Malala Yousafzai: um estudo psicanalítico sobre adolescência e ativismo

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Data
2021
Autores
Gomes, Tawane de Oliveira
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Editor
UNISA
Resumo
O presente trabalho, tratando-se de um estudo psicanalítico sobre adolescência e ativismo, buscou apresentar a história da Malala Yousafzai e identificar quais seriam os possíveis conteúdos conscientes e inconscientes que teriam feito a adolescente tornar-se ativista. Para tal, uma pesquisa exploratória foi realizada, contendo, além de estudo de caso, uma revisão bibliográfica acerca da adolescência, ativismo e conteúdos conscientes e inconscientes na psicanálise. Obteve-se como resultado que o ativismo trata-se também de uma característica da adolescência, que aquilo que move o indivíduo está além do que lhe é consciente e pessoal. No caso de Malala, o engajamento nas causas que defende, o direito à educação e à paz, pode ser explicado pela importante identificação com figuras ideais mencionadas ao longo de seu livro, pela influência parental prolongada pelo Superego, pela sublimação das pulsões pelo Ego e pela busca de reconhecimento como característica da adolescência, que faz o adolescente colocar em prática desejos inconscientes do outro.
Descrição
Palavras-chave
Adolescência e psicanálise, Psicanálise, Ativismo e militância
Citação
GOMES, T. O. Malala Yousafzai: um estudo psicanalítico sobre adolescência e ativismo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia ) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.
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