Influência do conteúdo de partículas de carga nanométricas na sorção e solubilidade de adesivo universal com propriedades bioativas

Resumo
Os sucessivos avanços na odontologia mostram um crescente desenvolvimento dos materiais dentários, como os adesivos odontológicos. Em contrapartida, também foram evidenciadas condições deletérias ao sistema adesivo, principalmente a ativação das metaloproteinases (MMP´s), enzimas presentes no substrato dentinário que são ativadas no momento do condicionamento ácido, provocando uma degradação tanto do polímero adesivo, como do colágeno presente na camada hibridizada, prejudicando a união dente/restauração. Estudos têm mostrado que a aplicação prévia de clorexidina pode neutralizar essas enzimas. Diante disso, o desenvolvimento de adesivos bioativos, capazes de neutralizar as metaloproteinases seriam de extrema importância para aumentar a longevidade das reabilitações dentais. Portanto, torna-se interessante avaliar o efeito da incorporação de diferentes quantidades de partículas inorgânicas anométricas e partículas bioativas em adesivos universais nas suas diferentes propriedades, como o efeito na sorção e solubilidade, dessa forma analisando a viabilidade do desenvolvimento desse tipo de adesivo.
Descrição
Palavras-chave
Carga Nanométricas, Propriedades Bioativas, Odontologia
Citação
MATOS, A. C. Influência do conteúdo de partículas de carga nanométricas na sorção e solubilidade de adesivo universal com propriedades bioativas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) —Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2019.
Coleções