A microgravidade como modelo de estudo e compreensão das bases fisiológicas: sua contribuição para homeostase osteomineral

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Miyake, Alaiane Rodrigues Santos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O presente trabalho de revisão bibliográfica foca-se nas alterações fisiológicas que acontecem a nível esquelético, quando o ser humano é exposto por um período a um ambiente de microgravidade e a contribuição dos estudos para pacientes com osteopenia e/ou osteoporose. Embora a exposição à microgravidade seja limitada a um pequeno grupo de pessoas, algumas alterações nos astronautas causadas pela microgravidade mostram semelhanças em relação a algumas populações terrestres. Para além de referir as modificações que acontecem ao corpo humano de forma a que este se consiga adaptar a um novo ambiente, também se discute o atual programa de acompanhamento aos astronautas, o qual tem como objetivo minimizar estas alterações. O exercício físico além de beneficiar os astronautas, beneficiam pacientes com osteoporose, pois, as pesquisas clínicas indicam que exercícios que geram impacto e/ou tensão constitui um importante estímulo para a formação e fortalecimento dos ossos, pois transmite ao organismo a mensagem de que ele precisa aumentar a massa óssea para resistir ao impacto. Além disso, estimula a absorção de cálcio no organismo. A área da biomedicina espacial tem ainda muitas questões que se encontram por esclarecer e por isso é fundamental que se invista na pesquisa e investigação de medidas inovadoras para minimizar o descondicionamento num futuro próximo.
Descrição
Palavras-chave
Osteopenia, Osteoporose, Microgravidade, Biomecânica óssea, Perda de massa óssea
Citação
MIYAKE, Alaiane Rodrigues Santos. A microgravidade como modelo de estudo e compreensão das bases fisiológicas: sua contribuição para homeostase osteomineral. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Biomedicina) — Universidade Santo Amaro. São Paulo, 2022.
Coleções