Graduação | Licenciatura
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- Item1ª Lei de Mendel: aplicada ao Ensino Médio(UNISA, 2020) Costa, Sarah Cristina da SilvaO presente trabalho teve como objetivo apresentar a ciência genética dentro da disciplina Biologia, com enfoque na primeira Lei de Mendel e suas aplicações. Do mesmo modo foi evidenciada a importância que a genética possui para a sociedade, desde o século passado. Para a elaboração deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando-se livros do Ensino Superior e artigos disponíveis na Internet, que serviram como fundamento para a sua realização. Livros didáticos do Ensino médio foram avaliados de acordo com os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN) e serviram de base para a elaboração da aula e do plano de aula. Neste estudo foi possível analisar o que se pensava anteriormente aos trabalhos de Mendel e à redescoberta das leis que deram base ao Mendelismo, bem como ao método de trabalho de Mendel, seus experimentos e conclusões. Em um segundo momento, foi aplicado o teste de qui-quadrado a fim de se analisar os resultados obtidos por Mendel em suas experiências com cruzamentos de ervilhas. A análise desses resultados por esse teste estatístico mostrou que os valores obtidos nesses experimentos eram, com altas probabilidades, compatíveis com a proporção fenotípica esperada de 3:1, na geração F2 (segunda geração filial).
- ItemA democratização dos espaços de aprendizagem em prol das infâncias na educação infantil(UNISA, 2023) Coqueiro, Kaliany Araujo; Lara, Leticia Aparecida Gonçalves deDurante todo percurso da escolar, o sujeito vivencia diversas experiencias dentro e fora da escola. Entretanto, pensando dentro, como tornar o percurso mais significativo, além de ir de em consonância com os documentos escolares. Isso é um desafio para as Escolas de Educação Infantil, junto às Secretarias de educação a fim de proporcionar uma relação solida entre a teoria e pratica. Logo, ao estudar os malefícios e os motivos de chegar a essa situação. Este artigo busca uma reflexão sobre a importância do contato com ambientes externos de qualidade, e o papel do arquiteto para tal construção. Consequentemente, chegando a conclusão que para um lugar democrático, é necessário a participação de toda a comunidade em volta, professores, gestores, alunos e equipe de apoio para pensar nas possibilidades de um lugar de aprendizagem relevante na vida dos estudantes. Para isso, foi feito uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando diretrizes, indicadores de qualidade e o currículo da cidade de São Paulo.
- ItemA exclusão da exclusão uma visão higienista dentro do sanatório Ebenézer no século XX em Campos do Jordão(UNISA, 2009) Ranieri, Laís InácioA cidade de Campos do Jordão foi se formando decorrente ao afluxo dos tísicos (tuberculosos) que ali chegavam para se tratarem por conta da climatoterapia, a cura através do clima. Conhecida como a cidade solidária, Campos do Jordão, na verdade, foi um local escolhido pela sociedade para a exclusão dos tísicos das cidades grandes, principalmente São Paulo. Quando chegavam para resgatar o que a doença havia lhes tirado (emprego, família e amigos), os tísicos encontravam uma nova exclusão na arquitetura dos sanatórios. Esse trabalho tem como o objetivo, explorar essa arquitetura no Sanatório Ebenézer em Campos do Jordão, e mostrar como os doentes do peito eram excluídos internamente pela sua estrutura, e como o sanatório já era elaborado com o propósito para esse tipo de exclusão interna.
- ItemA formação geográfica da cidade de São Paulo e seus aspectos econômicos e a degradação do meio ambiente(UNISA, 2021) Martins, Vanderlei AparecidoDentro da epistemologia da Geografia, buscamos seu campo de investigação para uma avaliação crítica abordando a visão da formação geográfica da cidade de São Paulo, sua economia e seu meio ambiente natural degradado.
- ItemA importância das artes visuais na educação infantil(UNISA, 2023) Silva, Ivonete MarcondesO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo chamar a atenção para a importância e a relevância do ensino das artes visuais na educação infantil. Uma vez que esse ensinamento está presente desde os primeiros anos dos alunos no ensino formal, mas que muitas vezes é visto apenas como uma forma de entretenimento e sem uma finalidade ou justificativa objetiva no aprendizado do indivíduo. Desse modo, o presente trabalho de conclusão de curso busca evidenciar a importância das artes visuais na educação infantil por meio de aspectos históricos e sociais, resultados de uma revisão bibliográfica de autores relevantes que pesquisaram sobre essa temática.
