Biomedicina
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Biomedicina por Título
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação do marcador tumoral CA 19-9 em cultura de células de adenocarcinoma pancreático utilizando a técnica de RNA de interferência para o gene HOXB7(2013) Lima, Debora Araújo deEstudos moleculares e genéticos em oncologia clínica têm demonstrado resultados promissores para terapia alvo em alguns tumores. Alterações na expressão dos genes da família HOX já foram evidenciadas em diversos tumores, entre eles, o carcinoma de pâncreas constitui um dos tumores mais agressivos e letais. Um estudo recente, constatou que o RNA mensageiro do gene HOXB7 estava hiper expresso em linhagens de adenocarcinoma pancreático humano e que a utilização de um RNA de interferência, inibiu a expressão do transcrito do gene HOXB7 com inibição da proliferação celular e do crescimento em soft ágar. Atualmente, o antígeno CA 19-9 constitui o marcador sorológico de eleição para o prognóstico e monitoramento do câncer de pâncreas. Este estudo buscou avaliar a concentração do marcador CA 19.9 no sobrenadante de cultura de células pré-estabelecidas de adenocarcinoma pancreático antes e após o fenômeno de interferência com o RNAi para o gene HOX B7 verificando a sua concentração e correlacionando ao efeito da interferência. Os resultados obtidos para o sobrenadante das 3 linhagens de células estudadas (BxPC3, MIA PaCa2 e Capan-1) demonstraram a presença do antígeno em concentrações analíticas apenas na cultura de células da linhagem BxPC3 não sendo observada diferença estatística significante entre as concentrações do CA 19-9 após o fenômeno de interferência.
- ItemComparação de modalidades de exames de neuroimagem funcional no diagnóstico da Doença de Alzheimer(UNISA, 2013) Fürholz, Cristina FornariO mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que atinge indivíduos no mundo todo, sem distinção de gênero, nível social, escolaridade ou crença. Este estudo teve como objetivo comparar os principais métodos de exames de neuroimagem funcional no diagnóstico da Doença de Alzheimer, por meio de pesquisa bibliográfica nas principais plataformas. Foi feito um estudo comparativo entre as técnicas de Tomografia por Emissão de Pósitrons e Espectroscopia. A Espectroscopia tem como função quantificar os principais metabólitos cerebrais de diversas regiões do cérebro. Os principais metabólitos avaliados são o N- acetilaspartato e a Colina que de acordo com os mais diversos estudos encontram-se respectivamente reduzidos e elevados em diversas zonas do córtex cerebral. A Tomografia por Emissão de Pósitrons, por sua vez, utiliza a Fluordeoxiglicose marcada com flúor radioativo para indicar regiões de hipometabolismo da glicose, indicada como uma das alterações decorrentes da Doença de Alzheimer. Além disso, ainda existe a possibilidade de utilizar marcadores amiloides já que as placas amiloides são as primeiras alterações encontradas na DA. Ambas as técnicas foram caracterizadas como importantes no diagnóstico da DA, embora a PET demonstre vantagens evidentes em comparação com a Espectroscopia. Devido ao custo elevado da PET, no entanto esta técnica mostrou-se inviável, o que fez que com que a Espectroscopia seja a técnica mais acessível.
- ItemComunicação bidirecional entre a microbiota intestinal e o eixo intestino-cérebro: mecanismos de desenvolvimento na fisiopatologia da depressão e ansiedade(UNISA, 2022) Queiroz, Amanda Maria deA depressão e ansiedade são doenças comumente negligenciadas, frequentemente por preconceitos socialmente estabelecidos, o que torna o estudo dessas doenças sob várias óticas extremamente importante. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é compreender a relação entre a microbiota intestinal, o eixo intestino-cérebro e o desenvolvimento de depressão e ansiedade. Para compreender essa relação foi realizada uma revisão bibliográfica, de caráter exploratório, através do uso de artigos científicos. Esse estudo permitiu concluir que o desequilíbrio nacomunicação bidirecional entre a microbiota intestinal e o eixo intestino-cérebro, através de mecanismos como neurotransmissores, metabolismo do triptofano, inflamação e eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), podem auxiliar no desenvolvimento de transtornos mentais como depressão e ansiedade.
