Avaliação radiográfica do uso de prototipagem rápida e implantes de poliuretana para restauração de contorno de maxilas atróficas

Imagem de Miniatura
Data
2004
Autores
Faber, Persio Azenha
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O autor realizou estudo radiográfico da aplicação de implantes personalizados na região vestibular anterior de maxilas atróficas. Avaliou radiograficamente a restauração de contorno (melhoria dos perfis mole e ósseo), usando como material para confeccionar os implantes personalizados, a poliuretana derivada do óleo de mamona (Ricinus communis). Os modelos das maxilas atróficas foram gerados pelo processo de sinterização a laser seletiva a partir de tomografias computadorizadas. A personalização foi obtida pela técnica de enceramento de modelos plásticos tridimensionais e prensagem da poliuretana. O autor modificou a incisão para instalação dos implantes, deslocando-a para vestibular com objetivo de evitar exposições e contaminações. Apresentou também resultados lineares e percentuais que comprovaram melhoria do contorno vestibular, em percentuais que variaram, para o perfil ósseo de 9,04% a 10,52% e para o perfil de tecidos moles, de 3,82 % a 5,28%. Através deste estudo foi possível concluir que o uso da poliuretana para restauração do contorno de maxilas atróficas mostrou-se viável, podendo ser avaliado radiograficamente, evitando um segundo sítio cirúrgico (área doadora) e que a sinterização a laser seletiva pode ser utilizada na elaboração de implantes aloplásticos personalizados e planejamento, proporcionando economia de tempo cirúrgico, facilitando o entendimento profissional / paciente.
Descrição
Palavras-chave
Maxila, Poliuretanas, Implantes absorvíveis
Citação
FABER, P. A. Avaliação radiográfica do uso de prototipagem rápida e implantes de poliuretana para restauração de contorno de maxilas atróficas. 2004. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2004.