Comunicação Social | Rádio e TV

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    A trilogia do poder: os desafios de filmar um curta-metragem usando um smartphone como câmera
    (UNISA, 2020) Gomes, Caique Augusto; Laurentino, Jaierlles Ribeiro
    Equipamentos para produção de uma película para cinema são comumente caros e inacessíveis para a grande parcela da população. Na contramão dessa afirmação, “A Bruxa de Blair”, por exemplo, película de 1999, é um filme feito a partir de uma câmera analógica de baixo custo captado pelos próprios atores e que, a partir de sua linguagem inovadora, trouxe lucros expressivos a seu estúdio criador. No decorrer do tempo, outros filmes apresentaram uma linguagem diferente da proposta enlatada de Hollywood e, atrelado ao barateamento de dispositivos portáteis, à popularização dos telefones celulares e ao avanço impressionante das capacidades de captação da câmera dos smartphones, nos questionamos: “quais os desafios e as possibilidades que a captação de um produto audiovisual a partir de um smartphone, impõe em sua realização?”. Iniciamos assim, a produção do primeiro episódio da obra audiovisual no formato de websérie de ficção intitulada “A Trilogia do Poder” com três episódios desenvolvidos para a rede social YouTube, e aqui discorreremos sobre a captação do episódio piloto: “Olho-de-boi”. O processo de criação do produto foi pautado principalmente nas obras de Jean-Claude Bernardet em “O que é Cinema”, Ismail Xavier com “O Discurso Cinematográfico”, a “A Estética do Cinema” de Gérard Betton e também a partir de análises feitas dos filmes: “Tangerine” de Sean Baker e “Distúrbio” de Steven Soderbergh, dois filmes de longa-metragem independentes captados inteiramente utilizando a câmera de um iPhone 5s e iPhone 7s, da Apple, respectivamente. O episódio piloto da websérie “A Trilogia do Poder” foi captada unicamente a partir da câmera de um iPhone SE 2, também da fabricante Apple, e o modelo utilizado por nós um telefone do ano de 2020, provando-se possível a criação de uma obra com estética cinematográfica utilizando-se de um equipamento portátil considerado de baixo custo se comparado a equipamentos de grande arranjo técnico-profissional.
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    A representação da mulher afrodescente na telenovela brasileira
    (UNISA, 2016) Brito, Zenaide Pereira
    Esta monografia “Identidade e Racismo: a Representação da mulher afrodescendente na telenovela brasileira” tem como objetivo impulsionar a questão racial, abrangendo a história dos negros e a sua situação no Brasil atualmente, os negros após a abolição da escravidão e algumas políticas públicas e desigualdades raciais. A situação problema se deu pelo questionamento de como a mulher negra é representada na telenovela brasileira e pela ótica das representações sociais. Justifica-se a escolha do tema pelo fato de existirem poucos trabalhos que analisam em profundidade o objeto que levantamos, objetivando assim com a monografia contribuir para futuras pesquisas. Foram feitos levantamentos bibliográficos, bem como utilização de internet para a justificativa dos temas que foram apresentados. Escrevemos um breve histórico sobre a teledramaturgia e o espaço ocupado pelos negros, bem como a escolha das “Helenas” se deu pelo fato do autor Manoel Carlos ter escolhido uma atriz afrodescendente para interpretar este papel. A sociedade traz consigo o preconceito da própria sociedade, ou seja, a negritude é fadada à hipocrisia de um país miscigenado, onde em cada lar existe pelo menos um afrodescendente dentre seus entes familiares.
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    Meu rumo é São Paulo: explorando locais menos conhecidos da grande São Paulo
    (UNISA, 2016) Oliveira, Jessica Aparecida Pimentel de; Almeida, Natalia dos Santos; Martins, Vinícius Vaz
    A cidade de São Paulo é conhecida pelas inúmeras atrações que tem a oferecer aos seus moradores e visitantes. Algumas dessas atrações quase sempre são abordadas pelos meios de comunicação e no meio audiovisual por programas de televisão, programetes, agendas culturais e, ultimamente, com os avanços tecnológicos e a convergência midiática, têm sido divulgadas via internet, Web TVs e até mesmo em plataformas de distribuição de vídeo, como o Youtube. Com a crescente ocupação dos moradores da Grande São Paulo nos pontos de cultura, lazer e turismo, pensou-se na seguinte questão: como aproveitar tudo ou boa parte do que a cidade pode oferecer saindo dos locais mais comuns e de que forma o Youtube pode auxiliar a promover estas regiões menos conhecidas pelos moradores da Grande São Paulo e seus visitantes? A partir desse questionamento, foi criado um canal no Youtube denominado “Meu Rumo é São Paulo”, onde é possível encontrar dicas de cultura, lazer e turismo sobre lugares menos conhecidos na Grande São Paulo, a fim de promover a cultura periférica e oferecer aos moradores e visitantes opções interessantes de locais para seu lazer. Também foi feita uma pesquisa quantitativa para se descobrir os hábitos das pessoas quando o assunto é a busca de destinos turísticos, entretenimento ou lazer e se assistem ou gostariam de um canal na internet voltado ao tema.
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    Camaleão: reinvenção em ondas e bytes do rádio
    (UNISA, 2016) Oliveira, Bruna Santos de; Vasconcelos, Gracy Mara Araújo; Noll, Sabrina Silva
    Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de reinvenção da mídia radiofônica mediante a incorporação de diferentes tecnologias de comunicação e informação que propiciam a interação com o ouvinte. Para tal elegemos como objeto de estudo o programa “A Hora do Ronco” da “Rádio Band FM 96,1” durante o período de 1987 a 2016. A problemática em questão é como o rádio consegue conquistar e manter a sua audiência que por sua vez tem à sua disposição diversas plataformas para o consumo de conteúdos sonoros. A hipótese é que as rádios encontrem nessas mesmas plataformas e dispositivos digitais uma nova estratégia para se aproximar e intensificar a interação com sua audiência.
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    A Televisão e o Herói na Atualidade: uma breve análise de heroes
    (UNISA, 2009) Cavalcanti, Stephanie Marques
    Este trabalho visa estudar e analisar as mudanças ocorridas nas séries e seriados de super-herói e as transformações que a imagem mítica do herói que ocorreram nos últimos anos. Para isso, analisa-se a série norte-americana Heroes, fenômeno de audiência em 2006, com altas quedas de audiência desde seu segundo ano. A hipótese norteadora é a de que as séries e seriados não apenas se modificaram por conta de todas as novas tecnologias do mercado televisivo, mas também porque o público está muito mais exigente do que há algumas décadas. Exigência essa que também modifica a imagem do herói, que perde seu aspecto “sagrado” e humaniza-se cada vez mais. No estudo do corpus, composto por três temporadas de Heroes, verificamos que conforme a mentalidade americana foi modificada nos últimos anos, alguns dos aspectos da série se tornaram quase obsoletos, fazendo com que a audiência sofresse um sério reverso de audiência. Além disso, a greve de roteiristas da segunda temporada transformou uma trama inicialmente empolgante em uma confusa rede de histórias. As perspectivas adotadas para a análise deste corpus são: Pesquisa Bibliográfica, a do Método Descritivo comentado por Kahlmeyer-Mertens et al. (2007) e a Análise Fílmica de Vanoye e Goliot-Lété (1992). Concluí-se este estudo confirmando que a imagem do herói pós-moderno difere da imagem do herói moderno, ainda que este influencie em muito nosso inconsciente. Além disso, houve significativas mudanças em questão de edição, montagem e direção nas séries.