Estética & Cosmética
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Estética & Cosmética por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 36
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação da percepção dos profissionais cabeleireiros sobre hidratação capilar(2012) Jesus, Ediliza Santos deatualmente nos salões de beleza os profissionais cabeleireiros informam aos clientes sobre a importância da hidratação capilar, principalmente nos cabelos com processo químicos, é importante destacar o conhecimento dos principio ativos para uma boa orientação do profissional para com as clientes, melhorando no resultado final da hidratação e por consequência a satisfação da cliente. Objetivo: avaliação dos profissionais cabeleireiros sobre a hidratação capilar, se após a aplicação o resultado foi o esperado. Método a pesquisa foi realizadas em duas escolas de cabeleireiros na região de Santo Amaro, através de aplicação de questionário. Resultados foram brilho e maciez, mulheres com cabelos secos e quebradiços são as que mais procuram os profissionais cabeleireiros, os profissionais cabeleireiros procuram utilizarem mascara capilar de boa qualidade, e para ter segurança disto, escolhem pela marca, ressaltam que as clientes que fazem tratamento capilar, são orientadas a fazer uma vez por semana. Considerações Finais a presente pesquisa considerou que maior parte dos profissionais cabeleireiros é do gênero feminino e faixa etária jovem.
- ItemDrenagem linfática reversa no pós-operatório de abdominoplastia(UNISA, 2012) Saraiva, Joelma dos SantosIntrodução: O termo Drenagem Linfática Reversa foi proposto por Carlucci, que observou que nas cirurgias com incisões amplas existe uma interrupção dos vasos linfáticos superficiais prejudicando a drenagem convencional. Objetivos: Identificar as principais técnicas da drenagem linfática manual no pós-operatório de abdominoplastia. Apresentar a técnica da drenagem linfática reversa no pós-operatório de abdominoplastia, levando em consideração importância da cirurgia e suas consequências. Método: A consulta foi realizada na biblioteca da Universidade de Santo Amaro, na Biblioteca do Centro Universitário Senac e nas bases de dados Bireme, Lilacs, Scielo e Google Acadêmico. O período de revisão bibliográfica é de 1977 a 2012. Revisão de Literatura: A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico para correção de imperfeições do abdômen que apresenta estaticamente um grande número de complicação, tais como hematoma, seroma, edema e necrose da pele, além de reintervenções para correção de cicatrizes e orelhas no pós-operatório tardio. O principal objetivo da massagem no edema linfático é drenar o excesso de fluido acumulado nos espaços intersticiais, de forma a manter o equilíbrio das pressões tissulares e hidrostáticas. Discussão: De acordo com os artigos pesquisados a interrupções dos vasos linfáticos na região do abdômen permite que uma grande área deslocada torne-se um espaço morto para coleção de líquidos, causando o edema. A interrupção dos vasos linfáticos supercifiais, causado pelo trauma da cirurgia, faz com que obrigatoriamente a drenagem do quadrante inferior fique interrompida sendo necessário que a drenagem das vias infras e supraumbilicais sejam drenada para os linfonodos axilares. Considerações finais: Com esta pesquisa foi possível verificar que a drenagem linfática reversa é a técnica correta para ser aplicada no pós-operatório de abdominoplastia, uma vez que se trata de uma cirurgia em que compromete a circulação linfática do abdômen.
- ItemBenefícios do ácido kójicono tratamento do melasma(UNISA, 2012) Anjos, Maria Aparecida Pereira dosIntrodução: Melasma é a hiperpigmentação da pele adquirida e progressiva, geralmente bem demarcada e simétrica. Objetivo: Verificar os benefícios do ácido kójico no tratamento do melasma e identificar quais são as combinações de ácidos que permitem resultados mais eficientes. Método: Realizado através de levantamento de informações por meio de bibliotecas: (Unisa e Senac) e base de dados: (Scielo, Lilacs, Bireme e Google Acadêmico), material selecionado entre o período de 1996 á 2011. Revisão de literatura: O melasma se localizada em áreas fotoexpostas, geralmente na face, de coloração variável do castanho claro ao castanho escuro. O tratamento continua sendo um desafio por ser recorrente e refratário, o tratamento tem como objetivo o clareamento. Discussão: Dez artigos foram selecionados, 50% dos artigos dizem que o ácido kójico e o ácido glicólico são os mais eficazes; defendendo á combinação do ácido kójico e hidroquinona, 49% dos artigos dizem que esta combinação aumenta o seu poder despigmentante e as combinações entre o ácido kójico, glicólico e hidroquinona, 1% diz que esta combinação é mais eficaz no tratamento do melasma. Considerações finais: As combinações do ácido kójico com ácido glicólico se obtém melhores resultados decorrente do espessamento do estrato córneo, o que permite melhor a penetração do ácido kójico, facilitando o clareamento do melasma.
