Práticas de educação interdisciplinar em arteterapia e inclusão social com adolescentes em Liberdade Assistida

Imagem de Miniatura
Data
2016
Autores
Santos, Sebastião Jacinto dos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Este estudo analisa a atuação da Pastoral do Menor na Arquidiocese de Natal/RN nos anos de 2004 a 2010. O objetivo é fazer o mapeamento da construção da identidade do adolescente em Liberdade Assistida, apontando as significativas contribuições do atendimento, com a utilização de atividades de Arteterapia, que o faz assumir seu protagonismo social, ou seja, investigar de que formas as diversas linguagens artísticas como: dança, pintura, argila, música, desenho e teatro, com fins terapêuticos, possibilitaram o resgate da cidadania e da inclusão social dos participantes, com as vivências desenvolvidas em oficinas criativas. Sob a perspectiva da pedagogia da presença integrada às questões sociais, desenvolvemos a hipótese de que a Arteterapia mostra-se eficiente como técnica de resgate da autoestima, tendo como consequência a plena inclusão social do público alvo aqui recortado. A pesquisa justifica-se na busca de elementos que desafiem a melhoria da qualidade da atuação profissional dos educadores sociais, compreendendo o adolescente a partir das intervenções em Arteterapia. As respostas inserem-se na abordagem de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, em que pesquisa-ação e etnometodologia dialogam com temas como interdisciplinaridade e pedagogia da presença, com base nas ideias do pedagogo brasileiro Paulo Freire, considerando o adolescente em sua condição social: familiar, educacional, política, religiosa, econômica e cultural, em uma conciliação com as condições éticas, expressas a partir das diretivas de direitos e deveres da criança e do adolescente vigentes no “Estatuto da Criança e do Adolescente”. No primeiro capítulo, fazemos uma contextualização do campo de atuação da Pastoral do Menor. No segundo, tratamos da identidade do educador social e do adolescente em Liberdade Assistida. E no terceiro, apontamos como as linguagens artísticas pela abordagem da Arteterapia podem auxiliar na formação dos adolescentes. As considerações finais reportam-se à identidade da Pastoral do Menor, ao executor dos projetos de educação que é o educador social, ao agente da educação na figura do adolescente em Liberdade Assistida e à intervenção pelas práticas educativas da Arteterapia como resposta de inclusão social e vislumbre da identidade pessoal do adolescente.
Descrição
Palavras-chave
Arteterapia, Liberdade Assistida, Adolescentes, Inclusão Social
Citação
SANTOS, S. J. Práticas de educação interdisciplinar em arteterapia e inclusão social com adolescentes em Liberdade Assistida. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2016.