Arquitetura & Urbanismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura & Urbanismo por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 110
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCemitério Memorial Ecumênico de São Paulo(2021) Spindola, Raiane MorbisO trabalho objetiva atender as exigências acadêmicas do Trabalho de Graduação, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Trazendo a ideia de explorar uma nova opção de sepultamentos para a cidade de São Paulo. A inclusão dos rituais funerários no meio da sociedade urbana é um meio de deixar uma marca, de alguém que fora importante para a sua família ou até mesmo que tenha tido uma relevância social. O projeto contempla aspectos urbanísticos importantes no distrito do Bom Retiro, e aspectos sociais para a preservação da memória individual e familiar dos cidadãos.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Karam, Noêmia DiamianceEste projeto tem como foco o aproveitamento da área disponibilizando moradia, com duas tipologias, studios de 35 m°² e apartamentos de 109 m°², além da área térrea para uso comercial e serviços. No 1° andar será destinado a escritórios e coworking, com área residencial no 2° andar, com cinco pisos. As fachadas serão ativas em estilo comteporâneo e quadra aberta.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Paloco, Miguel SouzaConceito dessa Edificação Multifuncional é a otimização dos espaços e união de comércio, serviços, salas para escritório e apartamentos para moradores e vizinhança local, por isso as lojas são voltadas para a rua e as áreas comuns de livre acesso para quem quiser entrar, como se fosse uma praça. Como a ideia parte do princípio de fácil acessibilidade, ao invés de escada e elevador, foi projetada uma rampa de acesso para as unidades dos moradores, permitindo a facilidade de locomoção dos indivíduos com necessidades especiais, principalmente cadeirantes. O vão livre embaixo dos blocos de apartamentos pode ser tanto utilizado como uma praça coberta como área de estacionamento. Por ser um conjunto voltado para a classe média-baixa, todos os blocos e estruturas foram projetados para que haja baixo custo na construção, com blocos de poucos andares, sem elevadores e linhas retas. Pode-se notar que não foram incluídas varandas, bem como as portas e janelas são de padrão popular. Partido Arquitetônico: Fachada de linhas retas e edificação sem muros baseadas no projeto arquitetônico de Edifício Multifuncional de Victor Moreira Arquitetura Vão livre inspirado nos pilotis do Palácio Gustavo Capanema, obra dos arquitetos Lúcio Costa, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira, Ernani Vasconcelos e Oscar Niemeyer.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Oliveira, Valdinei NunesO projeto arquitetônico da creche foi elaborado para atender uma demanda de 22 crianças de 03 meses a 02 anos em período integral e mais 96 crianças de 02 a 05 anos, sendo 48 em um período e 48 em outro, totalizando 118 crianças atendidas diariamente. O método de ensino aplicado será o convencional, utilizado no sistema de ensino público. O conceito utilizado foi de uma arquitetura minimalista simples e funcional atendendo as necessidades impostas no projeto, já no partido arquitetônico utilizado foi separação em blocos dos ambientes de acordo com suas funções, mas interligando um ao outro por meio um pátio, buscando promover a funcionalidade e a integração dos ambientes sem prejudicar suas funções. Como referência foi utilizado a arquitetura de Eduardo Zanella.
- ItemProjeto de Impacto Urbano(UNISA, 2022) Ferreira e Matos, Eliene Fátima Coelho
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Junior Passos, Licinio Geraldo da SilvaConceito: Considerando as condicionantes que influênciam na implantação de uma implantação de uma edificação multifuncional tais como ventilação e paramentros urbanisticos, dessa forma foi elaborada a ánalise do terreno e foi pensado na edificação de forma a garantir o máximo conforto aos moradores e usuários. Como partido arquitetônico foi pensado primeiramente em fazer um projeto comteporâneo com baste vidro, fachadas ativas permitem a interação entre o espaço privado e a calçada com a instalação de comércios no térreo do prédio.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Aversa, Anna CarolinaA idéia do projeto é atender o maior número de crianças moradoras da comunidade o qual o lote é inserido. O projeto arquitetônico foi construido após pesquisa e análise do projeto do arquiteto Youji no Shiro Hibinosekkei, onde ele faz uso do vidro, madeira e muito branco, o terreno do projeto esta inserido numa área de muito verde proporcionando insolação e aeração natural e introduzindo o externo no interno.
