Comunicação Social | Rádio e TV
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- ItemPeças radiofônicas como formato de entretenimento(UNISA, 2014)A presente pesquisa parte do pressuposto da exploração de uma das muitas possibilidades de entretenimento no rádio, a “Peça Radiofônica”. A Peça radiofônica é composta pela junção de oralidade (articulação da voz), elementos sonoros (silêncio, efeitos, paisagens, músicas) e técnicas de produção (roteiro, direção, produção, etc.). Conhecida como Hörspiel este modelo de entretenimento no rádio nasce na Alemanha, na década de 1920, com a adaptação de contos, peças teatrais e obras diversas da literatura e até hoje é sucesso no rádio alemão. No Brasil o modelo mais próximo da hörspiel surge na década de 40 com o formato de radionovelas e seriados. Um dos maiores desafios desta pesquisa foi analisar o possível interesse das emissoras de rádio pela veiculação deste tipo de entretenimento e descobrir como atrair a audiência do público do rádio em geral, em especial os deficientes visuais e cegos1. O rádio como meio de comunicação de massa possui imenso potencial de mobilidade e versatilidade que poderia ser melhor aproveitado se inserisse em sua programação novas opções de entretenimento.
- ItemMeu rumo é São Paulo: explorando locais menos conhecidos da Grande São Paulo(UNISA, 2016)A cidade de São Paulo é conhecida pelas inúmeras atrações que tem a oferecer aos seus moradores e visitantes. Algumas dessas atrações quase sempre são abordadas pelos meios de comunicação e no meio audiovisual por programas de televisão, programetes, agendas culturais e, ultimamente, com os avanços tecnológicos e a convergência midiática, têm sido divulgadas via internet, Web TVs e até mesmo em plataformas de distribuição de vídeo, como o Youtube. Com a crescente ocupação dos moradores da Grande São Paulo nos pontos de cultura, lazer e turismo, pensou-se na seguinte questão: como aproveitar tudo ou boa parte do que a cidade pode oferecer saindo dos locais mais comuns e de que forma o Youtube pode auxiliar a promover estas regiões menos conhecidas pelos moradores da Grande São Paulo e seus visitantes? A partir desse questionamento, foi criado um canal no Youtube denominado “Meu Rumo é São Paulo”, onde é possível encontrar dicas de cultura, lazer e turismo sobre lugares menos conhecidos na Grande São Paulo, a fim de promover a cultura periférica e oferecer aos moradores e visitantes opções interessantes de locais para seu lazer. Também foi feita uma pesquisa quantitativa para se descobrir os hábitos das pessoas quando o assunto é a busca de destinos turísticos, entretenimento ou lazer e se assistem ou gostariam de um canal na internet voltado ao tema.
- ItemFamily Rockers: o outro lado do show(UNISA, 2009)Esta pesquisa aborda como tema o cenário do rock independente na cidade de São Paulo, explorando historicamente o rock desde sua essência, afunilando ao objeto principal. Utilizando o método de observação e a realização de entrevistas, foi analisado o comportamento de algumas bandas, para entendimento do motivo de se manterem atuantes em um cenário tão disputado. Pessoas de total familiaridade com o assunto dão o respaldo necessário ao expor pontos de vista que coincidem e se confrontam em alguns momentos. Para manter a imparcialidade, os entrevistados se dividem entre bandas, estudiosos sobre o gênero rock, produtores de eventos e musicais. O ponto principal desta pesquisa é a importância que a ferramenta Internet tem para essas bandas devido a falta de apoio das mídias de massa. A relação da estruturação que a cena independente vem passando, as facilidades que a Internet fornece para divulgação, e a maneira que as pessoas que vivem neste meio a utilizam, divulgam e organizam seus trabalhos. Não se estabelecem pontos negativos e positivos, entendeu-se que, criar uma fórmula para o sucesso é ousadia demais, principalmente em uma época na qual valores e informações são mutáveis e o dinamismo é cada vez mais potencializado. Em boa parte dos casos, as próprias bandas fazem o trabalho de divulgação e alegam fazer por amor ao rock. No entanto, é consenso entre os entrevistados que nada adianta uma divulgação efetiva sem o principal, fazer música boa.
- ItemTV Web Viver: o olhar que move a vida(UNISA, 2016)O estudo a seguir objetiva analisar como uma TV web pode complementar a didática utilizada na Associação Viver em Família para um Futuro Melhor, conhecida como Projeto Viver. Fundada por empresários do Banco Votorantim e empresas parceiras, a associação nasceu com o intuito de gerar o desenvolvimento sustentável das famílias da comunidade do Jardim Colombo, zona sul de São Paulo. O estudo foi embasado por meio das seguintes teorias: Cinema, televisão e história, de Mônica Almeida Kornis; A televisão levada a sério, de Arlindo Machado; Culturas Híbridas, de Néstor Garcia Canclini; Teoria da cultura de massa, de Luiz Costa Lima; Cultura da Convergência, de Henry Jenkins; A Dialética do Esclarecimento, de Adorno & Horkheimer; Morumbi: o contraditório bairro-região de São Paulo, de Maria da Glória Gohn; A TV sob controle: A Resposta da Sociedade ao Poder da Televisão, de Laurindo Lalo Leal Filho; A Televisão na Era Digital - Interatividade, Convergência e Novos Modelos de Negócio, de Newton Cannito.Entre os estudiosos e obras analisadas, Maria da Glória Gohn critica a diversidade social e econômica do Morumbi, onde está localizado o Projeto Viver, destacando o contraste presente entre Paraisópolis, a maior comunidade periférica do Brasil, com as mansões e edifícios corporativos presentes na região. As análises sobre a história da televisão no Brasil e a evolução da tecnologia também refletem na construção da pesquisa à importância de uma TV web no âmbito social. Este estudo vai desencadear a produção da TV Web Viver, uma televisão corporativa para as crianças e adolescentes frequentes da associação, contendo quatro programas que permeiam o conceito dos elementos que movem a vida, sendo eles: água, fogo, ar e terra. Esses conceitos embasam a linguagem dos programas de narração de histórias, entrevista, reportagem e game show.
- ItemA evolução tecnológica e o aprendizado do operador de câmera de vídeo no Brasil(UNISA, 2009)O presente trabalho pretende analisar a necessidade da atualização constante do profissional operador de câmera e também avaliar as relações dessa atividade profissional e suas ferramentas, equipamentos de captação de áudio e imagens e seus respectivos acessórios, para posterior edição ou exibição do material audiovisual para difusão. A metodologia utilizada consistirá no uso da pesquisa de campo exploratória, a partir do estudo de caso nas emissoras de TV e produtoras de vídeo em São Paulo; pesquisas em fontes secundárias como livros e artigos publicados e as disponibilizadas pelas organizações; participação em Congresso de radiodifusão; entrevistas com os profissionais responsáveis pelas operações nas emissoras de televisão ou produtoras de vídeo; engenheiros das empresas fabricantes de equipamentos para este setor, assim como os educadores de importantes escolas técnicas do segmento. A pesquisa possibilitará identificar as dificuldades encontradas por estes profissionais no permanente confronto com as novas gerações tecnológicas e as alterações por ela determinadas na manipulação de instrumentos de monitoração, captação e armazenagem de áudio e vídeo. Proponho ações e instrumentos facilitadores, tais como cursos para reciclagem, manuais traduzidos e material didático eficaz, de modo a agilizar as respostas e as soluções das problemáticas encontradas.