Estética & Cosmética
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Estética & Cosmética por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 27
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da micropigmentação de aréola na autoestima das mulheres mastectomizadas: uma revisão bibliográfica(UNISA, 2018) Viana, Camila da Silva; Santos, Lays Ferreira dos; Nascimento, Renata Karine do PradoO câncer de mama é uma doença muito prevalente e temida pela população feminina. A preocupação com a estética e com a qualidade de vida estão presentes no tratamento oncológico em todas as suas fases. Com a tentativa de amenizar tal sofrimento, pode ser realizada a reconstrução da mama após a mastectomia; esta etapa é tão importante para a autoestima dessas mulheres que precisam fazer a retirada da mama, uma das etapas do processo de reconstrução da mama é a reconstrução do complexo aréolopapilar. Além disso, esta pode também ser usada para disfarçar áreas calvas, mascarar cicatrizes e na reconstrução do complexo mamilo-aréola após mastectomia. Dentro do procedimento temos a micropigmentação restauradora, é uma grande aliada às cirurgias plásticas ou procedimentos médicos que visam o rejuvenescimento, reparação e camuflagem de cicatrizes .
- ItemUso de argila verde e alta frequência em tratamento de acnes(UNISA, 2021) Gonçalves, Julia; Egidio, Leticia; Larissa, ThawaneO presente trabalho, aborda a eficácia da argila verde associado ao alta-frequência em tratamentos de peles com acnes de grau I e grau II. Com bases mediante a pesquisas por buscas de dados bibliográficos de artigos, livros e revistas cientificas, que tenham relação direta com essas propriedades.
- ItemO uso de cosméticos(UNISA, 2021) Almeida, Luana Cerqueira de; Costa, Thais ÂngelaO aumento da procura por qualidade de vida mexeu também no aumento dos cosméticos e a sua utilização entre homens e mulheres, esses produtos surgiram desde lá com os gregos até o século atual e o consumo só vem aumentando também. Os cosméticos em si ele é um produto que pode ser aplicado em qualquer região do corpo, rosto e/ou cabelos, no Brasil também são considerados cosméticos produtos de higiene, a fabricação cosmética e de produtos para higiene pessoal em geral não existe grande investimento capital, diferente dos cosméticos para pele/cabelos, onde o investimento é muito grande, nos quais dentro de todas essas opções temos: esfoliantes para pés e mãos, óleos corporais, esfoliantes para rosto, cremes calmantes, maquiagens, sabonetes e assim sempre seguindo a linha de cosmetologia e embelezamento da pele ou qualquer outra parte do corpo ou higiene do corpo. Eles são para um embelezamento saudável. Objetivo: Para manter a uma boa aparência, a maioria das pessoas usa cosméticos, que são produtos naturais ou artificiais, que são aplicados ao corpo humano, temos como objetivo conhecer quais são os cosméticos consumidos nos dias de hoje por homens e mulheres.
- ItemMicroagulhamento associado a vitamina C e fototerapia para tratamento de cicatriz de acne atrófica(UNISA, 2021) Santos, Gabriele dos; Souza, Yasmim ValenteO objetivo desse trabalho, foi identificar os benefícios da técnica do microagulhamento associado a vitamina C e fototerapia em cicatriz atrófica.
- ItemPele Acneica: manchas, cicatrizes e tratamentos.(UNISA, 2021) Parrera, Amanda Martins; Barros, Thamires; Matsuoka, ThaynaO presente trabalho, discute sobre a prevalência da acne que atinge 85% a 100% da população em algum momento da vida. Geralmente acontece no período da puberdade estabelecendo o pico de incidência nas mulheres entre 14 a 17 anos, e nos homens entre 16 a 19 anos. Em alguns casos, pode deixar sequelas (cicatrizes), que pode ser minimizado com os tratamentos adequados.
- ItemAplicabilidade da carboxterapia associada com a drenagem linfática manual em hidrolipodistrofia ginóide(UNISA, 2021) Nascimento, Camila Felix dos Santos; Cardoso, Francisca Adriana Lopes; Lima, Thais OliveiraHidrolipodistrofia Ginóide (HLDG) é considerada uma anormalidade cosmética multifatorial complexa da camada de gordura subcutânea e da pele superficial superior. Afeta mulheres pós-púberes, e raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando houver algum desequilíbrio hormonal. Existem várias teorias sobre a HLDG e vários regimes terapêuticos diferentes foram desenvolvidos, como nesses casos a drenagem linfática manual (DLM) juntamente com a carboxiterapia que ajudam nesse tratamento. Ocorrem por diversas causas, podendo acometer devido a um desequilíbrio entre a quantidade de gordura e a massa muscular.
