Arquitetura & Urbanismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura & Urbanismo por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 110
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCemitério Memorial Ecumênico de São Paulo(2021) Spindola, Raiane MorbisO trabalho objetiva atender as exigências acadêmicas do Trabalho de Graduação, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Trazendo a ideia de explorar uma nova opção de sepultamentos para a cidade de São Paulo. A inclusão dos rituais funerários no meio da sociedade urbana é um meio de deixar uma marca, de alguém que fora importante para a sua família ou até mesmo que tenha tido uma relevância social. O projeto contempla aspectos urbanísticos importantes no distrito do Bom Retiro, e aspectos sociais para a preservação da memória individual e familiar dos cidadãos.
- ItemCoworking sede Santo Amaro(UNISA, 2022) Santos, Amanda da CostaO projeto do espaço coletivo surge com a ideia de ajudar recém-formados de Arquitetura e Urbanismo, que não se sabe o caminho a seguir e quer adquirir experiência no mercado de trabalho, criar um portfólio para conquistar seus clientes.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Ouro, Alfredo Henrique Oliveira doO projeto terá o conceito limpo com linhas retas e grande área aberta, iluminação natural do sol para os ambientes. "PARTIDOS ARQUITETÔNICOS" grandes janelas de vidro aproveitando toda iluminação e ventilação natural e com boa visibilidade da área externa e grande área verde do jardim.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Koloniaris, Kátia ChristinaEste projeto tem o conceito de visibilidade, luminosidade e integração. Foi escolhido como referência o "JARDIM DE INFÂNCIA BERRIOZAR", na Espanha dos arquitetos Iñaki Bergera, Iñigo Berguiristain e Javier Larraz. O partido arquitetônico será através de portas e janelas grandes de vidro aproveitando toda iluminação e ventilação natural e unindo a área interna com a externa, proporcionando integração com as áreas do jardim, usando a disposição da construção com a área livre no meio para também aproveitar ao máximo a iluminação, ventilação e integração nas áreas de convívio.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Santos, Karla Gabrielly R dosA idéia deste projeto é que as crianças possam se reconectarem com a natureza, mostrando a importância de preservar o mundo e cuidar do meio ambiente. Após uma breve pesquisa, foi encontrado uma empresa chamada Athie Wohnrath, que utiliza um design chamado Biofílico em seus projetos, trazendo a natureza de fora para dentro dos ambientes conectando o natural em meio ao uma edificação de pedra, onde os ambientes trazem detalhes simples, mas altamente significativos.
- ItemProjeto de um restaurante flutuante no Rio Pinheiros(UNISA, 2022) Silva, Jeziel Gomes daO tema do trabalho se consiste no projeto de restaurante flutuante que navegará por um trajeto preestabelecido. O trajeto fica no rio Pinheiros e tem aproximadamente 8 quilómetros de comprimento, começando da estação Santo Amaro e terminando na usina elevatória de traição. Para esse projeto, será considerado que o rio esteja despoluído, graças ao programa Nova Rio Pinheiros.
- ItemCemitério vertical ecumênico de São Paulo(UNISA, 2022) Spindola, Raiane MorbisCom o aumento populacional, não paramos para pensar que todas as pessoas vivas hoje, um dia morrerão. E, portanto, quanto mais a quantidade de pessoas, mais a necessidade de áreas para sepultamento. E quanto mais cemitérios, mais problemas ambientais. Um ciclo que não fecha, mas existe uma alternativa muito mais prática, econômica e ecológica: cemitérios verticais.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Marcolla, Kenn F da SilvaO conceito deste projeto é a dinamica dos alunos estarem voltados para o centro da construção. Um espaço amplo e arejado com muita iluminação natural. Para desenvolver este projeto foi utilizado o partido arqutetônico de janelas amplas, altas e salas de atividades com vista para o espaço de recreação. Método construtivo em concreto armado.
