Arquitetura & Urbanismo
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Navegando Arquitetura & Urbanismo por Assunto "Arquitetura Escolar"
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- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche(UNISA, 2022) Machado, Camila MagalhãesO objetivo deste projeto é garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças da cidade de faixa etária de 03 meses até 05 anos de idade. O conceito deste projeto é abraçar e gerar uma proposta arquitetônica, onde a creche pretende gerar as unidades básicas de uso (bercários e salas de aula de 1 á 5 anos) e novos espaços para atividades extracurriculares. Partido arquitetônico: JARDIM DE INFÂNCIA ARGENTINA, arquitetos: Martin Gonzáles, Luciana Condal, Alfredo Jurado. O edifício foi baseado e projetado a partir de uma grade modular, onde os usos programáticos específicos se intercalam com o arranjo dos diferentes pátios. Isto permite a existência de áreas de lazer e de expansão controlada, específica para cada classe, proporcionando uma maior segurança e otimizando o comportamento climático dos espaços internos.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Almeida, Carolina Cardoso deO presente trabalho é o anteprojeto de arquitetura para uma Projeto de Uso Coletivo - Creche Escola, localizado no município de São Paulo no bairro Butantã. A escola irá atender entorno de 150 crianças de 3 meses a 5 anos de idade. O terreno tem metragem de 1.150m² onde são 50,0 metros de laterais e 23,0 metros de frente e fundo. Abrangente da legislação ZEIS 2. O trabalho foi elabora com desenhos técnico disposto de planta, fachadas, cortes, implantação, situação e planta de cobertura. Projeto no Autocad 2020. 22. A proposta para o projeto aqui presente foi a divisão do terreno em blocos formando 4 partes fundo, lado direito, lado esquerdo e o centro do terreno. Formando um “U” com um pátio central com parte coberta e parte descoberta para que possa entra a ventilação e a iluminação natural nos ambientes, trazendo conforto térmico e luminoso ao projeto.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Koloniaris, Kátia ChristinaEste projeto tem o conceito de visibilidade, luminosidade e integração. Foi escolhido como referência o "JARDIM DE INFÂNCIA BERRIOZAR", na Espanha dos arquitetos Iñaki Bergera, Iñigo Berguiristain e Javier Larraz. O partido arquitetônico será através de portas e janelas grandes de vidro aproveitando toda iluminação e ventilação natural e unindo a área interna com a externa, proporcionando integração com as áreas do jardim, usando a disposição da construção com a área livre no meio para também aproveitar ao máximo a iluminação, ventilação e integração nas áreas de convívio.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Marcolla, Kenn F da SilvaO conceito deste projeto é a dinamica dos alunos estarem voltados para o centro da construção. Um espaço amplo e arejado com muita iluminação natural. Para desenvolver este projeto foi utilizado o partido arqutetônico de janelas amplas, altas e salas de atividades com vista para o espaço de recreação. Método construtivo em concreto armado.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Torres, Janeide PinheiroEste projeto aborda o estilo pedagógico Montessoriano, criado pela educadora italiana Maria Montessori no inicio do século XXI. O modelo arquitetônico da escola infantil Montessori, projetada pelos arquitetos Guilianno Camatta, Guilherme José Rocha e Raquel Cheila. Possui área de 700 m², executado em 2018 na cidade de Belo Horizonte, nos inspira em suas disposições e funcionalidades alinhadas ao estilo Montessoriano, com cores, mobiliarios interativos e paisagismo com jardins verticais.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Santos, Karla Gabrielly R dosA idéia deste projeto é que as crianças possam se reconectarem com a natureza, mostrando a importância de preservar o mundo e cuidar do meio ambiente. Após uma breve pesquisa, foi encontrado uma empresa chamada Athie Wohnrath, que utiliza um design chamado Biofílico em seus projetos, trazendo a natureza de fora para dentro dos ambientes conectando o natural em meio ao uma edificação de pedra, onde os ambientes trazem detalhes simples, mas altamente significativos.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Zorante, LucasOs detalhes deste projeto foram extraidos da escola Montessori. Contendo um espaço livre com as salas de frente ao pátio coberto e descoberto com a vista para os jardins, levando assim a sensação de um ambiente natural livre. São utilizado como mobiliarios mesas na forma hexagonal coloridas nas cores primárias e que ficaram de frente aos brinquedos para que as crianças possam interagir.