Comparação de duas técnicas atuais de enxerto ósseo visando ganho de rebordo em mandibula posterios atrófica em humanos.

Imagem de Miniatura
Data
2007
Autores
Yamazaki, Joni Shuiti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Com o advento da implantodontia moderna, tem sido cada vez maior a utilização de enxertos buscando a reconstrução da reabsorção óssea advinda da perda do elemento dental. O objetivo deste estudo clínico foi comparar duas técnicas atuais de enxerto ósseo utilizando osso alógeno fresco congelado, visando ganho de tecido ósseo em mandíbula posterior atrófica para viabilizar a instalação de implantes osseointegráveis. Foram realizados quatro casos com procedimento de enxertia bilateralmente, sendo um lado o enxerto em bloco onlay e no outro a regeneração óssea guiada (ROG) através de uma cúpula rígida de metal preenchida por osso particulado. Foram coletados resultados clínicos, radiográficos e histológicos. Os principais pontos analisados foram em relação às dificuldades técnicas de cada caso; à exposição tecidual que ocorreu nas duas técnicas; ganho ósseo e características deste osso; incorporação do material enxertado; e análise histológica. Os resultados obtidos possibilitaram volume ósseo suficiente em mandíbula posterior atrófica para a instalação de implantes osseointegráveis em 3 dos 4 casos avaliados para enxerto onlay e 3 dos 4 casos avaliados para ROG.
Descrição
Palavras-chave
Enxerto ósseo, Implantes dentários, Regeneração óssea.
Citação
YAMAZAKI, J. S. Comparação de duas técnicas atuais de enxerto ósseo visando ganho de rebordo em mandibula posterios atrófica em humanos. 2007. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2007.