Arteterapia
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- ItemA arteterapia e o enriquecimento emocional na terceira idade(UNISA, 2018)Nas últimas décadas tem se observado que a utilização da arte como recurso terapêutico vem promovendo qualidade de vida emocional principalmente ao público idoso. A sociedade atual, a vida moderna vem observando a crescente população idosa presente não só no contexto social como familiar de forma geral. Dssa forma, ante as pesquisas realizadas e citadas ao longo do trabalho, podemos dizer que a arteterapia com o público Idoso tem ganhado espaço não só nas diversas áreas do conhecimento, mas principalmente com o público-alvo que pode aproveitar dos diversos recursos terapêuticos e com isso adquirir enriquecimento emocional, exploração da criatividade e mantenção da memória de curto prazo e coordenação motora.
- ItemA arteterapia aplicável nos espaços de apoio pedagógico(UNISA, 2017)Este artigo apresenta possibilidades de trabalho pedagógico especializado, por meio da Arteterapia, com alunos da rede municipal de São Sebastião - litoral norte de SP. Consideram-se não só as propostas de teóricos da área, mas também os documentos que regulamentam a educação especial e, mais propriamente, a inclusão, já que esse trabalho focaliza o atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais. Utilizamos como referência a Gestalt-Terapia, que concebe o indivíduo como um sistema aberto, que se desenvolve por meio de intercâmbios criativos com o ambiente. Nesse contexto, a Arteterapia se utiliza de mediadores artísticos, que são os meios empregados com a finalidade de criação, expressão e comunicação, e os EAPEs passam a ser settings arteterapeuticos. Para exemplificar de que forma a Arteterapia pode ser aplicada a diferentes alunos nesses espaços de aprendizagem, utilizamos como referência o que orienta o MEC (2003) e o que a bibliografia da área considera relevante. Tão importante quanto os conteúdos curriculares que se desenvolvem em sala de aula regular, o trabalho terapêutico, de estimulação sensorial e cognitiva, de inclusão e aceitação de si mesmo, considerando as próprias fragilidades, mas, sobretudo, as potencialidades é que leva o profissional do EAPE a possibilitar aos seus alunos o encorajamento e o estabelecimento de relações com o ambiente físico e social, que oportuniza o desenvolvimento de suas competências, estimula a atenção e a criatividade e favorece o bem-estar emocional.
- ItemArteterapia: meio de expressão e criação para integração da criança agressiva(UNISA, 2009)Esta pesquisa analisa algumas das causas e consequências da agressividade infantil, contribuindo de modo significativo com as crianças/escolas/famílias e Instituições na busca pela melhor solução para as manifestações da agressividade, assim como procura caminhos que levem à superação das dificuldades e frustrações presentes no ambiente familiar doentio e que gera a agressividade – mesmo que inconsciente por parte da família, da sociedade e/ou da própria criança. A Arteterapia utilizada como meio para o bom relacionamento e para a inclusão e reabilitação infantil: na família, na escola e na sociedade. A Arteterapia, meio de expressão e criação, amplia o conhecimento da criança sobre o mundo e favorece seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social, motivo pelo qual não deve faltar na vida de qualquer criança.
- ItemExpressando a vida através da arte o olhar arteterapeutico em sala de aula(UNISA, 2009)O objetivo do trabalho será abordar através de uma revisão bibliográfica como a Arteterapia pode ter participação dentro do processo pedagógico, em instituições de ensino. Construir um ‘olhar’ a partir do ver, observar, sentir, fazer, expressar e refletir, um olhar em movimento constante, procurando identificar sua importância e sua contribuição no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças, em especial, no processo de desenvolvimento da aprendizagem possibilitando ao educando construir suas próprias formas de expressão de linguagem, dando sentido a si mesmo e a tudo que possa vir a criar, ampliando assim, a consciência sobre si, o outro e o mundo. Através de um projeto voltado para a pintura, proporcionamos essa vivência significativa. Em suma, pudemos averiguar que a Arteterapia e o processo terapêutico tem sido tema de estudo entre alguns pesquisadores, podendo citar entres eles, Cristina Dias Allessandrini, Selma Ciornai, que contribuíram muito com as fundamentações teóricas sobre o tema, além autores como, Anamélia Bueno Buoro e Liomar Quito de Andrade.
- ItemArteterapia um recurso para auxiliar em tratamento de diversas doenças em unidade básica de saúde(UNISA, 2009)O objetivo desta pesquisa é investigar o que um grupo de pacientes freqüentadores das oficinas de Arteterapia na Unidade Básica de Saúde jardim Guarujá, revelam sobre as contribuições que o processo de Arteterapia oferece para estes pacientes. Com base em um vasto referencial teórico e diversas pesquisas científicas que comprovam a eficácia da Arteterapia como recurso terapêutico, a pesquisa envolveuquinze pacientes com patologias diversas. As estratégias foram: aplicação de um questionário com o objetivo de entender se houve ou não melhora das condições de saúde depois de freqüentar as oficinas de Arteterapia, consulta aos prontuários, e discussão dos casos com outros profissionais envolvidos, como: médicos, psicólogo, médico psiquiatra, enfermeiros, agentes comunitários de Saúde e auxiliares de enfermagem. A coleta dos dados e análise dos mesmos possibilitou evidenciar a importância da arteterapia na UBS Jardim Guarujá, bem como os benefícios relatados pelos participantes da pesquisa. A pesquisa enfatiza também a necessidade de ampliar as oficinas de Arteterapia para outros grupos específicos, como: Idosos, crianças e outros, bem como a ampliação dos espaços físicos da UBS para funcionamento dos mesmos. No primeiro capítulo trazemos um resgate histórico da saúde no Brasil até a implantação do SUS. No capítulo dois, abordaremos a Arteterapia como Recurso terapêutico, e no capítulo três, finalizamos com a coleta e a análise de dados.