Mestrado em Administração e Liderança

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    Liderança e gestão educacional: análise da percepção do estilo administrativo e pedagógico de líderes educacionais em Imperatriz – Maranhão
    (UNISA, 2006) Silva, Roza Maria Soares da
    Este trabalho apresenta um estudo sobre a liderança e a gestão de líderes educacionais em Imperatriz - MA nas escolas da rede estadual de educação considerando os aspectos administrativos e pedagógicos. O estudo inicia-se com uma fundamentação em diferentes correntes teóricas ao longo da história da administração geral, com uma ênfase ao Brasil, fazendo relação de paradigma desde as teorias consideradas clássicas às contemporâneas que respaldaram a formação e a atuação de administradores de escolas ao longo da história da administração em educação no Brasil. Constata-se centralização de poder na gestão das escolas da rede pública estadual em Imperatriz - MA, tanto do poder executivo, desde a iniciação dos gestores às mais simples ações de autonomia do gestor na escola, quanto do próprio gestor às vezes influenciado por uma cultura tradicional de gerenciar que atribui ao chefe o poder de decisão através de formas e estilos de liderança autoritária. Para realização da análise de liderança e gestão educacional nas escolas estaduais de Imperatriz foram coletados declarações do Gerente de Articulações da Região do Tocantins, diretoria de Desenvolvimento Humano, gestores das escolas, coordenadores pedagógicos, professores e alunos das escolas campo. Através das declarações deduz-se que uma autonomia pedagógica, administrativa e financeira passa a produzir as determinações dos interesses da ideologia de quem está no poder mesmo com a implantação de instrumentos descentralizados como o colegiado, o caixa escolar e o projeto político pedagógico. Entretanto, nota-se que a gestão das escolas estaduais caminha vagarosamente para uma atuação democrática e de superação da força que impera.
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    Concordância e discordância de teorias de liderança: estudo comparativo entre universitários de administração de uma instituição privada do estado de São Paulo
    (UNISA, 2007) Dias, Ely José Hollen
    Estudos no campo da psicologia e da sociologia têm indicado lacunas a serem preenchidas por estilos diferentes de liderança adotados por organizações ao redor do mundo. Com isso em vista, o presente estudo realizou uma pesquisa entre estudantes de administração de uma instituição de ensino superior na região sul da cidade de São Paulo. Utilizando-se de um questionário, o estudo mensurou o grau de concordância dos estudantes em relação a diferentes estilos de liderança. Os dados coletados foram então tabulados numa planilha eletrônica que pode ser vista no capítulo 4. Baseando-se na teoria, em significativa bibliografia, e em dados encontrados entre eruditos e futuros líderes, este estudo concluiu que o estilo de liderança servidora pode ser considerado uma opção viável, e até desejável, para responder às exigências sociais, sendo uma boa referência para professores de ensino superior, e uma contribuição para estudantes que precisam de subsídios para se tornar líderes eficientes, sintonizados com nosso tempo. Ademais, considerando que a liderança é uma relação entre influência e poder, o estudo propõe que os líderes necessitam de relações baseadas em conceitos e princípios coerentes com as relações humanas.
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    Liderança feminina: mulheres na alta liderança de empresas da cidade de São Paulo, Osasco e Barueri
    (UNISA, 2008) Cosso, Esther
    O objetivo maior deste estudo foi identificar como mulheres chegam a cargos de alta liderança em empresas na cidade de São Paulo, Osasco e Barueri. Os pressupostos estabelecidos foram: Mulheres que ocupam cargos de alta liderança ajudam as empresa a se adaptarem às condições de transformação e aprimoramento da sua posição competitiva, preparando-as para o futuro; A liderança feminina voltada a mudanças reduz a complacência, aumenta o sentido de urgência e cria-se nas empresas da cidade de São Paulo, Osasco e Barueri uma visão orientadora para seus negócios. Os objetivos intermediários foram: apresentar, identificar, demonstrar e reconhecer a liderança feminina em relação às Competências de Liderança estudadas no Programa de Liderança da Universidade de Santo Amaro, o que envolve a complexa e dinâmica inserção de mulheres no mercado de trabalho e como elas chegam ao cargo de alta liderança. Observou-se que as competências de liderança mais fortes identificadas com 100% foram quatro: Adotar fundamentos éticos e responsabilidade social; valorizar o desenvolvimento de pessoas; empreender e administrar; e planejar e implementar projetos. A competência Transitar na diversidade foi a menos identificada. O método utilizado foi o dialético fenomenológico. A pesquisa foi descritiva, exploratória e histórica. A contribuição deste estudo para a área acadêmica consiste em despertar interessados em pesquisa a investigarem e produzirem estudos sob uma visão mais ampla das características da mulher na alta liderança, contextualizando a contemporaneidade e o novo mundo apregoado pela globalização. Para a área empresarial, ela é útil como ferramenta de conscientização às organizações que ainda dificultam o acesso às mulheres ao cargo de alta liderança. É um despertar de mente e coração para a importância da liderança feminina no século XXI, quando as mulheres ainda não conquistaram total ou parcialmente uma posição de destaque nas posições de alta liderança empresarial.