Arquitetura & Urbanismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura & Urbanismo por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 110
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCemitério Memorial Ecumênico de São Paulo(2021) Spindola, Raiane MorbisO trabalho objetiva atender as exigências acadêmicas do Trabalho de Graduação, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Trazendo a ideia de explorar uma nova opção de sepultamentos para a cidade de São Paulo. A inclusão dos rituais funerários no meio da sociedade urbana é um meio de deixar uma marca, de alguém que fora importante para a sua família ou até mesmo que tenha tido uma relevância social. O projeto contempla aspectos urbanísticos importantes no distrito do Bom Retiro, e aspectos sociais para a preservação da memória individual e familiar dos cidadãos.
- ItemProjeto de Impacto Urbano(UNISA, 2022) Ferreira e Matos, Eliene Fátima Coelho
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Aversa, Anna CarolinaA idéia do projeto é atender o maior número de crianças moradoras da comunidade o qual o lote é inserido. O projeto arquitetônico foi construido após pesquisa e análise do projeto do arquiteto Youji no Shiro Hibinosekkei, onde ele faz uso do vidro, madeira e muito branco, o terreno do projeto esta inserido numa área de muito verde proporcionando insolação e aeração natural e introduzindo o externo no interno.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Geraldini, Juliana Maria SavazziO Edifício Juventus Stile parte de um conceito de satisfazer funções heterogêneas, em um dos bairros mais antigos e tradicionais de São Paulo, a Móoca. Localizado na zona Leste de São Paulo, o bairro tem uma localização privilegiada, com acesso fácil às principais vias da capital, como as avenidas Radial Leste e Paes de Barros. Este projeto tem como intuito atender a demanda do bairro e da região com as características tradicionais e também contemporâneas. Este edifício multifuncional idealiza atender as funções de habitação, trabalho, lazer, circulação, esporte, cultura, educação. Não foi deixado de lado também o conceito de que o uso misto confere vida e movimentação constante ao lugar, e que um apartamento inserido em um complexo multifuncional certamente será mais valorizado devido a proximidade com comércios e serviços. Da mesma maneira, será vantajoso aos comerciantes. Como partido arquitetônico, teve como inspiração o Complexo Multifuncional Brasil XXI, utilizando duas torres contemplando a parte habitacional e um melhor aproveitamento do pavimento térreo para os setores coorporativos e comerciais. Este complexo inspirou também o paisagismo, deixando a lateral direita para a plantação de muitas árvores robustas contrastando com o meio inserido, tomado por construções e urbanização. Foi utilizado uma fachada ativa, o uso do pavimento térreo aberto ao livre fluxo da população transeunte, podendo ser ocupado por praças, cafés, comércios e diferentes serviços. É como se o edifício emprestasse o térreo para a cidade.
- ItemProjeto de Impacto Urbano(UNISA, 2022) Bino, Dayane Maria Ribeiro
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Coelho, Jéssica Messias de SouzaO conceito arquitetônico do projeto é fazer uma creche com espaços grandes e livres, em que as crianças consigam aproveitar todo o espaço para explorar e desenvolver sua autonomia com segurança e conforto, é uma mistura das teorias pedagódicas da Escola Construtivista Montessoriana. Os mobiliários, com materiais ultilizados pelas crianças, em sua altura e de fácil acesso, banheiros adaptados e acessível tanto para crianças e adultos. O partido arquitetônico usado como referência para o projeto foi o jardim de infância e creche: Hanazono kindergarten and Nursey, projetado pelos arquitetos HIBINOSEKKEY e Youji no Shiro, localizado em Miyakojima no Japão, área contruída é de 1107,0 m² , ano do projeto 2015. Para o projeto foi utlizada a idéia de fachada com elemento vazado estilo Cobogó, proporcionando sombra e ventilação. Tambem foi utilizado a idéia de janelas com grandes aberturas e com o peitorio alto para segurança. E esquema de setorização onde o primeira andar é público com pátio coberto para atividades criativas e refeições, porém no projeto foi deixado no primeiro andar o berçário, sala de aula e solário para crianças de 3 meses a 2 anos de idade. No piso superior acessado por uma rampa, salas de aula para crianças de 3 a 5 anos de idade. Nesse mesmo andar encontrara uma área recreativa descoberta com: uma mini quadra de esporte, brinquedos educativos, exploradores e um mini tanque de areia. Além das salas de aula para estudos, também terá uma sala multimídia/TV e biblioteca. A estrutura construtiva da creche será em alvenaria. Tanto o solário e área recretiva externa serão revestidos com piso emborrachado, a parte interna da creche será revestido com piso venílico, para conforto e segurança das crianças.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Ouro, Alfredo Henrique Oliveira doO projeto terá o conceito limpo com linhas retas e grande área aberta, iluminação natural do sol para os ambientes. "PARTIDOS ARQUITETÔNICOS" grandes janelas de vidro aproveitando toda iluminação e ventilação natural e com boa visibilidade da área externa e grande área verde do jardim.