- ItemProjeto de Uso Coletivo: Creche escola(UNISA, 2022) Lopes, Adriana da Cruz de S. AA realização deste projeto justifica-se pelo grande interesse e necessidade social do tema, concepção arquitetônica de um espaço dedicado à educação infantil, como também pela busca de boas soluções para esses espaços, considerando a importância da qualidade deles para lazer e recreação das crianças. Foi elaborado um projeto buscando atender mais crianças de baixa rende e de idade de 0 à 3 anos e menos de 4 a 5 anos, pensando em uma demanda de crianças em período integral do 0 a 3 anos.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Chaves, Ana PaulaCom inspiração no projeto do arquiteto David Libeskind, localizado na avenida paulista, um dos classicos da arquitetura, o Conjunto Nacional. Seja nas sobre posições de blocos horizontais, apoio sob pilotis, com destaque para o terraço jardim que também trouxe inspiração ao edificio proposto na Mooca. Valorizando a percepção da urbanidade, variando as funções e privilegiando o pedestre. Com lojas convidativas para as pessoas que circulam pela avenida a interagirem como desenho proposto através da transformação de parte do lote em área pública. Dessa forma, a fachada ativa foi ampliada e uma nova percepção urbana pôde ser feita coma criação da praça ,interna potencializando no nível do pavimento térreo o uso comercial com facilidade dos acessos e circulação de pedestres, além da criação de áreas de estar públicas sombreadas. Para a elaboração deste projeto, levou-se em conta as necessidades da pluralidade e multifuncionalidade dos usos, visto que a cidade busca por evitar longas distancias, com lugares proximosa sua residência com trabalho e serviços. Partindo da premissa de um projeto que trouxesse, espaços de integração convivência com áeras livres e ao mesmo tempo trouxesse segurança e comodidades para os moradores e demais usuários dos comercios e serviços, visto que sua localização está proxima a uma estação ferroviária, com grande fluxo de pessoas.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Perna, Simone CO conceito adotado neste projeto foi agregar conjunto habitacional a uma área comum comercial. Uma obra que não só atende e facilita a vida dos moradores locais como também atende a vizinhança desse conjunto multifuncional. O terreno de esquina favoreceu para que houvesse um maior número de salas e lojas para a rua, que ao mesmo tempo em que serve os não moradores funciona como proteção e controle para a área interna do conjunto. O projeto em ``O´´ da construção permitiu que fosse projetado uma área comum no centro do conjunto com jardim, uma fonte e bancos. o que proporciona aos moradores e usuários a sensação de estar em uma praça limpa e o trânsito de carros da cidade de São Paulo. O acesso para a área residencial é feito através de rampas para facilitar a locomoção de indivíduos portadores de necessidades especiais. Visando minimizar ainda mais os custos dessa obra levou-se em consideração a não instalação de elevadores, linhas retas, sem cheios e vazios, a não se pelas escadas que são abertas quando voltadas para o jardim central e com grandes vidros voltados para a rua e áreas externas que visam ampliar a iluminação natural do local. Também a a sugestão do uso de portas e janelas padrão. Como partido arquitetônico a inspiração veio do Conjunto Habitacional Mestre Oscar no Macapá e o projeto da praça da mesma obra, Praça do Bicentenário do Brasil.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Pereira, Cleiton JoséO projeto terá conceito de ambientes bem setorizados, tornando fácil e intuitiva a circulação e a interação com as áreas de vivência, aproveitando a ventilação e iluminação artificial. PARTIDO: Utilizando como referência o projeto da arquiteta Emilze Balbuina de Carvalho, autora do padrão nacional de escolas de tempo integral.
