Comunicação Social | Rádio e TV
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Comunicação Social | Rádio e TV por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDe volta ao fato(UNISA, 2008) Sales, Alessandra; Alves, Elaine; Castro, Roberta; Cunha, Vanessa; Moreira, VivianePara o trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Santo Amaro, foi desenvolvido um programa jornalístico de televisão que aborda como está hoje a vida de pessoas que, por algum motivo, tiveram seus direitos violados no passado e um grande destaque na imprensa em geral. O projeto tem a finalidade de “quebrar” a prática jornalística que explora as notícias somente enquanto estão em evidência, sem retomá-las posteriormente, mostrando as conseqüências psico-sociais do fato.
- ItemA Televisão e o Herói na Atualidade: uma breve análise de heroes(UNISA, 2009) Cavalcanti, Stephanie MarquesEste trabalho visa estudar e analisar as mudanças ocorridas nas séries e seriados de super-herói e as transformações que a imagem mítica do herói que ocorreram nos últimos anos. Para isso, analisa-se a série norte-americana Heroes, fenômeno de audiência em 2006, com altas quedas de audiência desde seu segundo ano. A hipótese norteadora é a de que as séries e seriados não apenas se modificaram por conta de todas as novas tecnologias do mercado televisivo, mas também porque o público está muito mais exigente do que há algumas décadas. Exigência essa que também modifica a imagem do herói, que perde seu aspecto “sagrado” e humaniza-se cada vez mais. No estudo do corpus, composto por três temporadas de Heroes, verificamos que conforme a mentalidade americana foi modificada nos últimos anos, alguns dos aspectos da série se tornaram quase obsoletos, fazendo com que a audiência sofresse um sério reverso de audiência. Além disso, a greve de roteiristas da segunda temporada transformou uma trama inicialmente empolgante em uma confusa rede de histórias. As perspectivas adotadas para a análise deste corpus são: Pesquisa Bibliográfica, a do Método Descritivo comentado por Kahlmeyer-Mertens et al. (2007) e a Análise Fílmica de Vanoye e Goliot-Lété (1992). Concluí-se este estudo confirmando que a imagem do herói pós-moderno difere da imagem do herói moderno, ainda que este influencie em muito nosso inconsciente. Além disso, houve significativas mudanças em questão de edição, montagem e direção nas séries.
- ItemA Paixão como Sentimento Motivador do Comportamento Humano: movendo paixões(UNISA, 2009) Barros, Annaline Gomes Ribeiro de; Pinto, Camila Simões; Pinto, Marcela Simões; Cintra, Natacha Stefânie Villas Boas; Milagres, Renata AparecidaA paixão está ligada a sensações que levam a passividade do corpo em contraponto com a ação da mente, despertada por um agente externo. A paixão aqui tratada não tem como objetivo abordar o sentimento nas relações entre homem e mulher, mas a emoção despertada por um evento, assunto ou objeto. Para representar o tema foi escolhida a torcida corintiana por suas constantes manifestações por causa desse sentimento. Será representado em um programa de televisão dividido em três blocos com duração de 25 minutos.
- ItemFamily Rockers: O outro lado do show(UNISA, 2009) Fontana, Jefferson da Silva; Moreno, Marcos Vinicius; Bueno, Renato Souza; Fernandes, Sérgio Rodrigues FerreiraEsta pesquisa aborda como tema o cenário do rock independente na cidade de São Paulo, explorando historicamente o rock desde sua essência, afunilando ao objeto principal. Utilizando o método de observação e a realização de entrevistas, foi analisado o comportamento de algumas bandas, para entendimento do motivo de se manterem atuantes em um cenário tão disputado. Pessoas de total familiaridade com o assunto dão o respaldo necessário ao expor pontos de vista que coincidem e se confrontam em alguns momentos. Para manter a imparcialidade, os entrevistados se dividem entre bandas, estudiosos sobre o gênero rock, produtores de eventos e musicais. O ponto principal desta pesquisa é a importância que a ferramenta Internet tem para essas bandas devido a falta de apoio das mídias de massa. A relação da estruturação que a cena independente vem passando, as facilidades que a Internet fornece para divulgação, e a maneira que as pessoas que vivem neste meio a utilizam, divulgam e organizam seus trabalhos. Não se estabelecem pontos negativos e positivos, entendeu-se que, criar uma fórmula para o sucesso é ousadia demais, principalmente em uma época na qual valores e informações são mutáveis e o dinamismo é cada vez mais potencializado. Em boa parte dos casos, as próprias bandas fazem o trabalho de divulgação e alegam fazer por amor ao rock. No entanto, é consenso entre os entrevistados que nada adianta uma divulgação efetiva sem o principal, fazer música boa.