- ItemProjeto de Uso Coletivo: Creche escola(UNISA, 2022) Lopes, Adriana da Cruz de S. AA realização deste projeto justifica-se pelo grande interesse e necessidade social do tema, concepção arquitetônica de um espaço dedicado à educação infantil, como também pela busca de boas soluções para esses espaços, considerando a importância da qualidade deles para lazer e recreação das crianças. Foi elaborado um projeto buscando atender mais crianças de baixa rende e de idade de 0 à 3 anos e menos de 4 a 5 anos, pensando em uma demanda de crianças em período integral do 0 a 3 anos.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Karam, Noêmia DiamianceEste projeto tem como foco o aproveitamento da área disponibilizando moradia, com duas tipologias, studios de 35 m°² e apartamentos de 109 m°², além da área térrea para uso comercial e serviços. No 1° andar será destinado a escritórios e coworking, com área residencial no 2° andar, com cinco pisos. As fachadas serão ativas em estilo comteporâneo e quadra aberta.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Vieira, Simei DinizAs ideias que norteiam o conceito do projeto são: a permeabilidade, a transparência, a qualidade do viver, a salubridade, o compartilhar. Pretendeu-se alcançar este objetivo pela oferta de espaços internos ao público em geral, pelo estabelecimento de volumes e vazios que definam os espaços, e permitam ao mesmo tempo uma perspectiva interna dos ambientes, possuindo um recuo frontal aumentado, com a elaboração de um layout paisagístico com ampla oferta de espaços verdes e de convívio e circulação.
- ItemProjeto de Impacto Urbano(UNISA, 2022) Menezes, Débora Simões deEste projeto foi pensado a partir de um eixo de conexão entre a estação Palmeiras / Barra Funda e o outro lado do Rio Tiête. A partir desta linha imaginária foi desenvolvido um parque linear com praças, áreas de comteplação, quiosques, quadras poliesportivas, espelho d'água, pergolados e as áreas de descanso. Paralelo ao parque uma linha conecta a ciclovia existente em torno da Praça Luíz Carlos Mesquita ao lado do rio. O fluxo do bairro foi planejado a partir de um ornanograma hierárquico de acordo com o uso, ou seja tornou-se o partido de quê tudo inicia-se na habitação. Portanto a habitação foi alocada estratégicamente no núcleo de atividades os quais irradiam-se a partir dela. Para o planejamento dos transportes, privilegiou-se a mobilidade do pedestre por meio de quadras menores e prevendo que a Avenida Thomas Edson, seja repartida em dois eixos distintos e paralelos ao parque, com corredores e ônibus e semáforos.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Santos, Karla Gabrielly R dosA idéia deste projeto é que as crianças possam se reconectarem com a natureza, mostrando a importância de preservar o mundo e cuidar do meio ambiente. Após uma breve pesquisa, foi encontrado uma empresa chamada Athie Wohnrath, que utiliza um design chamado Biofílico em seus projetos, trazendo a natureza de fora para dentro dos ambientes conectando o natural em meio ao uma edificação de pedra, onde os ambientes trazem detalhes simples, mas altamente significativos.
- ItemMemorial residencial parque dos bosques em São Paulo(UNISA, 2022) Jesus, Aias Ferreira deO presente trabalho, apresenta uma proposta de empreendimento que combina áreas residenciais e comerciais com uma infraestrutura viária bem planejada, espaços de lazer e contato com a natureza, proporcionando um ambiente agradável e propício para moradia ou desenvolvimento de atividades comerciais.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Dias, Eduarda AlmeidaEsse projeto foi inspirado na New Shoots Chindren's Center, edifício escolar localizado em Kerikeri, Nova Zelândia, de Collingridge and Smith Architectes (CASA). De forma semelhante, este projeto tem o conceito baseado no contato com a natureza e na interação entre os indivíduos, trazendo a ideia de integração, amplitude e transparência. Para isso, utiliza-se como Partido Arquitetônico a criação de um pavilhão para as salas interligado em um ponto central, além de playground, refeitório e áreas de recreação integrados e sem divisões de paredes; conta também com um ambiente rico em vegetação e iluminação natural. Tudo isso colabora para a comunicação entre os estudantes, o contato com a natureza e a percepção dos estímulos ambientais.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Almeida, Carolina Cardoso deO presente trabalho é o anteprojeto de arquitetura para uma Projeto de Uso Coletivo - Creche Escola, localizado no município de São Paulo no bairro Butantã. A escola irá atender entorno de 150 crianças de 3 meses a 5 anos de idade. O terreno tem metragem de 1.150m² onde são 50,0 metros de laterais e 23,0 metros de frente e fundo. Abrangente da legislação ZEIS 2. O trabalho foi elabora com desenhos técnico disposto de planta, fachadas, cortes, implantação, situação e planta de cobertura. Projeto no Autocad 2020. 