- ItemControle de qualidade: uma ferramenta para analisar os processos de produção de hemocomponentes(UNISA, 2013) Beneventi, Giselle SchumacherNos dias de hoje é de extrema importância a verificação da qualidade dos hemocomponentes para garantir o sucesso das transfusões sanguíneas. O controle de qualidade de hemocomponentes é uma ferramenta essencial para análise do processo de produção. Para que a qualidade seja garantida é necessária a realização de validações periódicas dos equipamentos utilizados em banco de sangue e também a análise de uma porcentagem dos hemocomponentes produzidos. A ferramenta utilizada para estas análises é o controle de qualidade. Neste trabalho, foram validadas 14 centrífugas refrigeradas para separação de hemocomponentes, onde avaliamos a qualidade dos hemocomponentes extraídos manualmente utilizando 12 bolsas de sangue total que foram processadas e posteriormente analisadas de acordo com as normas da portaria 1353. Seguindo os mesmos princípios, foram validados 4 extratores automáticos após a análise de 10 bolsas de sangue total para verificarmos a qualidade dos hemocomponentes produzidos. Após as validações foi possível realizar uma análise geral dos hemocomponentes pré e pós-validações, o que prova a real importância da realização destas e a importância do uso do controle de qualidade de hemocomponentes. Com o resultado destas validações também foi possível analisar a diferença, em questão de qualidade, dos hemocomponentes produzidos por extração manual e por extração automática. Esta análise mostrou a superioridade dos hemocomponentes produzidos através da extração automatizada.
- ItemDiagnóstico da infecção por Strongyloides Stercolis em cães utilizando o método de cultura em placa de ágar(UNISA, 2022) Santos, Natalia NicacioA estrongiloidíase é a infecção parasitária causada pelo nematódeo intestinal Strongyloides stercoralis. Trata-se de uma infecção humana crônica e assintomática em que os cães podem assumir o papel de reservatório. A parasitose se agrava mediante a situações de imunocomprometimento. O diagnóstico da parasitose é realizado principalmente por meio do exame parasitológico das fezes. Diversas técnicas de diagnóstico vêm sendo testadas com a finalidade de aprimorar os parâmetros de diagnóstico, sobretudo a sensibilidade. A cultura em placa de ágar é a técnica que apresenta valores mais apreciáveis, mesmo diante na demora para obtenção de resultados consistentes. Diante disso, o objetivo deste estudo foi comparar a eficiência de duas técnicas de cultura em placa de ágar no diagnóstico dos nematódeos intestinais em amostras caninas. O presente estudo foi aprovado pela CEUA UNISA sob protocolo 19/2020. Uma alíquota das diferentes amostras de fezes de 60 cães foi semeada em placas de ágar motilidade e nutriente. As placas foram incubadas por 48h a 25ºC, sendo que após este período as placas foram lavadas com álcool 70% por 10 minutos. O lavado foi coletado, centrifugado e o precipitado foi lido sob microscopia óptica. Três amostras (5%) foram positivas no método de cultura em placa de ágar, sendo que apenas 2 (3,3%) em cada uma das técnicas utilizadas (meio de cultura motilidade e meio nutriente). Apenas 1 amostra (33,3%) apresentou positividade em ambas as técnicas utilizadas. Este é o primeiro estudo que realiza uma análise comparativa entre os meios de cultura e também que realiza o diagnóstico das parasitoses em que a observação das larvas dos nematódeos se fazem possíveis. Novos estudos com mais animais devem ser realizados para fins comparativos. Ambas as técnicas se mostraram eficientes no diagnóstico da infecção pelo Strongyloides stercoralis em cães e podem ser utilizadas para identificação do tipo de nematódeo que acomete os animais.