- ItemVerificação dos métodos de coloração e tonalidades mais utilizados em salões de cabeleireiros e cuidados durante a aplicação(UNISA, 2012) Cruz, Michelle Oliveira SantosO cabelo humano representa importante componente da imagem corporal e apresenta valor indiscutível como ornamento pessoal. Envolve uma das poucas características físicas passiveis de mudanças ditadas pela moda ou cultura, e estilos diferentes podem ser criados a partir de modificações no comprimento, na cor e na forma dos cabelos. Tinturas capilares são consideradas produtos cosméticos cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso. Podemos classificar as colorações em quatro tipos: temporária, semipermanente, permanente e gradativa; cada uma das quais com suas peculiaridades, vantagens e desvantagens. O presente trabalho visa obter informações quanto às colorações mais utilizadas, ao uso dos procedimentos adequados de biossegurança por parte dos profissionais cabeleireiros e conscientizar aqueles que não usam equipamentos de proteção individual, sobre os riscos inerentes dessa prática.
- ItemA vaidade masculina no consumo da beleza(UNISA, 2013) Souza, Gabriela Ramos dos SantosIntrodução: Grandes transformações no comportamento masculino ocorreram no início do século XXI, e tiveram como precursora a mídia, que teve um papel fundamental na influência desse novo comportamento, por meio dos métodos de marketing e ideologias que transmite. Através da mídia os homens são estimulados a seguir os passos femininos na valorização da juventude e da beleza, aumentando assim a procura por produtos cosméticos, tratamentos estéticos e diversos recursos para acentuar a beleza e a aparência. O homem pode ser vaidoso sem perder a sua força e virilidade, e com o aumento desta vaidade o homem tem a oportunidade de se desapegar ao estereótipo de homem insensível e ignorante, imagem esta que está na cabeça de muitos homens há décadas, e desmitificar que o cuidado a si próprio é algo ruim e sem fundamento. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é verificar a influência da mídia na vaidade masculina e detectar o perfil dos homens com relação à beleza e à vaidade. Método: Foi realizada uma pesquisa de campo através de um questionário aplicado aos acadêmicos do curso superior de Educação Física da Universidade de Santo Amaro. Resultados e discussão: Foram divididos em 03 etapas.Na etapa 01 a pesquisa mostrou que 24 acadêmicos estão na faixa etária de 18 a 23 anos e 23 acadêmicos possuem uma renda familiar de 1 a 4 salários mínimos. Na etapa 02 através do teste estatístico Qui quadrado (X²) foi possível avaliar que os acadêmicos mais jovens são influenciados pela mídia na compra de cosméticos e costumam comprar roupas que estão na moda, e 31 dos acadêmicos consideram a vaidade masculina importante. Na etapa 03, 32% acham que a exposição dos produtos de beleza pela mídia é boa e 88% dos acadêmicos tem interesse em revistas esportivas. Conclusão: A vaidade masculina aumentou impulsionada pela mídia.
- ItemCâncer de pele: causas, prevenção e tratamentos(UNISA, 2013) Oliveira, Ana Carolina R. deIntrodução: A palavra câncer é o nome que se dá ao conjunto de doenças que tem em comum o crescimento celular descontrolado com variados graus de agressividade e consequentemente diferentes diagnósticos, diferentes protocolos de tratamento e diferentes prognósticos. O objetivo do trabalho foi verificar o desenvolvimento e a formação do câncer de pele, atentar aos fatores desencadeantes, os danos causados por ele e os principais modos de prevenção. Detectar as causas, apresentar os principais tratamentos e por fim apresentar o papel da terapeuta esteticista, junto à prevenção. Método: A pesquisa é do tipo revisão bibliográfica, foi feita em bibliotecas, principalmente da Universidade de Santo Amaro, e nas bases de dados, como Google acadêmico, Scielo e Lilacs, e os artigos selecionados para a pesquisa foram dos 13 últimos anos. Revisão de literatura: O câncer de pele é a neoplasia mais frequente no ser humano, trata-se do desenvolvimento incomum das células da pele, podendo ter origem a partir de qualquer um dos tipos celulares da epiderme, logo existem diversos tipos de câncer de pele. Resultados e discussão: De acordo com os artigos pesquisados, qualquer pessoa está sujeita a desenvolver o câncer de pele, contudo algumas são mais propensas que outras. Sendo a maior incidência de doenças cutâneas em pessoas brancas, em especial aquelas de pele mais clara, e que vivem em regiões mais ensolaradas. Considerações finais: Com a pesquisa foi possível verificar que o câncer de pele é o desenvolvimento incomum das células da pele, é o tipo mais comum que o ser humano pode ter. Sua principal causa além dos fatores genéticos, é a exposição excessiva aos raios ultravioletas ao longo da vida. A melhor maneira de preveni-lo, é o uso adequado dos meios de proteção contra o sol, principalmente o uso do filtro solar.
