Soroprevalência de anticorpos contra toxoplasma gondii e neospora caninum em cães domiciliados atendidos em hospitais públicos veterinários do estado de São Paulo

Resumo
Os cães podem se infectar pelos protozoários Toxoplasma gondii e Neospora caninum, funcionando, respectivamente, como hospedeiros intermediário e definitivo. A toxoplasmose é uma zoonose e, em cães, está associada a uma baixa taxa de morbidade e mortalidade. O conhecimento da prevalência de cães infectados reflete, de forma indireta, o que vem ocorrendo no ambiente onde vivem, funcionando como indicadores de contaminação ambiental. Neospora caninum é uma das maiores causas de abortos em bovinos e os cães têm um importante papel epidemiológico por serem os hospedeiros definitivos do parasito. O presente estudo teve como objetivo determinar a soroprevalência de anticorpos anti-T. gondii e anti N. caninum em cães domiciliados da região metropolitana de São Paulo, atendidos em Hospitais Públicos Veterinários e identificar fatores de risco para as infecções. A detecção de anticorpos foi realizada pela Reação de Imunofluorescência Indireta com ponto de corte de 16 para T. gondii e 50 para N. caninum. Das 1194 amostras de soro obtidas nos Hospitais de Osasco (zono oeste), Tatuapé (zona leste), Jurubatuba (zona sul) e Casa Verde (zona norte), 125 (10,5%; IC95%: 8,8%-12,3%) foram positivas para T. gondii e 9 (0,75%, IC95%: 0,34%-1,4%) para N. caninum. Para T. gondii diferença estatística foi observada entre as proporções de positivos entre as diferentes zonas (p=0,025) e, especificamente, entre as zonas leste e oeste (p=0,0089) e entre as zonas sul e oeste (p=0,012), com menor proporção de positivos na zona oeste. Maior prevalência foi observada entre os cães de maior idade (p=0,02). Todos os tutores foram convidados a responder um questionário epidemiológico, para a análise dos fatores de risco e 471 (39,4%) aceitaram serem entrevistados. Destes 65 (13,8%) apresentaram anticorpos anti-T. gondii. Dentre as variáveis analisadas foram fatores de risco para T. gondii faixa etária acima de 8 anos (OR=4,25 [IC95%: 1,25%-14,49%]), não ter acesso à rua (OR=3,76 [IC95%: 1,96%-7,19%]) e não ter raça definida (OR=0,49, [IC95%: 0,25%-0,97%]). Devido ao baixo número de cães positivos a anticorpos anti-N. caninum, fatores de risco para este coccídio não foram determinados.
Descrição
Palavras-chave
Protozoários, Rifi, Fatores de risco, Coccídios
Citação
SANTOS, Elidia Zotelli dos. Soroprevalência de anticorpos contra toxoplasma gondii e neospora caninum em cães domiciliados atendidos em hospitais públicos veterinários do estado de São Paulo. 2023. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2023.