- ItemOs diferentes tipos de anticoncepcional: suas ações e possível correlação com lesões por papilomavírus humano(UNISA, 2022) Rocha, Nayara CorreaAtualmente muitas mulheres ao redor do globo fazem o uso de diferentes tipos de anticoncepcionais, sendo a maioria deles reversíveis, como os métodos hormonais, dispositivo intrauterino, métodos de barreira e métodos comportamentais. Grande parte desses métodos contraceptivos não previne contra infecções sexualmente transmissíveis e o HPV é a IST com maior incidência no mundo, sendo o principal causador do câncer de colo uterino. Devido ao mecanismo de ação dos diferentes tipos de anticoncepcionais associado ao não uso de preservativos durante a relação sexual, a infecção e as lesões causadas pelo Papilomavírus podem ser facilitadas, logo pode se pensar que mulheres usuárias de anticoncepcionais podem ser mais suscetíveis a infecção. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar os diferentes tipos de anticoncepcionais e uma possível relação do seu mecanismo de ação com infecção por HPV. A revisão de literatura foi realizada de forma metódica, em base de dados confiáveis e dos comitês nacionais e internacionais de saúde contando com artigos, monografias, dissertações e teses, de portais seguros de informação, publicados nos últimos vinte anos, abordando sobre métodos anticoncepcionais, citologia do trato feminino e Papilomavírus humano.
- ItemEstudo comparativo do tratamento farmacológico e da acupuntura em cefaléias(2013) Haniuda, FernandaA técnica de Acupuntura consiste na inserção de agulhas em pontos anatômicos específicos do corpo, com o objetivo de produzir efeito terapêutico ou analgésico. A Acupuntura vem sendo cada vez mais utilizada complementando os tratamentos convencionais, especialmente no tratamento da dor. Em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou o documento “Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials”, no qual expõe resultados de pesquisas que analisaram a eficácia da Acupuntura e de outras técnicas em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde. Dentre elas, o tratamento de afecções como a enxaqueca e a dor de cabeça, apresentando excelentes resultados com o tratamento de Acupuntura. Este trabalho tem como objetivo estudar a eficácia da técnica de Acupuntura e dos tratamentos convencionais no tratamento para analgesia da enxaqueca, comparando os resultados obtidos quanto à escolha terapêutica que cause menos efeitos prejudiciais ao paciente. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada no levantamento sistemático da literatura científica nos bancos de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, PUBMED, SCIENCE DIRECT. A Acupuntura apresentou benefícios em pacientes que sofriam de cefaléia crônica, em especial enxaquecas e dores de cabeça tensionais e foi considerada uma técnica promissora para o tratamento de cefaléia do tipo tensional crônica. Outras técnicas, como a versão placebo da Acupuntura e a eletroacupuntura também mostraram eficácia na diminuição da cefaléia. Analgésicos e antiinflamatórios não esteroides utilizados por pacientes com cefaléia crônica, quando em excesso, podem interferir no mecanismo de controle da dor e causar cronificação.
- ItemEstudo retrospectivo sobre a presença de cefaléia em pacientes com disfunções temporomandibulares(UNISA, 2012) Demartino, Juliana DiasAs Cefaléias acometem cerca de 70% a 85% dos pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM) e são consideradas um problema de saúde pública, pois afetam a capacidade colaborativa dos indivíduos, acarretando prejuízos socioeconômicos consideráveis. O tratamento fisioterapêutico das DTMs pode contribuir para a redução da dor e a melhora da qualidade de vida dos indivíduos que apresentam cefaléia. O presente estudo identificou a presença de cefaléia em pacientes com diagnóstico de DTM e comparou as intensidades das dores destes, a partir da escala analógica visual (EAV), antes e após o tratamento fisioterapêutico. Participaram deste estudo 19 prontuários de indivíduos sendo 16 (84,00%) do gênero feminino e 3 (16,00%) do gênero masculino na faixa etária compreendida entre 21 e 77 anos. Todos os pacientes receberam atendimento de terapia manual no setor de Disfunção Temporomandibular (DMCP) do curso de Fisioterapia da Universidade de Santo Amaro, São Paulo, no período de 2007 à 2011. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade de Santo Amaro, em 04/10/2012. Os resultados mostraram significante redução da dor nos 19 participantes apresentando a média de melhora de 54,00% após o tratamento fisioterapêutico. Na comparação entre a EAV inicial e a EAV final para cada paciente, os resultados mostraram melhora, estatisticamente significante (p=0,000002). Ao analisar se a melhora percentual de cada paciente foi proporcional ao número de sessões realizadas, o presente estudo não apresentou significância estatística (p=0,279534). Na análise comparativa sobre o tempo estimado de dor e a melhora, após a realização do tratamento fisioterapêutico, os resultados não foram significantes (p=0,924748). O presente estudo concluiu que a fisioterapia com os recursos de terapia manual apresenta importante evolução no tratamento das DTMs com significante melhora no sintoma cefaléia.
