Soroprevalência de anticorpos Anti-Toxoplasma gondii em gatos domicliados atendidos em hospitais veterinários públicos de São Paulo

Imagem de Miniatura
Data
2023
Autores
Ibelli, Ana Carolina Teixeira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A toxoplasmose é uma zoonose, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que possui grande importância em saúde pública devido à alta prevalência e capacidade de infectar diversas espécies de vertebrados homeotérmicos, inclusive o homem. Os felídeos são os hospedeiros definitivos do parasita, no qual parte do ciclo biológico ocorre no intestino, produzindo oocistos que são eliminados para o ambiente por meio das fezes do animal infectado. Tendo em vista que os dados de soroprevalência, nas diversas espécies domésticas e em humanos, são utilizados para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento à toxoplasmose, o presente estudo teve como objetivo determinar a soroprevalência de anticorpos anti T. gondii em gatos domiciliados atendidos em Hospitais Veterinários Públicos de São Paulo. A detecção de anticorpos foi realizada pela Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI) com ponto de corte de 16. Foram obtidas 804 amostras e destas 61 (7,6%) foram positivas para presença de anticorpos anti T.gondii, sendo 20 (positivos) /256 (testados) (7,8%) do Tatuapé, 12/202 (5,9%) de Osasco, 19/187 (10,2%) de Jurubatuba e 10/159 (6,3%) da Casa Verde. Do total de amostras analisadas, 32/427 (7,49%) dos machos e 29/377 (7,69%) das fêmeas foram positivas. As amostras positivas foram tituladas de maneira seriada na base dois até a máxima diluição reagente. Os títulos de anticorpos IgG dos gatos analisados foram 32 (n=5), 64 (n=6), 128 (n=12), 256 (n=8) e > 512 (n=30). Não foram observadas diferenças entre os títulos de anticorpos anti-T. gondii em relação ao sexo dos animais analisados. Os resultados do presente estudo indicam a presença de gatos infectados por T. gondii na cidade de São Paulo e região metropolitana, sobretudo na população de felinos domésticos adultos de ambos os sexos.
Descrição
Palavras-chave
Toxoplasmose, Felino, Epidemiologia, RIFI, Imunofluorescência
Citação
IBELLI, Ana Carolina Teixeira. Soroprevalência de anticorpos anti-toxoplasma gondii em gatos domicliados atendidos em hospitais veterinários públicos de São Paulo. 2023. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2023.