Abstract:
O presente estudo aborda o teatro estudantil brasileiro na contemporaneidade, com
destaque para o produzido na cidade de São Paulo, nomeadamente, três peças
apresentadas na I Mostra de Teatro Estudantil do Teatro da Universidade de São
Paulo – TUSP em 2019, são elas: “Trágico Bicho Homem”, “O Despertar dos Caracóis
Logo Após as Tempestades Artificiais” e “O Padre do Balão”. O objetivo geral é refletir
sobre a potência do teatro estudantil e sua devida importância. Tratado de forma
interdisciplinar, o estudo evoca a Mostra – TUSP, cuja amostragem constitui-se
representativa do movimento artístico estudantil atual, uma vez que diversas escolas
de nível técnico e superior do Brasil participam do evento, logo, por seu lastro
institucional e alcance nacional. São analisadas temáticas presentes nas três peças
delimitadas pela pesquisa para, deste modo, observar o perfil do teatro estudantil no
presente. Para tanto, o estudo problematiza as propostas estéticas, os conflitos
presentes nas peças teatrais apresentadas na Mostra - TUSP ou o que os estudantes
comunicam por meio das encenações; vale dizer, o estudo investigou como as peças
permitem traçar um perfil do teatro estudantil em São Paulo e, nesse diapasão,
observar de que maneira festivais e mostras auxiliam o processo educacional em
Teatro. Os materiais empíricos para o desenvolvimento da pesquisa são compostos
de vídeos das peças, disponibilizados pelos próprios integrantes dos grupos
selecionados, disponíveis em suas mídias sociais e alusivos às performances e
atuações na Mostra - TUSP, bem como notícias publicadas na mídia impressa ou
digital referentes aos três grupos e espetáculos apresentados, inclusive, como critério
de delimitação do corpus do estudo. O método de tratamento do material seguiu o
proposto pela Análise de Conteúdo, aplicado a partir das Categorias de Análise -
gênero, conflito e encenação -, como possibilidade de análise do que preconiza a
educação profissional em teatro no Estado de São Paulo. Ao traçar o perfil do teatro
estudantil contemporâneo, o estudo, embasado nas concepções de Augusto Boal,
para o qual teatro é libertação que visa humanizar a humanidade, os resultados
permitem considerar que os organizadores da Mostra apresentaram um esforço em
promover o intercâmbio de ideias e o incentivo à descentralização do teatro. O
produzido no âmbito estudantil exposto na Mostra é fruto de experimentações do
teatro dramático com a proposição de novas dramaturgias com encenações
teatralizadas e recuperação de um texto clássico. Os conflitos tratam da luta moral ou
metafisica maior que o homem e do embate de interesse entre indivíduo e sociedade,
com temáticas que abordam questões urgentes a grupos historicamente oprimidos,
sobre os rumos da Arte e o perecer da vida humana.