Mestrado em Ciências da Saúde
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Navegando Mestrado em Ciências da Saúde por Autor "Braga, Renata"
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- ItemPerfil de pacientes internados em um hospital público na região sul da cidade de São Paulo(UNISA, 2016) Braga, RenataA saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde como “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Portanto a saúde é produzida nas relações com o meio físico, psíquico, social, político, econômico, cultural e ambiental de uma sociedade. OBJETIVO: conhecer o perfil dos pacientes internados em um Hospital Público Escola da região Sul de São Paulo por meio das características pessoais, socioeconômica, habitacionais, composição familiar, acesso à saúde e demanda social. MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo e analítico, realizado em um Hospital Público da Região Sul de São Paulo- SP, no período de junho de 2015 a setembro de 2015, com 400 indivíduos internados no setor de Observação do Pronto Socorro e coletadas informações por meio de entrevista pessoal. CONCLUSÕES: A população desse serviço se encontra em situação de vulnerabilidade decorrentes do contexto social no qual estão inseridos, essa vulnerabilidade possui múltiplas dimensões e não se restringe apenas à carência ou ausência material, pois a maioria são chefes de famílias jovens, com presença significativa de filhos, renda mensal insuficiente, alta taxa de desemprego, alto percentual de trabalho informal e baixa escolaridade. Poucas famílias recebem algum tipo de Benefício de Transferência de Renda e uma parcela mínima participa de algum projeto social. As principais causas de internação foram às doenças cardiovasculares e causas externas. Um número significante dos pacientes possui comorbidades sendo as mais citadas: doenças cardiovasculares e metabólicas, apenas alguns possuem algum tipo de acompanhamento médico. A principal demanda social nesse primeiro acolhimento foi às orientações gerais. O conhecimento do perfil socioeconômico e cultural desses indivíduos podem subsidiar estratégias de atendimento.