- ItemA evolução tecnológica e o aprendizado do operador de câmera de vídeo no Brasil(UNISA, 2009) Nascimento, Élvis NataliO presente trabalho pretende analisar a necessidade da atualização constante do profissional operador de câmera e também avaliar as relações dessa atividade profissional e suas ferramentas, equipamentos de captação de áudio e imagens e seus respectivos acessórios, para posterior edição ou exibição do material audiovisual para difusão. A metodologia utilizada consistirá no uso da pesquisa de campo exploratória, a partir do estudo de caso nas emissoras de TV e produtoras de vídeo em São Paulo; pesquisas em fontes secundárias como livros e artigos publicados e as disponibilizadas pelas organizações; participação em Congresso de radiodifusão; entrevistas com os profissionais responsáveis pelas operações nas emissoras de televisão ou produtoras de vídeo; engenheiros das empresas fabricantes de equipamentos para este setor, assim como os educadores de importantes escolas técnicas do segmento. A pesquisa possibilitará identificar as dificuldades encontradas por estes profissionais no permanente confronto com as novas gerações tecnológicas e as alterações por ela determinadas na manipulação de instrumentos de monitoração, captação e armazenagem de áudio e vídeo. Proponho ações e instrumentos facilitadores, tais como cursos para reciclagem, manuais traduzidos e material didático eficaz, de modo a agilizar as respostas e as soluções das problemáticas encontradas.
- ItemPeças radiofônicas como formato de entretenimento(UNISA, 2014) Santos, Eliana Maria dos; Vale, Letícia Cunha do; Sousa, Telma dos Santos; Dantas, Willian TeixeiraA presente pesquisa parte do pressuposto da exploração de uma das muitas possibilidades de entretenimento no rádio, a “Peça Radiofônica”. A Peça radiofônica é composta pela junção de oralidade (articulação da voz), elementos sonoros (silêncio, efeitos, paisagens, músicas) e técnicas de produção (roteiro, direção, produção, etc.). Conhecida como Hörspiel este modelo de entretenimento no rádio nasce na Alemanha, na década de 1920, com a adaptação de contos, peças teatrais e obras diversas da literatura e até hoje é sucesso no rádio alemão. No Brasil o modelo mais próximo da hörspiel surge na década de 40 com o formato de radionovelas e seriados. Um dos maiores desafios desta pesquisa foi analisar o possível interesse das emissoras de rádio pela veiculação deste tipo de entretenimento e descobrir como atrair a audiência do público do rádio em geral, em especial os deficientes visuais e cegos1. O rádio como meio de comunicação de massa possui imenso potencial de mobilidade e versatilidade que poderia ser melhor aproveitado se inserisse em sua programação novas opções de entretenimento.
- ItemE ai, foi bom para você ?(UNISA, 2016) Poletti, Caroline; Santana, Juliana; Oliveira, Mayara; Oliveira, ThaisEste trabalho destaca os processos do desenvolvimento das plataformas de mídias e redes sociais como ferramentas de produção e construções de relações na sociedade nos dias atuais que está imersa a uma gama de conteúdos em redes online dos mais diversos tipos de segmentos, abordando desde o começo da história da televisão como o primeiro meio a convergir áudio e vídeo em um único aparelho, construindo assim as primeiras produções audiovisuais e como essas produções foram elaboradas tendo em vista os poucos recursos que as emissoras tinham na época, recursos esses técnicos, financeiros e de mão de obra. A televisão tornou-se um grande veículo de comunicação, porém, ganhou um concorrente, no caso a Internet que abriu portas para a criação de diversas plataformas de relacionamento interpessoal e de criação de conteúdos em áudio e vídeo dos mais variados gêneros, sem necessariamente seguir padrões de linguagem e/ou estética até então imposto pela televisão. Uma dessas plataformas é o YouTube, que atualmente é o maior site de postagem e de compartilhamento de vídeos do mundo e o principal meio de estudo nesta pesquisa que tem o intuito entender de que maneira essa plataforma mudou o jeito de produzir e divulgar trabalhos e de que forma o público está lidando com essa diversidade de conteúdo. Para compreender melhor, foi criado o canal E aí, foi bom pra você? resultado desse projeto prático apresentado nesta pesquisa.