- ItemO gene Pmel e seus efeitos na pelagem de cães pastores(UNISA, 2022) Leite, Milande de FreitasOs cães têm sua importância descrita desde muitos séculos atrás a partir da domesti cação de um ancestral comum com o lobo, onde passaram a acompanhar os seres humanos em diversas regiões no período paleolítico. Partindo disso, deu-se início ao processo de domesticação e ao cruzamento selecionando indivíduos com características de interesse para o ser humano, o que resultou em novas raças e na diversidade de cães que temos atualmente. Esses cruzamentos trouxeram, no entanto, doenças genéticas que acometem os cães por diversos fatores, podendo gerar consequências a longo prazo. A pelagem merle, por exemplo, confere uma pelagem com cor diluída e de grande interesse para criadores. Porém, o gene responsável por essa característica (PMEL) também está relacionado a problemas oculares e oftalmológicos. O objetivo deste trabalho foi descrever os efeitos dogene PMEL em cães pastores devido a grande importância desse gene para essas raças, abordando desde a pelagem canina até os efeitos auditivos e oculares secundários. Tevetambém o objetivo de servir como auxílio para criadores de cães que buscam conhecer melhor sobre o assunto abordado. Apesar da grande importância desse tema para a so- ciedade e para os criadores de cães, poucos estudos foram encontrados relacionando a pelagem merle a problemas oculares e auditivos. Foi mostrada a importância de se saber as consequências que tais cruzamentos poderiam trazer, além dos benefícios que são gerados quando esses cruzamentos são realizados da maneira correta. Soube-se também quais são os testes realizados para descoberta do genótipo Merle em cães e que há laboratóriosqualificados para a realização do teste tanto no Brasil, como no exterior.
- ItemA importância da ressonância magnética no diagnóstico de carcinoma hepatocelular(UNISA, 2013) Souza, Paloma Luzzi deA utilização da RM (Ressonância Magnética) no diagnóstico do hepatocarcinoma auxilia de diversas maneiras no prognóstico e no tratamento. O aprimoramento de sequências sensíveis permite o estudo de diferenciação, extensão e composição histológica dos tumores. O contraste paramagnético intravenoso gadolínio é um diferencial nesta metodologia que embora não seja de fácil acesso não deixa a desejar no que desrespeita a investigação e interpretação dessa e diversas patologias.
- ItemInfecção pelo vírus da dengue: foco na resposta imunológica(UNISA, 2022) Santos, Lindsay Kaori Aguena dosO vírus da Dengue é uma arbovirose que pertence à família Flaviviridae, do gênero Flavivírus, onde possui quatro sorotipos geneticamente distintos, DEN-1, DENV-2, DEN-3 e DENV-4. O vírus é transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (quando também infectada pelo vírus) causando a manifestação clássica da doença ou na forma hemorrágica. A transmissão é favorecida pelo descuido do homem, deixando água parada em pneus, vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva, levando ao período de proliferação das larvas e posteriormente os mosquitos. No verão aumenta os criadouros por conta de chuvas e altas temperaturas, acelerando o desenvolvimento do mosquito. Os pacientes infectados pelo vírus podem apresentar sinais e sintomas como febre, dor de cabeça, cansaço, dores musculares e vômitos, nesse momento o sistema imunológico começa a trabalhar para combater o vírus. Uma resposta inflamatória começa acontecer, recrutando monócitos/macrófagos para os sítios de infecção primária. O vírus começa a se multiplicar e replicar, o DENV se replica com a ajuda de um complexo de replicação, que é um compartimento citoplasmático que se projeta para o reticulo endoplasmático. Os métodos de diagnósticos são constituídos pela técnica de ELISA, RT-PCR e prova do laço. O tratamento pode ser feito com uso de analgésicos e antitérmicos. O objetivo do trabalho é apresentar qual a funcionalidade das células imunológicas diante de uma infecção, apresentar métodos de prevenção e qual técnica deve ser utilizada para o diagnóstico. A metodologia do trabalho foi buscar informações em bancos de dados confiáveis para apresentar conhecimento sobre o assunto apresentado. Como resultado o entendimento de como o vírus age no organismo do hospedeiro e como devemos nos manter protegidos do mosquito Aedes aegypti.