- ItemDoença do Couro Cabeludo: alopecia e foliculite(UNISA, 2021) Ferreira, EmillyO presente trabalho identifica as principais causas, extensão e a forma como a alopecia e foliculite se apresentam nos pacientes.
- ItemA eficácia do peeling químico em manchas e cicatrizes de acne associados com a iontoforese(UNISA, 2021) Silva, Emily Brito da; Azevedo, Isabela Xavier de QueirozO presente trabalho identifica os benefícios do peeling químico associado a iontoforese.
- ItemMelasma Facial em Mulheres de Pele Retinta: qual a melhor abordagem ?(UNISA, 2021) Sales, Luana Christina; Aiello, CarlaO melasma é uma hiperpigmentação cutânea caracterizada por manchas simétricas com tonalidades diferentes. Geralmente o melasma é mais comum de aparecer na face, trazendo insatisfação para algumas mulheres que tem esse tipo de hiperpigmentação na pele. Sua fisiopatogênica ela é desconhecida, com isso, ajuda a estimular estudos comparativos entre a pele hiperpigmentada e uma pele ''normal'', a fim de verificar a influência dos hormônios, radiação violeta ou alterações genéticas, que possa ajudar a entender a causa dessa alteração na tonalidade da face
- ItemMicroagulhamento para calvície (alopecia androgenética) associado ao uso de Minoxidil(UNISA, 2021) Silva, Larissa Laís de Sousa; Freitas, Maria Valdenise AvelinoO presente trabalho teve como objetivo analisar os dois tipos tratamentos para alopecia androgenética: O microagulhamento e o Minoxidil, a fim de fazer a junção dos tratamentos em simultâneo para retornar os danos da alopecia androgenética no portador da doença e melhorar a qualidade de vida.
- ItemPeeling Químico, microagulhamento ou fototerapia: qual melhor recurso para sequela de acne ?(UNISA, 2022) Pires, Lara SantosA pele tem a função de proteger e absorver nutrientes e vitaminas, e promover diversos benefícios para o nosso organismo. Ela compõe três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Acne é uma inflamação do folículo pilossebáceo, que junto com o excesso da reprodução do sebo, ocorre a dilatação na inflamação naquela local, que leva a ruptura do folículo e ajuda na produção de comedões, pústulas, pápulas e nódulos. Sendo classificadas por 4 tipos diferentes de grau de acne. Entre alguns tratamentos temos a fototerapia método não invasivo. Faz o uso do LED, utilizando ondas de radiação na pele, tratando diversas doenças dermatológicas, sendo muito utilizado para as sequelas de acne e rejuvenescimento facial. O peeling químico trata a acne, clareia hipergmentações, podendo utilizar ácidos como salicílico e glicólico e por fim temos o microagulhamento que também pode ser associado a ácidos, com várias micro agulhas de aço que deslizam sobre a pele, criando um processo inflamatório da pele, fazendo a uniformização do tecido. Como objetivo principal foi apresentado os resultados do clareamento de manchas e cicatrizes da acne, usando limitadores de até 10 anos. Trata-se de uma revisão de literatura e análise cientifica. A pesquisa teve como discussão de comparativos de estudos realizados em 2017, 2019 e 2021 que comparam a eficácia e pesquisa como por ex. o estudo comparado realizado em 2021, onde 27 mulheres, com idades entre 18 e 45 anos, com acne leve a grave participantes foram submetidas ao uso do laser de baixa potência, realizados a cada duas semanas, mostrando bons resultados e uma melhora nas lesões. Cada tratamento mostrou ser eficaz mostrando resultados satisfatórios. Os 3 métodos buscados trazem resultados parecidos, mas com propostas diferentes com o foco no melhor tratamento para cada indivíduo
- ItemO efeito sinérgico entre massagem modeladora e o uso de termoativo: comparativo entre dois casos(UNISA, 2022) Santos, Jacqueline de Souza; Silva, Jennyfer Pereira da; Silva, Thamires BatistaEstudos relatam que a associação de um termoativo, com os movimentos vigorosos da massagem modeladora (MM) fazem com que ocorra um aumento da circulação sanguínea, acelerando o metabolismo e melhorando a oxigenação do tecido, o que gera a diminuição da flacidez, redução da retenção de líquido e melhora da função intestinal. A técnica de MM tem como função modelar o contorno corporal, remodelar a gordura localizada e, consequentemente, melhorar a aparência do fibroedema gelóide (FEG). O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia da MM com e sem o uso de termoativos na remodelação do contorno corporal. Foram selecionadas duas voluntárias, que foram submetidas ao procedimento de MM na presença e ausência. Além dos fatores fisiológicos, para a análise de cada caso, foram considerados os fatores ambientais e os hábitos das voluntárias. Foi observada a melhora do aspecto da FEG em ambos os casos. A redução imediata de medidas após as 3 aplicações semanais foi mais eficiente com o uso do termoativo, devido ao aumento da irrigação local, da melhora na motilidade intestinal, além da redução do edema na região abdominal. Desta forma, associação entre MM e termoativo mostrou-se mais eficiente na melhora do quadro de FEG.