- ItemTV Web viver: o olhar que move a vida(UNISA, 2016) Santos, Jaqueline Germano; Sousa, Leticia Ribeiro deO estudo a seguir objetiva analisar como uma TV web pode complementar a didática utilizada na Associação Viver em Família para um Futuro Melhor, conhecida como Projeto Viver. Fundada por empresários do Banco Votorantim e empresas parceiras, a associação nasceu com o intuito de gerar o desenvolvimento sustentável das famílias da comunidade do Jardim Colombo, zona sul de São Paulo. O estudo foi embasado por meio das seguintes teorias: Cinema, televisão e história, de Mônica Almeida Kornis; A televisão levada a sério, de Arlindo Machado; Culturas Híbridas, de Néstor Garcia Canclini; Teoria da cultura de massa, de Luiz Costa Lima; Cultura da Convergência, de Henry Jenkins; A Dialética do Esclarecimento, de Adorno & Horkheimer; Morumbi: o contraditório bairro-região de São Paulo, de Maria da Glória Gohn; A TV sob controle: A Resposta da Sociedade ao Poder da Televisão, de Laurindo Lalo Leal Filho; A Televisão na Era Digital - Interatividade, Convergência e Novos Modelos de Negócio, de Newton Cannito.Entre os estudiosos e obras analisadas, Maria da Glória Gohn critica a diversidade social e econômica do Morumbi, onde está localizado o Projeto Viver, destacando o contraste presente entre Paraisópolis, a maior comunidade periférica do Brasil, com as mansões e edifícios corporativos presentes na região. As análises sobre a história da televisão no Brasil e a evolução da tecnologia também refletem na construção da pesquisa à importância de uma TV web no âmbito social. Este estudo vai desencadear a produção da TV Web Viver, uma televisão corporativa para as crianças e adolescentes frequentes da associação, contendo quatro programas que permeiam o conceito dos elementos que movem a vida, sendo eles: água, fogo, ar e terra. Esses conceitos embasam a linguagem dos programas de narração de histórias, entrevista, reportagem e game show.
- ItemA representação da mulher afrodescente na telenovela brasileira(UNISA, 2016) Brito, Zenaide PereiraEsta monografia “Identidade e Racismo: a Representação da mulher afrodescendente na telenovela brasileira” tem como objetivo impulsionar a questão racial, abrangendo a história dos negros e a sua situação no Brasil atualmente, os negros após a abolição da escravidão e algumas políticas públicas e desigualdades raciais. A situação problema se deu pelo questionamento de como a mulher negra é representada na telenovela brasileira e pela ótica das representações sociais. Justifica-se a escolha do tema pelo fato de existirem poucos trabalhos que analisam em profundidade o objeto que levantamos, objetivando assim com a monografia contribuir para futuras pesquisas. Foram feitos levantamentos bibliográficos, bem como utilização de internet para a justificativa dos temas que foram apresentados. Escrevemos um breve histórico sobre a teledramaturgia e o espaço ocupado pelos negros, bem como a escolha das “Helenas” se deu pelo fato do autor Manoel Carlos ter escolhido uma atriz afrodescendente para interpretar este papel. A sociedade traz consigo o preconceito da própria sociedade, ou seja, a negritude é fadada à hipocrisia de um país miscigenado, onde em cada lar existe pelo menos um afrodescendente dentre seus entes familiares.
- ItemMeu rumo é São Paulo: explorando locais menos conhecidos da grande São Paulo(UNISA, 2016) Oliveira, Jessica Aparecida Pimentel de; Almeida, Natalia dos Santos; Martins, Vinícius VazA cidade de São Paulo é conhecida pelas inúmeras atrações que tem a oferecer aos seus moradores e visitantes. Algumas dessas atrações quase sempre são abordadas pelos meios de comunicação e no meio audiovisual por programas de televisão, programetes, agendas culturais e, ultimamente, com os avanços tecnológicos e a convergência midiática, têm sido divulgadas via internet, Web TVs e até mesmo em plataformas de distribuição de vídeo, como o Youtube. Com a crescente ocupação dos moradores da Grande São Paulo nos pontos de cultura, lazer e turismo, pensou-se na seguinte questão: como aproveitar tudo ou boa parte do que a cidade pode oferecer saindo dos locais mais comuns e de que forma o Youtube pode auxiliar a promover estas regiões menos conhecidas pelos moradores da Grande São Paulo e seus visitantes? A partir desse questionamento, foi criado um canal no Youtube denominado “Meu Rumo é São Paulo”, onde é possível encontrar dicas de cultura, lazer e turismo sobre lugares menos conhecidos na Grande São Paulo, a fim de promover a cultura periférica e oferecer aos moradores e visitantes opções interessantes de locais para seu lazer. Também foi feita uma pesquisa quantitativa para se descobrir os hábitos das pessoas quando o assunto é a busca de destinos turísticos, entretenimento ou lazer e se assistem ou gostariam de um canal na internet voltado ao tema.