- ItemLesões cerebrais em pacientes acometidos pela COVID-19: observação de neuroimagem sobre a ressonância magnética(UNISA, 2022) Cabral, Bruno MendesOs coronavírus são vírus envelopados, podem infectar humanos e animais, o vírus é visível por microscopia eletrônica, e é formado por glicoproteínas. Os coronavírus são agentes causadores de patologias respiratórias, hepáticas, intestinais e neurológicas. Os primeiros relatos da doença do COVID-19 surgiram em dezembro de 2019 em Wuhan, província de Hubei centro da China, em janeiro de 2020 o vírus teria infectado em média 2.761 de pessoas na China e foi associado a 80 mortes. Os sintomas típicos são: febre, tosse seca, dificuldade respiratória, cefaleia e pneumonia. O instituto de Virologia Wuhan constatou que a maioria dos primeiros pacientes infectados tiveram contato com o mercado de frutos do mar de Wuhan.2 A OMS anunciou que a epidemia era uma emergência de saúde pública de interesse internacional, posteriormente em 30 de janeiro de 2020 declarou ser uma pandemia. Com o aumento progressivo de pacientes com COVID-19, apareceram diversos sinais e sintomas e os relatos de danos neurológicos que afetam o sistema central e periférico começaram a serem evidentes.3 As complicações por COVID-19 normalmente são mais presentes no sistema respiratório, mas há relatos crescentes de complicações envolvendo o sistema nervoso central e periférico. Os sintomas dessas complicações podem variar em encefalopatia, meningoencefalite, acidente vascular cerebral isquêmico e encefalopatia necrosante aguda. Na ressonância magnética de crânio com sequência FLAIR foi possível identificar infartos e micro hemorragias, esses achados apontam que o SARS-CoV-2 pode alterar a barreira hematoencefálica e entrar no cérebro, e explica o aparecimento dos sintomas neurológicos e a formação de microtrombos fatais e até a ocorrência de encefalite associada ao COVID-19.
- ItemA microgravidade como modelo de estudo e compreensão das bases fisiológicas: sua contribuição para homeostase osteomineral(UNISA, 2022) Miyake, Alaiane Rodrigues SantosO presente trabalho de revisão bibliográfica foca-se nas alterações fisiológicas que acontecem a nível esquelético, quando o ser humano é exposto por um período a um ambiente de microgravidade e a contribuição dos estudos para pacientes com osteopenia e/ou osteoporose. Embora a exposição à microgravidade seja limitada a um pequeno grupo de pessoas, algumas alterações nos astronautas causadas pela microgravidade mostram semelhanças em relação a algumas populações terrestres. Para além de referir as modificações que acontecem ao corpo humano de forma a que este se consiga adaptar a um novo ambiente, também se discute o atual programa de acompanhamento aos astronautas, o qual tem como objetivo minimizar estas alterações. O exercício físico além de beneficiar os astronautas, beneficiam pacientes com osteoporose, pois, as pesquisas clínicas indicam que exercícios que geram impacto e/ou tensão constitui um importante estímulo para a formação e fortalecimento dos ossos, pois transmite ao organismo a mensagem de que ele precisa aumentar a massa óssea para resistir ao impacto. Além disso, estimula a absorção de cálcio no organismo. A área da biomedicina espacial tem ainda muitas questões que se encontram por esclarecer e por isso é fundamental que se invista na pesquisa e investigação de medidas inovadoras para minimizar o descondicionamento num futuro próximo.