- ItemA importância do ensino de artes e o auxílio do desenho para o desenvolvimento infantil(UNISA, 2023) Ribeiro, Bruno de SouzaTodos os dias independentemente da situação econômica da família, todas as crianças aprendem, os produtos e materiais em grande parte das vezes são diferenciados e de modo geral quando podem, há sempre um novo modo de se brincar, aprender ou inventar alguma coisa. Este trabalho é importante para que futuros professores possam compreender a importância do desenho durante o período da educação infantil como meio eficaz para a construção do conhecimento essencial e desenvolvido pela própria criança, o desenvolvimento deste estudo se faz necessário uma vez que utilizar a arte se faz cada vez mais importante tendo em vista que os desenhos são utilizados há bastante tempo na educação infantil. Para desenvolver este estudo a pergunta problema foi: Qual a importância do ensino de artes para o processo de desenvolvimento na educação infantil? Dessa forma o objetivo principal deste estudo foi descrever sobre os benefícios advindos do estudo de artes e sua aplicação na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica e exploratória, segundo o método de revisão sistemática. Está pesquisa é qualificada como qualitativa tendo em vista que busca apresentar narrativas escritas ou faladas por outros autores e pesquisadores que fizeram estudos na área. Conclui- se que arte na educação infantil é base e fundamento no desenvolvimento da aprendizagem, a criança não nasce sabendo desenhar, mas ao longo do tempo vai se aprimorando e adquirindo novas habilidades na medida que vai passando pelas fases de conhecimento e que envolvem o desenho.
- ItemA inclusão escolar de crianças autistas: formação do profissional e concepções no contexto de metodologias e abordagens pedagógicas(UNISA, 2022) Alves, Elcilene de AraújoO expõe sobre a significância do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e objetiva compreender como ocorre a inclusão de crianças autistas na escola.
- ItemA mercantilização da imagem feminina: violência simbólica e pornografia no universo on-line(UNISA, 2019) Lima, Carina MenezesEste estudo analisa como a pornografia existente no universo on-line retrata a mulher, em específico, os blogs Testosterona e Xvideoporno usados como fonte para observar a representação do feminino. Examinando os problemas na maneira em que a pornografia afeta o universo feminino, no impacto que exerce na sociedade e compreendendo como a mercantilização da imagem feminina pode influenciar no comportamento social de homens com relação à representação da mulher, o estudo objetiva analisar como os conteúdos pornográficos retratam a mulher por intermédio de adjetivos mencionados nos blogs e consumidos por seu público de maioria masculina, considerado como público alvo dos sites consultados. O tratamento da fonte está fundado na Análise de Discurso a partir das categorias de análise 'mercantilização da imagem feminina' e 'violência simbólica' que norteiam o estudo para, assim, reconhecer a condição feminina e a violência simbólica geradas pela dominação masculina. Os resultados parciais obtidos esclarecem que a representação da mulher na pornografia é prejudicial para o universo feminino, pois a desqualifica e a subjuga. Os adjetivos atribuídos as significam como um objeto na relação exposta expressos nos títulos como, por exemplo, "Morena novinha gostosa de quatro". O adjetivo 'gostosa' se repete em muitos vídeos e demonstram a maneira com que a mulher é qualificada, vale dizer, como objeto e coisificada.
- ItemA música como ferramenta de aprendizagem na educação infantil: benefícios e aplicações(UNISA, 2023) Silva, Sabrina Thiane Veloso daEste trabalho aborda a importância da música como ferramenta pedagógica na educação fundamental, investigando seus benefícios educacionais, socioemocionais e criativos. Através de uma análise detalhada, examinamos como a integração da música no ambiente educacional pode melhorar o processo de aprendizagem, despertar o interesse dos alunos pelas matérias curriculares e promover o desenvolvimento integral. Além disso, exploramos as maneiras específicas pelas quais a música pode ser aplicada para aprimorar o desenvolvimento acadêmico, habilidades socioemocionais e criatividade dos alunos.
- ItemA participação da família e comunidade no contexto escolar(UNISA, 2022) Rodovalho, Pedro Vitor BatistaO trabalho apresenta como tema a participaçao da família e comunidade no contexto escolar, sendo dos mais importantes fatores para melhora da aprendizagem.