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Simiano, Gislene MachadoO grande desafio do profissional para conseguir criar e unir todas as necessidades dos usuários em um bem comum, envolve o uso de técnicas de conforto ambiental, sustentabilidade, estética, análise e proveitamento de espaço, levando em conta a integração entre o usuário e o ambiente. Os conceitos arquitetônicos empregados para uma arquitetura mais sustentável são: telha ecolôgica, onde alia materiais ecologicamente corretos com conforto térrmico para os alunos, pisos e paredes internas com cores mais claras, que aumentam e refletem a luminosidade, áreas para trilhas, áreas para coleta e separação de lixo reciclado, acessibilidade em todos os ambientes e uma inclusão de alimentação saudável com cozinhas e cantinas que abordam alimentação e saúde. PARTIDO ARQUITETÔNICO - O colégio estadual Erich Walter Heine, localizado em Santa Cruz no Rio de Janeiro é a primeira escola com arquitetura sustentável da América Latina. Quem foi responsável pela obra foi o escritório de arquitetura ARKTOS, eles desenvolveram o projeto considerando a participação dos alunos em manter o edifício sustentável.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Peticov, RicardoO conceito do projeto é criar uma creche e pré escola, atendendo as crianças de 0 meses a 6 anos, ofertando para as crianças uma relação harmoniosa com o entorno, garantindo conforto, segurança com um padrão de qualidade para os ensinos, considerando a diversidade ética, cultural e acessibilidade, com enfoque a uma construção moderna, sustentável para o conceito pedagógico montessoriano. A fachada vem com uma proposta do marco Coliseu na Itália, homenageando a fundadora pedagógica Maria Montessori. O partido da organização espacial e volume deste projeto, será com um único pavimento, os ambientes com suas funções diferenciadas poderão ser setorizados em longa e curta permanência e circulação, salas de aula amplas com espaços para movimentação das crianças, bem arejadas e buscando o máximo a irradiação pelos raios do sol para iluminação natural, aquecimento natural de agua por aquecedores solares, nas cores dos ambientes trabalho com paletas de cores padrão para escola infantil.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Oliveira, Valdinei NunesO projeto arquitetônico da creche foi elaborado para atender uma demanda de 22 crianças de 03 meses a 02 anos em período integral e mais 96 crianças de 02 a 05 anos, sendo 48 em um período e 48 em outro, totalizando 118 crianças atendidas diariamente. O método de ensino aplicado será o convencional, utilizado no sistema de ensino público. O conceito utilizado foi de uma arquitetura minimalista simples e funcional atendendo as necessidades impostas no projeto, já no partido arquitetônico utilizado foi separação em blocos dos ambientes de acordo com suas funções, mas interligando um ao outro por meio um pátio, buscando promover a funcionalidade e a integração dos ambientes sem prejudicar suas funções. Como referência foi utilizado a arquitetura de Eduardo Zanella.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Rovetta, Jonatan SantosEsse projeto de creche tem o intuito de ter uma área coletiva espaçosa e que possa atender todas as faixas etárias. O conceito foi baseado na melhor forma de conforto e comodidade aos usuários. Para a conclusão e definição deste projeto arquitetônico foi usado como partido de orientação o arquiteto renomado Lindauro Brambati.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Pereira, Cleiton JoséO projeto terá conceito de ambientes bem setorizados, tornando fácil e intuitiva a circulação e a interação com as áreas de vivência, aproveitando a ventilação e iluminação artificial. PARTIDO: Utilizando como referência o projeto da arquiteta Emilze Balbuina de Carvalho, autora do padrão nacional de escolas de tempo integral.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Dias, Eduarda AlmeidaEsse projeto foi inspirado na New Shoots Chindren's Center, edifício escolar localizado em Kerikeri, Nova Zelândia, de Collingridge and Smith Architectes (CASA). De forma semelhante, este projeto tem o conceito baseado no contato com a natureza e na interação entre os indivíduos, trazendo a ideia de integração, amplitude e transparência. Para isso, utiliza-se como Partido Arquitetônico a criação de um pavilhão para as salas interligado em um ponto central, além de playground, refeitório e áreas de recreação integrados e sem divisões de paredes; conta também com um ambiente rico em vegetação e iluminação natural. Tudo isso colabora para a comunicação entre os estudantes, o contato com a natureza e a percepção dos estímulos ambientais.