- ItemMemorial residencial parque dos bosques em São Paulo(UNISA, 2022) Jesus, Aias Ferreira deO presente trabalho, apresenta uma proposta de empreendimento que combina áreas residenciais e comerciais com uma infraestrutura viária bem planejada, espaços de lazer e contato com a natureza, proporcionando um ambiente agradável e propício para moradia ou desenvolvimento de atividades comerciais.
- ItemCoworking sede Santo Amaro(UNISA, 2022) Santos, Amanda da CostaO projeto do espaço coletivo surge com a ideia de ajudar recém-formados de Arquitetura e Urbanismo, que não se sabe o caminho a seguir e quer adquirir experiência no mercado de trabalho, criar um portfólio para conquistar seus clientes.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Coelho, Jéssica Messias de SouzaO conceito arquitetônico do projeto é fazer uma creche com espaços grandes e livres, em que as crianças consigam aproveitar todo o espaço para explorar e desenvolver sua autonomia com segurança e conforto, é uma mistura das teorias pedagódicas da Escola Construtivista Montessoriana. Os mobiliários, com materiais ultilizados pelas crianças, em sua altura e de fácil acesso, banheiros adaptados e acessível tanto para crianças e adultos. O partido arquitetônico usado como referência para o projeto foi o jardim de infância e creche: Hanazono kindergarten and Nursey, projetado pelos arquitetos HIBINOSEKKEY e Youji no Shiro, localizado em Miyakojima no Japão, área contruída é de 1107,0 m² , ano do projeto 2015. Para o projeto foi utlizada a idéia de fachada com elemento vazado estilo Cobogó, proporcionando sombra e ventilação. Tambem foi utilizado a idéia de janelas com grandes aberturas e com o peitorio alto para segurança. E esquema de setorização onde o primeira andar é público com pátio coberto para atividades criativas e refeições, porém no projeto foi deixado no primeiro andar o berçário, sala de aula e solário para crianças de 3 meses a 2 anos de idade. No piso superior acessado por uma rampa, salas de aula para crianças de 3 a 5 anos de idade. Nesse mesmo andar encontrara uma área recreativa descoberta com: uma mini quadra de esporte, brinquedos educativos, exploradores e um mini tanque de areia. Além das salas de aula para estudos, também terá uma sala multimídia/TV e biblioteca. A estrutura construtiva da creche será em alvenaria. Tanto o solário e área recretiva externa serão revestidos com piso emborrachado, a parte interna da creche será revestido com piso venílico, para conforto e segurança das crianças.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Geraldini, Juliana Maria SavazziO Edifício Juventus Stile parte de um conceito de satisfazer funções heterogêneas, em um dos bairros mais antigos e tradicionais de São Paulo, a Móoca. Localizado na zona Leste de São Paulo, o bairro tem uma localização privilegiada, com acesso fácil às principais vias da capital, como as avenidas Radial Leste e Paes de Barros. Este projeto tem como intuito atender a demanda do bairro e da região com as características tradicionais e também contemporâneas. Este edifício multifuncional idealiza atender as funções de habitação, trabalho, lazer, circulação, esporte, cultura, educação. Não foi deixado de lado também o conceito de que o uso misto confere vida e movimentação constante ao lugar, e que um apartamento inserido em um complexo multifuncional certamente será mais valorizado devido a proximidade com comércios e serviços. Da mesma maneira, será vantajoso aos comerciantes. Como partido arquitetônico, teve como inspiração o Complexo Multifuncional Brasil XXI, utilizando duas torres contemplando a parte habitacional e um melhor aproveitamento do pavimento térreo para os setores coorporativos e comerciais. Este complexo inspirou também o paisagismo, deixando a lateral direita para a plantação de muitas árvores robustas contrastando com o meio inserido, tomado por construções e urbanização. Foi utilizado uma fachada ativa, o uso do pavimento térreo aberto ao livre fluxo da população transeunte, podendo ser ocupado por praças, cafés, comércios e diferentes serviços. É como se o edifício emprestasse o térreo para a cidade.