Geografia
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- ItemBreves considerações sobre o espaço geográfico em Milton Santos(UNISA, 2021) Ribeiro, Magda AparecidaReflexão sobre o conceito de espaço como objeto central da Geografia.
- ItemBreves considerações sobre o espaço geográfico em Milton Santos(UNISA, 2021) Ribeiro, Magda AparecidaO presente artigo tem como objetivo refletir a respeito do conceito de espaço como objeto central da Geografia. A abordagem acontece com fundamento no pensamento do Geógrafo e Professor Milton Santos, que exerce papel relevante nos estudos da geografia no Brasil, bem como em outros países. O texto também tece breves reflexões a respeito da totalidade do espaço, a noção de formação social e espaço-temporal, sempre numa abordagem “miltoniana”.
- ItemBreves reflexões acerca do consumo consciente e cultura descartável(UNISA, 2020) Silva, Erica Tavares daO consumo exacerbado e impulsivo se faz presente em nossos dias, consumimos sem nos darmos conta dos malefícios que causamos ao nosso planeta, sem refletirmos sobre nossas ações e suas causas, como por exemplo, de onde vêm e para onde vai tudo aquilo que consumimos, ou, o porquê de consumirmos. Afinal, somos movidos por desejos, e o que realmente nos traz esse desejo de consumir? Este artigo busca apresentar breves reflexões acerca do consumo consciente e cultura descartável, para que possamos ver além, e trazer o questionamento sobre o sistema em que vivemos, na tentativa de nos levar a pensar sobre o que podemos fazer para que o meio ambiente não pereça.
- ItemDireitos Humanos: educação como direito fundamental e social do cidadão(UNISA, 2020) Silva, Juarez Sebastião Angelino daO estudo analisa o estado da arte na garantia da educação. Por meio de pesquisa bibliográfica em fontes que tratam deste tema, pretende-se demostrar que o acesso à educação também é um dos aspetos do direito humano fundamental que vem sendo conquistado ao longo dos anos.
- ItemDireitos Humanos: educação como direito fundamental e social do cidadão(UNISA, 2020) Silva, Juarez Sebastião Angelino daO objetivo deste estudo é analisar o estado da arte na garantia da educação. Por meio de pesquisa bibliográfica em fontes que tratam deste tema, pretende-se demostrar que o acesso à educação também é um dos aspectos do direito humano fundamental que vem sendo conquistado ao longo dos anos. Concluindo que este é um direito que possibilita ao cidadão meios de abertura para sua autoconstrução, além de ampliar sua capacidade de participação nos destinos da sociedade onde vive, portanto, é também um direito social. O direito à educação é um tema bastante debatido e, em face da busca pela universalização da educação, tem sido considerado como um dos pilares da luta pelo desenvolvimento humano, responsável pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. Desse modo, o direito à educação se apresenta também como um direito público social capaz de promover a democratização da sociedade, por isso mesmo, é um direito para todos, além do indivíduo, pois beneficia toda a coletividade, portanto, um dever do Estado. Os elementos que fundamentam o texto foram extraídos do conteúdo oferecido na disciplina Educação Contemporânea Brasileira. Também foi necessário buscar um breve histórico dos direitos fundamentais e so legislação brasileira que assegura o direito à educação a ser garantido pelo Estado, Direitos Humanos: educação como Direito fundamental, a seguir descreve a Evolução histórica dos direitos humanos fundamentais; Direitos fundamentais e direitos sociais; O direito à educação e por fim a cidadania como pressuposto essencial para uma vida digna, por fim são feitas as considerações finais deste estudo.
- ItemA formação geográfica da cidade de São Paulo e seus aspectos económicos e a degradação do meio ambiente(UNISA, 2021) Martins, Vanderlei AparecidoDentro da epistemologia da Geografia buscamos seu campo de investigação para uma avaliação crítica abordando a visão da formação geográfica da cidade de São Paulo, sua economia e seu meio ambiente natural degradado. O mapeamento das Temática abordadas sua estrutura e metodologias de referências teóricas utilizadas geram a produção desta visão da Geografia. Correndo neste sentido notamos a presença de três abordagens sobre a expansão geográfica de território, seu desenvolvimento econômico e os efeitos causados sobre o meio ambiente. Percetivelmente dentro da investigação geográfica é notado o recorte dos territórios em múltiplas divisões de forma incompatível se expandindo dentro da região gerando um formato territorial em desenvolvimento. Tangente a esta expansão, o modelo geográfico econômico começa a ganhar corpo e forma no seu aspecto capitalista mais evidente, no impulso gerador de recursos sem precedentes de forma voraz sem a aceitação dos desaforos que permeiam a sociedade capitalista. O progresso territorial e econômico são fatores essenciais no desenvolvimento de uma sociedade como a Cidade de São Paulo para gerar sustentabilidade para todos os seus cidadãos. Deste modo, o desenvolvimento e o progresso do território e sua economia cobram sua cota de preço expansiva sobre o meio ambiente natural. A Mata Atlântica em boa parte da Cidade de São Paulo ainda resiste bravamente com seus fragmentos. O desmatamento geográfico em prol do desenvolvimento afeta todo ecossistema, tanto que dentro da síntese de investigação comprovadamente vista, traz o urbanismo contaminador para o seu meio, prejudicando também os recursos hídricos.
