Ensino de filosofia como processo de formação crítica: saber filosófico como princípio e prática de humanização e liberdade

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Luz, Helder Correa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O artigo trata do ensino da Filosofia como parte do processo de formação crítica do ser humano, pois consideramos o saber filosófico como princípio e prática de humanização, emancipação e liberdade. Partimos da hipótese de que a Filosofia é um saber indispensável para a formação do indivíduo crítico e consciente, pautado pela razão, pela autonomia e pela liberdade do pensar. Sustentamos, também, que as concepções educacionais são transitórias e estão sujeitas aos contextos filosófico, ético-político e sócio-cultural de cada época. Nosso objetivo geral foi analisar a importância do ensino da Filosofia sob a perspectiva da criticidade, com destaque às contribuições de grandes pensadores que influenciaram o campo educacional. Os objetivos específicos foram: a) entender de que forma a Filosofia influencia o processo formativo do ser humano. b) discutir os diversos cenários e concepções educacionais que ajudaram traçar o papel do ensino da Filosofia enquanto instrumento de reflexão e transformação do ser humano e da sua realidade e c) compreender os caminhos trilhados pelo ensino da Filosofia no Brasil. Como procedimentos de investigação, optamos pelas técnicas de pesquisa bibliográfica. A presente metodologia foi importante para o alcance dos objetivos propostos, sobretudo para a compreensão da relevância do ensino de Filosofia e do papel fundamental que ela desempenha no processo de formação do ser humano, independentemente da época ou da concepção filosófico-educacional predominante.
Descrição
Palavras-chave
Filosofia, Pensamento, Educação
Citação
LUZ, H. C. Ensino de filosofia como processo de formação crítica: saber filosófico como princípio e prática de humanização e liberdade. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.
Coleções