Arquitetura & Urbanismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura & Urbanismo por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 110
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCemitério Memorial Ecumênico de São Paulo(2021) Spindola, Raiane MorbisO trabalho objetiva atender as exigências acadêmicas do Trabalho de Graduação, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Trazendo a ideia de explorar uma nova opção de sepultamentos para a cidade de São Paulo. A inclusão dos rituais funerários no meio da sociedade urbana é um meio de deixar uma marca, de alguém que fora importante para a sua família ou até mesmo que tenha tido uma relevância social. O projeto contempla aspectos urbanísticos importantes no distrito do Bom Retiro, e aspectos sociais para a preservação da memória individual e familiar dos cidadãos.
- ItemProjeto de um restaurante flutuante no Rio Pinheiros(UNISA, 2022) Silva, Jeziel Gomes daO tema do trabalho se consiste no projeto de restaurante flutuante que navegará por um trajeto preestabelecido. O trajeto fica no rio Pinheiros e tem aproximadamente 8 quilómetros de comprimento, começando da estação Santo Amaro e terminando na usina elevatória de traição. Para esse projeto, será considerado que o rio esteja despoluído, graças ao programa Nova Rio Pinheiros.
- ItemCoworking sede Santo Amaro(UNISA, 2022) Santos, Amanda da CostaO projeto do espaço coletivo surge com a ideia de ajudar recém-formados de Arquitetura e Urbanismo, que não se sabe o caminho a seguir e quer adquirir experiência no mercado de trabalho, criar um portfólio para conquistar seus clientes.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Perna, Simone CO conceito adotado neste projeto foi agregar conjunto habitacional a uma área comum comercial. Uma obra que não só atende e facilita a vida dos moradores locais como também atende a vizinhança desse conjunto multifuncional. O terreno de esquina favoreceu para que houvesse um maior número de salas e lojas para a rua, que ao mesmo tempo em que serve os não moradores funciona como proteção e controle para a área interna do conjunto. O projeto em ``O´´ da construção permitiu que fosse projetado uma área comum no centro do conjunto com jardim, uma fonte e bancos. o que proporciona aos moradores e usuários a sensação de estar em uma praça limpa e o trânsito de carros da cidade de São Paulo. O acesso para a área residencial é feito através de rampas para facilitar a locomoção de indivíduos portadores de necessidades especiais. Visando minimizar ainda mais os custos dessa obra levou-se em consideração a não instalação de elevadores, linhas retas, sem cheios e vazios, a não se pelas escadas que são abertas quando voltadas para o jardim central e com grandes vidros voltados para a rua e áreas externas que visam ampliar a iluminação natural do local. Também a a sugestão do uso de portas e janelas padrão. Como partido arquitetônico a inspiração veio do Conjunto Habitacional Mestre Oscar no Macapá e o projeto da praça da mesma obra, Praça do Bicentenário do Brasil.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Zorante, LucasOs detalhes deste projeto foram extraidos da escola Montessori. Contendo um espaço livre com as salas de frente ao pátio coberto e descoberto com a vista para os jardins, levando assim a sensação de um ambiente natural livre. São utilizado como mobiliarios mesas na forma hexagonal coloridas nas cores primárias e que ficaram de frente aos brinquedos para que as crianças possam interagir.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Simiano, Gislene MachadoO grande desafio do profissional para conseguir criar e unir todas as necessidades dos usuários em um bem comum, envolve o uso de técnicas de conforto ambiental, sustentabilidade, estética, análise e proveitamento de espaço, levando em conta a integração entre o usuário e o ambiente. Os conceitos arquitetônicos empregados para uma arquitetura mais sustentável são: telha ecolôgica, onde alia materiais ecologicamente corretos com conforto térrmico para os alunos, pisos e paredes internas com cores mais claras, que aumentam e refletem a luminosidade, áreas para trilhas, áreas para coleta e separação de lixo reciclado, acessibilidade em todos os ambientes e uma inclusão de alimentação saudável com cozinhas e cantinas que abordam alimentação e saúde. PARTIDO ARQUITETÔNICO - O colégio estadual Erich Walter Heine, localizado em Santa Cruz no Rio de Janeiro é a primeira escola com arquitetura sustentável da América Latina. Quem foi responsável pela obra foi o escritório de arquitetura ARKTOS, eles desenvolveram o projeto considerando a participação dos alunos em manter o edifício sustentável.