- ItemBiossegurança em estética facial(UNISA, 2013) Souza, Luciana de Jesus FonsecaIntrodução: ao realizar procedimentos na estética facial o profissional está exposto à contaminação, assim como, outros tipos de riscos devido à proximidade entre profissional e cliente durante o cumprimento dos procedimentos. A Biossegurança garante a prevenção, minimização ou eliminação de fatores que possam colocar em risco a saúde do individuo no desenvolvimento do trabalho, tendo como prioridade a preservação da saúde e do ambiente. Objetivos: O objetivo dessa pesquisa foi discriminado em especifico e gerais. O objetivo específico é verificar o conhecimento das acadêmicas nos procedimentos faciais de acordo com as normas da Biossegurança. E os gerais são: Esclarecer conceitos da Biossegurança e suas aplicações e descrever os equipamentos de proteção necessária para trabalhar com segurança nos procedimentos mais comuns da Estética Facial. Método: Foi realizada uma pesquisa de campo utilizando como instrumento um questionário contendo 13 questões baseadas na biossegurança. Fez parte da pesquisa 34 acadêmicas do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética matriculadas no terceiro, quarto e quinto semestre da Universidade de Santo Amaro. Para analise dos resultados foi aplicado o teste G de Cochran e Quiquadrado. Resultados e Discussão: O resultado foi apresentado em forma de tabela para melhor demonstração sobre o conhecimento das acadêmicas em Biossegurança na Estética facial. Conclusão: Essa pesquisa concluiu que, as acadêmicas têm conhecimento sobre a importância da Biossegurança na Estética Facial, mas, demonstrou dificuldade em identificar os Equipamentos de Proteção individual (EPI) dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Portanto, sugeri-se o fornecimento por parte da instituição e empresas materiais especificando a diferença entre os EPI‟s e EPC‟s através de orientações, divulgações, campanhas e treinamentos.
- ItemA terapeuta esteticista e o uso da terapia alternativa em benefício da saúde(UNISA, 2013) Mambelli, AlessandraIntrodução: A profissão de terapeuta esteticista foi regulamentada e a procura por este profissional tem aumentado bem como para os procedimentos denominados terapia alternativa, que já fazem parte da maioria das clinicas de estética e é utilizada no SUS atualmente. São procedimentos antigos e muito utilizados nos dias atuais como o uso de óleos essenciais e massagens, que são comprovados cientificamente, porém ainda são confundidos com terapias esotéricas. Dentro das terapias alternativas encontram-se técnicas não invasivas que objetivam o bem estar e a saúde do indivíduo que podem ser aplicadas por terapeutas esteticistas. Durante breve revisão na literatura foi observado o uso dos termos: medicina alternativa, medicina alternativa complementar, terapia alternativa complementar, terapia popular e todas com o mesmo significado. Nesta pesquisa optou pelo uso do termo terapia alternativa. Foi verificado o conhecimento, uso e aceitação da terapia alternativa pelas acadêmicas do curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética. Método: Foi feito uma pesquisa de campo através de um questionário respondido pelas acadêmicas do terceiro, quarto e quinto semestre da Universidade de Santo Amaro. Para análise dos resultados foi aplicado o teste G de Cochran. Resultados e discussão: Com relação ao conhecimento, 96,7% consideram a terapia alternativa como promoção do bem estar; 100% utilizam a terapia alternativa como terapia anti-stress e 100% aceitam a terapia alternativa como forma de tratamento. Conclusão: A Terapeuta Esteticista graduada têm total conhecimento sobre a terapia alternativa e sua utilização. E, em relação à aceitação, os resultados também foram significativos, sendo esta capaz de fazer parte de uma equipe multidisciplinar em benefício da saúde.