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Carvalho, EvertonEsse projeto de Edificação Multifuncional é composta por uma área residencial e comercial. Visando a dificuldade de locomoção e a correria do dia à dia, este conjunto foi criado na intenção de facilitar a vida de seus moradores, minimizar custos de locomoção, trazer conforto e qualidade de vida na cidade de São Paulo. A intenção aqui foi criar um espaço que tenha inclusive fácil acessibilidade para pessoas com necessidades especiais de locomoção, e para isso as áreas de comércio, residencial e escritórios interagem através de rampas, elevadores e pavimentação de vias de acesso e calçadas. Partido Arquitetônico: Edifício DRRL / Mas Conceptual - LUJÁN, ARGENTINA Nova Rio Habitação Multifamiliar / António Paulo Marques, arquiteto e associados - PORTO, PORTUGAL Estrutura predial de concreto com paredes de alvenaria e divisórias internas de drywall, são a base dos apartamentos, compostos por quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda com grade de alumínio preta, que acompanha as janelas. Na estrutura do andar térreo do conjunto comercial foi adotado o mesmo padrão de estrutura, com portas e janelas de vidro que trazem leveza em sua composição. A área verde é composta por belos jardins com coqueiros e árvores nativas do Brasil, o que dá aos moradores e visitantes a sensação de paz, uma vez que remete a lembrança de um ambiente de bosque. A estrutura de Coworkin foi desenvolvida em um prédio separado do restante do complexo, isso visando um conforto acústico por se tratar de uma área de escritórios, a qual atende os mesmos padrões construtivos, bem como a estrutura predial do restante do conjunto.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Ouro, Alfredo Henrique Oliveira doO projeto terá o conceito limpo com linhas retas e grande área aberta, iluminação natural do sol para os ambientes. "PARTIDOS ARQUITETÔNICOS" grandes janelas de vidro aproveitando toda iluminação e ventilação natural e com boa visibilidade da área externa e grande área verde do jardim.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Koloniaris, Kátia ChristinaEste projeto tem o conceito de visibilidade, luminosidade e integração. Foi escolhido como referência o "JARDIM DE INFÂNCIA BERRIOZAR", na Espanha dos arquitetos Iñaki Bergera, Iñigo Berguiristain e Javier Larraz. O partido arquitetônico será através de portas e janelas grandes de vidro aproveitando toda iluminação e ventilação natural e unindo a área interna com a externa, proporcionando integração com as áreas do jardim, usando a disposição da construção com a área livre no meio para também aproveitar ao máximo a iluminação, ventilação e integração nas áreas de convívio.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Santos, Karla Gabrielly R dosA idéia deste projeto é que as crianças possam se reconectarem com a natureza, mostrando a importância de preservar o mundo e cuidar do meio ambiente. Após uma breve pesquisa, foi encontrado uma empresa chamada Athie Wohnrath, que utiliza um design chamado Biofílico em seus projetos, trazendo a natureza de fora para dentro dos ambientes conectando o natural em meio ao uma edificação de pedra, onde os ambientes trazem detalhes simples, mas altamente significativos.
- ItemProjeto de Impacto Urbano(UNISA, 2022) Holanda, Rafael da SilvaO conceito deste projeto tem como objetivo central a integração das pessoas com a cidade, áreas verdes e o Rio Tiete, seja com o uso da bicicleta e por caminhadas. Para isso, partimos de um projeto com fachadas ativas nos prédios residências de modo que a população residente pudesse acessar o comércio e o serviço de forma muito rápida além de atender a população da vizinhança. A prioridade de uso das lojas foi dada população residente ou das redondezas de modo a estimular o trabalho próximo de suas residências. No mesmo terreno, também foi projetado um centro de educação unificada e uma unidade básica de saúde. Duas das principais pistas de rodagem ao longo do Rio Tiete foram transformadas em subterrâneas de forma que a parte superior fosse entregue a população como um grande parque linear arborizado as margens do Rio Tiete. ga. Os prédios estão cercados por um grande cinturão verde de árvores nativas de modo a reduzir o desconforto acústico de vias lindeiras, reduzir ilhas de calor, atrair pequenos animais silvestres e ainda embelezar o bairro.