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Peticov, RicardoO conceito do projeto é criar uma creche e pré escola, atendendo as crianças de 0 meses a 6 anos, ofertando para as crianças uma relação harmoniosa com o entorno, garantindo conforto, segurança com um padrão de qualidade para os ensinos, considerando a diversidade ética, cultural e acessibilidade, com enfoque a uma construção moderna, sustentável para o conceito pedagógico montessoriano. A fachada vem com uma proposta do marco Coliseu na Itália, homenageando a fundadora pedagógica Maria Montessori. O partido da organização espacial e volume deste projeto, será com um único pavimento, os ambientes com suas funções diferenciadas poderão ser setorizados em longa e curta permanência e circulação, salas de aula amplas com espaços para movimentação das crianças, bem arejadas e buscando o máximo a irradiação pelos raios do sol para iluminação natural, aquecimento natural de agua por aquecedores solares, nas cores dos ambientes trabalho com paletas de cores padrão para escola infantil.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Paloco, Miguel SouzaConceito dessa Edificação Multifuncional é a otimização dos espaços e união de comércio, serviços, salas para escritório e apartamentos para moradores e vizinhança local, por isso as lojas são voltadas para a rua e as áreas comuns de livre acesso para quem quiser entrar, como se fosse uma praça. Como a ideia parte do princípio de fácil acessibilidade, ao invés de escada e elevador, foi projetada uma rampa de acesso para as unidades dos moradores, permitindo a facilidade de locomoção dos indivíduos com necessidades especiais, principalmente cadeirantes. O vão livre embaixo dos blocos de apartamentos pode ser tanto utilizado como uma praça coberta como área de estacionamento. Por ser um conjunto voltado para a classe média-baixa, todos os blocos e estruturas foram projetados para que haja baixo custo na construção, com blocos de poucos andares, sem elevadores e linhas retas. Pode-se notar que não foram incluídas varandas, bem como as portas e janelas são de padrão popular. Partido Arquitetônico: Fachada de linhas retas e edificação sem muros baseadas no projeto arquitetônico de Edifício Multifuncional de Victor Moreira Arquitetura Vão livre inspirado nos pilotis do Palácio Gustavo Capanema, obra dos arquitetos Lúcio Costa, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira, Ernani Vasconcelos e Oscar Niemeyer.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Oliveira, Valdinei NunesO projeto arquitetônico da creche foi elaborado para atender uma demanda de 22 crianças de 03 meses a 02 anos em período integral e mais 96 crianças de 02 a 05 anos, sendo 48 em um período e 48 em outro, totalizando 118 crianças atendidas diariamente. O método de ensino aplicado será o convencional, utilizado no sistema de ensino público. O conceito utilizado foi de uma arquitetura minimalista simples e funcional atendendo as necessidades impostas no projeto, já no partido arquitetônico utilizado foi separação em blocos dos ambientes de acordo com suas funções, mas interligando um ao outro por meio um pátio, buscando promover a funcionalidade e a integração dos ambientes sem prejudicar suas funções. Como referência foi utilizado a arquitetura de Eduardo Zanella.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Borges, Larissa Lorena PO conceito arquitetônico deste projeto tem como base uma edificação multifuncional, com prédios residenciais, salas comerciais, escritórios, academia e outros serviços. A estrutura do pavimento comercial serve como base para as edificações residenciais, o que minimiza os custos da obra, uma vez que esse projeto visa um público de classe média, devido a sua localização. Ainda na parte comercial podemos verificar que toda essa área fica no andar térreo, que as lojas são voltadas para a rua, e que o interior da área comercial é de livre acesso para visitantes como uma galeria ou shopping. Os edifícios residenciais também disponibilizam unidades de apartamentos voltadas a pessoas com necessidades especiais. Para minimizar custos na construção, por se tratar de um conjunto voltado para o público C, foram adotadas linhas retas e sem elementos ornamentais. Quanto ao partido arquitetônico este projeto teve como fonte inspiradores o Edifício Copan dos arquitetos Carlos Alberto Cerqueira Lemos e Oscar Niemeyer, a estrutura predial do Edifício Oswaldo Aprobato em Ribeirão Preto e o conjunto habitacional Vila Alemanha de Osasco.