Geografia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Geografia por Assunto "Geografia"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação geográfica da cidade de São Paulo e seus aspectos econômicos e a degradação do meio ambiente(UNISA, 2021) Martins, Vanderlei AparecidoDentro da epistemologia da Geografia, buscamos seu campo de investigação para uma avaliação crítica abordando a visão da formação geográfica da cidade de São Paulo, sua economia e seu meio ambiente natural degradado.
- ItemBreves considerações sobre o espaço geográfico em Milton Santos(UNISA, 2021) Ribeiro, Magda AparecidaO presente artigo tem como objetivo refletir a respeito do conceito de espaço como objeto central da Geografia. A abordagem acontece com fundamento no pensamento do Geógrafo e Professor Milton Santos, que exerce papel relevante nos estudos da geografia no Brasil, bem como em outros países. O texto também tece breves reflexões a respeito da totalidade do espaço, a noção de formação social e espaço-temporal, sempre numa abordagem “miltoniana”.
- ItemBreves considerações sobre o espaço geográfico em Milton Santos(UNISA, 2021) Ribeiro, Magda AparecidaReflexão sobre o conceito de espaço como objeto central da Geografia.
- ItemGlobalização contemporânea e seus desafios(UNISA, 2021) Silva, Ana Carolina CaixetaA Globalização se mostra motor de um processo civilizacional, deixando implícita sua naturalidade e inevitabilidade.
- ItemGlobalização contemporânea e seus desafios(UNISA, 2021) Silva, Ana Carolina CaixetaA Globalização se mostra como um motor de um processo civilizacional, deixando implícita a sua naturalidade e inevitabilidade. Este processo tem várias definições e conotações em várias áreas, algumas acentuam seu caráter multidimensional, outras dão enfoque na dimensão econômica e o associam ao sistema econômico capitalista e à ideologia neoliberal. Por vezes, a Globalização é a desterritorialização, ou seja, as relações entre os homens e entre instituições, sejam elas de natureza econômica, política ou cultural, tendem a desvincular-se das contingências do espaço. Neste contexto este processo de Globalização promove desafios que devem ser superados. Então o presente artigo se justifica em razão da necessidade do geógrafo se manter inteirado do seu papel frente aos desafios que a globalização implica, bem como suas manifestações na Geografia como ciência. O presente artigo aborda esta temática com o objetivo geral de fazer uma análise de quais são os impactos desta globalização e seus desafios, tendo como objetivos específicos: identificar, de forma resumida, as problemáticas e os impactos que os atuais processos de globalização de interesse para a geografia, têm originado nos vários campos: económico, social, cultural e ambiental. O trabalho se apresenta sob a forma de uma revisão de literatura onde forneceu-se informações mais abrangentes sobre um tema, com busca das fontes de referência incluindo tanto estudos originais como revisões teóricas apresentados em periódicos e livros físicos e online.
- ItemO fenômeno da urbanização das cidades sob a ótica da industrialização(UNISA, 2020) Sousa, Paulo Renato da Silva
- ItemOs jogos e brincadeiras no ensino de Geografia(UNISA, 2022) Lopes, Raulindo dos SantosA pesquisa objetivo trazer contribuições que a ludicidade tem por meio de jogos como um recurso didático a ser utilizado pelos professores em sala de aula para ensinar Geografia a os alunos das séries finais.
- ItemRelevo do estado do Maranhão(UNISA, 2020) Cardoso, Declaudia PereiraO relevo é fruto do balanço entre agentes internos e externos e se aprofundará este estudo no estado de Maranhão, destacando principalmente o relevo por parte dos agentes externos.