Graduação | Licenciatura
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação | Licenciatura por Assunto "Analfabetismo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPráticas de alfabetização e o (des)respeito aos tempos de aprendizagem: o papel da afetividade dentro do contexto alfabetizador(UNISA, 2023) Souza, Daniel da SilvaMuito se fala da importância de diferentes olhares na avaliação e da relevância da adaptação/flexibilização das ferramentas de aprendizagens, garantindo assim equidade na apropriação dos conteúdos já oferecidos, mas que por alguma razão, sejam elas patológicas, de maturação etária, contextualidade social e/ou continuidade, como excesso de faltas e sistematização do conteúdo não são devidamente trabalhadas. Contudo, nem sempre a flexibilização de materiais como apoio às necessidades de cada aluno ou diferentes formas avaliativas que permitem a participação efetiva e protagonismo do aluno como recurso é considerado, obstando a ratificação das aprendizagens. Pouco se reflete sobre o papel que a imagem docente desempenha nesse contexto durante a formação de seus discentes, podendo encorajar ou desestimular seu engajamento e fomentação de novos conhecimentos no processo de alfabetização, sendo esse apenas um dos problemas que afeta a alfabetização, o que resulta em alunos fora do ciclo de alfabetização ou inseridos nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio analfabetos ou alfabéticos não proficientes.