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Arilha, TiagoO Projeto foi concebido tendo em mente o espaço físico do terreno da prefeitura disponível para a obra. Considerando o orçamento público áustero para a execução do projeto optou-se por contrução simples de traços modestos e orçamento enxuto. A inpiração na simplicidade da arquitetura Bauhaus foi invocada para atender a esses requisitos. A área gramada e descoberta foi maximizada em nome da sanidade do ambiente e pensando autonomia física, moral e intelectual das crianças, também inspirada na linha de Piaget. PARTIDO ARQUITETÔNICO - Em busca de traços simples e áreas externas abundante em grama e áreas livre encontra-se o Jardim de Infância Kleine Quelle, na cidade de Essen na Alemanha uma excelente referência. Projeto Liderado pelo Arquiteto Achim Pfeiffer, do conceituado escritório Boll Architekten, é marcado pela construção espartana, funcional e integrada.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Rovetta, Jonatan SantosEsse projeto de creche tem o intuito de ter uma área coletiva espaçosa e que possa atender todas as faixas etárias. O conceito foi baseado na melhor forma de conforto e comodidade aos usuários. Para a conclusão e definição deste projeto arquitetônico foi usado como partido de orientação o arquiteto renomado Lindauro Brambati.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Tamano, Karen YuriConceito: - Buscando uma maior interação entre moradores, e o entorno, juntamente com o ambiente; seria oportuno considerar a edificação como parte ecológica e do habitat vivo. A perfeita sintonia com o meio ambiente busca causar menos impacto ambiental e consequentemente preservar os recursos naturais bem como também usufruir das benesses do entorno do empreendimento; agregando dessa forma um valor socio/eco/sustentável. Partido arquetetônico: ao relacionar a edificação com seu meio e suas características foi fundamental para quebrar a monotonia climáticas, e com recursos naturais, esse projeto foi totalmente orientado nesse sentido, utilizando o reaproveitamento da agua da chuva, a produção de energia solar através de placas solares, o uso de materiais ecologicamente sustentáveis, a implantação de arvores nativas da região e dessa forma recompondo a flora da região, captação da agua da chuva; a casa da arvore do arquiteto brasileiro João Diniz é uma fonte inspiradora nesse projeto; trabalhar com diferentes matérias para destacar os volumes foi fundamental para tornar a fachada mais vibrante.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Pereira, Cleiton JoséO projeto terá conceito de ambientes bem setorizados, tornando fácil e intuitiva a circulação e a interação com as áreas de vivência, aproveitando a ventilação e iluminação artificial. PARTIDO: Utilizando como referência o projeto da arquiteta Emilze Balbuina de Carvalho, autora do padrão nacional de escolas de tempo integral.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Junior Passos, Licinio Geraldo da SilvaConceito: Considerando as condicionantes que influênciam na implantação de uma implantação de uma edificação multifuncional tais como ventilação e paramentros urbanisticos, dessa forma foi elaborada a ánalise do terreno e foi pensado na edificação de forma a garantir o máximo conforto aos moradores e usuários. Como partido arquitetônico foi pensado primeiramente em fazer um projeto comteporâneo com baste vidro, fachadas ativas permitem a interação entre o espaço privado e a calçada com a instalação de comércios no térreo do prédio.