- ItemA promoção a inclusão de alunos não alfabéticos no 5º ano do ensino fundamental(UNISA, 2023) Carvalho, Maria Elisa Pires deO presente artigo procura compreender, como promover a inclusão de alunos não alfabetizados no 5º ano do Ensino Fundamental, refletindo sobre os processos de alfabetização e letramento. Tem como objetivo, comparar as experiências educativas pelas dimensões da inclusão de alunos não alfabetizados no 5º ano do Ensino Fundamental. Para assegurar o acesso e a permanência dos educandos, as condições de aprendizagem e um ambiente que seja respeitador e democratizado. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a bibliográfica e documental, procurando compreender os desafios que os professores enfrentam no dia a dia emsala de aula para promover a inclusão de alunos ainda não alfabetizados, que chegam ao 5º ano com defasagem no aprendizado. Recorrer ao uso de diversos métodos para a efetivação dessa aprendizagem, é necessário, e o educador precisa levar em consideração a heterogeneidade da sala e atender individualmente cada educando, pois como se sabe, cada criança tem um tempo próprio para assimilar o que está sendo ensinado, mas as salas de aulas são superlotadas, sendo assim a atenção individual se torna um desafio maior na atuação do docente durante esses processos citados. Todavia, pretende-se constatar que o processo de aprendizado de alunos que chegam ao 5º ano do Ensino Fundamental sem estarem alfabetizados e letrados não dependesó da atuação dos docentes, mas também de estratégias didáticas para auxiliar no processo de alfabetização e letramentos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemA valorização da cultura em escolas de regiões periféricas(UNISA, 2023) Gonçalves, Ester Pires Ferreira; Canela, Letícia Cabete; Silva, Natasha Angélica Francisca da; Silva, Victória VersianiNota-se que as escolas periféricas, muitas vezes, não valorizam a cultura da comunidade periféricas, fator que pode tornar a aprendizagem desinteressante. A necessidade de reconhecer e abordar a falta de inclusão cultural nessas escolas é considerada de extrema importância, pois a educação desempenha um papel fundamental na emancipação dos indivíduos, capacitando-os para que ao invés de serem subjugados por ideais ou sistemas externos, as educações os libertem com a oportunidade de enxergar o mundo com maior criticidade e se tornarem cidadãos autônomos e conscientes.
- ItemAbordagem do ensino das cadeias alimentares no ensino médio(2021) Gonçalves, Dafner Cristina VidaA temática de Cadeia alimentar é contemplada dentro do currículo paulista do Ensino Médio nas unidades temáticas de Matéria e energia, objetivo do conhecimento em Biologia. Nos livros didáticos de ciências em geral, as cadeias alimentares são apresentadas como uma sequência simples de organismos que servem de alimento um para o outro, partindo de um produto. Cabe ao ensino de ciências e biologia, instigar os estudantes à descoberta delas como integrantes de ecossistemas mais complexos e dinâmicos, com interações entre espécies, e relações de causa e efeito. Este trabalho, reitera a diversidade metodológica apresentada por diversos autores para trazer sentido ao processo de ensino-aprendizagem de biologia, como o uso de jogos, dinâmicas, história em quadrinhos e tecnologia, associados às aulas expositivas. Avalia também três livros didáticos que abordam a temática, considerando o ciclo do Plano Nacional da Educação anterior à 2018, e um exemplar representante do novo Plano Nacional da Educação.
- ItemAbordagem do grupo das aranhas em livros didáticos do Ensino Médio(UNISA, 2020) Santos, Ivan Domingos dosO presente trabalho tem como objetivos fazer uma revisão bibliográfica sobre o grupo das aranhas Há ainda um breve histórico sobre o ensino de Ciências no Brasil, discutindo os obstáculos e mudanças ocorridas. Foi realizada uma análise de três livros didáticos de Biologia, do ensino médio. Com a análise percebe-se que há uma boa introdução a respeito de artrópodes em geral, porém não se aprofundando no tema aracnídeos, ou mais especificamente em aranhas. O livro da autora Sônia Lopes, ainda faz uma breve citação da importância médica dos aracnídeos, se estendendo um pouco mais que os outros dois.
- ItemAbordagens de fisiologia vegetal: as principais características das plantas nos livros didáticos do Ensino Médio e sua importância no ensino e aprendizagem de Biologia(UNISA, 2021) Silva, Ana Paula Dill da; Ribeiro, Rodrigo Cezar
- ItemAnais: I e II semana de filosofia(UNISA, 2021) Ramacciotti, BárbaraOs Anais da I e II Semana de Filosofia reúnem os resumos expandidos de alguns dos melhores TCCs dos alunos da Licenciatura em Filosofia de 2020.