- ItemProjeto de Impacto Urbano(UNISA, 2022) Souza, Jhennifer Stéffany Oliveira deEste projeto tem como intuito fazer uma intervenção, com fins de trazer mais conforto, perto de uma área verde e uma ótima área de lazer, para todas as idades. Um CEU - Centro de Educação Unifica e também 02 UBS - Unidade Basica de Saúde, para mais perto da vizinhança.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Borges, Davi dos Reis CamposConceito: comércios, escritórios e habitação totalmente integrados, inclusive com não moradores do local, e acessíveis com todo o entorno. Possui espaço para área verde e todo o estacionamento permeável. Partido arquitetônico: Espaço de circulação livre, corredores de acesso aos locais e sistema de fachadas ativas.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Torres, Janeide PinheiroEste projeto aborda o estilo pedagógico Montessoriano, criado pela educadora italiana Maria Montessori no inicio do século XXI. O modelo arquitetônico da escola infantil Montessori, projetada pelos arquitetos Guilianno Camatta, Guilherme José Rocha e Raquel Cheila. Possui área de 700 m², executado em 2018 na cidade de Belo Horizonte, nos inspira em suas disposições e funcionalidades alinhadas ao estilo Montessoriano, com cores, mobiliarios interativos e paisagismo com jardins verticais.
- ItemProjeto de Edificação Coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Coelho, Jéssica Messias de SouzaO conceito arquitetônico do projeto é fazer uma creche com espaços grandes e livres, em que as crianças consigam aproveitar todo o espaço para explorar e desenvolver sua autonomia com segurança e conforto, é uma mistura das teorias pedagódicas da Escola Construtivista Montessoriana. Os mobiliários, com materiais ultilizados pelas crianças, em sua altura e de fácil acesso, banheiros adaptados e acessível tanto para crianças e adultos. O partido arquitetônico usado como referência para o projeto foi o jardim de infância e creche: Hanazono kindergarten and Nursey, projetado pelos arquitetos HIBINOSEKKEY e Youji no Shiro, localizado em Miyakojima no Japão, área contruída é de 1107,0 m² , ano do projeto 2015. Para o projeto foi utlizada a idéia de fachada com elemento vazado estilo Cobogó, proporcionando sombra e ventilação. Tambem foi utilizado a idéia de janelas com grandes aberturas e com o peitorio alto para segurança. E esquema de setorização onde o primeira andar é público com pátio coberto para atividades criativas e refeições, porém no projeto foi deixado no primeiro andar o berçário, sala de aula e solário para crianças de 3 meses a 2 anos de idade. No piso superior acessado por uma rampa, salas de aula para crianças de 3 a 5 anos de idade. Nesse mesmo andar encontrara uma área recreativa descoberta com: uma mini quadra de esporte, brinquedos educativos, exploradores e um mini tanque de areia. Além das salas de aula para estudos, também terá uma sala multimídia/TV e biblioteca. A estrutura construtiva da creche será em alvenaria. Tanto o solário e área recretiva externa serão revestidos com piso emborrachado, a parte interna da creche será revestido com piso venílico, para conforto e segurança das crianças.
- ItemProjeto de Impacto Urbano(UNISA, 2022) Bino, Dayane Maria Ribeiro
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Geraldini, Juliana Maria SavazziO Edifício Juventus Stile parte de um conceito de satisfazer funções heterogêneas, em um dos bairros mais antigos e tradicionais de São Paulo, a Móoca. Localizado na zona Leste de São Paulo, o bairro tem uma localização privilegiada, com acesso fácil às principais vias da capital, como as avenidas Radial Leste e Paes de Barros. Este projeto tem como intuito atender a demanda do bairro e da região com as características tradicionais e também contemporâneas. Este edifício multifuncional idealiza atender as funções de habitação, trabalho, lazer, circulação, esporte, cultura, educação. Não foi deixado de lado também o conceito de que o uso misto confere vida e movimentação constante ao lugar, e que um apartamento inserido em um complexo multifuncional certamente será mais valorizado devido a proximidade com comércios e serviços. Da mesma maneira, será vantajoso aos comerciantes. Como partido arquitetônico, teve como inspiração o Complexo Multifuncional Brasil XXI, utilizando duas torres contemplando a parte habitacional e um melhor aproveitamento do pavimento térreo para os setores coorporativos e comerciais. Este complexo inspirou também o paisagismo, deixando a lateral direita para a plantação de muitas árvores robustas contrastando com o meio inserido, tomado por construções e urbanização. Foi utilizado uma fachada ativa, o uso do pavimento térreo aberto ao livre fluxo da população transeunte, podendo ser ocupado por praças, cafés, comércios e diferentes serviços. É como se o edifício emprestasse o térreo para a cidade.
