Graduação | Licenciatura
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- ItemA exclusão da exclusão uma visão higienista dentro do sanatório Ebenézer no século XX em Campos do Jordão(UNISA, 2009) Ranieri, Laís InácioA cidade de Campos do Jordão foi se formando decorrente ao afluxo dos tísicos (tuberculosos) que ali chegavam para se tratarem por conta da climatoterapia, a cura através do clima. Conhecida como a cidade solidária, Campos do Jordão, na verdade, foi um local escolhido pela sociedade para a exclusão dos tísicos das cidades grandes, principalmente São Paulo. Quando chegavam para resgatar o que a doença havia lhes tirado (emprego, família e amigos), os tísicos encontravam uma nova exclusão na arquitetura dos sanatórios. Esse trabalho tem como o objetivo, explorar essa arquitetura no Sanatório Ebenézer em Campos do Jordão, e mostrar como os doentes do peito eram excluídos internamente pela sua estrutura, e como o sanatório já era elaborado com o propósito para esse tipo de exclusão interna.
- ItemA inclusão escolar de crianças autistas: formação do profissional e concepções no contexto de metodologias e abordagens pedagógicas(UNISA, 2022) Alves, Elcilene de AraújoO expõe sobre a significância do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e objetiva compreender como ocorre a inclusão de crianças autistas na escola.
- ItemA Participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Da neutralidade pró-Aliados em 1941 à guerra não declarada entre fevereiro e agosto de 1942(UNISA, 2009) Salafia, Anderson LuizO processo de envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial começou muito antes do rompimento de relações com as nações do Eixo, em janeiro de 1942. A partir do momento em que foi implantado o Estado Novo no Brasil, as relações comerciais com a Alemanha entraram em gradual declínio na medida em que teve inicio uma aproximação com os Estados Unidos. Tal aproximação, amparada em uma relação de amizade onde coube ao Brasil apoiar a política externa norteamericana, em troca do fortalecimento de sua liderança no cone sul, foi resultado da convergência de interesses entre os governos, que viam na expansão do nazismo uma ameaça ao Novo Mundo. Apesar de o Brasil apenas reconhecer a existência de um estado de beligerância com o Eixo em agosto de 1942, a partir do ano anterior já vinha atuando de maneira consciente com o esforço de guerra Aliado. Entre janeiro e fevereiro, os ataques contra a Marinha Mercante brasileira representaram uma guerra não declarada onde, frente á iniciativa dos submarinos inimigos, o Brasil passou a adotar ações militares que cada vez mais o distanciaram de uma postura de neutralidade. Pressionado pela revolta popular, o governo Vargas declarou guerra ao Eixo após uma série de ataques contra mercantes que navegavam ao largo da costa brasileira.
- ItemAbordagens de fisiologia vegetal: as principais características das plantas nos livros didáticos do Ensino Médio e sua importância no ensino e aprendizagem de Biologia(UNISA, 2021) Silva, Ana Paula Dill da; Ribeiro, Rodrigo Cezar
- ItemAnais: I e II semana de filosofia(UNISA, 2021) Ramacciotti, BárbaraOs Anais da I e II Semana de Filosofia reúnem os resumos expandidos de alguns dos melhores TCCs dos alunos da Licenciatura em Filosofia de 2020.
- ItemAnálise crítica sobre o tema peixes em livros didáticos de biologia(UNISA, 2020) Nogueira, Willian Diniz
- ItemAnálise do conteúdo de evolução em livros didáticos do ensino médio(Unisa, 2020) Marcrucci, Carla
- ItemAnálise do uso de elementos da paleontologia em livros didáticos de biologia do ensino médio(UNISA, 2022) Alves, Everton FernandoO livro didático ainda hoje é um dos principais norteadores do processo de ensino- aprendizagem no Ensino Médio. Análises de conteúdos da Paleontologia inseridos nesse material são importantes para que educadores possam conhecer a realidade atual da veiculação de tal tema nos livros e fornecer informações úteis na escolha de melhores livros didáticos de Biologia quanto à temática paleontológica.
