Arteterapia
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Navegando Arteterapia por Assunto "Psicologia"
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- ItemRecursos Expressivos em Arteterapia com Ênfase na Música: contribuição terapêutica para superação das dificuldades de aprendizagem(UNISA, 2017) Rodrigues, Marcia Corralero RosaNovos pressupostos epistemológicos na área da Educação vêm comprovando os aspectos subjetivos imbricados na relação ensinar/aprender. Tal postura psicopedagógica, levando em consideração a subjetividade do aprendente, busca superar os problemas de aprendizagem, auxiliando-o em seu processo de autoconhecimento e de construção de si mesmo e do conhecimento. Tais pressupostos, embasados em relevante produção científica em neurociência, vem trazendo maior compreensão quanto à forma como o sistema nervoso se estrutura, bem como seu funcionamento em pessoas com desenvolvimento global típico e atípico. O presente artigo busca correlacionar o “fazer artístico” em Arteterapia como uma ferramenta adicional na superação das dificuldades de aprendizagem, posto que tal proposta permite ao indivíduo um encontro entre consciente e inconsciente, onde lembranças, símbolos, ideias e emoções se manifestam ofertando rica oportunidade de compreensão, integração ou ressignificação. Em tal processo de construção pode a música favorecer a mobilização de emoções de modo a ampliar as possibilidades de ação em arteterapia e, por conseguinte, no processo de aprendizagem. Por meio da música como elemento mobilizador no fazer artístico poderá o sujeito percorrer caminhos que o levem a um criativo processo de individuação e estes a caminhos profícuos no processo de aprendizagem. O presente artigo se deve às experiências por mim vividas com canto-coral e instrumentos musicais. Tais experiências, sempre prazerosas, levaram-me a produzir o presente artigo com base em revisão bibliográfica através de artigos científicos, livros publicados, teses de doutorado, mestrado, internet, etc. Uma leitura crítica junto à bibliografia pertinente possibilitou confrontar os achados com a prática em consultório.