Filosofia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Filosofia por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino de filosofia como processo de formação crítica: saber filosófico como princípio e prática de humanização e liberdade(UNISA, 2020) Luz, Helder CorreaO artigo trata do ensino da Filosofia como parte do processo de formação crítica do ser humano, pois consideramos o saber filosófico como princípio e prática de humanização, emancipação e liberdade. Partimos da hipótese de que a Filosofia é um saber indispensável para a formação do indivíduo crítico e consciente, pautado pela razão, pela autonomia e pela liberdade do pensar. Sustentamos, também, que as concepções educacionais são transitórias e estão sujeitas aos contextos filosófico, ético-político e sócio-cultural de cada época. Nosso objetivo geral foi analisar a importância do ensino da Filosofia sob a perspectiva da criticidade, com destaque às contribuições de grandes pensadores que influenciaram o campo educacional. Os objetivos específicos foram: a) entender de que forma a Filosofia influencia o processo formativo do ser humano. b) discutir os diversos cenários e concepções educacionais que ajudaram traçar o papel do ensino da Filosofia enquanto instrumento de reflexão e transformação do ser humano e da sua realidade e c) compreender os caminhos trilhados pelo ensino da Filosofia no Brasil. Como procedimentos de investigação, optamos pelas técnicas de pesquisa bibliográfica. A presente metodologia foi importante para o alcance dos objetivos propostos, sobretudo para a compreensão da relevância do ensino de Filosofia e do papel fundamental que ela desempenha no processo de formação do ser humano, independentemente da época ou da concepção filosófico-educacional predominante.
- ItemFilosofia do encontro: a sala de aula como atitude dialógica a partir de Martin Buber(UNISA, 2020) Godoi, Vânderson DominguesReflexão sobre a contribuição de Martin Buber para o ensino de filosofia.