Trajetórias de vida entre a democracia e a ditadura: caderno didático

Imagem de Miniatura
Data
2019
Autores
Ferreira, Jorge
Almeida, Juniele Rabelo de
Quadrat, Samantha Viz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Eduff
Resumo
O "Caderno Didático - Trajetórias de vida entre a democracia e a ditadura" (vinculado ao projeto "A República no Brasil"), se propõe a refletir como as histórias de vida podem ser pensadas na educação básica por meio de debates sobre gênero, etnicidade, mundos do trabalho, cultura, dentre outros. Foram formuladas, a partir da análise de múltiplas trajetórias, algumas "questões socialmente vivas" – propostas por autores e autoras da obra "A República no Brasil" com indicação do aspecto histórico a ser destacado em cada biografado. São 17 propostas de atividades dedicadas a diferentes personagens brasileiros da época republicana. Para a construção e difusão de práticas de história pública, o material didático agrega trajetórias plurais que permitem ampliar as discussões sobre os diversos projetos políticos que estiveram em pauta no Brasil ao longo do século XX – dinâmicas entre autoritarismos e projetos democratizantes, revoluções e reformas elaboradas por segmentos diversos da sociedade brasileira em momentos distintos de sua história recente
Descrição
Palavras-chave
Ditadura, História do Brasil, História, Democracia
Citação
FERREIRA, Jorge; ALMEIDA, Juniele Rabelo de; QUADRAT, Samantha Viz (org). Trajetórias de vida entre a democracia e a ditadura: caderno didático. Niterói: Eduff, 2019.