- ItemProjeto de Edificação Multifuncional(UNISA, 2022) Carvalho, EvertonEsse projeto de Edificação Multifuncional é composta por uma área residencial e comercial. Visando a dificuldade de locomoção e a correria do dia à dia, este conjunto foi criado na intenção de facilitar a vida de seus moradores, minimizar custos de locomoção, trazer conforto e qualidade de vida na cidade de São Paulo. A intenção aqui foi criar um espaço que tenha inclusive fácil acessibilidade para pessoas com necessidades especiais de locomoção, e para isso as áreas de comércio, residencial e escritórios interagem através de rampas, elevadores e pavimentação de vias de acesso e calçadas. Partido Arquitetônico: Edifício DRRL / Mas Conceptual - LUJÁN, ARGENTINA Nova Rio Habitação Multifamiliar / António Paulo Marques, arquiteto e associados - PORTO, PORTUGAL Estrutura predial de concreto com paredes de alvenaria e divisórias internas de drywall, são a base dos apartamentos, compostos por quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda com grade de alumínio preta, que acompanha as janelas. Na estrutura do andar térreo do conjunto comercial foi adotado o mesmo padrão de estrutura, com portas e janelas de vidro que trazem leveza em sua composição. A área verde é composta por belos jardins com coqueiros e árvores nativas do Brasil, o que dá aos moradores e visitantes a sensação de paz, uma vez que remete a lembrança de um ambiente de bosque. A estrutura de Coworkin foi desenvolvida em um prédio separado do restante do complexo, isso visando um conforto acústico por se tratar de uma área de escritórios, a qual atende os mesmos padrões construtivos, bem como a estrutura predial do restante do conjunto.
- ItemProjeto de Impacto Urbano(UNISA, 2022) Ferreira e Matos, Eliene Fátima Coelho
- ItemProjeto de edificação multifuncional(UNISA, 2022) Silva, Steffani Gabriele daConceito: Praticidade, padronização e conforto ambiental. Partido: Foi explorado a questão de áreas verdes, em busca do melhor conforto na questão do calor, os edifícios são em bem retos e padrões de forma que não causeestranheza com o ambiente ao redor. Acessível e amplo
- ItemProjeto de edificação coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Simiano, Gislene MachadoO grande desafio do profissional para conseguir criar e unir todas as necessidades dos usuários em um bem comum, envolve o uso de técnicas de conforto ambiental, sustentabilidade, estética, análise e proveitamento de espaço, levando em conta a integração entre o usuário e o ambiente. Os conceitos arquitetônicos empregados para uma arquitetura mais sustentável são: telha ecolôgica, onde alia materiais ecologicamente corretos com conforto térrmico para os alunos, pisos e paredes internas com cores mais claras, que aumentam e refletem a luminosidade, áreas para trilhas, áreas para coleta e separação de lixo reciclado, acessibilidade em todos os ambientes e uma inclusão de alimentação saudável com cozinhas e cantinas que abordam alimentação e saúde. PARTIDO ARQUITETÔNICO - O colégio estadual Erich Walter Heine, localizado em Santa Cruz no Rio de Janeiro é a primeira escola com arquitetura sustentável da América Latina. Quem foi responsável pela obra foi o escritório de arquitetura ARKTOS, eles desenvolveram o projeto considerando a participação dos alunos em manter o edifício sustentável.
- ItemProjeto de edificação coletiva: creche escola(UNISA, 2022) Zorante, LucasOs detalhes deste projeto foram extraidos da escola Montessori. Contendo um espaço livre com as salas de frente ao pátio coberto e descoberto com a vista para os jardins, levando assim a sensação de um ambiente natural livre. São utilizado como mobiliarios mesas na forma hexagonal coloridas nas cores primárias e que ficaram de frente aos brinquedos para que as crianças possam interagir.
- ItemProjeto de edificação coletiva: creche(UNISA, 2022) Machado, Camila MagalhãesO objetivo deste projeto é garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças da cidade de faixa etária de 03 meses até 05 anos de idade. O conceito deste projeto é abraçar e gerar uma proposta arquitetônica, onde a creche pretende gerar as unidades básicas de uso (bercários e salas de aula de 1 á 5 anos) e novos espaços para atividades extracurriculares. Partido arquitetônico: JARDIM DE INFÂNCIA ARGENTINA, arquitetos: Martin Gonzáles, Luciana Condal, Alfredo Jurado. O edifício foi baseado e projetado a partir de uma grade modular, onde os usos programáticos específicos se intercalam com o arranjo dos diferentes pátios. Isto permite a existência de áreas de lazer e de expansão controlada, específica para cada classe, proporcionando uma maior segurança e otimizando o comportamento climático dos espaços internos.