Pesquisa dos sorovares de leptospiras que mais frequentemente infectam e causam doença em cães com suspeita clínica de leptospirose atendidos no hospital veterinário da Universidade Metodista de São Paulo, no município de São Bernardo do Campo

Resumo
Com o intuito de se estudar a predominância dos sorovares de leptospiras infectando cães com suspeita clínica de leptospirose, atendidos no município de São Bernardo do Campo, no Hospital Veterinário da Universidade Metodista de São Paulo, foram colhidas 14 amostras sanguíneas de cães com manifestações clínicas compatíveis com a doença. Pela prova de Soroaglutinação microscópica (SAM) realizada no laboratório Laboratório de Zoonoses Bacterianas do Departamento de Medicina Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), obtiveram-se quatro amostras positivas, com taxa de ocorrência de 28,57%, sendo o sorovar Copenhageni o mais prevalente em 75% dos casos e o sorovar Brastilava em 25% dos casos. Foram realizadas também análises hematológicas e bioquímicas no laboratório de Patologia Clinica da Universidade Metodista de São Paulo. Os achados clínicos laboratoriais neste estudo evidenciaram importante acometimento renal e hepático nos animais afetados com predominância do sorovar Copenhageni, além da ocorrência do sorovar Brastilava, o qual não se encontra presente na vacina e está causando doença clínica na região.
Descrição
Palavras-chave
Leptospirose, Cães, Soroaglutinação Microscópica
Citação
SCANDURA, Sheila Cristina. Pesquisa dos sorovares de leptospiras que mais frequentemente infectam e causam doença em cães com suspeita clínica de leptospirose atendidos no hospital veterinário da Universidade Metodista de São Paulo, no município de São Bernardo do Campo. 2018. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.