22. A proposta para o projeto aqui presente foi a divisão do terreno em blocos formando 4 partes fundo, lado direito, lado esquerdo e o centro do terreno. Formando um “U” com um pátio central com parte coberta e parte descoberta para que possa entra a ventilação e a iluminação natural nos ambientes, trazendo conforto térmico e luminoso ao projeto.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Flores, Nathalia SchropferProjeto arquitetônico, localizado na Av. Presidente Wilson, bairro Móoca, São Paulo. Um conjunto multifuncional, no estilo quadra aberta, com dois prédios compostos de 8 lojas de 60 m², 3 restaurantes de 150 m², 2 coworkings, 1 Loja de livros, 1 Academia, 4 Salas Administrativas, 2 sanitários coletivos com sanitários PNE, 2 recepções, 2 salas de reuniões, 6 salas de escritórios, 2 copas, 2 áreas dedescanso para os funcionários, 3 sanitários individuais e 3 sanitários coletivos, 14 apartamentos de 60m², 8 apartamentos de 95 m², 3apartamentos de 75m², 2 apartamentos de 35 m², 1 apartamento de 41m² e 1 apartamento de 45 m² com acessibilidade. A área habitacional totaliza em 29 moradias. O conceito do projeto é para que o mesmo seja concebido com o maior aproveitamento do espaço, com acesso fácil e uma boa circulação para todos os ambientes. A ideia do projeto é fazer com que os ambientes sejam funcionais, com boa iluminação eventilação e com que os espaços atendam a todas as demandas e necessidades dos habitantes, sejam elas na área comercial, corporativa ouhabitacional. A equipe de arquitetos da Hiperstudio, através da sua obra de um edifício misto em Santa Maria, serviu de inspiração para esse projeto, onde se utilizou da ideia do uso de quadra aberta no nível do térreo para contemplar o uso comercial e corporativo do conjunto, criando umespaço para pedestres, bicicletas e área de lazer, resgatando assim a entidade máxima nas relações sociais e de convivência urbana. A partir desse espaço aberto é que se dão os acessos sociais às edificações, criando-se assim uma oportunidade para o regaste das relações devizinhança, para o encontro e convívio social entre moradores, visitantes e trabalhadores.
- ItemCemitério vertical ecumênico de São Paulo(UNISA, 2022) Spindola, Raiane MorbisCom o aumento populacional, não paramos para pensar que todas as pessoas vivas hoje, um dia morrerão. E, portanto, quanto mais a quantidade de pessoas, mais a necessidade de áreas para sepultamento. E quanto mais cemitérios, mais problemas ambientais. Um ciclo que não fecha, mas existe uma alternativa muito mais prática, econômica e ecológica: cemitérios verticais.
- ItemProjeto de Impacto Urbano(UNISA, 2022) Lopes, Marcio LuizPartindo da premissa de que a rua é o lugar onde a vida acontece, e de que os bairros com mais pessoas em mais horários se traduz em mais vida para a região, trago nessa proposta uma arborização intensa, maior quantidade de edifícios habitacionais na forma de edifícios multifuncionais, mais comércios, mais serviços e mais opções de lazer e encontros para diferentes horários, interesses, idades, condições sociais e condições de mobilidades.
- ItemProjeto de Impacto Urbano(UNISA, 2022) Souza, Jhennifer Stéffany Oliveira deEste projeto tem como intuito fazer uma intervenção, com fins de trazer mais conforto, perto de uma área verde e uma ótima área de lazer, para todas as idades. Um CEU - Centro de Educação Unifica e também 02 UBS - Unidade Basica de Saúde, para mais perto da vizinhança.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche(UNISA, 2022) Machado, Camila MagalhãesO objetivo deste projeto é garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças da cidade de faixa etária de 03 meses até 05 anos de idade. O conceito deste projeto é abraçar e gerar uma proposta arquitetônica, onde a creche pretende gerar as unidades básicas de uso (bercários e salas de aula de 1 á 5 anos) e novos espaços para atividades extracurriculares. Partido arquitetônico: JARDIM DE INFÂNCIA ARGENTINA, arquitetos: Martin Gonzáles, Luciana Condal, Alfredo Jurado. O edifício foi baseado e projetado a partir de uma grade modular, onde os usos programáticos específicos se intercalam com o arranjo dos diferentes pátios. Isto permite a existência de áreas de lazer e de expansão controlada, específica para cada classe, proporcionando uma maior segurança e otimizando o comportamento climático dos espaços internos.