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Arilha, TiagoO Projeto foi concebido tendo em mente o espaço físico do terreno da prefeitura disponível para a obra. Considerando o orçamento público áustero para a execução do projeto optou-se por contrução simples de traços modestos e orçamento enxuto. A inpiração na simplicidade da arquitetura Bauhaus foi invocada para atender a esses requisitos. A área gramada e descoberta foi maximizada em nome da sanidade do ambiente e pensando autonomia física, moral e intelectual das crianças, também inspirada na linha de Piaget. PARTIDO ARQUITETÔNICO - Em busca de traços simples e áreas externas abundante em grama e áreas livre encontra-se o Jardim de Infância Kleine Quelle, na cidade de Essen na Alemanha uma excelente referência. Projeto Liderado pelo Arquiteto Achim Pfeiffer, do conceituado escritório Boll Architekten, é marcado pela construção espartana, funcional e integrada.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Coelho, Jéssica Messias de SouzaO conceito arquitetônico do projeto é fazer uma creche com espaços grandes e livres, em que as crianças consigam aproveitar todo o espaço para explorar e desenvolver sua autonomia com segurança e conforto, é uma mistura das teorias pedagódicas da Escola Construtivista Montessoriana. Os mobiliários, com materiais ultilizados pelas crianças, em sua altura e de fácil acesso, banheiros adaptados e acessível tanto para crianças e adultos. O partido arquitetônico usado como referência para o projeto foi o jardim de infância e creche: Hanazono kindergarten and Nursey, projetado pelos arquitetos HIBINOSEKKEY e Youji no Shiro, localizado em Miyakojima no Japão, área contruída é de 1107,0 m² , ano do projeto 2015. Para o projeto foi utlizada a idéia de fachada com elemento vazado estilo Cobogó, proporcionando sombra e ventilação. Tambem foi utilizado a idéia de janelas com grandes aberturas e com o peitorio alto para segurança. E esquema de setorização onde o primeira andar é público com pátio coberto para atividades criativas e refeições, porém no projeto foi deixado no primeiro andar o berçário, sala de aula e solário para crianças de 3 meses a 2 anos de idade. No piso superior acessado por uma rampa, salas de aula para crianças de 3 a 5 anos de idade. Nesse mesmo andar encontrara uma área recreativa descoberta com: uma mini quadra de esporte, brinquedos educativos, exploradores e um mini tanque de areia. Além das salas de aula para estudos, também terá uma sala multimídia/TV e biblioteca. A estrutura construtiva da creche será em alvenaria. Tanto o solário e área recretiva externa serão revestidos com piso emborrachado, a parte interna da creche será revestido com piso venílico, para conforto e segurança das crianças.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Aversa, Anna CarolinaA idéia do projeto é atender o maior número de crianças moradoras da comunidade o qual o lote é inserido. O projeto arquitetônico foi construido após pesquisa e análise do projeto do arquiteto Youji no Shiro Hibinosekkei, onde ele faz uso do vidro, madeira e muito branco, o terreno do projeto esta inserido numa área de muito verde proporcionando insolação e aeração natural e introduzindo o externo no interno.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Ouro, Alfredo Henrique Oliveira doO projeto terá o conceito limpo com linhas retas e grande área aberta, iluminação natural do sol para os ambientes. "PARTIDOS ARQUITETÔNICOS" grandes janelas de vidro aproveitando toda iluminação e ventilação natural e com boa visibilidade da área externa e grande área verde do jardim.
- ItemProjeto de Uso Coletivo: Creche escola(UNISA, 2022) Lopes, Adriana da Cruz de S. AA realização deste projeto justifica-se pelo grande interesse e necessidade social do tema, concepção arquitetônica de um espaço dedicado à educação infantil, como também pela busca de boas soluções para esses espaços, considerando a importância da qualidade deles para lazer e recreação das crianças. Foi elaborado um projeto buscando atender mais crianças de baixa rende e de idade de 0 à 3 anos e menos de 4 a 5 anos, pensando em uma demanda de crianças em período integral do 0 a 3 anos.