Avaliação dos efeitos metabólicos, da qualidade de vida e da redução do prurido em cães com dermatite atópica tratados com prednisolona e oclacitinibe

Resumo
A Dermatite Atópica canina representa uma doença alérgica tegumentar de etiologia multifatorial, influenciada por fatores genéticos e ambientais, que culminam na patogenia complexa e não completamente elucidada da doença. Ocorre liberação de interleucinas e enzimas pró-inflamatórias que causam um intenso prurido corpóreo. O prurido é a principal manifestação clínica da doença, que por sua vez, induz o paciente ao autotraumatismo e ao desenvolvimento de infecções bacterianas e fúngicas secundárias. Classicamente a atopia canina é tratada com glicocorticoides, que apesar da grande eficácia, pode gerar efeitos colaterais importantes e distúrbios metabólicos graves como dislipidemia, hiperglicemia e hiperadrenocorticismo iatrogênico. O advento do oclacitinib em 2016 tem se tornado uma ótima opção de terapia para o controle do prurido sem relatos de efeitos colaterais importantes até o momento. Por este motivo, o presente estudo teve como objetivos avaliar a frequência de efeitos metabólicos, da qualidade de vida e da redução do prurido em cães atópicos tratados com glicocorticoides, incialmente, e com oclacitinib, posteriormente. Para tanto foram incluídos dez cães atópicos, de forma prospectiva, os quais receberam 30 dias de tratamento com prednisolona e depois mais 30 dias de tratamento com oclacitinib, sequencialmente. Todos os animais foram avaliados em três momentos diferentes, isto é, antes do início da terapia (T0), 30 dias após a instituição da terapia com prednisolona e imediatamente antes de iniciar a terapia com oclacitinib (T1) e 30 dias após terapia com oclacitinib (T2). Essa avaliação compreendeu exames laboratoriais (colesterol, triglicérides, glicose, fosfatase alcalina e alanino aminotransferase), estadiamento do prurido e das lesões cutâneas pelo método CADESI e questionário aplicado aos tutores. Não foram observadas diferenças estatísticas sobre as concentrações séricas dos parâmetros bioquímicos entre os períodos T0, T1 e T2. Foi constatada uma melhora significativa tanto do prurido quanto das lesões cutâneas com o uso do corticoide, que foi superada com uso do Oclacitinib. Além disso, o questionário aplicado aos tutores dos cães atópicos nos três tempos (T0, T1 e T2) apontou um ganho de qualidade de vida mais significativo ao término do uso do oclacitinib em comparação ao período de tratamento com a prednisolona. Concluiu-se, dessa forma, que não houve alterações metabólicas significativas com os dois tratamentos instituídos, porém a redução do prurido, do quadro lesional, e da melhora da qualidade de vida foram mais significativas com o uso do oclacitinib.
Descrição
Palavras-chave
Atopia, Cão, Prurido, Prednisolona, Interleucina 31
Citação
LONGO, Bruno F. Pedro. Avaliação dos efeitos metabólicos, da qualidade de vida e da redução do prurido em cães com dermatite atópica tratados com prednisolona e oclacitinibe. 2019. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2019.