- ItemA importância da micropigmentação de aréola na autoestima das mulheres mastectomizadas: uma revisão bibliográfica(UNISA, 2018) Viana, Camila da Silva; Santos, Lays Ferreira dos; Nascimento, Renata Karine do PradoO câncer de mama é uma doença muito prevalente e temida pela população feminina. A preocupação com a estética e com a qualidade de vida estão presentes no tratamento oncológico em todas as suas fases. Com a tentativa de amenizar tal sofrimento, pode ser realizada a reconstrução da mama após a mastectomia; esta etapa é tão importante para a autoestima dessas mulheres que precisam fazer a retirada da mama, uma das etapas do processo de reconstrução da mama é a reconstrução do complexo aréolopapilar. Além disso, esta pode também ser usada para disfarçar áreas calvas, mascarar cicatrizes e na reconstrução do complexo mamilo-aréola após mastectomia. Dentro do procedimento temos a micropigmentação restauradora, é uma grande aliada às cirurgias plásticas ou procedimentos médicos que visam o rejuvenescimento, reparação e camuflagem de cicatrizes .
- ItemUso de argila verde e alta frequência em tratamento de acnes(UNISA, 2021) Gonçalves, Julia; Egidio, Leticia; Larissa, ThawaneO presente trabalho, aborda a eficácia da argila verde associado ao alta-frequência em tratamentos de peles com acnes de grau I e grau II. Com bases mediante a pesquisas por buscas de dados bibliográficos de artigos, livros e revistas cientificas, que tenham relação direta com essas propriedades.
- ItemO uso de cosméticos(UNISA, 2021) Almeida, Luana Cerqueira de; Costa, Thais ÂngelaO aumento da procura por qualidade de vida mexeu também no aumento dos cosméticos e a sua utilização entre homens e mulheres, esses produtos surgiram desde lá com os gregos até o século atual e o consumo só vem aumentando também. Os cosméticos em si ele é um produto que pode ser aplicado em qualquer região do corpo, rosto e/ou cabelos, no Brasil também são considerados cosméticos produtos de higiene, a fabricação cosmética e de produtos para higiene pessoal em geral não existe grande investimento capital, diferente dos cosméticos para pele/cabelos, onde o investimento é muito grande, nos quais dentro de todas essas opções temos: esfoliantes para pés e mãos, óleos corporais, esfoliantes para rosto, cremes calmantes, maquiagens, sabonetes e assim sempre seguindo a linha de cosmetologia e embelezamento da pele ou qualquer outra parte do corpo ou higiene do corpo. Eles são para um embelezamento saudável. Objetivo: Para manter a uma boa aparência, a maioria das pessoas usa cosméticos, que são produtos naturais ou artificiais, que são aplicados ao corpo humano, temos como objetivo conhecer quais são os cosméticos consumidos nos dias de hoje por homens e mulheres.
- ItemMicroagulhamento associado a vitamina C e fototerapia para tratamento de cicatriz de acne atrófica(UNISA, 2021) Santos, Gabriele dos; Souza, Yasmim ValenteO objetivo desse trabalho, foi identificar os benefícios da técnica do microagulhamento associado a vitamina C e fototerapia em cicatriz atrófica.
- ItemPele Acneica: manchas, cicatrizes e tratamentos.(UNISA, 2021) Parrera, Amanda Martins; Barros, Thamires; Matsuoka, ThaynaO presente trabalho, discute sobre a prevalência da acne que atinge 85% a 100% da população em algum momento da vida. Geralmente acontece no período da puberdade estabelecendo o pico de incidência nas mulheres entre 14 a 17 anos, e nos homens entre 16 a 19 anos. Em alguns casos, pode deixar sequelas (cicatrizes), que pode ser minimizado com os tratamentos adequados.
- ItemAplicabilidade da carboxterapia associada com a drenagem linfática manual em hidrolipodistrofia ginóide(UNISA, 2021) Nascimento, Camila Felix dos Santos; Cardoso, Francisca Adriana Lopes; Lima, Thais OliveiraHidrolipodistrofia Ginóide (HLDG) é considerada uma anormalidade cosmética multifatorial complexa da camada de gordura subcutânea e da pele superficial superior. Afeta mulheres pós-púberes, e raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando houver algum desequilíbrio hormonal. Existem várias teorias sobre a HLDG e vários regimes terapêuticos diferentes foram desenvolvidos, como nesses casos a drenagem linfática manual (DLM) juntamente com a carboxiterapia que ajudam nesse tratamento. Ocorrem por diversas causas, podendo acometer devido a um desequilíbrio entre a quantidade de gordura e a massa muscular.
- ItemDoença do Couro Cabeludo: alopecia e foliculite(UNISA, 2021) Ferreira, EmillyO presente trabalho identifica as principais causas, extensão e a forma como a alopecia e foliculite se apresentam nos pacientes.
- ItemA eficácia do peeling químico em manchas e cicatrizes de acne associados com a iontoforese(UNISA, 2021) Silva, Emily Brito da; Azevedo, Isabela Xavier de QueirozO presente trabalho identifica os benefícios do peeling químico associado a iontoforese.