- ItemAnarquia como movimento operário da República Velha(UNISA, 2023) Costa, William Santos daEste artigo tem como objetivo desmistificar equívocos e preconceitos associados ao anarquismo como um movimento operário durante a República Velha no Brasil, explorando as origens do anarquismo destacando seus principais feitos, com o intuito de analisar as estratégias e táticas empregadas pelos anarquistas no contexto do movimento operário, incluindo greves, jornais e sindicatos. Buscaremos destacar as contribuições do anarquismo, sua diversidade ideológica e a influência positiva que teve no movimento trabalhista da época, oferecendo uma visão mais precisa e equilibrada do anarquismo como parte integrante e influente do movimento operário durante a República Velha, combatendo equívocos e preconceitos históricos.
- ItemAnatomia e fisiologia do sistema digestório humano: uma abordagem para o ensino médio(UNISA, 2021) Sarain, Ana Carolina TrindadeO ensino de biologia para o ensino médio em São Paulo, guiado pela LDB, BNCC, Currículo Paulista e Matriz de Avaliação Processual, tem como objetivo o posicionamento crítico dos alunos para que estes saibam decidir sobre o que infere diretamente em suas vidas, como sua nutrição. O sistema digestório humano é trabalhado no terceiro ano do ensino médio, aprofundando conteúdos já vistos anteriormente. Para isto, foi realizada a revisão bibliográfica de livros acadêmicos acerca da anatomia e histologia básica dos órgãos que compõe o canal alimentar e seus órgãos acessórios e dos processos fisiológicos que ocorrem neste sistema, enfatizando os processos de digestão e absorção de carboidratos, proteínas, lipídios. Os livros didáticos são fundamentais no preparo de aulas e como material para complementar estas, ministradas na educação básica. Foram analisados: Conexões com a Biologia (2016) – Livro 1, Biologia moderna: Amabis & Martho (2016) – Livro 2 e Multiversos: ciências da natureza: matéria, energia e a vida: ensino médio (2020) – Livro 3, a fim de qualificar estes de acordo com os mesmos parâmetros (Figuras, Conteúdo, Estrutura geral e Atividades) lhes atribuindo notas de 1 à 5. Comparando as médias obtidas pelos mesmos, em cada parâmetro, o Biologia moderna: Amabis & Martho (2016) – Livro 2 obteve maior nota total, porém o conteúdo sobre o Sistema Digestório Humano está no livro dedicado ao segundo ano, com isto, este livro apresenta dificuldades em seu uso, já que os alunos do terceiro ano não têm acesso a este. O Conexões com a Biologia (2016) – Livro 1 obteve segunda maior nota, com o conteúdo no livro da série adequada, porém com a reforma do Ensino Médio o Multiversos: ciências da natureza: matéria, energia e a vida: ensino médio (2020) – Livro 3, mesmo obtendo menor nota, será utilizado em muitas escolas. Por tanto, o plano de aula presente neste trabalho foi elaborado com base no Biologia moderna: Amabis & Martho (2016) – Livro 2, atentando-se as características presentes no Multiversos: ciências da natureza: matéria, energia e a vida: ensino médio (2020) – Livro 3, cujo qual os alunos têm acesso.
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian DinizO presente trabalho visa uma melhor compreensão sobre o livro didático relacionado ao tema Peixes. Elaborou-se uma análise comparativa e qualitativa de três livros didáticos sobre o tema peixes, de modo que pode se observar que os livros analisados apresentam conteúdos com abordagem superficial sobre o tema, o que não compromete sua qualidade. Analisou-se ainda linguagem, imagens e figuras, exercícios e atividades práticas e se os livros versam sobre os peixes e seu registro fóssil, suas diferentes classes, radiação adaptativa, conquista do ambiente terrestre, anatomia e fisiologia. Desenvolveu-se um plano de aula relacionado ao tema Peixes, com uso do livro didático e apresentação de slides, o plano de aula é parte fundamental no trabalho e planejamento de aulas do professor uma vez que o mesmo norteia seu caminho docente na educação.
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian DinizO presente trabalho visa uma melhor compreensão sobre o livro didático relacionado ao tema Peixes. Elaborou-se uma análise comparativa e qualitativa de três livros didáticos sobre o tema peixes, de modo que pode se observar que os livros analisados apresentam conteúdos com abordagem superficial sobre o tema, o que não compromete sua qualidade. Analisou-se ainda linguagem, imagens e figuras, exercícios e atividades práticas e se os livros versam sobre os peixes e seu registro fóssil, suas diferentes classes, radiação adaptativa, conquista do ambiente terrestre, anatomia e fisiologia. Desenvolveu-se um plano de aula relacionado ao tema Peixes, com uso do livro didático e apresentação de slides, o plano de aula é parte fundamental no trabalho e planejamento de aulas do professor uma vez que o mesmo norteia seu caminho docente na educação.