- ItemOs benefícios do microagulhamento para o rejuvenescimento facial com a niacinamida(UNISA, 2022) Santos, Giovanna Marques dosA demanda de procedimentos estéticos vem aumentando cada vez mais, pois há diversos procedimentos que diminuem o aspecto envelhecido tanto do corpo quanto da face. Um dos procedimentos para rejuvenescer a face é o microagulhamento, o qual será abordado nesse trabalho. O envelhecimento cutâneo faz parte do ciclo de vida do indivíduo, mas é importante ressaltar que o processo não está atrelado apenas há fatores intrínseco, como: fatores genéticos, queda hormonal, envelhecimento celular... A exposição ao sol é o principal fator extrínseco contribuinte para o envelhecimento cutâneo, devido as suas radiações UVA e UVB. Também não podemos deixar de lado a exposição a poluição, tabagismo, álcool e a má alimentação. A técnica de microagulhamento possui diversas finalidades, porém, o seu principal objetivo é estimular o colágeno natural da pele. Esse estímulo ocorre através de um processo inflamatório provocado por micro lesões feitas com microagulhas, atingindo as camadas da epiderme e derme, consequentemente ocasionando uma melhora no envelhecimento cutâneo. É perceptível uma melhora na face apenas com o microagulhamento, entretanto, o resultado pode ser potencializado com o drug delivery, pois com a pele lesionada o ativo permeará melhor. O drug delivery está se tornando um hábito, pois os profissionais notaram um melhor resultado nos pacientes. Há vários ativos associados ao drug delivery, e a Niacinamida é um deles. A Niacinamida é a terceira vitamina do complexo B, sendo bem utilizada em tratamentos dermatológicos e em casos inflamatórios, proporcionado benefícios para quem a utiliza, principalmente no envelhecimento cutâneo, agindo na hidratação da pele, estimulação de proteínas, barreira epidérmica, inibição de melanossomas e afins. Sendo assim, podemos afirmar que a Niacinamida é um bom ativo para se associar ao drug delivery para se ter uma face mais jovial.
- ItemPadronização de ensaio imunoenzimático utilizando peptídeos sintéticos derivados de grânulos densos GRA6 e GRA7 de Toxoplasma gondii(UNISA, 2013) Almeida, Cynara Marques deA toxoplasmose é uma zoonose altamente prevalente, causada pelo Toxoplasma gondii, parasita apicomplexa intracelular obrigatório, que acomete cerca de um bilhão de indivíduos no mundo e 70% da população adulta brasileira. A infecção é geralmente benigna e assintomática, mas pode afetar o homem através de perdas visuais, ou afecções graves e letais em fetos e pacientes imunossuprimidos. A ingestão de carne crua ou mal cozida, contendo cistos viáveis do parasita, é uma das principais formas de transmissão da doença ao homem. Recentemente, casos severos de toxoplasmose humana devido a genótipos atípicos de T.gondii na América do Sul foram associados à ingestão de carne crua contaminada. No Brasil, estudos de genotipagem por PCR multilocus têm demonstrado alta diversidade genética de isolados humanos e animais, o que explicaria o maior potencial de virulência das cepas circulantes em nosso meio. Contudo, os métodos moleculares utilizados na maioria destes estudos necessitam de isolamento prévio do agente em camundongos, podendo induzir seleção de cepas virulentas. Uma alternativa seria a abordagem sorológica, utilizando peptídeos polimórficos sintéticos específicos para cada genótipo. Isto permitiria a identificação da cepa infectante a partir da resposta imune do hospedeiro. Neste projeto, avaliamos a viabilidade da tipagem das cepas de T. gondii por ELISA com peptídeos sintéticos em amostras de soros de animais de produção como bovinos, ovinos e caprinos. O ensaio apresentou melhores resultados para as amostras de ovinos e caprinos, sugerindo que a infecção destes animais ocorreu por cepas do tipo III. Para as amostras de bovinos a capacidade de identificação da cepa infectante foi menor. Nossos dados mostram que a sorotipagem é uma ferramenta útil para estudos epidemiológicos, possibilitando a seleção de cepas viáveis para imunização de rebanhos destinados ao consumo humano, porém o método de ELISA precisa de refinamentos, principalmente em relação à seleção dos peptídeos específicos para as cepas brasileiras.
