aproximação com os Estados Unidos. Tal aproximação, amparada em uma relação de amizade onde coube ao Brasil apoiar a política externa norteamericana, em troca do fortalecimento de sua liderança no cone sul, foi resultado da convergência de interesses entre os governos, que viam na expansão do nazismo uma ameaça ao Novo Mundo. Apesar de o Brasil apenas reconhecer a existência de um estado de beligerância com o Eixo em agosto de 1942, a partir do ano anterior já vinha atuando de maneira consciente com o esforço de guerra Aliado. Entre janeiro e fevereiro, os ataques contra a Marinha Mercante brasileira representaram uma guerra não declarada onde, frente á iniciativa dos submarinos inimigos, o Brasil passou a adotar ações militares que cada vez mais o distanciaram de uma postura de neutralidade. Pressionado pela revolta popular, o governo Vargas declarou guerra ao Eixo após uma série de ataques contra mercantes que navegavam ao largo da costa brasileira.
- ItemA participação da família e comunidade no contexto escolar(UNISA, 2022) Rodovalho, Pedro Vitor BatistaO trabalho apresenta como tema a participaçao da família e comunidade no contexto escolar, sendo dos mais importantes fatores para melhora da aprendizagem.
- ItemAbordagens de fisiologia vegetal: as principais características das plantas nos livros didáticos do Ensino Médio e sua importância no ensino e aprendizagem de Biologia(UNISA, 2021) Silva, Ana Paula Dill da; Ribeiro, Rodrigo Cezar
- ItemAnais: I e II semana de filosofia(UNISA, 2021) Ramacciotti, BárbaraOs Anais da I e II Semana de Filosofia reúnem os resumos expandidos de alguns dos melhores TCCs dos alunos da Licenciatura em Filosofia de 2020.
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian DinizO presente trabalho visa uma melhor compreensão sobre o livro didático relacionado ao tema Peixes. Elaborou-se uma análise comparativa e qualitativa de três livros didáticos sobre o tema peixes, de modo que pode se observar que os livros analisados apresentam conteúdos com abordagem superficial sobre o tema, o que não compromete sua qualidade. Analisou-se ainda linguagem, imagens e figuras, exercícios e atividades práticas e se os livros versam sobre os peixes e seu registro fóssil, suas diferentes classes, radiação adaptativa, conquista do ambiente terrestre, anatomia e fisiologia. Desenvolveu-se um plano de aula relacionado ao tema Peixes, com uso do livro didático e apresentação de slides, o plano de aula é parte fundamental no trabalho e planejamento de aulas do professor uma vez que o mesmo norteia seu caminho docente na educação.
- ItemAnálise didática do tema crustáceos em livros do ensino médio(UNISA, 2023) Broedel, Marta da Silva AugustoO livro didático é uma das principais ferramentas de ensino utilizadas na sala de aula, e ele pode representar um excelente apoio pedagógico para alunos, e docentes. A pesquisa acadêmica presente nesta monografia pode ser de extrema importância na ampliação dos conhecimentos de licenciados de biologia, uma vez que existe uma linguagem diferente entre um autor e outro, e, nem sempre são informações que possam ajudar significativamente no processo de aprendizagem de alunos do ensino básico. O principal objetivo foi analisar se os conteúdos dos livros didáticos do ensino médio contemplam os parâmetros curriculares do PCN e BNCC e os conteúdos formais presentes em livros didáticos do ensino superior. Para esta análise foram verificados os seguintes parâmetros qualitativamente: A morfologia, a diversidade, a evolução, a classificação, a contextualização ecológica e o contexto econômico. De forma geral os três livros do ensino médio analisados possuem abordagem inferior do que o esperado para o ensino do ensino médio, a linguagem é adequada para o ensino médio, porém o contexto cientifico deixa muito a desejar, as atividades dos livros são correspondentes para o ensino médio, mas deixa muito a desejar na linguagem abordada nas atividades, pois possuem questões totalmente diferente das que os alunos vão encontrar no vestibular e Enem.
- ItemAnálise do conteúdo de evolução em livros didáticos do ensino médio(Unisa, 2020) Marcrucci, Carla
- ItemAnálise do uso de elementos da paleontologia em livros didáticos de biologia do ensino médio(UNISA, 2022) Alves, Everton FernandoO livro didático ainda hoje é um dos principais norteadores do processo de ensino- aprendizagem no Ensino Médio. Análises de conteúdos da Paleontologia inseridos nesse material são importantes para que educadores possam conhecer a realidade atual da veiculação de tal tema nos livros e fornecer informações úteis na escolha de melhores livros didáticos de Biologia quanto à temática paleontológica.
- ItemAprendizagem escolar e o processo da prática docente(UNISA, 2022) Castro, Josiane Santos deO trabalho aborda a aprendizagem escolar e o processo da prática docente ante a busca por solucionar questões que envolvem o problema explicitado, o processo de aprendizagem, e os desafios do professor em sala de aula.
- ItemArte de ensinar para alunos surdos(UNISA, 2023) Jocys, Dayane Pereira Consolin
- ItemAvaliação da abordagem dos vírus em livros de Biologia do Ensino Médio(UNISA, 2021) Philbois, Felipe LacerdaO tema Vírus é importante para os alunos, pois em nosso cotidiano nos deparamos com eles a todo momento, e nesse em específico vivemos uma pandemia e é importante a eles que saibam compreender como um vírus funciona e a importância de tomar todos os cuidados necessários.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemAvaliação do conteúdo de briófitas em livros de ensino médio(UNISA, 2023) Abul al Rub, Elena Maria GabbiattiAs briófitas compreendem vegetais terrestres com morfologia bastante simples, cuja sobrevivência depende de ambientes úmidos, e necessitam de água para que ocorra a reprodução e o desenvolvimento, compondo assim um grupo de plantas pequenas e delicadas. Estão divididas em três filos: hepathophyta, Anthocerotophyta e Bryophyta. A maioria é terrestre e encontra se em todos os continentes. Possuem grande importância ecológica, pois são indicadores ambientais e reservatórios naturais de carbono. Por serem plantas desprovidas de sistema vascular, o transporte de nutrientes e água é feito por difusão entre as células e como consequência essas plantas não têm suporte para crescer em altura e comprimento formando tapetes verdes sobre a superfície terrestre. Neste trabalho procurou se avaliar o conteúdo sobre as briófitas abordado em três livros de ensino médio a partir de uma análise da maneira como cada um trata desse assunto, buscando o conhecimento e a melhor forma de aprendizagem. A metodologia usada procurou avaliar a qualidade de imagens e ilustrações, linguagem de texto, atividades práticas e exercícios propostos apresentadas nos livros. Após as análises o livro 1 (Contato Biologia Marcela Yaemi Ogo; Leandro Pereira de Godoy, 2016) foi considerado com o conteúdo mais adequado sobre briófitas para o ensino médio.