- ItemMelasma Facial em Mulheres de Pele Retinta: qual a melhor abordagem ?(UNISA, 2021) Sales, Luana Christina; Aiello, CarlaO melasma é uma hiperpigmentação cutânea caracterizada por manchas simétricas com tonalidades diferentes. Geralmente o melasma é mais comum de aparecer na face, trazendo insatisfação para algumas mulheres que tem esse tipo de hiperpigmentação na pele. Sua fisiopatogênica ela é desconhecida, com isso, ajuda a estimular estudos comparativos entre a pele hiperpigmentada e uma pele ''normal'', a fim de verificar a influência dos hormônios, radiação violeta ou alterações genéticas, que possa ajudar a entender a causa dessa alteração na tonalidade da face
- ItemMicroagulhamento para calvície (alopecia androgenética) associado ao uso de Minoxidil(UNISA, 2021) Silva, Larissa Laís de Sousa; Freitas, Maria Valdenise AvelinoO presente trabalho teve como objetivo analisar os dois tipos tratamentos para alopecia androgenética: O microagulhamento e o Minoxidil, a fim de fazer a junção dos tratamentos em simultâneo para retornar os danos da alopecia androgenética no portador da doença e melhorar a qualidade de vida.
- ItemPeeling Químico, microagulhamento ou fototerapia: qual melhor recurso para sequela de acne ?(UNISA, 2022) Pires, Lara SantosA pele tem a função de proteger e absorver nutrientes e vitaminas, e promover diversos benefícios para o nosso organismo. Ela compõe três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Acne é uma inflamação do folículo pilossebáceo, que junto com o excesso da reprodução do sebo, ocorre a dilatação na inflamação naquela local, que leva a ruptura do folículo e ajuda na produção de comedões, pústulas, pápulas e nódulos. Sendo classificadas por 4 tipos diferentes de grau de acne. Entre alguns tratamentos temos a fototerapia método não invasivo. Faz o uso do LED, utilizando ondas de radiação na pele, tratando diversas doenças dermatológicas, sendo muito utilizado para as sequelas de acne e rejuvenescimento facial. O peeling químico trata a acne, clareia hipergmentações, podendo utilizar ácidos como salicílico e glicólico e por fim temos o microagulhamento que também pode ser associado a ácidos, com várias micro agulhas de aço que deslizam sobre a pele, criando um processo inflamatório da pele, fazendo a uniformização do tecido. Como objetivo principal foi apresentado os resultados do clareamento de manchas e cicatrizes da acne, usando limitadores de até 10 anos. Trata-se de uma revisão de literatura e análise cientifica. A pesquisa teve como discussão de comparativos de estudos realizados em 2017, 2019 e 2021 que comparam a eficácia e pesquisa como por ex. o estudo comparado realizado em 2021, onde 27 mulheres, com idades entre 18 e 45 anos, com acne leve a grave participantes foram submetidas ao uso do laser de baixa potência, realizados a cada duas semanas, mostrando bons resultados e uma melhora nas lesões. Cada tratamento mostrou ser eficaz mostrando resultados satisfatórios. Os 3 métodos buscados trazem resultados parecidos, mas com propostas diferentes com o foco no melhor tratamento para cada indivíduo
- ItemO efeito sinérgico entre massagem modeladora e o uso de termoativo: comparativo entre dois casos(UNISA, 2022) Santos, Jacqueline de Souza; Silva, Jennyfer Pereira da; Silva, Thamires BatistaEstudos relatam que a associação de um termoativo, com os movimentos vigorosos da massagem modeladora (MM) fazem com que ocorra um aumento da circulação sanguínea, acelerando o metabolismo e melhorando a oxigenação do tecido, o que gera a diminuição da flacidez, redução da retenção de líquido e melhora da função intestinal. A técnica de MM tem como função modelar o contorno corporal, remodelar a gordura localizada e, consequentemente, melhorar a aparência do fibroedema gelóide (FEG). O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia da MM com e sem o uso de termoativos na remodelação do contorno corporal. Foram selecionadas duas voluntárias, que foram submetidas ao procedimento de MM na presença e ausência. Além dos fatores fisiológicos, para a análise de cada caso, foram considerados os fatores ambientais e os hábitos das voluntárias. Foi observada a melhora do aspecto da FEG em ambos os casos. A redução imediata de medidas após as 3 aplicações semanais foi mais eficiente com o uso do termoativo, devido ao aumento da irrigação local, da melhora na motilidade intestinal, além da redução do edema na região abdominal. Desta forma, associação entre MM e termoativo mostrou-se mais eficiente na melhora do quadro de FEG.