- ItemPadronização do diagnóstico molecular de gonorreia pela técnica de PCR em tempo real(2021) Felix, Estella MoraesEntre as infecções sexualmente transmissíveis, destaca-se a gonorreia, uma infecção considerada pela Organização Mundial de Saúde como pandêmica e tendo como agente etiológico a bactéria N. gonorrhoeae, um diplococo Gram negativo, não flagelado, aeróbico, e portador de fímbrias que garantem maior aderência à superfície celular. Realizar a detecção dos portadores assintomáticos de gonorreia é um desafio permanente. Entre as estratégias propostas em literatura, está o rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST) em mulheres assintomáticas nos serviços que executam atendimento ginecológico, em especial os de planejamento familiar, de pré-natal e os serviços de prevenção do câncer cervical. O presente trabalho tem o objetivo de padronizar a técnica de PCR em tempo real ou PCR quantitativo (qPCR) baseada no sistema SYBR Green, para diagnóstico da infecção por N. gonorrhoeae no laboratório de pesquisa da UNISA. Trata-se de um estudo experimental, quantitativo e laboratorial. Foi utilizada como amostra uma cultura de N. gonorrhoeae, desta foi extraído o DNA genômico e quantificado. O material extraído foi submetido PCR em tempo real, com sequências de iniciação (primers) pré-estabelecidas, seguida da análise de curva de desnaturação e curva de amplificação. A partir da execução do método, obteve se como resultado um protocolo operacional padrão para diagnóstico da infecção por N. gonorrhoeae no laboratório de pesquisa da UNISA. Os testes moleculares são mais sensíveis do que a cultura para o diagnóstico da gonorreia. No entanto, por ser um método de diagnóstico recente e ainda em padronização, sugere-se o desenvolvimento de maiores estudos que suportem sua padronização.
- ItemProtocolos farmacológicos em pacientes submetidos a tratamento de reprodução humana assistida(UNISA, 2022) Brogiato, Vitória Luíza BatalhotiO ciclo ovariano de forma natural corresponde ao desenvolvimento de folículos através do hormônio liberador de gonadotrofina, este pode ser reproduzido em laboratórios de fertilização do embrião in vitro, as técnicas e procedimentos recebem o nome de reprodução humana assistida, que tentam simular a maneira natural da fecundação; para que a captação oocitária ocorra existem diferentes protocolos de estimulação ovariana que visam melhorar a qualidade e quantidade oocitária [4]. Este trabalho tem como objetivo investigar as diferenças farmacológicas nos diversos protocolos de reprodução assistida. Trata-se de uma revisão bibliográfica de dados indexados nos últimos 26 anos. A ovulação é um processo que ocorre mensalmente em duas fases denominadas fase lútea onde ocorre a formação do corpo lúteo e fase folicular que se tem o crescimento do folículo e amadurecimento do ovócito, este processo é mediado por hormônios hipofisários (FSH e LH), e por hormônios esteroides (estrogênio e progestogenio) cada qual agindo em diferentes momento ao longo do ciclo ovariano com objetivos distintos. Em protocolos para estimulação ovariana são utilizados fármacos denominados análogos unido com um conjunto de técnicas médicas e biomédicas que possuem como objetivo principal a fertilização do embrião in vitro , os protocolos auxiliam na capacidade de aumento nos números de oócitos recuperados e de embriões disponíveis; os fármacos possuem como intuito o maior controle do ciclo ovariano e melhor observação de cada uma das fases do ciclo, atuam como agonista ou antagonista da molécula endógena, além de gonadotrofinas exógenas, e agem de maneira mais fisiológica possível. De acordo com os dados publicados no 13º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões –SisEmbrio foram realizadas 25.949 transferências de embriões e 44.705 ciclos em todo o Brasil no ano de 2019, e apontou uma média da taxa de fertilização em 76% no território Nacional, os procedimentos foram realizados em 161 serviços distintos no Brasil possuindo uma distribuição geográfica desigual ao longo do território. Conclui se que o avanço nos protocolos vem sendo gradativamente definidos, estes devem ser aplicados de acordo com a necessidade fisiológica da paciente, os protocolos envolvendo progestinas são uma alternativa viável para o aumento da aplicabilidade dos tratamentos; é notório o aumento do número de transferências de embrião e clínicas disponíveis ao longo dos anos, ainda assim, existe um baixo investimento institucional e governamental para o aumento do alcance das pacientes aos serviços públicos.
