Engenharia Química

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 7
  • Item
    Produção de biodiesel através de óleo de cozinha residual
    (UNISA, 2020) Bianco, Antônio Felipe Alcântara
    Os óleos vegetais são de origem naturais, formandos por triglicerídeos, usualmente são utilizados para fritura de alimentos, sendo assim a consequência é a grande geração de óleo de fritura residual, se tornando um problema para o meia ambiente por conta de seu descarte. De forma a reduzir os impactos ambientais oriundo do descarte incorreto deste óleo de fritura residual e consequentemente a obtenção do biodiesel, afetando positivamente na redução do efeito estufa, tornando um combustível de fonte renovável, sendo assim uma opção sustentável. Este trabalho teve por objetivo analisar o processo de obtenção do biodiesel utilizando o óleo de fritura residual, baseando-se nas regulamentações que a ANP disponibilizada para produção do biodiesel, o processo analisado foi por meio da reação de transesterificação, neste processo foi utilizado o metanol e hidróxido de potássio.Os resultados obtidos nos mostram que o biodiesel produzido está dentro das normas dispostas pela ANP, tornando o biodiesel tecnicamente viável para uso como combustível. O rendimento na obtenção do biodiesel oriundo do óleo residual foi de 89,60%, neste caso nos mostra uma excelente conversão para biodiesel.
  • Item
    Produção de Ácido Sulfúrico
    (UNISA, 2022) Silva, Andre Rodrigues da; Oliveira, Cleiton Dias de; Freitas, Gustavo Pedro de Arcanjo; Neto, Teodoro Gravo de Lima
    Descrever a produção do ácido sulfúrico detalhando as etapas do processo desde a entrada da matéria prima até o produto acabado quais operação envolvidas e o custo desse processo.
  • Item
    Determinação do impacto do uranio nos usos tecnológicos, no meio ambiente e na saúde humana
    (UNISA, 2020) Louis, Alexandro
    As atividades de extração dos metais podem ser uma fonte importante na contaminação do meio ambiente. Os descartes dos mineiros contêm muitas vezes de uma grande concentração de metais que tem propriedades físico-química e mobilidade tóxicos. Neste estudo nós vamos avaliar e determinar os impactos de uranio a partir dos rejeitos dos mineiros no meio ambiente e seus usos tecnológicos. Os efeitos das diferentes condições ambientais pH, durabilidade da água e a presença da matéria orgânica natural foi avaliado. Consultamos várias revistas, várias fóruns, vários livros e vários artigos acadêmicos, observamos vários acidentes industriais, várias guerras mundiais e muitos conflitos principalmente no oriente médio , constatamos que nenhum uso do uranio é saudável ao meio ambiente e na saúde humana pois várias contaminantes foram geradas e elas tem um poder de destruição enorme da ADN e podem causa câncer no pulmão dos trabalhadores das fabricas ou das industriais nucleares. As pessoas que vivem e se alimentam nos lugares que tem exploração desse mineiro ou sevem como aterros para descartes dos rejeitos das usinas nucleares são totalmente expostos à contaminação radiológica e a toxicidade química pois os gases gerados pela desintegração do uranio podem espalhar no meio ambiente e tem grande influência sobre a cadeia alimentar dosseres humanos. Nessa perspectiva a sociedade precisa saber os riscos que existem a cada vez um mineiro seja explorado e as consequências que essa atividade pode causar na saúde das gerações futuras.
  • Item
    Estabelecimento de um processo de produção de um agente de turbidez natural
    (UNISA, 2020) Ferreira, Douglas Haponczyk
    Aromas em pó são comercializados diariamente pelo mundo todo, sendo aplicados de várias formas em alimentos, dentro das cadeias de aromas temos alguns que são utilizados para bebidas com finalidade de turvar o produto final, sendo esses conhecidos como Cloud Agents ou agentes de turbidez.Com o crescimento e evolução do mercado foi notado uma grande demanda de produtos mais naturais, criando assim a necessidade de substituição de itens que eram antigamente fabricados com matérias primas não naturais, por produtos mais naturais, sendo assim aplicado também para os agentes de turbidez que antigamente eram produzidos utilizando corantes ou outros materiais, portanto foram criadas essas novas fórmulas utilizando óleos naturais.Após a criação destas fórmulas os itens foram submetidos a produções onde foi notado que conforme ocorriam as produções os itens variavam a sua intensidade em turbidez, onde após estudos foi identificado que conforme o tamanho de partícula do óleo variasse dentro da solução antes de ser seca isso afetava a intensidade de turbidez na aplicação final, portanto foi determinada uma faixa específica para se trabalhar com esses óleos onde quando o óleo dentro da solução se mantivesse estável com o tamanho de partícula dentro da faixa específica o mesmo conseguia turvar a bebida final. Após definição da faixa do tamanho de partícula do óleo, foi necessário submeter os testes a padronizações possibilitando assim a produção destes itens em escala industrial, onde após alguns testes e levantamento de informações foi produzido um item em larga escala.
  • Item
    A influência físico-química nas emissões de dióxido de carbono (CO2 ) liberadas no processo de regranulação dos resíduos plásticos
    (UNISA, 2020) Silva, Cinthia Craveiro da
    Atualmente, o rápido descarte e obsolescência do plástico sintético no mundo tem sido um dos principais problemas ambientais, devido à grande quantidade de resíduos dispensados de forma irregular e acumulativa, que por muitas vezes não tem garantido uma disposição final adequada. Além disso, as atividades antropogênicas e processos industriais contribuem negativamente para o aumento de Gases do Efeito Estufa (GEE), intensificando o impacto ambiental. Assim, as cooperativas surgem para cumprir um papel primordial nos processos de captação, classificação, limpeza, armazenagem, distribuição, reutilização e na reciclagem dos resíduos pós-consumo. Todo plástico tem potencial para ser reciclado, mas para a maioria dos países, este é um grande desafio. Todavia, a destinação final desses resíduos poderia tomar um rumo mais nobre do que a atual incineração, como no caso da reutilização pós reciclagem, transformando os resíduos plásticos em grãos para a confecção de novos produtos acabados. O presente estudo teve como objetivo identificar as influências físico-químicas nas emissões de dióxido de carbono (CO2) liberadas do processo de regranulação dos resíduos plásticos para a manufatura, bem como destacar a sua importância no cenário atual. A liberação desse gás pelo processo de regranulação mecânica é diversificada em função da natureza estrutural e química dos polímeros,destacando-se o resíduo de Poliestireno (PS) como o que emite mais toneladas de CO2 (12,73 tCO2), enquanto o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) emite um menor volume (4,64 tCO2). Ao invés de descartar as embalagens no meio ambiente em forma de lixo, a reciclagem visa um beneficiamento ambiental, que é promovidopela redução da matéria-prima virgem extraída. Assim, há preservação dos recursos naturais, a redução no consumo de energia nos equipamentos utilizados e nas emissões de GEE’s, com redução média de 69,4% do valor total das emissões pertinentes ao processo de fabricação plástica.