A era da informação no serviço público: a importância do BPM no gerenciamento por processos na transformação digital no serviço público

Imagem de Miniatura
Data
2018
Autores
Silva, Robert Henrique Gomes Santos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A transformação digital no serviço público, promove melhor eficiência na forma de como os processos são facilitados, que com isso, minimiza os trâmites burocráticos das organizações além de reduzir os custos operacionais. Transformar digitalmente não é somente revolucionar com grandes padrões tecnológicos, mas principalmente inovar a forma de como os processos são executados. Nesse contexto, este trabalho apresenta o estudo de caso da importância do gerenciamento por processos pelo Business Process Management no procedimento de transição digital no serviço público. O presente trabalho consiste em um estudo de caso a respeito da implantação de novas tecnologias de informação no serviço público, na modernização e gerenciamento dos processos de forma eficiente. O objetivo do estudo incide sobre a análise e validação dos requisitos de um novo sistema para implementação de novas tecnologias no serviço público. Desta forma, parte-se de uma fundamentação teórica a respeito dos conceitos para chegar ao ponto em que o serviço público possa utilizar formalmente este novo padrão tecnológico. Para isso, toda organização ao migrar seu modelo administrativo, através de novas tecnologias, precisa avaliar os processos organizacionais. O estudo de caso utilizou como campo de pesquisa o serviço público de uma autarquia Federal no Estado de São Paulo. A pesquisa teve como base exploratória o qualitativo e quantitativo dos procedimentos administrativos dos servidores. Sendo assim, foi possível fazer o mapeamento de processos e diagnosticar durante a transição de integração, a causa raiz e os gargalos nos processos. Possibilitando, com isso, solucionar os problemas através das metodologias aplicadas nesse estudo.
Descrição
Palavras-chave
BPM, Era da informação no serviço público, Transformação digital
Citação
SILVA, Robert Henrique Gomes Santos. A era da informação no serviço público: a importância do BPM no gerenciamento por processos na transformação digital no serviço público. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.