- ItemA formação geográfica da cidade de São Paulo e seus aspectos econômicos e a degradação do meio ambiente(UNISA, 2021) Martins, Vanderlei AparecidoDentro da epistemologia da Geografia, buscamos seu campo de investigação para uma avaliação crítica abordando a visão da formação geográfica da cidade de São Paulo, sua economia e seu meio ambiente natural degradado.
- ItemGlobalização contemporânea e seus desafios(UNISA, 2021) Silva, Ana Carolina CaixetaA Globalização se mostra como um motor de um processo civilizacional, deixando implícita a sua naturalidade e inevitabilidade. Este processo tem várias definições e conotações em várias áreas, algumas acentuam seu caráter multidimensional, outras dão enfoque na dimensão econômica e o associam ao sistema econômico capitalista e à ideologia neoliberal. Por vezes, a Globalização é a desterritorialização, ou seja, as relações entre os homens e entre instituições, sejam elas de natureza econômica, política ou cultural, tendem a desvincular-se das contingências do espaço. Neste contexto este processo de Globalização promove desafios que devem ser superados. Então o presente artigo se justifica em razão da necessidade do geógrafo se manter inteirado do seu papel frente aos desafios que a globalização implica, bem como suas manifestações na Geografia como ciência. O presente artigo aborda esta temática com o objetivo geral de fazer uma análise de quais são os impactos desta globalização e seus desafios, tendo como objetivos específicos: identificar, de forma resumida, as problemáticas e os impactos que os atuais processos de globalização de interesse para a geografia, têm originado nos vários campos: económico, social, cultural e ambiental. O trabalho se apresenta sob a forma de uma revisão de literatura onde forneceu-se informações mais abrangentes sobre um tema, com busca das fontes de referência incluindo tanto estudos originais como revisões teóricas apresentados em periódicos e livros físicos e online.
- ItemGlobalização contemporânea e seus desafios(UNISA, 2021) Silva, Ana Carolina CaixetaA Globalização se mostra motor de um processo civilizacional, deixando implícita sua naturalidade e inevitabilidade.
- ItemGlobalização e seus efeitos na sociedade(UNISA, 2020) Farias, Lusilainde de Oliveira SouzaO artigo objetiva analisar os impactos trazidos pela globalização e apresentar seus pontos positivos e negativos.
- ItemGlobalização e seus efeitos na sociedade(UNISA, 2020) Farias, Lusilainde de Oliveira SouzaA globalização destaca-se como um dos grandes temas da atualidade. Cobrindo uma grande variedade de temáticas distintas como a política, a economia, a cultura, o ambiente, tornou-se rapidamente numa das palavras da moda do debate político e académico atual. O presente artigo tem por objetivo analisar os impactos trazidos pela globalização e apresentar seus pontos positivos e negativos. O processo de globalização tem provocado grandes mudanças, podendo ser notado pelo avanço e crescimento das grandes empresas transnacionais; maior conexão dos mercados; aumento da produção de bens e serviços, além do comércio internacional; avanço tecnológico; surgimento de blocos econômicos; acirramento da concorrência em âmbito internacional; maior integração política entre os países; queda das barreiras de sociabilidade; mudanças estruturais na forma de lidar com a cultura; processos migratórios. O artigo foi desenvolvido através da metodologia da pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento para a coleta de dados a revisão de literatura de autores renomados no tema. Conclui-se que a globalização possibilitou inúmeras transformações na sociedade, e demonstrar tais mudanças sociais através da globalização tornou-se necessária e importante.
- ItemOs jogos e brincadeiras no ensino de Geografia(UNISA, 2022) Lopes, Raulindo dos SantosA pesquisa objetivo trazer contribuições que a ludicidade tem por meio de jogos como um recurso didático a ser utilizado pelos professores em sala de aula para ensinar Geografia a os alunos das séries finais.