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Carvalho, EvertonEsse projeto de Edificação Multifuncional é composta por uma área residencial e comercial. Visando a dificuldade de locomoção e a correria do dia à dia, este conjunto foi criado na intenção de facilitar a vida de seus moradores, minimizar custos de locomoção, trazer conforto e qualidade de vida na cidade de São Paulo. A intenção aqui foi criar um espaço que tenha inclusive fácil acessibilidade para pessoas com necessidades especiais de locomoção, e para isso as áreas de comércio, residencial e escritórios interagem através de rampas, elevadores e pavimentação de vias de acesso e calçadas. Partido Arquitetônico: Edifício DRRL / Mas Conceptual - LUJÁN, ARGENTINA Nova Rio Habitação Multifamiliar / António Paulo Marques, arquiteto e associados - PORTO, PORTUGAL Estrutura predial de concreto com paredes de alvenaria e divisórias internas de drywall, são a base dos apartamentos, compostos por quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda com grade de alumínio preta, que acompanha as janelas. Na estrutura do andar térreo do conjunto comercial foi adotado o mesmo padrão de estrutura, com portas e janelas de vidro que trazem leveza em sua composição. A área verde é composta por belos jardins com coqueiros e árvores nativas do Brasil, o que dá aos moradores e visitantes a sensação de paz, uma vez que remete a lembrança de um ambiente de bosque. A estrutura de Coworkin foi desenvolvida em um prédio separado do restante do complexo, isso visando um conforto acústico por se tratar de uma área de escritórios, a qual atende os mesmos padrões construtivos, bem como a estrutura predial do restante do conjunto.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Chaves, Ana PaulaCom inspiração no projeto do arquiteto David Libeskind, localizado na avenida paulista, um dos classicos da arquitetura, o Conjunto Nacional. Seja nas sobre posições de blocos horizontais, apoio sob pilotis, com destaque para o terraço jardim que também trouxe inspiração ao edificio proposto na Mooca. Valorizando a percepção da urbanidade, variando as funções e privilegiando o pedestre. Com lojas convidativas para as pessoas que circulam pela avenida a interagirem como desenho proposto através da transformação de parte do lote em área pública. Dessa forma, a fachada ativa foi ampliada e uma nova percepção urbana pôde ser feita coma criação da praça ,interna potencializando no nível do pavimento térreo o uso comercial com facilidade dos acessos e circulação de pedestres, além da criação de áreas de estar públicas sombreadas. Para a elaboração deste projeto, levou-se em conta as necessidades da pluralidade e multifuncionalidade dos usos, visto que a cidade busca por evitar longas distancias, com lugares proximosa sua residência com trabalho e serviços. Partindo da premissa de um projeto que trouxesse, espaços de integração convivência com áeras livres e ao mesmo tempo trouxesse segurança e comodidades para os moradores e demais usuários dos comercios e serviços, visto que sua localização está proxima a uma estação ferroviária, com grande fluxo de pessoas.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Silva, Steffani Gabriele daConceito: Praticidade, padronização e conforto ambiental. Partido: Foi explorado a questão de áreas verdes, em busca do melhor conforto na questão do calor, os edifícios são em bem retos e padrões de forma que não causeestranheza com o ambiente ao redor. Acessível e amplo
- ItemProjeto de Impacto Urbano(UNISA, 2022) Borges, Zeneide
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Cunha, Patricia Rodrigues daConceito dessa Edificação Multifuncional é a otimização dos espaços e união de comércio, serviços, salas para escritório e apartamentos para moradores e vizinhança local, por isso as lojas são voltadas para a rua e as áreas comuns de livre acesso para quem quiser entrar, como se fosse uma praça. Como a ideia parte do princípio de fácil acessibilidade, ao invés de escada e elevador, foi projetada uma rampa de acesso para as unidades dos moradores, permitindo a facilidade de locomoção dos indivíduos com necessidades especiais, principalmente cadeirantes. O vão livre embaixo dos blocos de apartamentos pode ser tanto utilizado como uma praça coberta como área de estacionamento. Por ser um conjunto voltado para a classe média-baixa, todos os blocos e estruturas foram projetados para que haja baixo custo na construção, com blocos de poucos andares, sem elevadores e linhas retas. Partido Arquitetônico: Fachada de linhas retas e edificação sem muros baseadas no projeto arquitetônico de Edifício Multifuncional de Victor Moreira e com rampa de acesso inspirada no projeto da rampa do IRFN.