Atuação preventiva e as condutas fisioterapêuticas utilizadas para o tratamento de pacientes portadores dos agravos de HIV/Aids: revisão de literatura

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Freitas, Vitor Hugo Santos de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A AIDS é caracterizada por uma infecção causada pelo HIV, que atinge os linfócitos TCD4+. A ausência dessas células predispõe o indivíduo a um estado mais suscetível a contaminações por doenças oportunistas. O HIV age diretamente no DNA da célula e começa a se reproduzir gerando cópias virais intracelular. Após a multiplicação viral, há a destruição do linfócito e a infecção das demais células. A AIDS foi reconhecida mundialmente em meados de 1981, a partir da identificação de um número elevado de pacientes adultos que apresentaram sarcoma de Kaposi, pneumonia e comprometimento do sistema imunológico, o que levou à conclusão de que se tratava de uma nova doença, ainda sem classificação etiológica, provavelmente infecciosa e transmissível. A contaminação e a transmissão são por relações sexuais desprotegidas, partilhamento de seringas contaminadas, transmissão vertical, amamentação e transfusão de sangue. Quando o sistema imunológico é afetado intensamente, surgem os primeiros sintomas (febre alta, diarreia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções da pele). Podem aparecer sequelas motoras, respiratórias, neurológicas, além de outras devido a facilidade de adaptação e agressividade do vírus.
Descrição
Palavras-chave
Síndrome da imunodeficiência adquirida, Vírus da imunodeficiência humana, Atenção primária
Citação
FREITAS, Vitor Hugo Santos de. Atuação preventiva e as condutas fisioterapêuticas utilizadas para o tratamento de pacientes portadores dos agravos de HIV/Aids: revisão de literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.
Coleções