Fisioterapia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia por Assunto "Adolescente"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação biomecânica da marcha de adolescentes praticantes e não praticantes de vôlei(UNISA, 2022) Paiva, Joyce OliveiraO vôlei é um dos esportes mais populares do mundo. Apesar da prevalência, quando praticado em estágio de maturidade esquelética advinda do período da adolescência, pode resultar em risco de lesões musculoesqueléticas em joelho e pés, devido ao grande impacto de sobrecarga sobre essas articulações. Mas existe uma ausência de evidências na literatura sobre esta compreensão no que tange a adolesentes praticantes e não praticantes.
- ItemComparação do desempenho da marcha sobre os aspectos da carga plantar em adolescentes com escoliose idiopática(UNISA, 2021) Santos, Gabrielle CordeiroA escoliose idiopática do adolescente (EIA) vem sendo uma deformidade tridimensional da coluna comum na fase de crescimento e desenvolvimento do adolescente, a qual resulta em sintomas de dor na coluna, ajustes posturais e desequilíbrio corporal. Atualmente, pesquisas vêm ressaltando as mudanças adaptativas da coluna vertebral na presença da EIA, que pode resultar em grande sobrecarga plantar dos pés e pior progressão da doença [1-3]. Porém, a compreensão da influência dos níveis de gravidade da EIA sobre os aspectos da sobrecarga sobre os pés durante o andar permanecem obscuros na literatura. Compreensão está de extrema importância para melhor efetividade do tratamento na progressão de doença. Objetivo: Verificar a influência da EIA leve, moderada e grave sobre a distribuição da carga plantar durante a marcha. Métodos: 45 adolescentes foram avaliados e divididos em três grupos: 15 com EIA leve (idade: 12,3±1,1, massa corporal: 50,1±6,6 e estatura: 1,55±2,2); 15 com EIA moderada (idade: 13,3±1,8, massa corporal: 50,4±6,2 e estatura: 1,57±3,3); e 15 com EIA grave (idade: 12,8±2,5, massa corporal: 50,2±5,2 e estatura: 1,60±2,3). O ângulo de Cobb foi utilizado para divisão dos grupos. A distribuição da carga plantar foi por meio da plataforma de pressão (Loran, Itália) com uma frequência de 100hz. O adolescente realizava o andar sobre uma pista de 20 metros com o registo do apoio dos pés sobre a plataforma, totalizando em média 12 passos para cada lado do pé (direito e esquerdo). As variáveis avaliadas foram: área de contato, pico de pressão e força máxima em 4 regiões dos pés: retropé (medial e lateral), mediopé e antepé.
- ItemComparação e correlação do equilíbrio e da marcha em adolescentes com diferentes graus de ecoliose idiopática(UNISA, 2022) Camara, Gabriel da SilvaO trabalho buscou avaliar a influência do grau de severidade (leve, moderada, e grave) da escoliose idiopática do adolescente (EIA) sobre a distribuição da carga plantar dos pés durante a marcha.