- ItemOs jogos e brincadeiras no ensino de geografia(UNISA, 2022) Lopes, Raulindo dos SantosEsta pesquisa tem por objetivo trazer as contribuições que a ludicidade tem por meio dos jogos como um recurso didático a ser utilizado pelos professores em sala de aula para ensinar geografia para os alunos das séries finais. É notório que no decorrer das séries finais os alunos demonstram muitas dificuldades em aprender geografia, com isso desenvolvemos uma pesquisa que tem por objetivo demonstrar que o uso do lúdico pode ajudar a vencer estas barreiras. A pesquisa foi regida por meio de uma investigação qualitativa e bibliográfica, que pretendeu demostrar o uso do lúdico para o ensino de geografia, por meio de pesquisas de teóricos renomados sobre o tema. Esta investigação teve por norte, artigos, teses e dissertações de muitos autores, que serão retirados da base de dados do Google acadêmico e Scielo. Concluiu-se que, o jogo se mostra como recurso didático expressivo para as séries finais, pois o mesmo usado com muito planejamento por parte do professor em sala de aula permite que o aluno esta etapa, aprenda a geografia de maneira significativa em conformidade com os documentos oficiais que retratam ideia de que o jogo é um recurso muito importante no processo de ensino-aprendizagem, pois este facilita a aprendizagem do aluno por meio do uso da diversão proporcionada pelo jogo.
- ItemO fenômeno da urbanização das cidades sob a ótica da industrialização(UNISA, 2020) Sousa, Paulo Renato da Silva
- ItemReciclagem: uma estratégia para contribuir para o meio ambiente(UNISA, 2021) Tavares, Juliane SilvaO artigo pretende traçar uma breve discussão acerca do processo de reciclagem para contribuição do meio ambiente, devido ao reaproveitamento que pode ser utilizado nesse método de reciclagem para incentivar a sociedade nesse ato e fazer uma boa ação.
- ItemReciclagem: uma estratégia para contribuir para o meio ambiente(UNISA, 2021) Tavares, Juliane SilvaO presente artigo pretende a partir da fundamentação teórica utilizada, traçar uma breve discussão acerca do processo de reciclagem para contribuição do meio ambiente, devido ao reaproveitamento que pode ser utilizado nesse método de reciclagem para incentivar a sociedade nesse ato e fazer uma boa ação Para tanto, recorreu-se a pesquisa exploratória, tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica, realizada através de busca eletrônica de artigos, livros, dissertações e teses indexados no Portal de Periódicos CAPES e SciELO. Os estudos analisados apontam para a importância da reciclagem para cuidar do meio ambiente além de produzir lindas obras de arte com essa reciclagem e reaproveitamento de um material que pode ser evitado de ser jogado na natureza com esse ato.
- ItemRelevo do estado do Maranhão(UNISA, 2020) Cardoso, Declaudia PereiraO relevo é fruto do balanço entre agentes internos e externos e se aprofundará este estudo no estado de Maranhão, destacando principalmente o relevo por parte dos agentes externos.
- ItemRelevo do estado do Maranhão(UNISA, 2020) Cardoso, Declaudia PereiraO relevo é fruto do balanço entre os agentes internos e externos e aprofundaremos esse estudo no estado do Maranhão, destacando principalmente o relevo por parte dos agentes externos. A geomorfologia do território maranhense apresenta feições típicas das litologias dominantes em bacias sedimentares, submetidas a longos períodos de atividade dos agentes externos e modelando duas formas principais de relevo: A planície, dividida em quatro subunidades, e o planalto, dividido em cinco subunidades. Todas com formas tabulares e subtabulares de superfícies erosivas e superfícies a base de depósitos de materiais ao longo do tempo. As primeiras informações sobre a paisagem do interior maranhense foram produzidas por chefes de expedições exploradoras, enviadas a procura de riquezas naturais, mas o conhecimento sobre o relevo foi produzido apenas a partir do início do século XX, ainda sobre áreas restritas do território estadual. O Maranhão apresenta as mais diversas características morfológicas, desde a mata amazônica e a caatinga nordestina até a área considerada o único deserto brasileiro, o parque nacional dos Lençóis maranhenses. A cobertura vegetal do Maranhão é composta basicamente de floresta, Campos e cerrados. A rede hidrográfica Maranhense é, em sua maior parte, pertencente a bacia do Norte e Nordeste e o clima, Existem três tipos distintos, sendo: o Tropical super úmido de Monção, o Tropical com chuvas de outono e o Tropical com chuvas de verão. O relevo compõe um conjunto de elevações e depressões da crosta terrestre. São essas características que modelam o relevo do Maranhão, principalmente sob os agentes externos configurado pela erosão.