Análise histométrica da osseointegração de implantes dentários em ratos diabéticos e diabéticos controlados por insulina

Imagem de Miniatura
Data
2009
Autores
Hans, Mauro Roberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a quantidade de osseointegração na interface osso-implante, de implantes instalados em tíbias de ratos, divididos em três grupos assim denominados: diabéticos, diabéticos controlados por insulina e controle nos períodos de 28 e 56 dias. Para tanto, foram utilizados 40 ratos wistar, que receberam um implante nas tíbias direita e esquerda. Decorridos os dias da instalação dos implantes, os animais foram sacrificados, os respectivos cortes histológicos realizados e os grupos comparados entre si através de análise histométrica. Os resultados obtidos em relação à quantidade da osseointegração foram submetidos à análise estatística a qual não mostrou diferença significativa em nenhum dos cruzamentos realizados. Pode-se então concluir que os níveis de glicemia no presente estudo não interferiram no resultado final de osseointegração.
Descrição
Palavras-chave
Ósseointegração, Implantes dentários, Diabetes
Citação
HANS, M. R. Análise histométrica da osseointegração de implantes dentários em ratos diabéticos e diabéticos controlados por insulina. 2009. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2009.