- ItemOs beneficíos da radiofrequência no tratamento da pele envelhecida(UNISA, 2022) Vieira, Alessandra Roberta de Paula; Souza, Luana Francisca de; Santos, Mariza Alves dosO envelhecimento da pele não é meramente uma questão de frouxidão tegumentar, abrange muito mais. Além disso uma infinidade de agente celular e vias biológicas como fatores internos e externos, essas mudanças afetam o bem-estar geral do organismo todo, podem conscientizar cada vez mais a importância de como a pele, serve como modelo, de como o tempo transforma o tecido humano e como essa metamorfose transcende do aspecto do envelhecimento biológico cutâneo (rugas). A radiofrequência é um dos tratamentos mais completos que existe no ramo da estética, pois além de tratar a flacidez tissular ela auxilia na gordura localizada celulite, contorno corporal. Para trabalhar na radiofrequência na flacidez a temperatura deve estar de 38 a 42 graus, ela age através de ondas que geram aquecimento, causando assim a ativação e renovação das fibras de colágeno. Sendo assim um dos tratamentos indicados para pessoas com flacidez, pois além de ser completo, tem resultado visíveis em algumas sessões. Buscamos com este trabalho, apresentar a radiofrequência e sua ação na estética como fator de sustentabilidade da pele.
- ItemTerapia de luz intensa pulsada no tratamento da acne rosácea(UNISA, 2022) Alves, Adriane de Melo; Viana, Beatriz Gonçalves; Camarneiro, Bianka Assunção PeresA acne rosácea surge na parte central do rosto, se manifesta com características primárias (eritema, telangiectasias, pápulas, pústulas) e com características secundarias (calor, ardência, ressecamento, edema, mudança do Phymas, manifestações oculares). É uma patologia de crises e remissivas, sendo o stress, alimentação e medicamentos responsáveis pela exacerbação do quadro; todavia, não existe uma cura para a rosácea, mas existem tratamentos que podem ser feitos para aliviar o incômodo, como por exemplo a Luz Intensa Pulsada (LIP). Além de ser o tratamento mais indicado E seu resultado depende do estágio da doença, do subgrupo e seguir a orientações de cuidados importantes para o não agravamento da patologia. A rosácea tem importância na qualidade de vida do indivíduo, pois afeta a autoestima e consequentemente sofrendo de ansiedade e/ou depressão, pela condição inestética, tendendo a evitar eventos sociais. O objetivo do estudo é identificar os benefícios da luz intensa pulsada no tratamento da acne rosácea. A LIP é um tratamento que beneficia a melhora do quadro de hiperemia e rubor, deixando a pele de maneira segura ao indivíduo.
- ItemMicroagulhamento nas linhas de expressão(UNISA, 2022) Araújo, Caroline Silva; Santos, Flavia Maria dos; Melo, Leticia CarvalhoA pele é o maior órgão do corpo humano e tem como função separar e proteger o meio interno do meio externo. Por estar todo o tempo exposta a qualquer fator sofre alterações que a tira do seu estado de normalidade, resultando em marcas, sinais e afecções como sinais de envelhecimento, sulcos, rugas, cicatrizes, dentre outras. O microagulhamento é uma técnica que busca estimular a produção de colágeno nos casos de rejuvenescimento com o objetivo de proporcionar uma melhora dos aspectos relacionados a textura, cor e brilho da pele, tratamento de flacidez tissular e amenização de rugas e linhas de expressão, aumentando o volume da área tratada. O objetivo deste trabalho foi compreender o tratamento de rugas com o microagulhamento e identificar o benefício da técnica de microagulhamento como tratamento de rugas associado ao ativo vitamina C. Trata-se de uma revisão de literatura realizada nas bases de dados Pubmed, Scielo, Lilacs, BVS com artigos dos anos de 2012 a 2021. Foram utilizados 5 artigos que atendiam aos critérios de inclusão definidos. Verificou-se que a técnica de microagulhamento é eficiente e segura, podendo ser utilizada tanto de forma isolada ou combinada com a vitamina C, trazendo resultados positivos e satisfatórios no tratamento de rugas e rejuvenescimento facial. Esta técnica permite ainda muito estudo e pesquisa de campo desde seu mecanismo de ação até sua associação com os dermocosméticos e outras técnicas.