- ItemCamaleão: reinvenção em ondas e bytes do rádio(UNISA, 2016) Oliveira, Bruna Santos de; Vasconcelos, Gracy Mara Araújo; Noll, Sabrina SilvaEste trabalho tem como objetivo compreender o processo de reinvenção da mídia radiofônica mediante a incorporação de diferentes tecnologias de comunicação e informação que propiciam a interação com o ouvinte. Para tal elegemos como objeto de estudo o programa “A Hora do Ronco” da “Rádio Band FM 96,1” durante o período de 1987 a 2016. A problemática em questão é como o rádio consegue conquistar e manter a sua audiência que por sua vez tem à sua disposição diversas plataformas para o consumo de conteúdos sonoros. A hipótese é que as rádios encontrem nessas mesmas plataformas e dispositivos digitais uma nova estratégia para se aproximar e intensificar a interação com sua audiência.
- ItemJornal Nacional: alterações estéticas em tempos de comunicação em rede(UNISA, 2016) Lopes, Pedro LinharesEsta pesquisa tem como objeto de estudo o Jornal Nacional, telejornal exibido ininterruptamente desde o dia 1º de setembro de 1969 de segunda a sábado a partir das 20h30 pela Rede Globo de Televisão. As edições veiculadas no período compreendido entre 18 e 23 de julho de 2016 compõem o corpus de análise. A metodologia adotada é a pesquisa documental e bibliográfica que se baseia em contribuições de Henry Jenkins (2009), Silvia Borelli (2000), Alex Primo (2007), Raquel Recuero (2009) e Lúcia Santaella (2008). O objetivo deste trabalho é compreender o processo de mudanças estéticas no telejornal implantadas a partir de 27 de abril de 2015, por meio da análise de elementos como o tom e informalidade os âncoras e repórteres durante a apresentação, participação e interação dos telespectadores por meio da incorporação da lógica das redes sociais digitais, os enquadramentos e movimentos de câmera e o cenário. O trabalho ainda apresenta uma breve retrospectiva histórica da televisão no Brasil, com ênfase no telejornalismo e no Jornal Nacional e, portanto, pretende contribuir para a discussão do telejornal no Brasil a partir da perspectiva estética, que em conformidade com o conteúdo em questão, tem a capacidade de interferir na experiência sensível do telespectador.
- ItemA trilogia do poder: os desafios de filmar um curta-metragem usando um smartphone como câmera(UNISA, 2020) Gomes, Caique Augusto; Laurentino, Jaierlles RibeiroEquipamentos para produção de uma película para cinema são comumente caros e inacessíveis para a grande parcela da população. Na contramão dessa afirmação, “A Bruxa de Blair”, por exemplo, película de 1999, é um filme feito a partir de uma câmera analógica de baixo custo captado pelos próprios atores e que, a partir de sua linguagem inovadora, trouxe lucros expressivos a seu estúdio criador. No decorrer do tempo, outros filmes apresentaram uma linguagem diferente da proposta enlatada de Hollywood e, atrelado ao barateamento de dispositivos portáteis, à popularização dos telefones celulares e ao avanço impressionante das capacidades de captação da câmera dos smartphones, nos questionamos: “quais os desafios e as possibilidades que a captação de um produto audiovisual a partir de um smartphone, impõe em sua realização?”. Iniciamos assim, a produção do primeiro episódio da obra audiovisual no formato de websérie de ficção intitulada “A Trilogia do Poder” com três episódios desenvolvidos para a rede social YouTube, e aqui discorreremos sobre a captação do episódio piloto: “Olho-de-boi”. O processo de criação do produto foi pautado principalmente nas obras de Jean-Claude Bernardet em “O que é Cinema”, Ismail Xavier com “O Discurso Cinematográfico”, a “A Estética do Cinema” de Gérard Betton e também a partir de análises feitas dos filmes: “Tangerine” de Sean Baker e “Distúrbio” de Steven Soderbergh, dois filmes de longa-metragem independentes captados inteiramente utilizando a câmera de um iPhone 5s e iPhone 7s, da Apple, respectivamente. O episódio piloto da websérie “A Trilogia do Poder” foi captada unicamente a partir da câmera de um iPhone SE 2, também da fabricante Apple, e o modelo utilizado por nós um telefone do ano de 2020, provando-se possível a criação de uma obra com estética cinematográfica utilizando-se de um equipamento portátil considerado de baixo custo se comparado a equipamentos de grande arranjo técnico-profissional.