- ItemQualidade de vida de pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico(UNISA, 2022) Xavier, Paloma Vitória CarvalhoO lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune de caráter crônico. Têm como característica o aumento de auto anticorpos no organismo e inflamação generalizada resultando numa resposta imunológica inadequada. O LES acomete principalmente mulheres no período reprodutivo. A doença apresenta períodos de atividade e períodos de remissão. Objetivos: Verificar a qualidade de vida dos pacientes acometidos pelo LES. Descrever sua epidemiologia, manifestações clínicas, etiologia, diagnóstico e tratamento. Avaliar os principais achados genéticos na doença e apresentar sua relação com o vírus Epstein-Barr. Metodologia: Revisão bibliográfica de 29 artigos científicos em língua inglesa, espanhola e portuguesa no banco de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Centers for Disease Contol (CDC), Systemic Lupus Intenational Collaborating Clinics (SLICC), Pubmed, American College of Reumatology (ACR) Google Acadêmico. Além de artigos de revistas médicas, estudos de casos e 3 teses. Conclusão: Compreende-se com esse estudo a necessidade e importância de um acompanhamento e tratamento digno ao portador de LES para garantir uma melhor qualidade e expectativa de vida.
- ItemSífilis congênita: revisão de literatura(2013) Costa, Sandra Lin Teixeira daA sífilis é uma doença infectocontagiosa causada pelo Treponema pallidum, acometendo pacientes em fases de latência e atividade. Divide-se em três fases: primária, secundária e terciária. Sua transmissão pode ocorrer por via sexual, transfusão de sangue ou verticalmente durante a gestação. A sífilis é um problema de saúde pública, apesar de ter tratamento eficaz desde 1943. No Brasil, a sífilis gestacional e congênita são doenças de notificação compulsória, entretanto, as notificações estão muito abaixo do número esperado. Neste trabalho foram utilizados artigos científicos, banco de dados da organização mundial da saúde e do SINAN, bem como publicações do ministério da saúde. A transmissão vertical causa a sífilis congênita, de modo que quanto mais precoce a infecção fetal ocorrer, mais seriamente o feto será atingido. Em 40% dos casos pode ocorrer abortamento, óbito fetal ou morte neonatal. A sífilis congênita pode ser precoce, surgindo até o 2º ano de vida, ou tardia, após os dois anos. Entre 1998 e junho de 2012 foram notificados 80.041 casos de sífilis congênita no Brasil, 45,9% destes na região sudeste. Geralmente, mães de crianças com sífilis são jovens, entre 20 e 29 anos e com pouca escolaridade. Aproximadamente 74,5% dessas mães realizaram pré-natal (pelo menos uma consulta), 86,6% foram diagnosticadas durante a gravidez e somente 11,5% tiveram seus parceiros tratados. Entre 1998 e 2011 ocorreram 1780 óbitos por sífilis congênita, sendo 42% apenas no estado do Rio de Janeiro. O número de casos de sífilis congênita pode indicar a qualidade da assistência pré-natal, seu aumento demonstra a necessidade de ações voltadas ao controle.