Graduação | Licenciatura
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Navegando Graduação | Licenciatura por Assunto "Alfabetização"
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- ItemAs contribuições da aprendizagem significativa na alfabetização nos anos iniciais(UNISA, 2023) Santos, Ana Maria Barbosa Santos; Jardim, Andressa Garcia Barbosa; Oliveira, Jéssica Gomes de Souza; Silva, Leticia Santos de Almeida daO artigo abrange os conceitos na aprendizagem significativa de David Ausubel e as perspectivas de Emilia Ferreiro e Paulo Freire no período da alfabetização, nos anos iniciais e a sua influência no processo de aprendizagem. O método de pesquisa utilizado é bibliográfico e pesquisa qualitativa, com caráter de análise crítica das obras . Com base nas pesquisas estudadas há cada vez mais um número de professores que ainda estão conduzindo um processo de alfabetização com o método de cartilhas, portanto é necessário buscar equilibrar o processo de ensino aprendizagem, apostando na capacidade de todos os alunos para aprender a ler e escrever. A pesquisa fala sobre a importância de pensar na aprendizagem, tendo o aluno como protagonista do processo e considerando as suas vivências para fazer ligações no processo, pois se designará com conexões entre o conhecimento antigo e o novo de forma a conceber significado para ele, considerando que o docente deve estar atento ao intervir, levando em consideração a formação da estrutura cognitiva do educando, pois traz conexões importantes para o docente nessa aprendizagem de maneira significativa.
- ItemPráticas de alfabetização e o (des)respeito aos tempos de aprendizagem: o papel da afetividade dentro do contexto alfabetizador(UNISA, 2023) Souza, Daniel da SilvaMuito se fala da importância de diferentes olhares na avaliação e da relevância da adaptação/flexibilização das ferramentas de aprendizagens, garantindo assim equidade na apropriação dos conteúdos já oferecidos, mas que por alguma razão, sejam elas patológicas, de maturação etária, contextualidade social e/ou continuidade, como excesso de faltas e sistematização do conteúdo não são devidamente trabalhadas. Contudo, nem sempre a flexibilização de materiais como apoio às necessidades de cada aluno ou diferentes formas avaliativas que permitem a participação efetiva e protagonismo do aluno como recurso é considerado, obstando a ratificação das aprendizagens. Pouco se reflete sobre o papel que a imagem docente desempenha nesse contexto durante a formação de seus discentes, podendo encorajar ou desestimular seu engajamento e fomentação de novos conhecimentos no processo de alfabetização, sendo esse apenas um dos problemas que afeta a alfabetização, o que resulta em alunos fora do ciclo de alfabetização ou inseridos nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio analfabetos ou alfabéticos não proficientes.