Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Autor "Souza, Valéria Ribeiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemServiço-Escola de Psicologia: uma revisão de literatura(UNISA, 2015) Oliveira, Jeremias; Silva, Thawana de Oliveira; Souza, Valéria RibeiroAs práticas desenvolvidas pela instituição de formação em psicologia com o objetivo de aprimorar a formação de seus graduandos foram denominadas “serviços-escola”. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (2013), surgiram juntamente com a regulamentação do profissional psicólogo. Dessa forma, o exercício destes serviços é também parte do cumprimento de exigências legais tanto para a normatização da formação, quanto para a validação do profissional enquanto psicólogo. Este trabalho objetivou buscar, organizar e descrever publicações científicas em plataformas eletrônicas sobre as formas do fazer psicológico em serviços-escola a fim de ampliar a discussão a respeito dos instrumentos e métodos utilizados, além da reflexão acerca do papel da instituição e do sujeito atendido que, neste caso, representa a comunidade. A hipótese formulada foi de que há poucas produções nesta área e as existentes não exploram as variáveis necessárias que contemplem a busca, continuidade e encerramento do processo disponibilizado nas clínicas de serviços- escola. Para a coleta de dados, utilizou-se a busca de trabalhos na biblioteca virtual de artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-Psi), PEPsic, Lilacs e Scientific Eletronic Library Online (Scielo), indexadas desde o ano de 2000 até 2015. Os descritores utilizados foram: serviço-escola e clínica-escola. Foram utilizadas publicações que evidenciam questões que permeiam os processos realizados em clínicas-escolas de psicologia, como a caracterização da clientela atendida pela instituição, os principais objetivos da clínica, triagem, atendimento infantil e evasão. Com base na revisão realizada concluiu-se que em vista da relevância do tema, foram poucas as publicações e obras disponíveis localizadas. A quantidade em questão se torna ainda mais restrita ao considerar as pesquisas e trabalhos recentes ou ainda, que abordem temas pouco ou nunca antes explorados, corroborando uma das hipóteses iniciais sobre a importância da revisão e dos trabalhos de pesquisa sobre os serviços-escola de psicologia