- ItemDiferenças de eletrocautério e jato de plasma(UNISA, 2022) Cruz, Emily Prates da; Ferreira, Ingrid Bendasoli; Bastos, Stephany da SilvaEste trabalho tem o intuito de revisar artigos científicos por meio de outros artigos, livros de bibliotecas virtuais entre outros meios de aprendizagem, mapeamos muitos recursos que nos foram dados e não foi achado nada com o tema proposto para a continuidade de nosso projeto. A análise da revisão para a realização do tema proposto foi feita através de explicações do nosso orientador que nos esclareceu dúvidas, correção, capacitação e por meio de artigos com palavras chaves e embasamento similar. Após o mapeamento através dos recursos oferecidos observamos muita similaridade entre o eletrocautério e o jato de plasma porém com desenvolvimentos e finalidades respectivamente diferentes, por fim surpreendendo e alcançando os objetivos propostos para cada um deles.
- ItemA eficácia de estimulação de novas fibras de colágeno e elastina no tratamento da flacidez tissular com radiofrequência(UNISA, 2022) Paim, Amanda Gonçalves; Macedo, Pamela Fernandes deA Radiofrequência está correlacionada ao tratamento e na prevenção da flacidez corporal ao processo de envelhecimento. Esta técnica consiste no aquecimento dérmico que são bem reconhecidos por incluírem efeitos imediatos na estrutura de colágeno e na restauração do tecido cutâneo contra a flacidez tissular associado a radiofrequência.
- ItemA importância da estética e cosmetologia no rejuvenescimento cutâneo(UNISA, 2022) Santos, Letícia Angélica dos; Cabral, Pabla Pereira; Oliveira, Patrícia Clímaco deO envelhecimento é um processo lento e contínuo resultante de alterações bioquímicas, morfológicas e fisiológicas da pele. Hoje em dia as pessoas demonstram estar sempre preocupadas em manter a pele com aspecto jovial e perfeita. A procura por tratamentos e procedimentos estéticos para prevenção ou rejuvenescimento cutâneo vem crescendo a cada ano. O uso de cosméticos se tornou um hábito social para ambos os sexos pois existe uma preocupação diária em utilizar produtos lançados no mercado com determinadas promessas, entre elas a prevenção do envelhecimento cutâneo. Este estudo tem como objetivo mostrar a importância dos procedimentos estéticos e cosméticos procurados para alcançar o rejuvenescimento. Entre os procedimentos estéticos utilizados com esta finalidade estão o uso de cosméticos como protetores solares, antioxidantes, alfahidroxiácidos e outros e técnicas como Microagulhamento, tratamento laser e preenchimento com toxinas. O cuidado da pele e aumenta a autoestima e proporciona uma estabilidade emocional.
- ItemImportâncias e riscos de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos(Estética em Movimento, 2022) Mayta, Geisa NunesEste estudo de cunho descritivo e caráter exploratório trata-se de uma pesquisa sobre o consumo de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos, trazendo os riscos e a importância de um cuidado pós cirúrgico. A cirurgia plásticaestética é um procedimento cirúrgico eletivo, por meio do qual se busca a melhora da aparência, modificando os traços originais da face ou as formas do corpo que desagradam seus portadores, a maior tendência a se decidir a fazer uma cirurgiaplástica estética após considerar seus riscos e efeitos colaterais está relacionado com a insatisfação com a própria imagem, para entrarem em um padrão de beleza que a sociedade impõe. O Brasil é o país com o maior número de realizações de cirurgias plásticas no mundo, maior consumo feito por mulheres entre 18 anos ou menos, até 35 anos de idade.
- ItemPrincipais causas e abordagens estéticas não invasivas para a hiperpigmentação periorbital(UNISA, 2022) Gonçalves, Rebeca Frazao Bezerra; Siqueira, Hellen Diniz; Ferreira, Sabryna de AlencarIntrodução: Hiperpigmentação periorbital, ou comumente conhecida como “olheira” é um fenômeno fisiológico, caracterizado por uma hipercromia da região periorbital, Sendo de origem multifatorial. Gerando o aumento localizado de melanina e alterações vasculares regionais. Objetivo: conhecer sobre hiperpigmentação periorbital com ênfase em suas características e etiologia, abordando suas causas e os principais tipos de tratamentos não invasivos. Métodos: O estudo utilizou levantamentos bibliográficos, com revisão e buscas em artigos científicos, livros e nas bases de dados Pubmed e SciELO dos últimos anos. Resultados e Discussão: Foi possível observar que essa hiperpigmentação é formada pela deposição de melanina na derme, apresentando causas multifatoriais. Tendo suas causas subdivididas em primarias e secundarias. É possível obter resultados variáveis, com tratamentos invasivos ou não invasivos.