Comunicação bidirecional entre a microbiota intestinal e o eixo intestino-cérebro: mecanismos de desenvolvimento na fisiopatologia da depressão e ansiedade

Resumo
A depressão e ansiedade são doenças comumente negligenciadas, frequentemente por preconceitos socialmente estabelecidos, o que torna o estudo dessas doenças sob várias óticas extremamente importante. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é compreender a relação entre a microbiota intestinal, o eixo intestino-cérebro e o desenvolvimento de depressão e ansiedade. Para compreender essa relação foi realizada uma revisão bibliográfica, de caráter exploratório, através do uso de artigos científicos. Esse estudo permitiu concluir que o desequilíbrio nacomunicação bidirecional entre a microbiota intestinal e o eixo intestino-cérebro, através de mecanismos como neurotransmissores, metabolismo do triptofano, inflamação e eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), podem auxiliar no desenvolvimento de transtornos mentais como depressão e ansiedade.
Descrição
Palavras-chave
Ansiedade, Depressão, Eixo intestino-cérebro, Microbiota intestinal
Citação
QUEIROZ, Amanda Maria de. Comunicação bidirecional entre a microbiota intestinal e o eixo intestino-cérebro: mecanismos de desenvolvimento na fisiopatologia da depressão e ansiedade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Biomedicina) — Universidade Santo Amaro. São Paulo, 2022.
Coleções