- ItemAprendizagem escolar e o processo da prática docente(UNISA, 2022) Castro, Josiane Santos deO trabalho aborda a aprendizagem escolar e o processo da prática docente ante a busca por solucionar questões que envolvem o problema explicitado, o processo de aprendizagem, e os desafios do professor em sala de aula.
- ItemAvaliação da abordagem dos vírus em livros de Biologia do Ensino Médio(UNISA, 2021) Philbois, Felipe LacerdaO tema Vírus é importante para os alunos, pois em nosso cotidiano nos deparamos com eles a todo momento, e nesse em específico vivemos uma pandemia e é importante a eles que saibam compreender como um vírus funciona e a importância de tomar todos os cuidados necessários.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemAvaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio(UNISA, 2020) Kuzma, Denise SantiagoA glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células.
- ItemBreves considerações sobre o espaço geográfico em Milton Santos(UNISA, 2021) Ribeiro, Magda AparecidaReflexão sobre o conceito de espaço como objeto central da Geografia.
- ItemO conteúdo de botânica em livros didáticos do segundo ano do Ensino Médio(UNISA, 2021) Namen, Fernanda GarciaO estudo buscou conhecer a origem do livro didático e sua evolução junto ao ensino, e ao mesmo tempo buscou, na Biologia, conhecer a Botânica e suas áreas de estudo.
- ItemContexto educacional: a perspectiva da aprendizagem e o desenvolvimento intelectual(UNISA, 2022) Siqueira, Gabriela da SilvaO artigo aborda o contexto educacional: o comportamento na perspetiva da aprendizagem.
- ItemContribuições da educação ambiental no ensino médio: promovendo melhorias para o ensino(UNISA, 2020) Zambonini, Giulia LetíciaO objetivo da pesquisa é buscar conscientizar alunos do ensino médio por meio da Educação Ambiental, mostrando a realidade do desequilíbrio ambiental mundial. A história da destruição do meio ambiente já tem uma ampla trajetória e catástrofes no Brasil e no mundo. A temática Educação Ambiental (EA) tornou-se assunto mundial, mobilizando demandas e debates por décadas, tendo início em 1972, com conferências internacionais, como a Estocolmo. Diante da problemática mundial, no Brasil em 1999, criou a Política Nacional de Educação Ambiental que refere a obrigatoriedade da Educação Ambiental (EA) em todos os anos e modalidades de maneira interdisciplinar. Foi realizada uma revisão bibliográfica,as fontes de dados foram encontradas por meio das bases de dados bibliográficos: SCieLO (Scientific Eletronic Library OnLine), além de livros referenciados sobre o tema. A presente pesquisa reafirma a importância de ensinar aos alunos do ensino médio Educação Ambiental, contribuindo para futuros cidadãos conscientes, a fim de ajudar na preservação da natureza, que é seu lar.
- ItemDeficiência física: diretrizes para promoção de uma escola inclusiva(UNISA, 2022) Silva, Francinalda Sousa CostaO trabalho objetiva mostrar um pouco sobre a sociedade portadora de deficiência.
- ItemDireitos Humanos: educação como direito fundamental e social do cidadão(UNISA, 2020) Silva, Juarez Sebastião Angelino daO estudo analisa o estado da arte na garantia da educação. Por meio de pesquisa bibliográfica em fontes que tratam deste tema, pretende-se demostrar que o acesso à educação também é um dos aspetos do direito humano fundamental que vem sendo conquistado ao longo dos anos.
- ItemEducação ambiental: análise sobre a abordagem em livros didáticos do Ensino Médio(UNISA, 2022) Curica, Jean GomesO trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa de 3 livros didáticos do ensino médio, selecionando referências relacionadas ao tema Educação Ambiental.
- ItemEnsino de filosofia e os retrocessos da nova BNCC: reflexões filosóficas e didáticas(UNISA, 2020) Barros, Adriano Aparecido Pontes deO artigo visa examinar alguns aspectos da reforma operada pela nova Base Nacional Curricular Comum, trazendo algumas reflexões sobre a história da disciplina Filosofia nos currículos escolares, políticas educacionais e questões didáticas.
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