Odontologia

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 77
  • Item
    Levantamento do assoalho do seio maxilar com osso homólogo fresco congelado
    (UNISA, 2019) Martins, J. A.
    A perda dos elementos dentais na região posterior da maxila promove uma maior atividade osteoclástica da membrana de Schneider, resultando numa pressão intra sinusal e consequentemente um aumento do volume no seio maxilar, conhecida como pneumatização Na técnica traumática com ou sem implantação imediata, pode se utilizar diferentes biomateriais, tais como autógeno, homólogo, xenógeno e aloplástico.
  • Item
    A influência da alimentação para o desenvolvimento orofacial durante a primeira infância
    (UNISA, 2017) Toste, G. S.; Vasconcelos, M. A. L.
    Atualmente é frequente observar que durante o atendimento infantil existe uma defasagem no desenvolvimento muscular e dentário, além de aumento progressivo das disfunções oclusais. Esses transtornos estão muitas vezes relacionados a uma alimentação inadequada. De acordo com os autores a amamentação natural é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento craniofacial estimulando favoravelmente as funções de respiração, deglutição, mastigação e fonação. Quando o processo de sucção ocorre de maneira adequada observa-se baixa incidência de hábitos deletérios e reduzida incidência de alterações vinculadas às funções estomatognáticas. Além disso, uma alimentação saudável e adequada nos primeiros anos é de fundamental importância.
  • Item
    Diagnóstico e Tratamento da Neuralgia do Trigêmio
    (UNISA, 2019) Missé, M. H.; Santos, M. C. V.
    O nervo trigêmeo é o quinto par de nervos cranianos, composto por 3 ramos: oftálmico, maxilar, e nervo mandibular. Como em qualquer região do corpo humano, o nervo trigêmeo também pode ser acometido por doenças. Uma importante doença deste nervo é a neuralgia do trigêmeo. Essa doença é considerada uma neuropatia, uma doença que prejudica o funcionamento dos nervos. A dor provocada pela neuralgia é extremamente desagradável, intensa e dolorosa, intermitente e paroxística. Muitos pacientes a comparam com a sensação de receber choques elétricos na região da face, boca, maxila, nos olhos, ouvidos e fronte. Outros sintomas incluem queimação, formigamento e dor nos dentes, além de dormência provocada na face, descartando outros possíveis diagnósticos.
  • Item
    Fraturas condilares: tratamento conservador versus cirúrgico
    (UNISA, 2018) Dutra, J. P. L.; Zambon, C. E.
    Devido sua alta incidência, as lesões no complexo maxilofacial são um grande desafio a saúde pública em todo o mundo As características epidemiológicas dessas lesões podem variar em função de fatores como meio ambiente, sexo, idade, nível socioeconômico e mecanismo do trauma As fraturas mandibulares podem levar não só a alterações anatômicas e estéticas na face, mas também alterar funções básicas necessárias, como mastigação, fonação e deglutição¹ Há grande controvérsia na literatura quanto ao diagnóstico e melhor método de tratamento, pois diversos fatores influenciam na escolha pela abordagem cirúrgica ou conservadora Portanto confrontaremos resultados obtidos em ambas as abordagens terapêuticas em busca dos melhores prognósticos.
  • Item
    Odontogerontologia: alterações bucais na terceira idade
    (UNISA, 2019) Lima, V. R.; Silva, W. F.
    Com o aumento da longevidade ,uma realidade nos últimos séculos é a predominância da população idosa . Torna- se necessária uma reconstrução ampliada e reflexiva à respeito desse grupo. Fatores como a redução do fluxo salivar, dificuldade de higienização e alteração dos hábitos alimentares potencializam a doença cárie na população idosa. Além da dificuldade de higienização bucal que resulta em um maior risco de cáries secundárias o envelhecimento, principalmente com dependência, é um desafio a ser incorporado pela Saúde Pública , em que se contrapõem duas situações, afirmam Paz et al.(2006) já que a primeira se refere às condições necessárias para a manutenção dos cuidados ao idoso na comunidade, a segunda se refere às condições da família para que essa possa dar práticas à promoção da saúde desta população. O impacto de uma crescente massa idosa sugere um profissional capacitado com uma visão ampla com condições necessárias para dar assistência ao idoso.