O lúdico e as inteligências múltiplas no ensino da língua inglesa: uma análise interdisciplinar da coleção WAY TO ENGLISH

Imagem de Miniatura
Data
2019
Autores
Carneiro, Lilian Fernandes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Nas aulas de língua estrangeira, a prática pedagógica tem demonstrado a necessidade de se utilizarem métodos que desenvolvam, nos alunos, o interesse em conhecer outras culturas, e aprender outros idiomas, de maneira eficaz. Assim sendo, procurou-se com este estudo, investigar a abordagem do lúdico no ensino de língua estrangeira, para estudantes do Ensino Fundamental-II, com a finalidade de identificar o benefício que ele pode proporcionar na aquisição do conhecimento e a efetividade no aprimoramento do ensino-aprendizagem. Com base em teorias que defendem o lúdico, como prática pedagógica, capaz de motivar o aluno para adquirir mais conhecimentos, procurou-se analisar as atividades presentes no material didático de língua estrangeira, utilizado em escolas estaduais, para o Ensino Fundamental-II. Realizou-se uma pesquisa de característica básica, quanto à natureza; exploratória, quanto aos fins e bibliográfica, quanto aos procedimentos. Fez-se uso do procedimento bibliográfico descritivo em materiais já elaborados: livros, artigos científicos, revistas, documentos eletrônicos e enciclopédias, na busca e alocação de conhecimento do lúdico no ensino da língua inglesa, como proposta educativa, presente em atividades nos livros didáticos, que promovam o desenvolvimento da competência intercultural crítica e interdisciplinar, correlacionando tal conhecimento com metodologias já trabalhadas por outros autores. Verificou-se a aplicabilidade do lúdico, como estratégia para o ensino-aprendizagem, categorizado por Joan Huizinga. O embasamento teórico apresentado por Maria da Graça Nicoletti Mizukami possibilitou eleger as teorias cognitivistas defendidas por Jean Piaget e Lev Vygotsky. Para a assimilação do idioma estrangeiro, Stephen Krashen e Douglas Brown trouxeram suas técnicas de aprendizagem. Além disso, destacou-se, nas atividades presentes no material didático, cada uma das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Foi analisada a coleção Way to English da Editora Ática, que consta do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) referente ao triênio 2017, 2018 e 2019. Os resultados obtidos demonstraram que dentre as várias técnicas disponíveis para o ensino da língua inglesa, a ludicidade tem sua importância no desenvolvimento do aprendizado. Percebeu-se também que o PNLD, por estar na terceira versão, apresentou lacunas que são necessárias ao uso eficaz do material didático. Entendeu-se porém, que sempre haverá o que evoluir, na busca pela excelência da educação.
Descrição
Palavras-chave
Lúdico, Língua inglesa, Inteligências múltiplas
Citação
CARNEIRO, L. F. O lúdico e as inteligências múltiplas no ensino da língua inglesa: uma análise interdisciplinar da coleção WAY TO ENGLISH. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2019.