Oferta de merenda escolar e características das cantinas em escolas brasileiras: pesquisa nacional de saúde do escolar, 2015

Imagem de Miniatura
Data
2021
Autores
Silva, Charlene Olinda
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é responsável por fornecer diretrizes à alimentação escolar no Brasil. Objetivo: Analisar a partir dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2015, a oferta de merenda escolar e as características das cantinas em escolas brasileiras. Metodologia: Estudo transversal com dados secundários da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2015. Análise realizada por meio do software Stata 14.0. Resultados: 87,5% das escolas ofertavam merenda escolar, 97,8% eram públicas, 41,2% das escolas têm cantinas, 41,4% das cantinas vendiam balas, confeitos, doces, chocolates e sorvetes, 43,3% biscoitos ou bolachas, 37,8% bebidas açucaradas e 50,5% refrigerantes. Conclusão: A merenda escolar esteve presente em 87,5% das escolas, a presença de cantinas e a comercialização de alimentos de baixo valor nutricional sugere a falta de fiscalização relativa às legislações.
Descrição
Palavras-chave
Pesquisa nacional de saúde escolar, 2015 (PeNSE, 2015), Programa nacional de alimentação escolar (PNAE)
Citação
SILVA, Charlene Olinda. Oferta de merenda escolar e características das cantinas em escolas brasileiras: pesquisa nacional de saúde do escolar, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2021.
Coleções